Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa

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papatango

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5280 em: Junho 12, 2022, 12:33:47 pm »
Estive a tentar verificar, e pelo menos até 2005 era voz corrente que uma das coisas que todos lamentávamos nos NPO era a falta de estabilização activa...

Relativamente às grelha em questão, este tipo de dispositivos já aqui foram discutidos e dissecados por nós.
Eu não me lembro dos nomes mas pelo que me lembro há dois sistemas para apoio aos helicópteros

Um é a grelha com o espigão de fixação, e o outro é aquele que permite lançar um cabo e literalmente puxar o helicoptero para baixo, com um sistema hidraulico que solta ou afrouxa o cabo caso haja ondulação contrária... Não me lembro do nome, mas falámos aqui disso e do facto de ter deixado de funcionar numa determinada altura.


Todos esses dados são conhecidos, infelizmente nenhum deles altera em nada a questão em discussão e que decorre da simples análises dos projetos de navios de patrulha que têm que operar em águas "complicadas" especialmente aquelas a norte dos Açores.

Todos os patrulhas de empresas de construção naval europeias, que têm como objetivo vender projetos a marinhas que operam no Atlantico Norte, apresentam modelos de maiores dimensões.
Há muitos projetos catitas, nas páginas anteriores até a Turquia tem um, mas o problema é a adequação dos navios às condições de mar que eles vão encontrar.

Não é a mesma coisa um navio de 1800t num mar com ondas de 8 metros e um com 2500t ou 3200t.
Não está nem nunca esteve em causa se um NPO - Viana do Castelo  pode receber um helicóptero, o que está em causa é quantas vezes ele poderia ser utilizado com segurança.

É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

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ICE 1A+

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5281 em: Junho 12, 2022, 01:01:58 pm »
Poucas ! Muito poucas!!

Era mais útil se apostassem no reabastecimento em voo. O navio está equipado para isso. 

Podiam tambem  servir,  os EH 101, extendendo exponencialmente a sua ja grande autonomia  de voo!
 
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mafets

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5282 em: Junho 12, 2022, 01:16:05 pm »
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Operam, como operavam as gloriosas fragatas da classe João Belo ... também há fotos delas com um glorioso helicoptero ...


Citação de: mafets
Existe sim uma foto de um Al III na Hermegildo Capelo no referido livro, mas chamo a atenção que estamos a falar de uma classe de fragatas que não tem helideck
:o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o
Não me diga...

E o que eu afirmei foi isto :
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Operam, como operavam as gloriosas fragatas da classe João Belo ... também há fotos delas com um glorioso helicoptero ...

Aqui em Setubal, costumamos dizer que pela boca morr'o peche ... afinal tamem morr p'a ftogrrrafia

Siga a marinha  ::) ::) ::)

 Aqui em setúbal também se costuma dizer "  Cala-me essa boca de charroque".

Mas sigam os jogos de palavras (aquela então dos helis suecos da marinha foi um primor), e e as ironias, totalmente normal de quem andou ocupado a pescar no sado e reviveu para a vida com uma guerra onde andam aqueles malditos russos.  Até porque as outras são para o povo... :mrgreen:

Saudações do Sado :mrgreen:

P.S.
Citar
Realmente….. lê-se aqui cada coisa……

Os estabilizadores activos dos NPO’s foram trocados por vinho por algum almirante?
É que da última vez que vi eles estavam lá!

Ice, não vale a o pena. Os especialistas em robalos e tainhas da toca do pai lopés , vão sempre argumentar e contra argumentar com o "que ouvi dizer". Deve ser afeito dos comprimidos do enjoo...  :mrgreen: Chatice que a russalhada tinha de meter-se numa guerra, e activar o faro de uns determinados iluminados que andaram a coçar os ditos tanto tempo. E enquanto não metiam cá os butes era um descanso, menos papatangas e exercícios intelectuais das salinas da mourisca tínhamos de ler ...  :mrgreen:

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Citação de: papatango em Junho 10, 2022, 04:45:45 pm
Bastaria ver a marinha da Suécia por exemplo, ... Helicopteros para quê ? há uma plataforma estável logo ali ao lado...



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papatango
Junho 10, 2022, 05:52:39 pm »
 :o

Portanto, o navio é stealth e o hangar é de tecnologia HarryPotter, tem uma manta de invisibilidade e por isso não dá para ver ...

A questão de que estamos a falar, é a de o NPO ser demasiado pequeno para ter um hangar.
Durante o inverno, mesmo com hangar, o NPO teria pouca utilidade por causa das condições de mar prevalentes.

O Báltico, que não fica nos Açores (é sempre bom lembrar estes detalhes sem importância) tem ondulação ao nível do que se encontra em Cabo Verde ou Madeira...
Um destes patrulhas a norte dos Açores virava submarino...

Há um problema entre imagens paradas e todas catitas tiradas para vender barcos, e a realidade do mundo real, que não se vê no Google.
« Última modificação: Junho 12, 2022, 02:05:27 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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tenente

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5283 em: Junho 12, 2022, 01:54:36 pm »
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Operam, como operavam as gloriosas fragatas da classe João Belo ... também há fotos delas com um glorioso helicoptero ...


Citação de: mafets
Existe sim uma foto de um Al III na Hermegildo Capelo no referido livro, mas chamo a atenção que estamos a falar de uma classe de fragatas que não tem helideck
:o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o
Não me diga...

E o que eu afirmei foi isto :
Citar
Operam, como operavam as gloriosas fragatas da classe João Belo ... também há fotos delas com um glorioso helicoptero ...

Aqui em Setubal, costumamos dizer que pela boca morr'o peche ... afinal tamem morr p'a ftogrrrafia

Siga a marinha  ::) ::) ::)

 Aqui em setúbal também se costuma dizer "  Cala-me essa boca de charroque".

Mas sigam os jogos de palavras (aquela então dos helis suecos da marinha foi um primor), e e as ironias, totalmente normal de quem andou ocupado a pescar no sado e reviveu para a vida com uma guerra onde andam aqueles malditos russos.  Até porque as outras são para o povo... :mrgreen:

Saudações do Sado :mrgreen:

P.S.
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Realmente….. lê-se aqui cada coisa……

Os estabilizadores activos dos NPO’s foram trocados por vinho por algum almirante?
É que da última vez que vi eles estavam lá!

Ice, não vale a o pena. Os especialistas em robalos e tainhas da toca do pai lopés , vão sempre argumentar e contra argumentar com o "que ouvi dizer". Deve ser afeito dos comprimidos do enjoo...  :mrgreen: Chatice que a russalhada tinha de meter-se numa guerra, e activar o faro  de uns determinados iluminados que andaram a coçar os ditos tanto tempo. E enquanto não metiam cá os butes era um descanso, menos papatangas e exercicios intelectuais das salinas da mourisca tínhamos de ler ...  :mrgreen:

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Citação de: papatango em Junho 10, 2022, 04:45:45 pm
Bastaria ver a marinha da Suécia por exemplo, ... Helicopteros para quê ? há uma plataforma estável logo ali ao lado...



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papatango
Junho 10, 2022, 05:52:39 pm »
 :o

Portanto, o navio é stealth e o hangar é de tecnologia HarryPotter, tem uma manta de invisibilidade e por isso não dá para ver ...

A questão de que estamos a falar, é a de o NPO ser demasiado pequeno para ter um hangar.
Durante o inverno, mesmo com hangar, o NPO teria pouca utilidade por causa das condições de mar prevalentes.

O Báltico, que não fica nos Açores (é sempre bom lembrar estes detalhes sem importância) tem ondulação ao nível do que se encontra em Cabo Verde ou Madeira...
Um destes patrulhas a norte dos Açores virava submarino...

Há um problema entre imagens paradas e todas catitas tiradas para vender barcos, e a realidade do mundo real, que não se vê no Google.

Mafets, louvo a tua paciência, mas tú só estás a perder o teu tempo.

Abraços
« Última modificação: Junho 12, 2022, 01:56:07 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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papatango

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5284 em: Junho 12, 2022, 02:13:55 pm »
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Mas sigam os jogos de palavras (aquela então dos helis suecos da marinha foi um primor), e e as ironias, totalmente normal de quem andou ocupado a pescar no sado e reviveu para a vida com uma guerra onde andam aqueles malditos russos.  Até porque as outras são para o povo..

Gostava de saber qual é o tipo de trauma que provoquei em algumas pessoas, que ficam mais preocupadas com o facto de alguém ter voltado a colocar posts no fórum, que com outra coisa qualquer.


Eu expliquei por palavras o que acho, e qual é a minha opinião sobre os navios do tipo Viana do Castelo. Não tenho informações sobre vendedores de camisas, plataformas holisticas, ou coisa que o valha.

Expliquei porque é que acho que um navio de 1800t não tem dimensão suficiente para ser acrescido de hangar e que a utilização de um helicoptero no Atlantico Norte não é viavel, ainda que não seja impossível.

Como contraponto, vi imagens de coisas sem nexo, que estão completamente descontextualizadas, navios com 4000t de deslocamento a servirem de exemplo, alguém que não sabe a diferença entre hangar extensivel e porta de hangar extensivel...

Depois é a arrogância que é engraçada...

Eu tenho por habito agradecer a quem me corrige porque a informação é sempre uma coisa boa, e costumo ter a humildade para o reconhecer. Se os navios estão com estabilizadores ativos instalados, então muito bem, melhor para que neles anda.

Em contrapartida, as patacoadas, as mentiras as distorções as meias piadas sobre as fragatas que gostava de ver com um helicoptero, passam despercebidas no meio de interminaveis fotos ... que como é normal, não servem para nada.


Mas exactamente qual é a opinião do mafets sobre a questão dos patrulhas e a construção de uma série adicional ?
Será capaz de resumir em algumas linhas, mas por favor, sem utilizar imagens "googladas" à pressa ?



Eu gosto de aprender, e até agora, apenas uma pessoa me apresentou o que considero ser um facto que ajuda à discussão, de resto, entre fotos de barcos que nada têm a ver com Portugal, com a nossa realidade ou com as nossas águas.... NADA de NADA...

Um textozito, apenas umas palavritas, para percebermos alguma coisa ... acho que não é pedir assim tanto...
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

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mafets

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5285 em: Junho 12, 2022, 02:25:29 pm »
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Operam, como operavam as gloriosas fragatas da classe João Belo ... também há fotos delas com um glorioso helicoptero ...


Citação de: mafets
Existe sim uma foto de um Al III na Hermegildo Capelo no referido livro, mas chamo a atenção que estamos a falar de uma classe de fragatas que não tem helideck
:o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o
Não me diga...

E o que eu afirmei foi isto :
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Operam, como operavam as gloriosas fragatas da classe João Belo ... também há fotos delas com um glorioso helicoptero ...

Aqui em Setubal, costumamos dizer que pela boca morr'o peche ... afinal tamem morr p'a ftogrrrafia

Siga a marinha  ::) ::) ::)

 Aqui em setúbal também se costuma dizer "  Cala-me essa boca de charroque".

Mas sigam os jogos de palavras (aquela então dos helis suecos da marinha foi um primor), e e as ironias, totalmente normal de quem andou ocupado a pescar no sado e reviveu para a vida com uma guerra onde andam aqueles malditos russos.  Até porque as outras são para o povo... :mrgreen:

Saudações do Sado :mrgreen:

P.S.
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Realmente….. lê-se aqui cada coisa……

Os estabilizadores activos dos NPO’s foram trocados por vinho por algum almirante?
É que da última vez que vi eles estavam lá!

Ice, não vale a o pena. Os especialistas em robalos e tainhas da toca do pai lopés , vão sempre argumentar e contra argumentar com o "que ouvi dizer". Deve ser afeito dos comprimidos do enjoo...  :mrgreen: Chatice que a russalhada tinha de meter-se numa guerra, e activar o faro  de uns determinados iluminados que andaram a coçar os ditos tanto tempo. E enquanto não metiam cá os butes era um descanso, menos papatangas e exercicios intelectuais das salinas da mourisca tínhamos de ler ...  :mrgreen:

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Citação de: papatango em Junho 10, 2022, 04:45:45 pm
Bastaria ver a marinha da Suécia por exemplo, ... Helicopteros para quê ? há uma plataforma estável logo ali ao lado...



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papatango
Junho 10, 2022, 05:52:39 pm »
 :o

Portanto, o navio é stealth e o hangar é de tecnologia HarryPotter, tem uma manta de invisibilidade e por isso não dá para ver ...

A questão de que estamos a falar, é a de o NPO ser demasiado pequeno para ter um hangar.
Durante o inverno, mesmo com hangar, o NPO teria pouca utilidade por causa das condições de mar prevalentes.

O Báltico, que não fica nos Açores (é sempre bom lembrar estes detalhes sem importância) tem ondulação ao nível do que se encontra em Cabo Verde ou Madeira...
Um destes patrulhas a norte dos Açores virava submarino...

Há um problema entre imagens paradas e todas catitas tiradas para vender barcos, e a realidade do mundo real, que não se vê no Google.

Mafets, louvo a tua paciência, mas tú só estás a perder o teu tempo.

Abraços

Meu caro amigo, ultima vez. Vou beber ali um café ao rock a lot, como bom filho da terra, nascido e criado, e misturar-me com 80 % da população indigena, que só cá vem por as nalgas de molho e comer um peixinho grelhado no carvão. Quanto muito dormem cá, falam disto (principalmente desde que a das Neves meteu a cidade in, aquela comuna que depois foi tentar almada...  :mrgreen: ), mas nas festas e feriados regressam às origens. Tudo tranquilo, sempre todos bem tratados por esta gente do rio azul sem igual.  :mrgreen:  :mrgreen:

Cumprimentos  :mrgreen:


p.s.  E viva o Vitóoorrrria.  :mrgreen:


P.s 2 - Já viu amigo tenente. "Operar" e "aterrar" uma vez, agora é a mesma coisa. Porque todo o Al III e II aterrava em tudo que fosse da marinha e agora nem o NPO tem o deck certificado para qualquer heli, é mais bolos. Aliás, operação do catano, com a torre a ser mexida e tudo, bem como a cauda de fora. Espanto como não operaram mais vezes... :mrgreen:   

       

P.S. 3 - A minha opinião sobre NPO e afins, está no forum e num artigo escrito algures num certo bloog. Nós os arrogantes de setubal somos assim e respondemos desta forma ao rótulo em questão.  :mrgreen:  Portanto, é pesquisar, e ignorar as fotos, já que ao que parece é tipo jornalismo tuga em que se fala de um npo e mete-se um hidrográfico.  ::)   De resto palavreado para "inglês ver" bem referido no "gosto de aprender mas o que me apresentou é nada de nada", com realce para as duas ultimas palavras. Uma prova clara que quer aprender e que a opinião dos outros é respeitada e tida em conta. Portanto, siga a esquadrilha de helis da marinha, com mais ou menos "ruido" vibratório.  :mrgreen:

                                                                                                             
« Última modificação: Junho 12, 2022, 02:32:54 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5286 em: Junho 12, 2022, 02:42:34 pm »
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Quanto a conversa do NPO com armamento ligeiro e até anti subamarino, tem piada. Porque dado dar apenas 21 nós e os submarinos no geral chegarem bem acima disso.
Já sistemas robotizados que apoiem navios antisubmarinos, como sonar de profundidade variável é outra coisa, ou o tal heli que poisasse e pudesse ser armado ou de alguma forma servir esse efeito em complemento de outros meios.

Os submarinos são mais rápidos sim Sr, mas não quando operam em silêncio. Os NPOs podem não os conseguir seguir mas podem detetá-los e chamar outros meios para os destruir. Convinha era ter capacidade defensiva para que os submarinos não arrebentassem com eles. Se é possível integrar essa capacidade nos NPOs não faço ideia.
 

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papatango

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5287 em: Junho 12, 2022, 03:17:08 pm »
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P.S. 3 - A minha opinião sobre NPO e afins, está no forum e num artigo escrito algures num certo bloog. Nós os arrogantes de setubal somos assim e respondemos desta forma ao rótulo em questão.  :mrgreen:  Portanto, é pesquisar, e ignorar as fotos, já que ao que parece é tipo jornalismo tuga em que se fala de um npo e mete-se um hidrográfico.  ::)   De resto palavreado para "inglês ver" bem referido no "gosto de aprender mas o que me apresentou é nada de nada", com realce para as duas ultimas palavras. Uma prova clara que quer aprender e que a opinião dos outros é respeitada e tida em conta. Portanto, siga a esquadrilha de helis da marinha, com mais ou menos "ruido" vibratório.

Volto a repetir...

Se você tem tempo para nos brindar com tanto lixo fotográfico, digne-se de nos dar a benção de escutar a sua avisada e douta opinião, que nós os  pobres, espantados com a luminosidade das suas fotografias ainda não conseguimos entender...

Se você coloca tantas imagens de sites externos, certamente que nos permitirá o favor de ter a sua opinião aqui publicada...

opinião, escrita, e já agora sem fotografias para atrapalhar e para dar a impressão de que o autor tem a minima ideia do que diz ...
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

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Stalker79

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5288 em: Junho 12, 2022, 03:22:52 pm »
Citar
Quanto a conversa do NPO com armamento ligeiro e até anti subamarino, tem piada. Porque dado dar apenas 21 nós e os submarinos no geral chegarem bem acima disso.
Já sistemas robotizados que apoiem navios antisubmarinos, como sonar de profundidade variável é outra coisa, ou o tal heli que poisasse e pudesse ser armado ou de alguma forma servir esse efeito em complemento de outros meios.

Os submarinos são mais rápidos sim Sr, mas não quando operam em silêncio. Os NPOs podem não os conseguir seguir mas podem detetá-los e chamar outros meios para os destruir. Convinha era ter capacidade defensiva para que os submarinos não arrebentassem com eles. Se é possível integrar essa capacidade nos NPOs não faço ideia.


Ser possivél até seria, se houvesse vontade e dinheiro para isso. Aqui fica um exemplo muito simples.
(Aos 3:05)


 :-P
 
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dc

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5289 em: Junho 12, 2022, 04:15:16 pm »
E eu só me pergunto o que se está aqui a debater ao certo.  :mrgreen:

Mais parece um debate de semântica, em que no fim se calhar até ambas as partes têm uma dose de razão, mas discordam só por discordar.

Já os NPOs, importa é que sejam certificados para receber os Lynx, mesmo sem hangar, e para abastecer helicópteros em voo (como o Merlin). Depois era importante que o batch III, viesse já pensados (convés de voo reforçado, ou já preparado para reforço futuro) para que pudessem aterrar helicópteros da classe acima dos Lynx (como o MH-60), para o caso do seu substituto ser maior e mais pesado. A nível de helicópteros tripulados, basta isto. Convinha era garantir que houvesse capacidade de "guardar" UAVs VTOL, como o Camcopter S-100 e os restantes UAVs nacionais.

A colocação de um hangar (fixo), seria em teoria possível, mas com bastantes modificações ao navio, de forma que se arranjasse espaço para um hangar mais convés de voo, e que não elevasse muito o centro de gravidade do navio. Em alternativa, hangar telescópico. Ainda assim, temos tão poucos helicópteros navais, que seria um investimento que não compensava, já que iam ficar vazios o tempo todo. Devíamos preocupar-nos mais com um AOR com um hangar para 2 helicópteros ligeiros/médios ou 1 Merlin.

Já a capacidade ASW, não há-de ser impossível instalar torpedos num NPO, a dúvida é se haverá um sistema "contentorizado" que possa ser instalado no navio, à semelhança do que está pensado para o sonar rebocado dos NPO. Por agora, o que parece é que os NPOs com sonar, serão o equivalente a uma aeronave AEW, mas na guerra anti-submarina, sendo que outros meios tratam de combater as ameaças detectadas. Houvesse um UAV VTOL com capacidade de lançar torpedos, o problema estaria resolvido...

Mas, depois há sempre as alternativas:
https://elbitsystems.com/media/Seagull-USV.pdf

Um USV com 12 metros, que possa ser embarcado e que, entre outras missões, seria capaz de executar missões ASW (com o seu próprio sonar e também com torpedos) e ainda guerra de minas, uma lacuna óbvia na MGP.
 
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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5290 em: Junho 12, 2022, 04:28:46 pm »
Citar
Quanto a conversa do NPO com armamento ligeiro e até anti subamarino, tem piada. Porque dado dar apenas 21 nós e os submarinos no geral chegarem bem acima disso.
Já sistemas robotizados que apoiem navios antisubmarinos, como sonar de profundidade variável é outra coisa, ou o tal heli que poisasse e pudesse ser armado ou de alguma forma servir esse efeito em complemento de outros meios.

Os submarinos são mais rápidos sim Sr, mas não quando operam em silêncio. Os NPOs podem não os conseguir seguir mas podem detetá-los e chamar outros meios para os destruir. Convinha era ter capacidade defensiva para que os submarinos não arrebentassem com eles. Se é possível integrar essa capacidade nos NPOs não faço ideia.

Não desdigo isso,  Aliás o sonar rebocável já era algo útil para em conjunto com outros navios ou meios aéreos como o actual P3 combater essa ameaça. Só segui a linha de que são NPO e armar demasiado vamos a outro assunto de virem a ocupar lugar de fragatas que devíamos ter.

tem de haver um compromisso senão....
 

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Red Baron

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5291 em: Junho 12, 2022, 09:22:52 pm »
Se o vosso problema é o helicopteros basta por um Hull Vane como os Holandeses vão fazer com as Holland.



Citar
Tactical advantages
Besides energy saving, which automatically leads to a reduction of CO2 emissions, the Hull Vane® also offers many tactical advantages for the ship. Due to the suppressed stern wave, the vessel leaves much less visible wake, making her less visible to satellites, drones and even certain types of torpedoes. Helicopter landings will be safer in rough weather, and it is expected that the slipway in the stern can be used more frequently to launch and recover the FRISC, a fast daughter craft. The ship will have a higher top speed, and will be able to cross a long distance faster, e.g. when being deployed for calamities. But above anything else, the goal is to reduce the dependency on diesel fuel. That is valuable in peace time, but even more so during war.

 :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
« Última modificação: Junho 12, 2022, 09:23:10 pm por Red Baron »
 

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5292 em: Junho 12, 2022, 10:43:29 pm »
Se o vosso problema é o helicopteros basta por um Hull Vane como os Holandeses vão fazer com as Holland.



Citar
Tactical advantages
Besides energy saving, which automatically leads to a reduction of CO2 emissions, the Hull Vane® also offers many tactical advantages for the ship. Due to the suppressed stern wave, the vessel leaves much less visible wake, making her less visible to satellites, drones and even certain types of torpedoes. Helicopter landings will be safer in rough weather, and it is expected that the slipway in the stern can be used more frequently to launch and recover the FRISC, a fast daughter craft. The ship will have a higher top speed, and will be able to cross a long distance faster, e.g. when being deployed for calamities. But above anything else, the goal is to reduce the dependency on diesel fuel. That is valuable in peace time, but even more so during war.

 :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Estive  pesquisar e é muito interessante mesmo.
E agora um aparte, como até o metem em iates, pode levar a que o metam nos NPO, que é um pouco como isso. Melhora muito as viagens
 
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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5293 em: Junho 12, 2022, 10:49:11 pm »
Aqui na foto em anexo um futuro NPO com deck

https://www.hullvane.com/hull-vane-saves-12-5-on-holland-class-opvs/

Encontrei também este artigo com vídeo e cenas técnicas que aborda o colocado pelo Red Baron

E este do OVP80 com as mesmas toneladas do NPOturismo e com hangar

Era já 4 assim
« Última modificação: Junho 12, 2022, 10:59:48 pm por Pescador »
 

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papatango

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5294 em: Junho 13, 2022, 12:13:32 am »
Citação de: dc
Mais parece um debate de semântica, em que no fim se calhar até ambas as partes têm uma dose de razão, mas discordam só por discordar.
Também fico com essa impressão, porque não entendo qual é o problema em entender a questão de uma plataforma maior para servir de patrulha em alto mar ...
Devia ser uma coisa simples ... :o

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A colocação de um hangar (fixo), seria em teoria possível, mas com bastantes modificações ao navio, de forma que se arranjasse espaço para um hangar mais convés de voo, e que não elevasse muito o centro de gravidade do navio.
Evidentemente...
Só que isso implicava "esticar" o navio, e seria quase projetar um navio novo, e nesse caso voltamos ao mesmo...
O que faria sentido seriam os navios como os da classe Holland, que são mais caros, mas aparentemente não são assim tão mais caros e deslocam 3750t.

As ideias dos responsáveis parecem querer editar o que foi feito com as João Coutinho e depois com a série das Baptista de Andrade.
Seguem as mesmas doutrinas, e querem fazer exactamente a mesma coisa, meio século depois.

E os exemplos, estão por todo o lado ...
Citação de: pescador
Aqui na foto em anexo um futuro NPO com deck
https://www.hullvane.com/hull-vane-saves-12-5-on-holland-class-opvs/
Um futuro NPO com deck, e ...
deslocamento de 3750t (maior que as Vasco da Gama) aliás, maior que dois Viana do Castelo juntos...
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E este do OVP80 com as mesmas toneladas do NPOturismo e com hangar
É o navio que foi vendido ao Chile e à Colombia...
O tal que a Colombia (com águas tropicais) quer mais, mas com um deslocamento de 2500t.

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Helicopter landings will be safer in rough weather,
Um sistema para melhorar a estabilidade do navio e para tornar os pousos mais seguros...
Devem ter perguntado aos marinheiros e aos pilotos dos helis ... É sempre melhor ...
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...