Mas em qual futuro? Não me parece que seja em 2025. É que mesmo se fossemos a comprar F-35 em segunda-mão lá para 2035, estes seriam caros de adquirir e seria um balburdio de dinheiro só para fazer os upgrades que os primeiros caças vão precisar para estar a um nível relevante.
A menos que alguém faça magia, a única opção será o Gripen que será economicamente mais viável quer em termos de custos de aquisição e operacionais.
E mesmo assim não sei. Talvez fosse melhor fazer o leasing de Gripens C/D+ ou comprar FA-50 Golden Eagle com melhores sistemas e utilizar o dinheiro poupado para investir na Marinha ou evoluir as outras capacidades da Força Aérea.
Cumprimentos,
Não percebo a lógica por trás da opção do leasing de Gripen C/D... basicamente substituíamos o que temos, por algo da mesma linha? Não faz lá muito sentido, especialmente tendo em conta a hipótese de ir ainda mais além com o upgrade dos F-16 com radar AESA. F/A-50? Passar para pior? Não faz qualquer sentido... Mesmo com aviónicos mais avançados, a performance de um Golden Eagle não me parece equiparável à de um F-16... se fosse, muitas forças aéreas do mundo teriam resolvido o problema da substituição dos seus caças...
Gripen NG continua a ser uma incógnita... Na teoria e na propaganda da Saab, é o melhor caça do mundo... na realidade, sabe-se pouco mais que nada...
O futuro? É esperar para ver. Actualmente os nossos F-16 só não estão no pico das suas capacidades de combate, porque tem havido muita preguiça de se comprar armamento mais moderno... AIM-9X por exemplo, as JSOW que se falava há uns anos, etc... para não falar do facto de, à partida, terem (ou virão a ter nas mais recentes "Tape" do MLU) a capacidade de operar a JASSM... E com certeza alguém lembrar-se-á de outros armamentos, como as bombas SDB, entre outros. Há que analisar sim o mercado, e ver se vale tanto a pena despachar os F-16 mais cedo, por algo que não é assim tão superior.