Centenário da aviação em Portugal

  • 0 Respostas
  • 1704 Visualizações
*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
Centenário da aviação em Portugal
« em: Maio 22, 2009, 10:07:50 pm »
Citar
Defesa: Nuno Severiano Teixeira enaltece " inovação e pioneirismo dos portugueses" no centenário da aviação    

   Lisboa, 22 Mai (Lusa) - O centenário da aviação em Portugal "celebra  um exemplo de inovação e pioneirismo dos portugueses", afirmou hoje o ministro  da Defesa, Nuno Severiano Teixeira, na sua intervenção no Estado-Maior da  Força Aérea, em Alfragide.  

 

   O governante, que presidiu à cerimónia, prestou ainda o seu "tributo"  àqueles que "diariamente se dedicam a desenvolver e concretizar a aeronáutica  civil e militar" e aos que "tornaram o espaço aéreo num local de poder estratégico  e o céu num laboratório, numa via de comunicação cada vez mais segura".  

 

   Assinalando que "a aeronáutica militar é parte integrante de todos os  ramos das Forças Armadas", Severiano Teixeira evocou ainda os aviadores  Ÿscar Monteiro Torres, Gago Coutinho e Sacadura Cabral.  

 

   "A Força Aérea tem desempenhado, ao serviço do País, uma missão que  tem levado alto o nome de Portugal no mundo, cumprindo com profissionalismo,  zelo e abnegação as suas missões", destacou o ministro da Defesa.  

 

   "E isto não apenas no plano militar, mais visível, nomeadamente nas  intervenções no Chade, Afeganistão e Lituânia, mas também no plano civil,  mais discreto, em missões de patrulha costeira, busca e salvamento, evacuação  e transporte de órgãos", exemplificou.  

 

   Saudando "a colaboração constante entre a aviação civil e a militar",  Severiano Teixeira sublinhou que "essa sinergia deve manter-se no futuro,  pois será fundamental para criar um 'cluster' aeronáutico em Portugal".  

 

   Além de Nuno Severiano Teixeira, também intervieram na sessão o Professor  da Universidade Nova de Lisboa Horta Fernandes, o general Luís Araújo, chefe  do Estado-Maior da Força Aérea, e o tenente-general Alfredo Pereira da Cruz,  director da Inspecção-Geral da Força Aérea.  

 

   Após a sessão, o ministro da Defesa inaugurou a exposição "1909/2009  - 100 Anos da Aviação em Portugal", que recorda a história da aviação no  País.  

 

   A 17 de Outubro de 1909, Portugal foi palco de um curto voo junto à  Torre de Belém, em Lisboa, protagonizado pelo francês Armand Zipfel que  pilotou um avião Voisin Antoniette.  

 

   É também para assinalar este feito - o primeiro voo "do mais pesado  que o ar" em solo português - que a Força Aérea vai organizar e participar  em diversas iniciativas, em conjunto com o Aero Club de Portugal.  

 

   Na base aérea de Sintra vão ter lugar uma exposição temática de grande  envergadura que é inaugurada a 26 de Junho, uma cerimónia militar a 1 de  Julho e um Festival Aéreo Internacional, no dia 5 do mesmo mês.  

 
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito