F-35A Lightning II na FAP

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JohnM

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #135 em: Janeiro 15, 2024, 01:30:47 pm »
É preciso ter em atenção de como a US calculam os valores de operação dos "Legacy Planes", nem toda a gente tem acesso a algo como o AMARC, que tem um stock enorme de todo o tipo de componentes essenciais à operação de todos os equipamentos da USAF/NAVY, menos, claro está, os F22/F35 e já agora o B2.

Para ter uma ideia do custo de operação destes F35, teria de se analisar o que levou suíços, e acima de tudo, finlandeses, a optar por este, tirando o óbvio que foi ter ganho em praticamente todos os parâmetros dos respectivos concursos


Os Suíços têm dinheiro.

Os Finlandeses têm um guizo encostado ao cú. O outro já entrou pa dentro.

Os Portugueses nem uma coisa nem outra.
Nós vamos adquirir TGVs que andam a 250 km/h.
Para tal, vai-se fazer uma linha nova - com menos curvas.

Mas aínda ninguém deu conta que, com uma linha nova, sem curvas, o ALFA Pendular quase dá isso.
E então essa é razão para trocarmos um avião de 4a geração, por outro igual ou pior, mais caro e que vai ter que durar mais 40 anos… faz todo o sentido, claro…
 

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Bubas

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #136 em: Janeiro 15, 2024, 02:38:51 pm »
A França acabou de encomendar 42 Rafael por 5.5 mil milhões… são de nível 4 mas com possibilidade de upgrade para nível 5 em 2030…

https://breakingdefense.com/2024/01/france-places-5-5-billion-order-for-42-new-rafale-fighters/?utm_campaign=BD%20Daily&utm_medium=email&_hsmi=290002507&_hsenc=p2ANqtz-8gU785rloZz83IYeffMZQUCepPpn5_drOJvptBeNCBLOh11y8YPH2qojM8BfE_OSW0-WX733X9hmvlsAVjPTQicHhpGg&utm_content=290002507&utm_source=hs_email
Por 5000 milhões… falta esse pequeno detalhe… toda a infraestrutura logística e de treino já está mais que madura, e cada avião ainda vai custar 120 milhões…. Por uma aeronave de 4.5a geração…

Não estou a defender a opção, só a informar. Muito menos para nós.

Claro já tem todo o sistema implementado. Mas achei estranho investirem tanto num programa de 4 geração apesar de falarem em upgrade para 5 geração em 2030.
 

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JohnM

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #137 em: Janeiro 15, 2024, 02:41:41 pm »
A França acabou de encomendar 42 Rafael por 5.5 mil milhões… são de nível 4 mas com possibilidade de upgrade para nível 5 em 2030…

https://breakingdefense.com/2024/01/france-places-5-5-billion-order-for-42-new-rafale-fighters/?utm_campaign=BD%20Daily&utm_medium=email&_hsmi=290002507&_hsenc=p2ANqtz-8gU785rloZz83IYeffMZQUCepPpn5_drOJvptBeNCBLOh11y8YPH2qojM8BfE_OSW0-WX733X9hmvlsAVjPTQicHhpGg&utm_content=290002507&utm_source=hs_email
Por 5000 milhões… falta esse pequeno detalhe… toda a infraestrutura logística e de treino já está mais que madura, e cada avião ainda vai custar 120 milhões…. Por uma aeronave de 4.5a geração…

Não estou a defender a opção, só a informar. Muito menos para nós.

Claro já tem todo o sistema implementado. Mas achei estranho investirem tanto num programa de 4 geração apesar de falarem em upgrade para 5 geração em 2030.
Eles têm que substituir os últimos Mirage 2000-5, por isso suponho que esta encomenda seja para isso…
 

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Kalil

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #138 em: Janeiro 15, 2024, 03:42:15 pm »
A França acabou de encomendar 42 Rafael por 5.5 mil milhões… são de nível 4 mas com possibilidade de upgrade para nível 5 em 2030…

https://breakingdefense.com/2024/01/france-places-5-5-billion-order-for-42-new-rafale-fighters/?utm_campaign=BD%20Daily&utm_medium=email&_hsmi=290002507&_hsenc=p2ANqtz-8gU785rloZz83IYeffMZQUCepPpn5_drOJvptBeNCBLOh11y8YPH2qojM8BfE_OSW0-WX733X9hmvlsAVjPTQicHhpGg&utm_content=290002507&utm_source=hs_email
Por 5000 milhões… falta esse pequeno detalhe… toda a infraestrutura logística e de treino já está mais que madura, e cada avião ainda vai custar 120 milhões…. Por uma aeronave de 4.5a geração…

Não é simplesmente uma aquisição, é o subsídio à Dassault, e a garantia de que a linha de produção se mantém.
 

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Visitante123

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #139 em: Janeiro 15, 2024, 04:32:58 pm »
Os franceses acham que as vantagens do Stealth são exageradas e que um avião de 4.5 com guerra eletrónica competente serve.

Se acham isso por convicção ou por quererem produzir mais Rafales não sei.
 

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JohnM

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #140 em: Janeiro 15, 2024, 04:43:23 pm »
Os franceses acham que as vantagens do Stealth são exageradas e que um avião de 4.5 com guerra eletrónica competente serve.

Se acham isso por convicção ou por quererem produzir mais Rafales não sei.
Eu também acho que sou o maior da minha rua… se acho isso por ser verdade ou por ser idiota, não sei…
 

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sivispacem

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #141 em: Janeiro 15, 2024, 04:57:08 pm »
A França acabou de encomendar 42 Rafael por 5.5 mil milhões… são de nível 4 mas com possibilidade de upgrade para nível 5 em 2030…

https://breakingdefense.com/2024/01/france-places-5-5-billion-order-for-42-new-rafale-fighters/?utm_campaign=BD%20Daily&utm_medium=email&_hsmi=290002507&_hsenc=p2ANqtz-8gU785rloZz83IYeffMZQUCepPpn5_drOJvptBeNCBLOh11y8YPH2qojM8BfE_OSW0-WX733X9hmvlsAVjPTQicHhpGg&utm_content=290002507&utm_source=hs_email
Por 5000 milhões… falta esse pequeno detalhe… toda a infraestrutura logística e de treino já está mais que madura, e cada avião ainda vai custar 120 milhões…. Por uma aeronave de 4.5a geração…

Não é simplesmente uma aquisição, é o subsídio à Dassault, e a garantia de que a linha de produção se mantém.

Correcto. Há um preço a pagar por manter a independência nacional de sistemas de armas complexos - há que manter as unidades de produção activas

O mesmo se passa na Suécia com o Saab Gripen (o que está a ser um verdadeiro quebra-cabeças dada a penúria de clientes externos. Ou de certa forma com os estaleiros da Galiza espanhola e as construções para a Armada espanhola...
 

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Kalil

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #142 em: Janeiro 15, 2024, 07:42:44 pm »
Os franceses acham que as vantagens do Stealth são exageradas e que um avião de 4.5 com guerra eletrónica competente serve.

Se acham isso por convicção ou por quererem produzir mais Rafales não sei.
Eu também acho que sou o maior da minha rua… se acho isso por ser verdade ou por ser idiota, não sei…

Como afirmou o Sivispacem, eu acho que os franceses, acima de todas as questões tecnológicas, querem manter a capacidade de construir um caça sozinhos (são os únicos na europa). E a verdade é que mantém toda a cadeia industrial, com milhares de empresas e de empregos envolvidos. É um cluster tecnológico de elevado valor.
O Rafale está perfeitamente integrado com praticamente todos os sistemas de armas e sensores. Não é furtivo, e isso é certamente uma desvantagem. De qualquer modo, os franceses acham que a aposta compensa.

Também não será provável que o Rafale tenha de enfrentar sozinho algum inimigo superior, e as guerras nao se resolvem em duelos aéreos 1vs1.
 

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JohnM

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #143 em: Janeiro 15, 2024, 07:59:32 pm »
Os franceses acham que as vantagens do Stealth são exageradas e que um avião de 4.5 com guerra eletrónica competente serve.

Se acham isso por convicção ou por quererem produzir mais Rafales não sei.
Eu também acho que sou o maior da minha rua… se acho isso por ser verdade ou por ser idiota, não sei…

Como afirmou o Sivispacem, eu acho que os franceses, acima de todas as questões tecnológicas, querem manter a capacidade de construir um caça sozinhos (são os únicos na europa). E a verdade é que mantém toda a cadeia industrial, com milhares de empresas e de empregos envolvidos. É um cluster tecnológico de elevado valor.
O Rafale está perfeitamente integrado com praticamente todos os sistemas de armas e sensores. Não é furtivo, e isso é certamente uma desvantagem. De qualquer modo, os franceses acham que a aposta compensa.

Também não será provável que o Rafale tenha de enfrentar sozinho algum inimigo superior, e as guerras nao se resolvem em duelos aéreos 1vs1.
Exatamente! Eles sabem que os Rafale não são tão bons como o F-35, mas é uma questão de prioridade política… e já estão a por a cabeça dos alemães em água, por querem ficar com a parte de leão da construção do FCAS/SCAF…
« Última modificação: Janeiro 15, 2024, 08:00:11 pm por JohnM »
 

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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #144 em: Janeiro 15, 2024, 09:17:36 pm »
Os franceses acham que as vantagens do Stealth são exageradas e que um avião de 4.5 com guerra eletrónica competente serve.

Se acham isso por convicção ou por quererem produzir mais Rafales não sei.
Eu também acho que sou o maior da minha rua… se acho isso por ser verdade ou por ser idiota, não sei…

Como afirmou o Sivispacem, eu acho que os franceses, acima de todas as questões tecnológicas, querem manter a capacidade de construir um caça sozinhos (são os únicos na europa). E a verdade é que mantém toda a cadeia industrial, com milhares de empresas e de empregos envolvidos. É um cluster tecnológico de elevado valor.
O Rafale está perfeitamente integrado com praticamente todos os sistemas de armas e sensores. Não é furtivo, e isso é certamente uma desvantagem. De qualquer modo, os franceses acham que a aposta compensa.

Também não será provável que o Rafale tenha de enfrentar sozinho algum inimigo superior, e as guerras nao se resolvem em duelos aéreos 1vs1.
Exatamente! Eles sabem que os Rafale não são tão bons como o F-35, mas é uma questão de prioridade política… e já estão a por a cabeça dos alemães em água, por querem ficar com a parte de leão da construção do FCAS/SCAF…


Não é bem assim.

Os Franceses teriam sempre a parte de leão, visto serem os únicos com a capacidade de construir um caça inteiro.

Só que o que os franceses mais querem agora é vender Rafales. E estão a vender muito bem.
Por isso não se importam nada de atrasar o FCAS uns meses ou uns anos.
E se as vendas forem mesmo muito boas, a DASSAULT até pode fazer dinheiro suficiente para eles fazerem um FCAS sozinhos.

O mesmo aconteceu com o Eurofighter. O desenvolvimento começou com os Franceses, os Franceses começaram a vender Mirages F1s e 2000, atrasaram tudo, e depois saíram e fizeram o Rafale sozinhos.

Outro comentário:

"Também não será provável que o Rafale tenha de enfrentar sozinho algum inimigo superior"

Qual é o inimigo superior a um RAFALE F4?
 

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JohnM

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #145 em: Janeiro 15, 2024, 09:38:28 pm »
Os franceses acham que as vantagens do Stealth são exageradas e que um avião de 4.5 com guerra eletrónica competente serve.

Se acham isso por convicção ou por quererem produzir mais Rafales não sei.
Eu também acho que sou o maior da minha rua… se acho isso por ser verdade ou por ser idiota, não sei…

Como afirmou o Sivispacem, eu acho que os franceses, acima de todas as questões tecnológicas, querem manter a capacidade de construir um caça sozinhos (são os únicos na europa). E a verdade é que mantém toda a cadeia industrial, com milhares de empresas e de empregos envolvidos. É um cluster tecnológico de elevado valor.
O Rafale está perfeitamente integrado com praticamente todos os sistemas de armas e sensores. Não é furtivo, e isso é certamente uma desvantagem. De qualquer modo, os franceses acham que a aposta compensa.

Também não será provável que o Rafale tenha de enfrentar sozinho algum inimigo superior, e as guerras nao se resolvem em duelos aéreos 1vs1.
Exatamente! Eles sabem que os Rafale não são tão bons como o F-35, mas é uma questão de prioridade política… e já estão a por a cabeça dos alemães em água, por querem ficar com a parte de leão da construção do FCAS/SCAF…


Não é bem assim.

Os Franceses teriam sempre a parte de leão, visto serem os únicos com a capacidade de construir um caça inteiro.

Só que o que os franceses mais querem agora é vender Rafales. E estão a vender muito bem.
Por isso não se importam nada de atrasar o FCAS uns meses ou uns anos.
E se as vendas forem mesmo muito boas, a DASSAULT até pode fazer dinheiro suficiente para eles fazerem um FCAS sozinhos.

O mesmo aconteceu com o Eurofighter. O desenvolvimento começou com os Franceses, os Franceses começaram a vender Mirages F1s e 2000, atrasaram tudo, e depois saíram e fizeram o Rafale sozinhos.

Outro comentário:

"Também não será provável que o Rafale tenha de enfrentar sozinho algum inimigo superior"

Qual é o inimigo superior a um RAFALE F4?
Claramente o meu amigo não tem acompanhado a evolução da coisa… e hoje em dia os custos de desenvolver um avião de 6a geração são proibitivos para qualquer país que não se chame Estados Unidos e China ( isto se se os planos forem bem roubadinhos aos Américas…); queria ver os baguetes a conseguirem desenvolver uma visão de 6a geração sozinhos…

Quanto a aviões superiores ao Rafale, F-22, F-35, provavelmente o J-20. O que têm todos em comum?  Fácil ver…
 

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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #146 em: Janeiro 15, 2024, 10:20:09 pm »

Então eu não tenho seguido a coisa.

Pode-me explicar como é que o Rafale poderá enfrentar um F22 ou um F35 como inimigos?
E pode partilhar um pouco daquilo que sabe sobre o aparelho Chinês para o ter em tão alta consideração?

Daquilo que eu sei sobre o treino e doutrina dos pilotos chineses, aínda há muito pouco tempo estavam a reformular tudo.
Será que já são melhores pilotos que os franceses?

Quanto á primeira parte da questão:
O projecto está a decorrer. Os parceiros estão a gastar dinheiro e estudos estão a ser feitos. Os Franceses estão a aproveitar.
Foi assim com o Eurofighter. Já reparou nas semelhanças entre ele e o Rafale?

Não estou a ver que os Franceses não tenham dinheiro para fazer um caça de 6ª geração - se conseguem fazer um porta-aviões de propulsão nuclear sózinhos (menos o EMALS).

Onde ´que o meu amigo foi buscar a ideia que não conseguem, já que, evidentemente, tem acompanhado a evolução da coisa?
 

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Kalil

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #147 em: Janeiro 15, 2024, 10:44:53 pm »
Não é só a questão de ser superior, eu sou adepto do Rafale mas tenho dúvidas de que este consiga abater facilmente o Su-35 por exemplo. Os números e a teoria são uma coisa mas a prática, por vezes, é outra.
Ou a besta do F15E, já agora.
 

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Kalil

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #148 em: Janeiro 15, 2024, 11:02:45 pm »
De qualquer modo, o que eu estava a constatar anteriormente é que, mesmo nao sendo furtivo, o Rafale é perfeitamente capaz para as hipotéticas necessidades. Não vou nada à bola com os francius, mas eles não estão errados.
 

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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #149 em: Janeiro 15, 2024, 11:07:28 pm »
De qualquer modo, o que eu estava a constatar anteriormente é que, mesmo nao sendo furtivo, o Rafale é perfeitamente capaz para as hipotéticas necessidades. Não vou nada à bola com os francius, mas eles não estão errados.

Estamos de acordo.