Navios Estrangeiros em Visita

  • 22 Respostas
  • 10431 Visualizações
*

lf2a

  • Membro
  • *
  • 103
  • +0/-0
Navios Estrangeiros em Visita
« em: Junho 25, 2004, 03:52:19 pm »
Caros colegas,
O que acham de lançarmos aqui um novo tópico sobre os navios de marinhas estrangeiras em visita a portos portuguêses?
Assim sempre que um dos estimados colegas verificar que está cá um navio militar que não pertença à nossa Armada poderá notificar os outros, através de um post.
Como adepto da fotografia de navios (o chamado Shipspotting) verifico que há alguma falta de informação (sei que se trata de informação sensível mas também não é própriamente possível um "bicho" de 3.000t passar despercebido) por parte da Administração Portuária e da própria Marinha acerca destas visitas (e algumas até são open-ship visits).

Para começar:
Hoje ao passar pela Gare Marítima de Alcântara pude ver que estavam lá pelo menos 2 navios que não consegui identificar. Um pareceu-me uma fragata e o outro era um LST (navio de desembarque) parecido com a classe Newport (tinha aquela grua de sustentação da rampa de desembarque à proa). Como os EUA já não possuem nenhum destes navios presumo que se trata de um dos espanhóis (L41 - Hernan Cortez ou L42 - Pizarro). Alguém confirma???


Cmpts,
LF2A
 

*

Ricardo Nunes

  • Investigador
  • *****
  • 1256
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +3/-0
    • http://www.falcoes.net/9gs
(sem assunto)
« Responder #1 em: Junho 25, 2004, 05:54:04 pm »
Quarta-feira estavam 3 navios espanhois - 2 patrulhas e 1 LST salvo erro - no porto de Alcântara. Serão os mesmos?
Ricardo Nunes
www.forum9gs.net
 

*

lf2a

  • Membro
  • *
  • 103
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #2 em: Junho 25, 2004, 06:33:07 pm »
Ricardo:
É possível.
Vou confirmar assim que sair do trabalho (dentro de 5 min.) e passar por lá.  :wink:

Cmpts,
LF2A
 

*

JLRC

  • Investigador
  • *****
  • 2505
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +4/-85
Re: Navios estrangeiros em visita
« Responder #3 em: Junho 25, 2004, 07:43:55 pm »
Citação de: "lf2a"

O que acham de lançarmos aqui um novo tópico sobre os navios de marinhas estrangeiras em visita a portos portuguêses?
Assim sempre que um dos estimados colegas verificar que está cá um navio militar que não pertença à nossa Armada poderá notificar os outros, através de um post.


Penso que é uma boa ideia. Só lamento não saber colocar fotografias minhas no forum. Fotografias que estejam na net já não tenho problemas, agora fotografias minhas, não sei... lamento.

Cumprimentos

JLRC
 

*

Spectral

  • Investigador
  • *****
  • 1437
  • +4/-1
(sem assunto)
« Responder #4 em: Junho 25, 2004, 10:43:32 pm »
Excelente ideia!

JLRC, use o serviço Photobucket

http://photobucket.com/

tem servido muito bem por estas bandas :nice:
I hope that you accept Nature as It is - absurd.

R.P. Feynman
 

*

lf2a

  • Membro
  • *
  • 103
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #5 em: Junho 25, 2004, 10:54:56 pm »
Citar
Ricardo:
É possível.
Vou confirmar assim que sair do trabalho (dentro de 5 min.) e passar por lá.  

Cmpts,
LF2A
 
 

Pois é... infelizmente devem ter zarpado hoje durante o dia. Passei lá por volta das 19:20 e já lá não estava nenhum.

Fica para a próxima. :roll:

Cmpts,
LF2A
 

*

Nautilus

  • Membro
  • *
  • 119
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #6 em: Junho 25, 2004, 11:49:16 pm »
Realmente o LST era o Pizarro (L-42), o outro era uma corveta igual a nossa classe Baptista de Andrade mas não consegui ver bem o numero porque como são em vermelho e de cima da ponte são dificeis de identificar.
Cumpros
"Que o país deixe de ter medo!"
Humberto Delgado

Cumprimentos
Nautilus
 

*

lf2a

  • Membro
  • *
  • 103
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #7 em: Junho 26, 2004, 12:24:38 am »
Já agora deixo aqui uma das minhas fotos:
R11 - Principe de Asturias / Alcântara - Lisboa / 21-02-2004


Espero que gostem!

Cmpts,
LF2A
 

*

lf2a

  • Membro
  • *
  • 103
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #8 em: Junho 26, 2004, 12:28:54 am »
Só mais uma:
R11 - Principe de Asturias / Alcântara - Lisboa / 22-02-2004


Cmpts,
LF2A
 

*

psychocandy

  • Membro
  • *
  • 103
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #9 em: Junho 26, 2004, 02:01:47 pm »
Eu vi uma Laffayete no Tejo.. tao linda.. pena nao ter a minha maquina por perto :(
"The nation which forgets its defenders will be itself forgotten."
 

*

FinkenHeinle

  • Membro
  • *
  • 186
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #10 em: Junho 26, 2004, 07:33:47 pm »
Grande Príncipe de Astúrias,


Esse aí o nosso Tamoio conhece bem, não é Guilherme???

Se não me engano, foi em 1997 que ele torpedeou simuladamente o NAe espanhol...
Um Forte Abraço.
André Finken Heinle
_________________
"Em condições normais, corro para vencer e venço. Em situações adversas, também posso vencer. E, mesmo em condições muito desfavoráveis, ainda sou páreo." (AYRTON SENNA)
 

*

Spectral

  • Investigador
  • *****
  • 1437
  • +4/-1
(sem assunto)
« Responder #11 em: Junho 26, 2004, 10:48:10 pm »
Citar
Se não me engano, foi em 1997 que ele torpedeou simuladamente o NAe espanhol...


"Reza a lenda" que um dos nossos submarinos afundou um porta-aviões americano num treino nos anos 80  :wink:
I hope that you accept Nature as It is - absurd.

R.P. Feynman
 

*

Ricardo Nunes

  • Investigador
  • *****
  • 1256
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +3/-0
    • http://www.falcoes.net/9gs
(sem assunto)
« Responder #12 em: Junho 26, 2004, 10:58:33 pm »
Citação de: "Spectral"
Citar
Se não me engano, foi em 1997 que ele torpedeou simuladamente o NAe espanhol...

"Reza a lenda" que um dos nossos submarinos afundou um porta-aviões americano num treino nos anos 80  :wink:


Correcto, foi o Barracuda que afundou o porta-aviões Eisenhower em manobras no mediterrâneo. Posicionou-se de tal maneira que poderia ter abatido toda a frota. No dia seguinte a demissão do almirante americano responsável pela frota do mediterrâneo estava na mesa do presidente.
Em termos de datas penso que foi no final dos anos 80 ( 87 ou 88 ).
Ricardo Nunes
www.forum9gs.net
 

*

Rui Elias

  • Investigador
  • *****
  • 1696
  • +2/-2
(sem assunto)
« Responder #13 em: Junho 28, 2004, 12:19:21 pm »
Acho a ideia boa.

Há tempos vi o que me pareceu uma fragata francesa no Tejo, junto de Santa Apolónia e até aqui abri um tópico sobre isso (lembram-se que achei estranho ela possuir um Huey associado?).

Na volta tratava-se de um Destroyer  :wink:

Também vi o espanhol "Principe de Astúrias" em Alcântara, mas o que não me deixou muito impressionado era a fraca escolta que o acompanhava.
 

*

Rui Elias

  • Investigador
  • *****
  • 1696
  • +2/-2
(sem assunto)
« Responder #14 em: Junho 28, 2004, 02:35:37 pm »
Eu sei que isto já é história, mas tendo em conta que se tratou do navio a bordo do qual se assinou a rendição do Japão em 45, e que esteve há uns anos em fundeado no Tejo, frente a Lisboa, e do qual me lembro de ter ficado impressionado pela sua volumetria e pelas enormes peças de artilharia que equipavam os navios couraçados, vou colocar este que de facto faz parte indelével da história da arquitectura naval do mundo:

O USS Missouri




Trata-se de um navio que já nos últimos anos de vida útil esteve em Lisboa, numa escala integrada num périplo por diversos países, e que se trata de um navio (actualmente retirado) que já não representa mais-valias nos modernos conceitos de guerra naval.

Mas é notável no domínio da engenharia naval da primeira metade do seculo XX.