ForumDefesa.com

Forças Armadas e Sistemas de Armas => Exército Português => Tópico iniciado por: Gana em Setembro 17, 2007, 04:10:16 pm

Título: Carreira militar através da Academia - anos de serviço
Enviado por: Gana em Setembro 17, 2007, 04:10:16 pm
Boas a todos!

O meu nome é Tiago e sou um estudante que recentemente entrou no 12º ano de escolaridade. Pretendo após a conclusão do secundário entrar na Academia Militar, para o curso de Engenharia de Transmissões ou Engenharia Mecânica de Guerra.

Gostaria de saber se após a conclusão do curso quais sao as prespectivas de trabalho, ou seja, vou ser empregado pelo estado, mas como será o trabalho? Vou ser destacado para missões? E importante, qual é o tempo que terei obrigatoriamente que estar ligado ao Estado?

Um abraço e viva Portugal!  :D
Título:
Enviado por: PereiraMarques em Setembro 17, 2007, 04:44:32 pm
A perspectivas de emprego são óbvias, Oficial do Quadro Permanente do Exército, as "universidades" militares são as únicas do país que conseguem um grau de empregabilidade de 100%.

As licenciaturas de Engenharia da Academia Militar são reconhecidas pela Ordem dos Engenheiros ( http://www.ordemengenheiros.pt/Default. ... =511&pid=0 (http://www.ordemengenheiros.pt/Default.aspx?tabid=511&pid=0) ), pelo que a transição para o mercado civil não deve causar problema. É provavél que exista um tempo mínimo de permanência nas fileiras antes de se poder sair para a vida civil, agora quanto tempo não sei.

As Forças Armadas requerem disciplina e hierarquia, pelo que existem sempre os "voluntários à força" para as missões. Claro que militares de Infantaria têm sempre mais probabilidade de integrar missões externas. Contudo, recordo que em meados da década de 90, o Exército Português teve um Batalhão de Transmissões integrado na missão de paz da ONU em Moçambique e que a actual força portuguesa no Líbano é de Engenharia Militar, portanto...

Por fim saliento que as Licenciaturas da Academia Militar servem para formar Oficiais, se quiser ser apenas Engenheiro, aconselho-o a ponderar bem os prós e contras, até porque o que não falta por ai é Universidade e Politécnicos com bastantes vagas por preencher...
Título:
Enviado por: jmg em Setembro 17, 2007, 10:18:06 pm
Camarada, olá!
Não me leves a mal mas parece-me que estás enganado quanto ao teu futuro.
Ainda não entraste para a Academia e já estás a pensar na saída.
O tempo mínimo que se deve estar ao dispor da arma quando se ingressa para o quadro permanente é de sete anos.
Quem quer saír antes tem de indemnizar a instituição. Pois, não se pagam propinas, recebe-se fardamento, alimentação, alojamento e pré, o estado não pode ficar prejudicado.
Mesmo após o tempo à disposição da arma a saída da instituição está sempre dependente do despacho favorável do CEME.
Mas sinceramente não aconselho ninguém a concorrer a não ser que tenha amor a camisola ou seja gosto pela vida militar, porque senão adivinha-se uma vida de eterna frutração e insastifação.
Para as missões certamente que a arma de transmissões oferece mais possibilidades, e para quem é amante das novas tecnologias, mais aliciante.
Não te quero desencorajar, pelo contrario, quero que estejas ciente de que se concorreres deves estar preparado para ficares na tropa até a reserva.
Título:
Enviado por: zecouves em Setembro 18, 2007, 10:02:12 am
Concordo com o jmg: não percebo porque queres entrar para uma instituição se as tuas duvdas são relativas à forma sobre como sair dela ... Percebo que tirar um curso superior à conta do contribuinte é bastante atractivo, não fosses tu português :wink:  ....

Para esclareceres essas duvidas pergunta a: am.concurso@exercito.pt
Título:
Enviado por: zecouves em Setembro 18, 2007, 10:07:54 am
Só para terminar: se já estás a pensar em sair então é melhor não concorreres porque se entrares podes ocupar uma vaga de alguem que até quer ser oficial, não porque tira um curso de engenheiro "à pala", mas porque, antes de tudo o mais, quer efectivamente ser militar e servir o pais.

O Exército já está cheio de xicoespertos, não precisa de mais um.

Passa bem!
Título:
Enviado por: jmg em Setembro 18, 2007, 10:24:53 am
Citação de: "zecouves"
Só para terminar: se já estás a pensar em sair então é melhor não concorreres porque se entrares podes ocupar uma vaga de alguem que até quer ser oficial, não porque tira um curso de engenheiro "à pala", mas porque, antes de tudo o mais, quer efectivamente ser militar e servir o pais.

 yu23x1
Título:
Enviado por: nelson38899 em Setembro 18, 2007, 12:07:43 pm
boas

quanto ao nosso colega forista que quer fazer um curso no exercito e sair pouco tempo depois, eu sugiro duas possibilidades tiras o curso cá fora em engenharia mecânica e depois no fim do curso acabado tentas entrar no exercito como engenheiro mecânico, penso que isso é possivel. A segunda sugestão e visto que gostas do exercito antes de entrar para a universidade fazes dois anos como regime de voluntário e depois escolhes academia ou universidade pública, e assim ja tens experiencia de passar pela tropa. Se queres tirar o curso e não tens dinheiro, nas universidades públicas podes sempre candidatar-te a uma bolsa de estudo, dependendo das propinas, podes receber entre 90€ e 401€, e se fores para longe de casa, tens direito a residencia em que se quiseres essa bolsa cobre, pois a residencia pode ser paga com a bolsa.

Cump.
Título:
Enviado por: 3520 em Setembro 19, 2007, 08:54:41 pm
Ena  :o  , ele só fez simples perguntas e quis informar-se sobre as possibilidades de entrada e as perspectivas após a a saída como todos os possíveis candidatos à academia.  


Só faltou mesmo chamarem-lhe espanhol..  :roll:
Título:
Enviado por: jmg em Setembro 19, 2007, 09:27:03 pm
Não pretendo rebaixar ninguém, mas estamos fartos de ter militares que só buscam a segurança do emprego estatal e se estão borrifando para a Instituição Castrense.
Nós é que temos de aturá-los no dia a dia e é muitas vezes por causa dessas pessoas que nós militares somos apelidados de chulos do estado.
Por isso eu só aconselhei o camarada a refletir se realmente é esse o estilo de vida que pretende.
Citar
O Aluno da Academia Militar é orgulhoso e feliz da sua vocação militar, considerando como suprema honra a carreira das armas que escolheu.
O Aluno da Academia Militar respeita e prestigia a Escola a que pertence como aluno, procurando colocar-se ao nível das suas tradições educativas, por uma constante fidelidade no cumprimento do dever.
O Aluno da Academia Militar aceita, defende e impõe a si próprio a mais rigorosa disciplina militar.
O Aluno da Academia Militar veste com o maior garbo a sua farda e apresenta-se em público de modo a impôr-se à consideração daqueles que o rodeiam, pela dignidade do seu porte.
O Aluno da Academia Militar é sempre delicado na manifestação dos sentimentos, cavalheiresco e urbano no trato social, sem deixar nunca de ser firme nas suas convicções, austero e sóbrio na sua conduta.
O Aluno da Academia Militar é irrepreensivelmente honesto em todos os actos da sua vida, não faltando jamais à verdade nem procurando obter por meios condenáveis aquilo a que não tem direito ou que não pode conseguir à custa do seu próprio esforço.
O Aluno da Academia Militar vê no seu chefe um educador e um amigo, por isso deposita nele inabalável confiança, distingue-o com provas de lealdade e obedece-lhe com entusiástica prontidão mesmo com sacrifício dos seus próprios interesses.
O Aluno da Academia Militar manifesta para com todos os seus companheiros uma camaradagem sólida e viril, estando sempre disposto a ajudar os que precisam dele, mas recusa intransigentemente colaborar em quaisquer acções contrárias à honra e à disciplina militar.
O Aluno da Academia Militar ama devotadamente a sua Pátria e forja os seus ideais no culto dos grandes valores humanos e cristãos que a encheram de glória no passado.
O Aluno da Academia Militar procura regular-se em todas as circunstâncias pelas normas da virtude, sabendo que nunca poderá ser bom como soldado se não for perfeito como homem.  

Esse é o espirito que deve ter quem concorre à Academia. (É o código de honra do aluno).
Título:
Enviado por: zecouves em Setembro 19, 2007, 09:47:49 pm
Se o rapaz quer realmente entrar na Academia Militar, não desistirá do seu sonho por algumas palavras mais duras.

Curiosamente, de todos os jovens que tenho conhecido que pretendem concorrer à Academia militar, geralmente, só os que pensam concorrer aos cursos de medicina e das engenharias é que manifestam mais preocupação quanto à forma de sair do exército, após o curso terminado à borlix ... coincidências ...
Título:
Enviado por: 3520 em Setembro 19, 2007, 09:57:42 pm
Mas vamos la ver uma coisa, não são obrigados a ficar um determinado numero de anos ao serviço em que inclusivamente até recebem menos que qualquer outro engenheiro ou médico cá fora, e se não terminarem o contrato obrigatorio têm que pagar ao estado, portanto onde é que está o borlix? e o chulanço ao estado?

Santa paciência.  

É perfeitamente normal que ele se informe sobre a remuneração e prespectivas futuras, uma vez que é precisamente o futuro dele que está em jogo, e as coisas são como são e não me venham com "tretas" , porque para mim servir o país era quando o regime era obrigatorio, hoje em dia não passa de um emprego de risco como outro qualquer e é para esta mesma ideologia que se estão a virar os exercitos ocidentais. Mas tem a vantagem de ser um emprego de risco onde se é relativamente facil de entrar ( tirando as academias militares ) e que oferece alternativas válidas de vida a muito boa gente que se calhar ainda hoje andava aos caidos num qualquer centro de emprego.


PS: "O Aluno da Academia Militar ama devotadamente a sua Pátria e forja os seus ideais no culto dos grandes valores humanos e cristãos que a encheram de glória no passado."  
Portugal supostamente não é um país laico?
Título:
Enviado por: Luso em Setembro 19, 2007, 10:36:45 pm
Citação de: "3520"
PS: "O Aluno da Academia Militar ama devotadamente a sua Pátria e forja os seus ideais no culto dos grandes valores humanos e cristãos que a encheram de glória no passado."  
Portugal supostamente não é um país laico?


Ora esta é uma questão que até merece ser abordada (noutro tópico) e de maneira diferente da que foi no passado. Preparem-se no entanto os espíritos para a viagem porque poderão ter que engolir muita frase feita - como eu engoli.
O tema merece ser discutido porque cada vez mais os fundamentos devem ser clarificados a bem de se poder reconstruir solidamente a casa que a olhos vistos se arruina.
Título:
Enviado por: Lightning em Setembro 20, 2007, 12:13:18 am
Essa conversa sobre os engenheiros já é velha.
Também existe na Força Aérea.
A realidade é que um militar que faça um serviço que tenha equiparação na vida civil vai ter sempre a ideia de se comparar a eles (até que por exemplo na Força Aérea os médicos e engenheiros tiram os cursos em universidades civis de lisboa, só que com tudo pago e possuem um ordenado, o unico revez é que de vez em quando tem que ir há AFA ter cadeiras especificamente militares e no fim do curso tem que servir a FAP um certo numero de anos obrigatorios, penso que são 8 anos e o seu ordenado como militar será sempre conforme o posto que possui e não a função que ocupa).

Um exemplo ainda mais extremo na Força Aérea é os pilotos.
Título:
Enviado por: ricardonunes em Setembro 20, 2007, 12:23:06 am
O "xicus- expertux", um mimo :?:
Título:
Enviado por: Pirex em Setembro 20, 2007, 01:14:01 am
O que há mais na tropa é destes candidatos a dois empregos...Se aumentaram o tempo de permanência obrigatória aos pilotos deviam aumentar para todos, quem quer abraçar uma carreira de armas não pode vir com segundas intenções. Depois à pala de alguns senhores militaresqualquer coisa pagam os restantes que se dedicam totalmente e cumprem o juramento que um dia fizeram mas que alguns um dia esquecem...Dos esquecidos não precisamos e se ainda antes de entrar já tes esses pensamentos, pensa bem pois 7 anos na Academia Militar não são sete anos a passear livros ns corredores da faculdade.
Título:
Enviado por: zecouves em Setembro 20, 2007, 10:02:11 am
Citação de: "3520"
Mas vamos la ver uma coisa, não são obrigados a ficar um determinado numero de anos ao serviço em que inclusivamente até recebem menos que qualquer outro engenheiro ou médico cá fora, e se não terminarem o contrato obrigatorio têm que pagar ao estado, portanto onde é que está o borlix? e o chulanço ao estado?

Santa paciência.  

É perfeitamente normal que ele se informe sobre a remuneração e prespectivas futuras, uma vez que é precisamente o futuro dele que está em jogo, e as coisas são como são e não me venham com "tretas" , porque para mim servir o país era quando o regime era obrigatorio,


É obvio que os tempos são outros e é sinal de inteligencia tentar perceber se uma carreira nas FA's é o que se pretende. Assim a escolha é mais conscenciosa, mais madura.

No entanto, aqui vai mais uma achega:

Não sei qual a sua vivencia no contacto com candidatos ás FA's, mas o que eu sei é exactamente aquilo que referi no meu post anterior, leia-o bem, especialmente no que concerne á tal coincidencia ... .

Resta-me relembrar ao 3520 exactamente o que escreveu o nosso pseudo-candidato a engenheiro-militar: "...Vou ser destacado para missões? E importante, qual é o tempo que terei obrigatoriamente que estar ligado ao Estado?

Quanto aos míseros vencimentos dos coitados do engenheiros e médicos: garanto que se eles quiserem ganham mais que os restante oficiais.

Para terminar. o 3520 afirma que servir o país era no tempo do SMO, só quero relembrar que estamos a falar de profissionais e portanto de algo que acontece muito antes do fim do SMO. Não percebo também qual a sua linha de raciocinio quando relaciona o fim do SMO com a desnecessidade de servir o país, ... suponho que esteja a falar da classe governante porque os militares continuam a fazer o seu serviço à Nação ... uns melhor que outros, é certo.
Título:
Enviado por: Lancero em Setembro 20, 2007, 11:35:22 am
Só dar uma achega.
Provavelmente já foram atendidos, por exemplo, nos hospitais de S. Francisco Xavier e Curry Cabral, em Lisboa, por médicos das Forças Armadas sem o saberem. É que há um convénio e os médicos das FA prestam serviço em algumas especialidades e fazem 'bancos' nas Urgências - recebendo por isso uns extras ao ordenado militar.
Título:
Enviado por: lexivia em Setembro 20, 2007, 04:17:18 pm
Citação de: "Lancero"
Só dar uma achega.
Provavelmente já foram atendidos, por exemplo, nos hospitais de S. Francisco Xavier e Curry Cabral, em Lisboa, por médicos das Forças Armadas sem o saberem. É que há um convénio e os médicos das FA prestam serviço em algumas especialidades e fazem 'bancos' nas Urgências - recebendo por isso uns extras ao ordenado militar.


Este convénio é só para os médicos militares ganharem um ordenado extra ou passa também por manter um nível mínimo de preparação em situações de traumas graves, queimaduras e politraumatizados?
Título:
Enviado por: Lancero em Setembro 20, 2007, 04:26:21 pm
Junta-se o útil ao agradável.
Título:
Enviado por: typhonman em Setembro 20, 2007, 04:45:37 pm
Mais um "xico-esperto" :lol:

Um dos males das nossas FA´s principalmente na FAP é esta mentalidade, de usar o estado para resolver problemas a nivel profissional, mas penso que a partir de agora, quem quiser sair a "meio" vai ter de pagar o dinheiro que foi investido na sua formação.
Título:
Enviado por: dtread em Setembro 20, 2007, 06:37:14 pm
Pois tambem concordo com as opiniões aqui expressas, se o que se quer e seguir pela via militar entao academia militar com ele caso contrario mais vale ir para outra faculdade qualquer...
Título:
Enviado por: GinTonic em Setembro 20, 2007, 07:27:32 pm
Sinceramente não acho bem isso de ter de pagar o dinheiro investido na sua formação.
O curso de pilotos da AFA (por exemplo) dá acesso a quem o tire a empregos em qualquer companhia aérea nacional, já as escolas de pilotagem civis dão acesso ao desemprego certo. Não acham que há por aí muitos meninos ricos que querem ser pilotos que até nem se importam de pagar para sair quando acabam o curso? Ou então até podem pedir um empréstimo ao banco e pagá-lo com o ordenado de piloto civil (altissimo, como sabem). O mesmo se aplica a outros cursos da AFA/AM/EN.
Na minha opinião se não se pode sair, não se sai seja com ou sem dinheiro. E quem deixasse de lá aparecer ia direitinho para a choça uns mesitos para aprender a não se armar em esperto.
Título:
Enviado por: Pirex em Setembro 21, 2007, 03:54:13 am
Não haja dúvida que há muito chico-esperto que espera que o Estado (que somos todos nós) lhe resolva alguns problemas, nomeadamente ao nível profissional, o problema é não se querer ser minimamente bom num caminho que um dia decidimos enveredar. Se alguém, um dia quis ser militar médico (e não médico militar) porque será que mais tarde opta por ser somente médico? Sejamos pragmáticos, as FA precisam de quem as queira servir e servir a nação e nunca de quem se queira servir delas para seu proveito próprio!
Título:
Enviado por: Lightning em Setembro 21, 2007, 03:33:26 pm
Citação de: "GinTonic"
Não acham que há por aí muitos meninos ricos que querem ser pilotos que até nem se importam de pagar para sair quando acabam o curso?


As Forças Armadas não são uma prisão, uma pessoa que esteja efectiva numa qualquer empresa privada ou do estado pode desistir desse emprego.
Nas Forças Armadas acontece a mesma coisa com o pessoal do Quadro Permanente mas com certas regras especificas, por exemplo os pilotos tinham que servir a FAP um minimo de 8 anos apos concluir o curso, isso porventura era suficiente porque no passado eram poucos os pilotos a querer sair, mas como agora parece que esse numero aumentou decidiu-se que deveriam cumprir 12 anos de serviço.
Outra coisa que acontece a quem faz isso além de ter que "devolver" o investimento do estado nessa pessoa, é a perda de todas as vantagens de ser militar, nomeadamente medicas e os anos de descontos efectuados desaparecem, mas para um piloto que muda para uma carreira na aviação comercial isso tudo vale a pena, nem que tenham que pedir um emprestimo ao banco.

Alguém me sabe dizer se tal acontece noutros serviços do estado? Eu até ouço falar em pessoal que ao fim de 8 anos em certas posições tem direito a reforma, outros ganham ao mesmo tempo a reforma de um emprego e o ordenado de outro, outros conseguem ter familiares ou amigos em locais muito bem remunerados apenas por conhecimentos, acho que existem entidades muito mais sorvedoras do dinheiro dos contribuintes do que as forças armadas, infelizmente são é pouco ou nada divulgados, mas as Forças Armadas tem sempre o machado apontado ao pescoço.
Título:
Enviado por: Lightning em Setembro 21, 2007, 03:40:38 pm
E para quem não saiba existem pilotos na FAP a contracto, por isso quem não tiver possibilidades economicas para pagar um curso de piloto civil mas o queira ser é isso que aconselho em vez de ir para a Academia da Força Aérea tirar o lugar a uma pessoa que possivelmente poderia querer ser militar de carreira.
Servem a FAP como piloto contratado e no fim do contracto vao embora sem dever nada a ninguém, nem tem que pagar nada.
Título:
Enviado por: Gana em Outubro 03, 2007, 10:22:03 am
Bons dias pessoal!

Após um longo periodo de ausencia, volto ao ForumDefesa para me deparar com comentários extremamente rebaixadores à minha pergunta, como que quem respondeu soubesse alguma coisa da minha vida...

Tenho pena que tais homens de honra e de amor à patria tenham logo apontado armas para uma pergunta perfeitamente normal, já que a informação sobre anos de efectivo no exército é muito reduzida...

E responderem-me sobre como será a carreira, tal como eu perguntei? E se seria destacado para missões? Quem disse que eu não gostava da carreira militar? Onde estava escrito que eu queria ingressar na Academia para estar na babuje do estado e formar-me à pala?

Como é obvio sinto-me atraído pela possibilidade de me pagarem para estudar, mas acima de tudo acho a carreira militar algo de que me possa orgulhar a longo prazo, e seria algo diferente do que tem sido a minha vida até agora. Ou acham que tinha lógica ser um menino rico e mimado que entraria na Academia Militar porque "gosta de filmes de guerra" e quer estar a receber do Estado?

A minha vida tem sido feita de suor e esforços para me garantir uma boa educação e eu faço o melhor que posso disso, e se querer ingressar na Academia e depois poder fazer alguma coisa pelas Forças Armadas ou pelo Estado Português nao é aliciante o suficiente, e se para vocês acham que todos os Engenheiros e Médicos da AM querem é vida boa, enganam-se em relação a mim.

Claro que tais comentários não me demoverão do meu objectivo, já estando eu a praticar exercicio 5 dias por semana e a tentar ao máximo elevar a minha média para 17. Devido à pouca informação sobre a rigidez da PAM e dos testes psicotecnicos, estou-me a preparar ao máximo para não falhar, e ainda assim já é uma coisa que me está a tirar o sono.

Acham que esta vontade de ingressar na AM e eu estar "intimidado" com a possibilidade de não ser bom o suficiente para os padrões do Exército é sinal de facilitismo? Sinal que "Hei pa, vou pá AM pa curtir e receber por isso!" Posso saber pouco sobre como as coisas lá funcionam, mas sei que se entrar vou entrar numa Universidade que me permita focar todas as atenções para o ensino e não para a "borga".

A AM é sem duvida aquela que podendo não ser tão especifica nas matérias de Engenharia que lecciona, permite ao cadete da AM ter o máximo de rendimento possivel, e a própria academia puxará todos os dias por ele para fazer o seu melhor. Isto sim é o meu maior atractivo na Academia Militar.

Para terminar agradeço a quem compreendeu as minhas questões e que corresponderam às minhas espectativas quando me registei no Forum Defesa, ao contrário de outros cujo "ego militar" está acima de qualquer "comum civil", e que com este post sejam homens o suficiente para admitir que foram premeditados no julgamento do meu carácter.
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Outubro 03, 2007, 04:08:18 pm
Gana fico feliz pela sua forma de pensar a carreira militar, mas tenho que confessar que quando li a sua mensagem pensei exactamente o que todos os colegas do fórum disseram.

Uma vez ultrapassado este equívoco, vamos lá ver se eu posso ajudá-lo.

As missões "consomem" essencialmente as unidades de Infantaria e Cavalaria, mas há sempre a possibilidade de ires. Não é só os Atiradores e Oficias QP da Arma de Infantaria/Cavalaria que vão.

Se conseguires entrar na Academia e completares os 5 anos de curso tornas-te automaticamente Oficial do Quadro Permanente, ou seja, ficas efectivo no Exército. Vais ter que tirar mais cursos (tanto em Portugal como no estrangeiro) para poderes aprofundar os teus conhecimentos e poderes progredir na tua carreira.

É uma vida dura porque por norma estás longe de casa, mas é também uma vida que um civil não tem nem sabe que existe. Há um espírito de camaradagem e de corpo que cá fora não tens. É um mundo à parte e por vezes no princípio vais sentir-te mesmo assim, como estivesses numa outra realidade.

Se tiveres mais dúvidas basta perguntares.
Título:
Enviado por: zecouves em Outubro 03, 2007, 04:32:44 pm
Citação de: "Gana"
Bons dias pessoal!

Após um longo periodo de ausencia, volto ao ForumDefesa para me deparar com comentários extremamente rebaixadores à minha pergunta, como que quem respondeu soubesse alguma coisa da minha vida...

Tenho pena que tais homens de honra e de amor à patria tenham logo apontado armas para uma pergunta perfeitamente normal, já que a informação sobre anos de efectivo no exército é muito reduzida...

E responderem-me sobre como será a carreira, tal como eu perguntei? E se seria destacado para missões? Quem disse que eu não gostava da carreira militar? Onde estava escrito que eu queria ingressar na Academia para estar na babuje do estado e formar-me à pala?

Como é obvio sinto-me atraído pela possibilidade de me pagarem para estudar, mas acima de tudo acho a carreira militar algo de que me possa orgulhar a longo prazo, e seria algo diferente do que tem sido a minha vida até agora. Ou acham que tinha lógica ser um menino rico e mimado que entraria na Academia Militar porque "gosta de filmes de guerra" e quer estar a receber do Estado?

A minha vida tem sido feita de suor e esforços para me garantir uma boa educação e eu faço o melhor que posso disso, e se querer ingressar na Academia e depois poder fazer alguma coisa pelas Forças Armadas ou pelo Estado Português nao é aliciante o suficiente, e se para vocês acham que todos os Engenheiros e Médicos da AM querem é vida boa, enganam-se em relação a mim.

Claro que tais comentários não me demoverão do meu objectivo, já estando eu a praticar exercicio 5 dias por semana e a tentar ao máximo elevar a minha média para 17. Devido à pouca informação sobre a rigidez da PAM e dos testes psicotecnicos, estou-me a preparar ao máximo para não falhar, e ainda assim já é uma coisa que me está a tirar o sono.

Acham que esta vontade de ingressar na AM e eu estar "intimidado" com a possibilidade de não ser bom o suficiente para os padrões do Exército é sinal de facilitismo? Sinal que "Hei pa, vou pá AM pa curtir e receber por isso!" Posso saber pouco sobre como as coisas lá funcionam, mas sei que se entrar vou entrar numa Universidade que me permita focar todas as atenções para o ensino e não para a "borga".

A AM é sem duvida aquela que podendo não ser tão especifica nas matérias de Engenharia que lecciona, permite ao cadete da AM ter o máximo de rendimento possivel, e a própria academia puxará todos os dias por ele para fazer o seu melhor. Isto sim é o meu maior atractivo na Academia Militar.

Para terminar agradeço a quem compreendeu as minhas questões e que corresponderam às minhas espectativas quando me registei no Forum Defesa, ao contrário de outros cujo "ego militar" está acima de qualquer "comum civil", e que com este post sejam homens o suficiente para admitir que foram premeditados no julgamento do meu carácter.


Pelo menos já passaste num 1º teste: não ligas às bocas, talvez um pouco excessivas, que eu e outros foristas mandaram. Se um dia entrares na instituição vais perceber a sua motivação. :rir:  ...

Apesar de queres ser engenheiro militar podes também tentar concorrer a infantaria, cavalaria ou artilharia, que são os cursos que te ligam às designadas de "armas combatentes". Estes cursos "só" têm um problema: não tens condições para ingressar posteriormente na ordem dos engenheiros, mas isso tu deves saber.

Força ai e começa a treinar a parte da componente fisica. Quanto às classificações académicas concerteza que também já deves saber que é mais fácil entrar nas engenharias na AM do que no Instituto Superior Técnico, por exemplo. Aliás, no concurso de admissão à AM para o ano lectivo de 2007/09, que agora terminou, as vagas das engenharias não foram completadas.

Boa sorte e "barrote ao alto" (grito da engenharia militar)
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Outubro 03, 2007, 05:01:29 pm
Barrote ao alto?! :twisted:  :wink:

Não levem a mal... :wink:
Título:
Enviado por: Probéli em Outubro 05, 2007, 08:47:56 pm
Boas.

Desculpem por estar a intrometer-me com outro assunto... Mas, eu também quero alistar-me na academia do exército quando concluir o 12º ano.
Desde já digo que a minha escolha pela academia militar é o facto de ser bastante patriota, a minha paixão pela vida militar que sempre me impressionou pelo bom sentido, e a minha escolha por uma vida mexida e com alguma acção.

O que pretendo é tirar ciencias militares de infantaria e depois de concluir o curso, tirar a especialidade de operações especiais em lamego.

O meu sonho é tornar-me um oficial RANGER.

Gostaria de saber se alguem tem informaçoes sobre este tipo de cursos, e qual será a minha função se conseguir o pretendido.

fico á espera de respostas.

Obrigado.
Título:
Enviado por: Probéli em Outubro 05, 2007, 09:04:55 pm
Boas.

Desculpem por estar a intrometer-me com outro assunto... Mas, eu também quero alistar-me na academia do exército quando concluir o 12º ano.
Desde já digo que a minha escolha pela academia militar é o facto de ser bastante patriota, a minha paixão pela vida militar que sempre me impressionou pelo bom sentido, e a minha escolha por uma vida mexida e com alguma acção.

O que pretendo é tirar ciencias militares de infantaria e depois de concluir o curso, tirar a especialidade de operações especiais em lamego.

O meu sonho é tornar-me um oficial RANGER.

Gostaria de saber se alguem tem informaçoes sobre este tipo de cursos, qual será a minha função se conseguir o pretendido, ou se é algo muito dificil e quase improvavel de conseguir.

fico á espera de respostas.

Obrigado.
Título:
Enviado por: hellraiser em Outubro 05, 2007, 09:09:53 pm
Eish, tão mal dizem do rapaz...

A maioria pessoal que se calhar nem foi a tropa... :?
Título:
Enviado por: zecouves em Outubro 06, 2007, 05:23:26 pm
Citação de: "Probéli"
Boas.

Desculpem por estar a intrometer-me com outro assunto... Mas, eu também quero alistar-me na academia do exército quando concluir o 12º ano.
Desde já digo que a minha escolha pela academia militar é o facto de ser bastante patriota, a minha paixão pela vida militar que sempre me impressionou pelo bom sentido, e a minha escolha por uma vida mexida e com alguma acção.

O que pretendo é tirar ciencias militares de infantaria e depois de concluir o curso, tirar a especialidade de operações especiais em lamego.

O meu sonho é tornar-me um oficial RANGER.

Gostaria de saber se alguem tem informaçoes sobre este tipo de cursos, qual será a minha função se conseguir o pretendido, ou se é algo muito dificil e quase improvavel de conseguir.

fico á espera de respostas.

Obrigado.



Primeiro tens que entrar na Academia Militar (AM) e acabar a mesma...

Após concluires o 5º ano da AM, que é o Tirocinio Para Oficial de Infantaria (TPOI), podes concorrer ao curso de Operações Especiais para o Quadro Permanente (COE-QP). Após o curso, se quiseres e te deixarem, ficas colocado no Centro de Tropas de Operações Especiais (CTOE) em Lamego, onde podes inicialmente ser instrutor, ou adjunto de um Destacamento de Operações Especiais (DOE). No entanto antes de tudo o mais serás um oficial de Infantaria,  o que quer que a tua carreira passará essencialmente por funções de oficial de infantaria (e não só) e por unidades de infantaria, isto terá mais peso à medida que fores subindo nos postos.

Boa sorte!

Hora H!...
Ao ataque!...
Granada de mão!...
Ao assalto!...
Baioneta calada!...
Corpo a Corpo!...
In-fan-ta-ria!!!


(Grito da mui Nobre, Digna, Honrosa, Gloriosa e Augusta INFANTARIA)
Título:
Enviado por: Probéli em Outubro 06, 2007, 08:56:48 pm
OK. Obrigado pelas informações. :?

Se alguém souber alguma coisa em relação a este assunto, ou pelo assunto anteriormente tratado, por favor informem.

Obrigado.
Título:
Enviado por: Gana em Outubro 06, 2007, 10:06:04 pm
Subscrevo o post do Probéli, visto que tambem tenho pés chatos, mas nada que não me impeça de realizar qualquer desporto ou esforço físico.

E em relação aos testes fisicos, para já consigo fazer todos em separado, estou a começar a treinar todos seguidos, mas ainda tenho algumas duvidas em relação ao pórtico... Algum forista poderia explicar melhor?

E as selecções são assim tão rigorosas? Mesmo com uma média alta, cumprindo todos os testes fisicos, existe algo nos psicotecnicos ou médicos que origine tantos "NÃO APTOS"?
Título:
Enviado por: PereiraMarques em Outubro 06, 2007, 10:16:49 pm
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.paraquedistas.com.pt%2Fmediac%2F400_0%2Fmedia%2FDIR_58001%2Fportico.JPG&hash=fd927b4a6b7dda009eb19cf9572a6284)

Basicamente é uma prova de decisão, para ver se não têm vertingens em caminhar por um espaço estreito elevado a 5/6 metros de altura. Os pórticos das "Tropas Especiais" do Exército (OE, Cmds, PQ) são duplos, como o da foto, portanto têm o dobro da altura.

Portanto se tiverem "medo" quando estiverem no pórtico da Academia Militar na Amadora, olhem para Oeste e vêm o pórtico duplo do antigo Regimento de Comandos. :wink:
Título:
Enviado por: GinTonic em Outubro 06, 2007, 11:32:29 pm
Mas os rapazes não têm nada por baixo para os proteger? Pensei que tinham!! O desgraçado que cair dali de cima (especialmente da parte mais alta) vai no mínimo partir as pernas (isto se tiver a sorte de cair de pernas)!!

PereiraMarques, posso estar enganado, mas acho que só os Para-quedistas é que têm o pórtico duplo.
Título:
Enviado por: PereiraMarques em Outubro 06, 2007, 11:41:26 pm
É capaz de ter razão, mas o pórtico do antigo Regimento de Comandos na Amadora é duplo, se a memória não me atraiçoa...

 :arrow: http://www.exercito.pt/portal/exercito/ ... provas.asp (http://www.exercito.pt/portal/exercito/_specific/public/allbrowsers/asp/projuprovas.asp)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.exercito.pt%2Fportal%2Fexercito%2F_specific%2Fpublic%2Fallbrowsers%2Fimages%2Fprovas%2Fjpg_portico.jpg&hash=a2b53be2b073402371800334497ee0a5)
Título:
Enviado por: typhonman em Outubro 06, 2007, 11:42:30 pm
Eu fiz o pórtico na AM (Rua Gomes Freire), aquilo realmente mete um pouco de receio. Quanto ha protecção, confirmo que não há nenhuma, quem cair, cai. :roll:
Título:
Enviado por: Lightning em Outubro 07, 2007, 01:21:21 am
O chão ampara a queda  :? ...
Título:
Enviado por: Probéli em Outubro 07, 2007, 01:16:56 pm
Por favor.

Será que há alguém que tenha passado na inspecção médica e me possa dizer se os pés chatos são ou não são problema?

Este assunto preocupa-me imenso... :? E se realmente for um problema, vou ter que começar a procurar cunhas...
Título:
Enviado por: dtread em Outubro 07, 2007, 02:06:20 pm
Citação de: "Typhonman"
Eu fiz o pórtico na AM (Rua Gomes Freire), aquilo realmente mete um pouco de receio. Quanto ha protecção, confirmo que não há nenhuma, quem cair, cai. :P

Eu nunca fiz mas com 30cm de largura acho que e dificil de cair a não ser claro que se tenha vertigens, no final do mês logo vejo.

Não tinha ideia é de como seria o portico, obrigado pelas fotos.

Cumprimentos

Edit: Acho que será mais perigosodificil saltar a vala de 3m isto para mim que tenho 1,69  :?
Já agora alguem sabe se o do Porto tambem e igual a esse?
Título:
Enviado por: GinTonic em Outubro 07, 2007, 02:43:03 pm
Citação de: "PereiraMarques"
É capaz de ter razão, mas o pórtico do antigo Regimento de Comandos na Amadora é duplo, se a memória não me atraiçoa...

Eu também posso estar enganado, mas a informação presente no site do exército é que apenas os Para-quedistas têm pórtico duplo (o que faz sentido, visto que os Para-quedistas, por razões óbvias, têm de se sentir muito mais à vontade nas alturas que qualquer outra tropa especial).

Citação de: "dtread"
Edit: Acho que será mais perigosodificil saltar a vala de 3m isto para mim que tenho 1,69  :?
Já agora alguem sabe se o do Porto tambem e igual a esse?


Não se preocupe com isso, 3 metros com corrida de balanço é muito fácil saltar.
Título:
Enviado por: Lancero em Outubro 07, 2007, 03:29:37 pm
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.circuloarturbual.com%2Fuserfiles%2Fimage%2FFOTOS%2520DO%2520GUINNESS%2FIMG_0347.jpg&hash=82ccb082271ef0bf23de79eedaa3262b)
antigo Regimento de Comandos, Amadora
Título:
Enviado por: acpool em Outubro 07, 2007, 04:01:05 pm
Boas a todos os foristas

Citar
eu tenho pés chatos…

Infelizmente essa situação é um problema para ingressar nas forças armadas/ Academia Militar ainda mais nas Forças Especiais, mesmo que isso não vos cause nenhum problema na vida civil

A Questão de uma “grade cunha”, força ai, já que este país anda ultimamente a funcionar assim, possivelmente até se fores cego consegues entrar para a academia ou até mesmo se faltar um braço, mas pronto, quem conseguir arranjar a tal grande cunha fica muito mais fácil. Na questão de realização pessoal não se esqueçam de mencionar aos vossos netos que a profissão que têm foi conseguida por uma cunha por haver pessoas com melhores qualidades para essa função.

Citar
E as selecções são assim tão rigorosas? Mesmo com uma média alta, cumprindo todos os testes fisicos, existe algo nos psicotecnicos ou médicos que origine tantos "NÃO APTOS"?

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.academiamilitar.pt%2Fimg%2F2%2F6.jpg&hash=e9a240fe996800e38b42e5b742454697)
As provas de admissão são pela seguinte ordem.
Inspecção Médica
Provas Psicotécnicas
Prova de Aptidão Física
Prova de Aptidão Militar

 Isto implica que quem não ficar apto numa fase não passa para a fase seguinte


Este é o pórtico na academia
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.academiamilitar.pt%2Fimg%2F2%2F1.jpg&hash=e5aedf51bef6203285271942528601ac)
a questão de caírem do pórtico é muito raro, e quem tem controlo das suas capacidades, ao sentir que se vai cair senta-se no pórtico, teoricamente é simples, simples será não pensarem que vão cair e se já foi feito porque razão não são capazes de o fazer

Cumprimentos :Ups:
Título:
Enviado por: hellraiser em Outubro 07, 2007, 04:43:44 pm
Citação de: "Probéli"
Por favor.

Será que há alguém que tenha passado na inspecção médica e me possa dizer se os pés chatos são ou não são problema?

Este assunto preocupa-me imenso... :? E se realmente for um problema, vou ter que começar a procurar cunhas...


Não, pes chatos não são problema.
Título:
Enviado por: hellraiser em Outubro 07, 2007, 04:44:59 pm
Citação de: "dtread"
Citação de: "Typhonman"
Eu fiz o pórtico na AM (Rua Gomes Freire), aquilo realmente mete um pouco de receio. Quanto ha protecção, confirmo que não há nenhuma, quem cair, cai. :P

Eu nunca fiz mas com 30cm de largura acho que e dificil de cair a não ser claro que se tenha vertigens, no final do mês logo vejo.

Não tinha ideia é de como seria o portico, obrigado pelas fotos.

Cumprimentos

Edit: Acho que será mais perigosodificil saltar a vala de 3m isto para mim que tenho 1,69  :?
Já agora alguem sabe se o do Porto tambem e igual a esse?


A vala salta-se bem aquilo assusta mas kk pessoa faz isso, so se tiveres medo e ai xegas lá e paras antes do buraco... lol,
Título:
Enviado por: hellraiser em Outubro 07, 2007, 04:46:18 pm
Citação de: "GinTonic"
Citação de: "PereiraMarques"
É capaz de ter razão, mas o pórtico do antigo Regimento de Comandos na Amadora é duplo, se a memória não me atraiçoa...

Eu também posso estar enganado, mas a informação presente no site do exército é que apenas os Para-quedistas têm pórtico duplo (o que faz sentido, visto que os Para-quedistas, por razões óbvias, têm de se sentir muito mais à vontade nas alturas que qualquer outra tropa especial).

Citação de: "dtread"
Edit: Acho que será mais perigosodificil saltar a vala de 3m isto para mim que tenho 1,69  :?
Já agora alguem sabe se o do Porto tambem e igual a esse?

Não se preocupe com isso, 3 metros com corrida de balanço é muito fácil saltar.


todas as tropas especiais têm pórtico duplo
Título:
Enviado por: Probéli em Outubro 07, 2007, 06:08:23 pm
Mas que indecisão... :roll:

Já agora... Como já tinha referido, os meus pés chatos não me dão qualquer problema, e sou uma pessoa que faz bastantes actividades fisicas... Toda a gente pode dizer o que quiser... "um militar com pés chatos não consegue  aguentar grandes caminhadas, têm menos resistência, deficiências em marchar, etc..." É verdade em casos mais graves isso acontece...
Não sei se fui abençoado por Deus ou qualquer coisa do género, mas eu felizmente não tenho nenhum desses problemas. Pelo contrário.

Eu faço parte de um grupo de escuteiros e algumas vezes por ano fazemos "raids", acampamentos, provas de resistência e sobrevivência etc, e muitas outras actividades que de alguma forma se relacionam com treinos militares (mas claro, sem a G3 às costas).

E o facto é que sempre me aguentei muito bem e sempre estive entre os primeiros da fila, enquanto muitos desistiam por cansaço, dores etc...

Já agora digo que a nossa ultima actividade foi um "raid de reconhecimento" que durou 2 dias, e em cada dia percorremos uma média de 35km dentro do mato... e mais uma vez, felizmente os meus pés não só não me incomodaram como me puseram num dos 1ºs a chegar ao destino.

Por isso não terei problema nenhum em dizer aos meus netos que devo a minha profissão a uma cunha, se o exército recusar um individuo com muitas qualidades e vontade de servir a Pátria durante toda a sua vida.

 c34x  

Se mais alguém tiver informações sobre este assunto, por favor, publiquem.
Título:
Enviado por: acpool em Outubro 07, 2007, 06:12:47 pm
hellraiser não sei se já fez alguma inpecção médica militar ou outra qualquer mas senão, relembro que há uma altura em que põe o pé em cima de um vidro que tem por baixo um espelho e uma luz, que normalmente o médico diz “não tenha medo que isso não parte, apoie-se lá num pé, muito bem, agora ponha lá o outro pé…..”

aqui estão um guia de inspecção medica a candidatos

http://www.psp.pt/psp/legislacao/legislacao/Portaria.pdf
(pag 16 ponto 158)(a portaria é da psp mas faz referencia a outra portaria
Portaria n.º 790/99 de 7 de Setembro (inspecções médicas das forcas armadas)
Há inúmeros concursos que fazem referencia a esta portaria, mas isto não implica que não passe na inspecção médica, e actualmente já se pode ter deixado de fazer a inspecção aos pés

Citar
todas as tropas especiais têm pórtico duplo


penso que não, lembro-me de ver nos livros de recrutamento apesar das imagens estarem um pouco baralhadas o CTOE e nos Comandos não o tinham, só a ETP é que tem
Título:
Enviado por: hellraiser em Outubro 07, 2007, 07:01:54 pm
Citação de: "acpool"
hellraiser não sei se já fez alguma inpecção médica militar ou outra qualquer mas senão, relembro que há uma altura em que põe o pé em cima de um vidro que tem por baixo um espelho e uma luz, que normalmente o médico diz “não tenha medo que isso não parte, apoie-se lá num pé, muito bem, agora ponha lá o outro pé…..”

aqui estão um guia de inspecção medica a candidatos

http://www.psp.pt/psp/legislacao/legislacao/Portaria.pdf
(pag 16 ponto 158)(a portaria é da psp mas faz referencia a outra portaria
Portaria n.º 790/99 de 7 de Setembro (inspecções médicas das forcas armadas)
Há inúmeros concursos que fazem referencia a esta portaria, mas isto não implica que não passe na inspecção médica, e actualmente já se pode ter deixado de fazer a inspecção aos pés

Citar
todas as tropas especiais têm pórtico duplo

penso que não, lembro-me de ver nos livros de recrutamento apesar das imagens estarem um pouco baralhadas o CTOE e nos Comandos não o tinham, só a ETP é que tem


já fiz como candidato e ja fiz como examinador. ter pes chatos pode tornar-se um problema em casos mais graves, mas a maioria das pessoas com este problema não tem deformação ossea, apenas ums disposição incorrecta. Mesmo assim e preciso que essa deformação se revele prejudicial a actividade fisica nomeadamente nas provas fisicas.
Título:
Enviado por: acpool em Outubro 07, 2007, 07:06:12 pm
Citar
Por isso não terei problema nenhum em dizer aos meus netos que devo a minha profissão a uma cunha, se o exército recusar um individuo com muitas qualidades e vontade de servir a Pátria durante toda a sua vida.

Gosto, a sua humildade diz que é melhor que muita gente, e tem muitas qualidades para um futuro militar, só é pena que não possa afirmar isso porque não sabe o que é ser militar, mas é bom que já sabe que tem muitas qualidades como militar, os meus parabéns, já agora se entrar não se esqueça de pedir á sua cunha para acabar o curso em primeiro, ou pedir privilégio na transferência de unidades, e a passagem da antiguidade para a missões, e já agora uns cursos.

O problema com os pés chatos ou um outro não é um problema momentâneo, um exemplo, quem fez uma operação aos joelhos, pode correr e saltar e fazer muitas mais coisas bem, mas na vida militar se fizer um esforço maior numa queda de um obstáculo a probabilidade de se aleijar é maior

Fazer 35 km de sapatilhas ou de botas próprias para marcha é diferente de 35 Km de botas “fodeques”, bota militar, com os pés húmidos, apesar de todos quererem servir as nossas forcas armadas nem todos o podem fazer por muito bravos que sejam mesmo que já em embriões já pensarem servir a Pátria

Cumprimentos :Ups:
Título:
Enviado por: dtread em Outubro 08, 2007, 03:59:45 pm
Citação de: "GinTonic"
Citação de: "dtread"
Edit: Acho que será mais perigosodificil saltar a vala de 3m isto para mim que tenho 1,69  :?
Já agora alguem sabe se o do Porto tambem e igual a esse?

Não se preocupe com isso, 3 metros com corrida de balanço é muito fácil saltar.


Ok.

Caso não se passe num dos testes por qualquer motivo, somos logo dados como não aptos para a recruta?
Título:
Enviado por: Farinha em Outubro 09, 2007, 04:52:29 pm
Eu já fiz os testes de admissão à Academia (em 2005), e, daquilo que me lembro, a vala ainda foi o que menos custou.Lembro-me até de a tentar saltar com o mínimo de "embalo", para prevenir...O pórtico, isso sim, lembro-me de ter chumbado alguns candidatos, e alguns dos quais eram "máquinas" em corrida,barra,etc...No meu caso, o pior foi mesmo o muro. Apesar de não ser impossível de ultrapassar, assim que tomei consciência de que aquilo era mesmo cimento "a sério", tentei algumas 15/20x e não o consegui saltar...(valeu-me 1fim de semana de treino intensivo de saltos....)
Título:
Enviado por: Gana em Outubro 09, 2007, 06:23:20 pm
Citação de: "Farinha"
Eu já fiz os testes de admissão à Academia (em 2005), e, daquilo que me lembro, a vala ainda foi o que menos custou.Lembro-me até de a tentar saltar com o mínimo de "embalo", para prevenir...O pórtico, isso sim, lembro-me de ter chumbado alguns candidatos, e alguns dos quais eram "máquinas" em corrida,barra,etc...No meu caso, o pior foi mesmo o muro. Apesar de não ser impossível de ultrapassar, assim que tomei consciência de que aquilo era mesmo cimento "a sério", tentei algumas 15/20x e não o consegui saltar...(valeu-me 1fim de semana de treino intensivo de saltos....)


Caro farinha, algumas questoes:

- Os candidatos eram todos autênticos portentos físicos, que fizeram todos os exercicios com facilidade?

- Fazem realmente um exame aos pés em termos de ver se os candidatos têm pé chato ou cavo?

- Os exames psicotecnicos são mesmo dificeis?

Em suma, a candidatura à Academia Militar é extremamente dificil para quem se prepara fisica e mentalmente? É que sem nenhum ponto de referencia, não sei se mesmo dando o meu máximo conseguirei competir com os restantes candidatos... (tenho 1,92m, sou bastante activo fisicamente e ainda estou a treinar mais para a academia, tenho média de 16 valores, sou empenhado, responsavel, etc etc etc... Terei de competir com verdadeiros triatletas com médias de 20?  :? )
Título:
Enviado por: Farinha em Outubro 09, 2007, 10:48:30 pm
Não, claro que não!Logo no 1º teste físico sairam logo uns 3 ou 4, não é por aí...No entanto, a meu ver, os testes da vala, do pórtico e do muro são mais testes psicológicos que físicos, por isso é preciso atenção, não basta ser uma máquina...
Em relação ao exame aos pés, lembro-me de o fazerem. No entanto, não sei  até que ponto será eliminatório, tal como tem vindo a ser discutido nos posts anteriores.
Os testes psicotécnicos não são difíceis,são e longos...lembro do belo do teste das 300 perguntas...juntado-lhe 200 dum teste anterior, dá uma óptima tarde a responder a 500 perguntas (lembro-me de alguns candidatos cujo teste não foi conclusivo, pelo que tiveram de o repetir....1000 perguntas....)
Em relação à média não há problema. Eu entrei na Academia com média de 15,7 e era o 15º da companhia, por isso...
Não pense que vai concorrer para a academia contra o obikwelu em pessoa, é tudo gente normal, que tem gosto pela tropa e que para poder fazer parte dela, está ali disposta a dar tudo por tudo, só isso.
Boa sorte para o concurso.
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Outubro 10, 2007, 12:11:20 am
O da vala é o mais fácil do mundo, sei que quando uma pessoa ouve 3 metros fica logo assustada, mas se fores ver uma passada larga com um pequeno salto e já fizeste essa distância. O muto tb é sem grandes stresses...se for a ver a única prova que me levantou mais problemas foi o teste da agressividade e isso só se faz nos Páras. :wink:
Título:
Enviado por: Probéli em Outubro 13, 2007, 09:41:38 pm
"Gosto, a sua humildade diz que é melhor que muita gente, e tem muitas qualidades para um futuro militar, só é pena que não possa afirmar isso porque não sabe o que é ser militar, mas é bom que já sabe que tem muitas qualidades como militar, os meus parabéns, já agora se entrar não se esqueça de pedir á sua cunha para acabar o curso em primeiro, ou pedir privilégio na transferência de unidades, e a passagem da antiguidade para a missões, e já agora uns cursos."

O meu objectivo em dizer todas essas coisas não foi o de me gabar, e muito menos dizer que sou melhor que muitos... Mas sim dar a entender que lá por ter os pés chatos, não quer dizer que seja "paralitico".

Já agora, até sei algumas coisas sobre a vida militar...

O meu pai foi Paraquedista, tenho um familiar nos Comandos, conheço um Tenente-Coronel do exército, e dois Majores da Força Aérea.

Já fui à base da OTA várias vezes, onde "treinei" (foi mais brincar...) no campo de exercicios, no portico, na vala, na pista de obstaculos etc... e pratiquei tiro com algumas carabinas e inclusive a G3 com balas reais (o que não é mentira, pensem o que quiserem), e já assisti à instrucção de recrutas (ao longe, claro) e sei, nem que seja apenas um pouco, aquilo que sofrem...

Nunca foi minha intenção gabar-me ou dizer que sou melhor que outros, e é claro que por muitas vezes que tenha "entrado" na vida militar, nunca foi assério, foi mais na base do turismo.

Não sensuro ninguém por achar errado o acto das cunhas... mas este é o meu sonho e farei tudo o que puder para conseguir realizado.

Um abraço a todos os companheiros que partilham o gosto pelas Forças Armadas. c34x
Título:
Enviado por: zecouves em Outubro 14, 2007, 10:04:27 am
Citação de: "Gana"
Citação de: "Farinha"
Eu já fiz os testes de admissão à Academia (em 2005), e, daquilo que me lembro, a vala ainda foi o que menos custou.Lembro-me até de a tentar saltar com o mínimo de "embalo", para prevenir...O pórtico, isso sim, lembro-me de ter chumbado alguns candidatos, e alguns dos quais eram "máquinas" em corrida,barra,etc...No meu caso, o pior foi mesmo o muro. Apesar de não ser impossível de ultrapassar, assim que tomei consciência de que aquilo era mesmo cimento "a sério", tentei algumas 15/20x e não o consegui saltar...(valeu-me 1fim de semana de treino intensivo de saltos....)

Caro farinha, algumas questoes:

- Os candidatos eram todos autênticos portentos físicos, que fizeram todos os exercicios com facilidade?

- Fazem realmente um exame aos pés em termos de ver se os candidatos têm pé chato ou cavo?

- Os exames psicotecnicos são mesmo dificeis?

Em suma, a candidatura à Academia Militar é extremamente dificil para quem se prepara fisica e mentalmente? É que sem nenhum ponto de referencia, não sei se mesmo dando o meu máximo conseguirei competir com os restantes candidatos... (tenho 1,92m, sou bastante activo fisicamente e ainda estou a treinar mais para a academia, tenho média de 16 valores, sou empenhado, responsavel, etc etc etc... Terei de competir com verdadeiros triatletas com médias de 20?  :? )



ATENÇÃO!

O limite de altura para concorrer à AM é de 1,90 m!! Aliás é o limite para as Força Armadas actualmente.
Título:
Enviado por: Lightning em Outubro 14, 2007, 11:15:41 am
Citação de: "zecouves"
ATENÇÃO!

O limite de altura para concorrer à AM é de 1,90 m!! Aliás é o limite para as Força Armadas actualmente.


Na Força Aérea penso que não, acho que só a especialidade de piloto e o pessoal que anda em viaturas (bombeiros, motoristas, etc) é que tem limite de altura máxima de 1.90m.
Título:
Enviado por: Gana em Outubro 14, 2007, 02:20:44 pm
:shock:  :shock:  :cry:
Título:
Enviado por: zecouves em Outubro 15, 2007, 09:38:49 am
Citação de: "Gana"
:shock:  :shock:  :shock:

Omfg, por 2 centímetros não vou ser aceite na AM? Não acredito...  :cry:


Para efeitos de medição de altura o que conta é o "medidor" que está na AM. Pode ser que esse só te meça 1,90 m, o que duvido ...

Consulta a portaria nº 790/99, de 7 de Setembro, com as alterações introduzidas pelas Portarias nos 1157/2000, de 7 de Dezembro, e 1195/2001, de 16 de Outubro.

Boa sorte.
Título:
Enviado por: HJPereira em Maio 15, 2008, 10:43:06 pm
Olá a todos!

Gostaria de saber se alguém me poderia elucidar sobre uma dúvida muito concreta. A idade limite para ingresso na AM sendo candidato civil é de 22 anos, sendo militar de 24 anos. Pelo que já me disseram, independentemente da idade com que entramos na tropa (20,21,23) ela congela. A minha dúvida prende-se aí, se um indivíduo que entre na tropa por exemplo com 23 anos, conclua lá o secundário (3 anos) e mesmo tendo 26 anos pode concorrer á AM, se com o congelamento da idade mesmo tendo 26 anos, concorre à AM como se tivesse 23. A dúvida está mesmo no congelamento ou não da idade na candidatura á AM.
Se alguém me puder elucidar um pouco sobre isto ficaria grato :)
Título:
Enviado por: zecouves em Maio 19, 2008, 09:23:35 am
Consulta: http://dre.pt/pdf2sdip/2008/04/069000000/1543915443.pdf (http://dre.pt/pdf2sdip/2008/04/069000000/1543915443.pdf)
Título:
Enviado por: pedroamorim em Junho 27, 2009, 04:00:21 am
Um candidato ao curso de Ciencias Militares na AM, com média á volta de 13/14 valores, tem boas hipoteses,partinho do presuposto que realiza os testes fisicos e restantes com sucesso?
Obrigada,cumps
Título:
Enviado por: flavio em Junho 27, 2009, 03:14:48 pm
Citação de: "pedroamorim"
Um candidato ao curso de Ciencias Militares na AM, com média á volta de 13/14 valores, tem boas hipoteses,partinho do presuposto que realiza os testes fisicos e restantes com sucesso?
Obrigada,cumps


Também gostava de saber, uma vez que o exame a matemática não me correu muito bem...estou a contar em ficar com uma nota de candidatura de 12. Acham que já estou arrumado?

Cumprimentos amigo, boa sorte para as provas.
Título:
Enviado por: ShadIntel em Julho 01, 2009, 12:40:48 pm
Citação de: "reisada"
Ola a todos
Para o ano uma das minhas opçoes e ir para a academia militar

Agora tenho uma duvida geral em relacao a tudo no exercito:
como se processam as promoçoes? como e que uma pessoa pode ser promovida??
E por cursos que se tiram e tal, e por tempo no posto, e por que por favor

obrigado
Título:
Enviado por: sFernandes_17 em Julho 01, 2009, 01:27:17 pm
Ola!
meu primo quer concorrer a academia GNR - curso ciencias militares... podiam esclarecer as provas especificas?! é portugues e matemática ou português e matemática? é que ele tem melhor nota a uma que a outra e ns média conta!

cumps  :wink:
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Julho 01, 2009, 03:22:45 pm
Citação de: "sFernandes_17"
Ola!
meu primo quer concorrer a academia GNR - curso ciencias militares... podiam esclarecer as provas especificas?! é portugues e matemática ou português e matemática? é que ele tem melhor nota a uma que a outra e ns média conta!

cumps  :arrow: http://www.academiamilitar.pt/disciplin ... ficas.html (http://www.academiamilitar.pt/disciplinas-especificas.html)

 :arrow: http://www.academiamilitar.pt/perguntas-frequentes.html (http://www.academiamilitar.pt/perguntas-frequentes.html)
Título:
Enviado por: lazaro em Julho 01, 2009, 03:56:20 pm
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Citação de: "sFernandes_17"
Ola!
meu primo quer concorrer a academia GNR - curso ciencias militares... podiam esclarecer as provas especificas?! é portugues e matemática ou português e matemática? é que ele tem melhor nota a uma que a outra e ns média conta!

cumps  :arrow: http://www.academiamilitar.pt/disciplin ... ficas.html (http://www.academiamilitar.pt/disciplinas-especificas.html)

 :arrow: http://www.academiamilitar.pt/perguntas-frequentes.html (http://www.academiamilitar.pt/perguntas-frequentes.html)


off topic

Estamos na sociedade da informação mas há quem não saiba ou não a queira encontrar  :roll:
Título:
Enviado por: sFernandes_17 em Julho 01, 2009, 05:33:41 pm
Obrigada pela informação lazaro!

eu fui ver aquele o aviso que puseram uns posts mais acima, mas como não estava esclarecedor, não há nada como perguntar a quem sabe ;)
Título:
Enviado por: lazaro em Julho 01, 2009, 10:17:50 pm
Não tens que agradecer.

Também podes sempre falar pessoalmente com quem sabe ou então enviar email: http://www.academiamilitar.pt/como-contactar.html (http://www.academiamilitar.pt/como-contactar.html)

Suponho que o numero azul já não funciona.
Título:
Enviado por: flavio em Julho 07, 2009, 09:31:55 pm
Bem amigos, fui ver hoje as notas do exame nacional de matemática: tive 13,5 valores. Com média de secundário de 14 valores penso que já dei mais um passo :)
Boa sorte a todos,

Flávio Trindade
Título:
Enviado por: Mali em Agosto 28, 2009, 12:08:56 pm
Bom dia, eu também quero concorrer à Academia Militar, nada me satisfaria mais do que poder servir a pátria durante a minha vida.

Só que sinto-me preocupada com os testes médicos. Eu uso óculos (tenho 1,75 de dioptria no máximo) e parti um dente definitivo quando era pequena, ou seja, tenho um pivot, e esse pivot impediu que o dente do lado tivesse nascido. São factores impeditivos de estar apto na inspecção médica, não são? É que eu sinto-me mesmo muito preocupada com isso.

Nota: Só vou agora para o 12º ano, só para o próximo ano é que me inscrevo.
Título: Re: Carreira militar através da Academia - anos de serviço
Enviado por: Mozattack em Setembro 07, 2012, 07:07:43 pm
Boas,

 Eu queria acabar o 12º ano e ingressar no exercito, mas tenho duvidas, pois eu queria fazer vida militar mas queria ser Rangers ou Paraq-quedistas. Se eu escolher uma das OE fico logo nos quadros?
Título: Re: Carreira militar através da Academia - anos de serviço
Enviado por: Trafaria em Setembro 07, 2012, 07:58:39 pm
Citação de: "Mozattack"
Boas,

 Eu queria acabar o 12º ano e ingressar no exercito, mas tenho duvidas, pois eu queria fazer vida militar mas queria ser Rangers ou Paraq-quedistas. Se eu escolher uma das OE fico logo nos quadros?
Não!
Título: Re: Carreira militar através da Academia - anos de serviço
Enviado por: Ana222 em Setembro 25, 2014, 11:28:54 am
Ola, eu acho que deviam aumentar a idade para concorrer a academia militar ate aos 25 anos. Porque ha pessoas que por exemplo tem uma disciplina em atraso e nao conseguem acabar o secundario, so o acabam tirando um curso no centro de emprego que é de dois anos e meio. Assim ha pessoas que querem entrar na academia militar so que ja tem 23 anos ou 24, e é um sonho para elas entrarem na acdemia. Acho que devia alterar a idade para os 25 anos. E voces que acham?
Temos de dar oportunidade ate aos 25 anos. Ha tantos que querem entrar ate essa idade...
Título: Re: Carreira militar através da Academia - anos de serviço
Enviado por: PereiraMarques em Setembro 25, 2014, 11:37:19 am
LOL?! Quem não tem capacidade para acabar o Ensino Secundário no "tempo normal" obviamente que não capacidade para fazer os Cursos da Academia Militar...ainda por cima pedem todos como disciplina específica de ingresso Matemática A...  :roll:
Título: Re: Carreira militar através da Academia - anos de serviço
Enviado por: Cabeça de Martelo em Setembro 25, 2014, 12:01:23 pm
Citação de: "Ana222"
Ola, eu acho que deviam aumentar a idade para concorrer a academia militar ate aos 25 anos. Porque ha pessoas que por exemplo tem uma disciplina em atraso e nao conseguem acabar o secundario, so o acabam tirando um curso no centro de emprego que é de dois anos e meio. Assim ha pessoas que querem entrar na academia militar so que ja tem 23 anos ou 24, e é um sonho para elas entrarem na acdemia. Acho que devia alterar a idade para os 25 anos. E voces que acham?
Temos de dar oportunidade ate aos 25 anos. Ha tantos que querem entrar ate essa idade...

Eu por acaso até defendo que deviam aumentar a idade limite de ingresso, mas não é por causa de quem não consegue acabar o liceu no seu tempo devido, é isso sim a pensar nos contratados que têm capacidade de serem Oficiais do QP.

Ana, a Academia não é própriamente a coisa mais fácil do mundo a nível académico, uma pessoa que tem dificuldade em acabar o liceu muito provavelmente não conseguia sequer entrar na Academia e muito menos acabar o curso.
Título: Re: Carreira militar através da Academia - anos de serviço
Enviado por: raphael em Setembro 25, 2014, 04:28:34 pm
Citação de: "Ana222"
Ola, eu acho que deviam aumentar a idade para concorrer a academia militar ate aos 25 anos. Porque ha pessoas que por exemplo tem uma disciplina em atraso e nao conseguem acabar o secundario, so o acabam tirando um curso no centro de emprego que é de dois anos e meio. Assim ha pessoas que querem entrar na academia militar so que ja tem 23 anos ou 24, e é um sonho para elas entrarem na academia. Acho que devia alterar a idade para os 25 anos. E voces que acham?
Temos de dar oportunidade ate aos 25 anos. Ha tantos que querem entrar ate essa idade...

Atualmente com 25 anos já tens pessoal com mestrado integrado completo!
Academia não é só estudar, além dos deveres militares há toda uma capacidade física associada que em alguém com 18 anos tem capacidade de ser potenciada, em alguém com 25 anos que entre com essa idade...tem de ser recuperada!
Uma coisa é não terminar o secundário com uma disciplina e em vez de terminar aos 18 terminam aos 19...agora a situação que descreves não se compadece com o ingresso numa Academia Militar!
18 mais os tais 2 anos e meio, dá menos de 21 anos...daí até aos 25 ainda dá tempo para muita coisa!
Título: Re: Carreira militar através da Academia - anos de serviço
Enviado por: Ana222 em Outubro 03, 2014, 03:15:41 pm
Acho que deviam aumentar a idade para concorrer a academia ate aos 25 anos, porque ha quem queria muito entrar la.
Título: Re: Carreira militar através da Academia - anos de serviço
Enviado por: Cabeça de Martelo em Outubro 03, 2014, 04:41:26 pm
Citação de: "Ana222"
Acho que deviam aumentar a idade para concorrer a academia ate aos 25 anos, porque ha quem queria muito entrar la.

Certo, mas na minha perspectiva não seria o pessoal só com o 12.º ano, mas sim já pessoal com pelo menos uma Licenciatura e que já tivesse mostrado serviço. O curso teria de ser mais reduzido, já que estou a falar de militares já formados e com cursos superiores. Algo como a FAP faz, na Academia. Por exemplo, não há curso de 5 anos na Academia para Oficiais PA, as poucas vagas que há são para contractados e o curso é mais curto.

Pessoal que não consegue acabar o liceu jamais terá capacidade de aguentar um curso na Academia. Isso é garantido!
Título: Re: Carreira militar através da Academia - anos de serviço
Enviado por: Jorge_Pereira@tech em Fevereiro 02, 2015, 05:12:56 pm
Bom dia Senhores, tenho aqui um dúvida que penso ser pertinente, estou extremamente interessado em seguir estudos na Academia Militar, mais especificamente em Engenharia Mecanica Militar( vou tambem tirar todas as cadeiras possiveis ligadas a ciencia e engenharia computacional), sempre quis estar ligado ás engenharias e se o posso fazer pelo meu país, para o meu país, ainda melhor.
A minha questão é que tipo de funçoes exercerei após o curso. Estarei realmente a ajudar a desenvolver e melhorer os equipamentos militares portugueses ou destinados ao mesmo ou isso é extremamente útopico?  


Cumprimentos, Jorge Pereira;
Obrigado.
Título: Re: Carreira militar através da Academia - anos de serviço
Enviado por: HSMW em Fevereiro 02, 2015, 09:48:13 pm
Citação de: "Jorge_Pereira@tech"
Estarei realmente a ajudar a desenvolver e melhorer os equipamentos militares portugueses ou destinados ao mesmo

Claro que... Não!  :twisted:

Oficial Engenheiro de Material na área de Mecânica ou Electrónica acaba sempre por ser o Oficial de manutenção de alguma unidade e responsável por alguma oficina da respectiva área.
Título: Re: Carreira militar através da Academia - anos de serviço
Enviado por: Jorge_Pereira@tech em Fevereiro 02, 2015, 10:15:40 pm
Peço desculpa pela minha ignorancia mas, o que constitui essa função de Oficial de Manutenção, que se faz especificamente? Compreendo que se trata da manutençao de equipamento militar mas tenho a possibilidade de tratar da manutençao de artilharia, blindados, ou ate mesmo aeronaves, vou mesmo "sujar as maos", ou è um trabalho monótono?
Título: Re: Carreira militar através da Academia - anos de serviço
Enviado por: Jorge_Pereira@tech em Fevereiro 09, 2015, 06:55:56 pm
Agradecia uma resposta :)
Título: Re: Carreira militar através da Academia - anos de serviço
Enviado por: HSMW em Fevereiro 09, 2015, 07:19:10 pm
Já tinha praticamente respondido na mensagem anterior.
É o equivalente ao gerente da oficina, seja ela de viaturas ligeiras ou blindadas.
Título: Re: Carreira militar através da Academia - anos de serviço
Enviado por: Jorge_Pereira@tech em Fevereiro 09, 2015, 09:17:54 pm
Muito obrigado, so mais uma questão, se for para o Regimento de Manutençao tenho de viver nas suas instalações ou posso viver numa outra habitação seja la onde esta for?