Os 30 F16A/B MLU da FAP

  • 3383 Respostas
  • 632439 Visualizações
*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5375
  • Recebeu: 4014 vez(es)
  • Enviou: 9952 vez(es)
  • +8451/-245
Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1080 em: Novembro 25, 2016, 01:38:59 am »
Acho estranho é ter saido de S.Petersburgo e ter sido interceptado pela Noruega e não pela parelha NATO dos Balticos.

Mas pronto, se calhar sou eu que não percebo de geografia.

Na notícia mencionava S. Petersburgo? Referi Kaliningrado só por ser mais perto que S. Petersburgo. Se saiu de Kaliningrado teria sido interceptado pelos polacos, suecos, alemães, dinamarqueses, noruegueses, holandeses, belgas, ingleses, franceses, mais FAP e EdA e, eventualmente a patrulha NATO do Báltico. De S. Petersburgo, todos os acima descritos, mais os finlandeses. Em qualquer dos casos seria uma grande estica e necessitaria de reabastecimento aéreo.
Talent de ne rien faire
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8467
  • Recebeu: 3850 vez(es)
  • Enviou: 714 vez(es)
  • +4985/-786
Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1081 em: Novembro 25, 2016, 02:12:59 pm »
Não poderia ter sido um Su-33 utilizado a partir do Kuznetsov? Visto estes serem virtualmente idênticos aos Su-35, pode ter havido uma certa confusão, digo eu.
 

*

ferreira76

  • Membro
  • *
  • 47
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +0/-4
Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1082 em: Novembro 25, 2016, 02:34:09 pm »
Não poderia ter sido um Su-33 utilizado a partir do Kuznetsov? Visto estes serem virtualmente idênticos aos Su-35, pode ter havido uma certa confusão, digo eu.

O SU-30 e SU-33 têm canards, o SU-35 penso que não, talvez uma boa forma de os identificar!!
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5375
  • Recebeu: 4014 vez(es)
  • Enviou: 9952 vez(es)
  • +8451/-245
Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1083 em: Novembro 25, 2016, 02:37:22 pm »
Não poderia ter sido um Su-33 utilizado a partir do Kuznetsov? Visto estes serem virtualmente idênticos aos Su-35, pode ter havido uma certa confusão, digo eu.

Foi exactamente o que me ocorreu, mas o movimento N-S-N do caça, mais o facto do Kuznetsov ter chegado ao largo da Síria a 12 não encaixam nessa teoria. Mesmo que se tratasse do caso de um dos caças do Kuznetsov, por qualquer motivo, ter de regressar à Russia, havia rotas mais curtas. Continuo a achar a notícia algo estranha, mas enfim.
Talent de ne rien faire
 

*

ferreira76

  • Membro
  • *
  • 47
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +0/-4
Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1084 em: Novembro 25, 2016, 03:09:50 pm »
Provavelmente iam com 3 "depósitos" e apenas 2 a 4 misseis ar-ar cada. À partida chega bem para as viagens, e o tempo que duram no ar, chega bem para preparar uma segunda parelha caso seja necessário render a parelha anterior.
O importante aqui não é necessariamente o raio de acção, mas sim a forma como a FAP consegue preparar uma segunda parelha num curto espaço de tempo assim que a parelha de alerta é lançada.

E sim, é nestes casos que um reabastecedor dava jeito, pelo sim pelo não.

Estou sim mais curioso relativamente à panóplia de armamentos com que iam equipados os F-16 interceptores. Será que continuam a usar o mesmo layout de dois sidewinder, ou nestes casos fazem como no báltico e instalam os AMRAAM?

E um Su-35 aqui? Veio de bem longe. Esse sim representa um perigo maior.

Acabei de confirmar com um colega meu aqui da base de Monte Real, os 2  F-16 QRA, vão equipados com 2 AIM-9L Sidewinder e 2 AIM-120D AMRAAM...
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5518
  • Recebeu: 5487 vez(es)
  • Enviou: 3611 vez(es)
  • +10065/-2645
Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1085 em: Novembro 25, 2016, 03:54:50 pm »
Acabei de confirmar com um colega meu aqui da base de Monte Real, os 2  F-16 QRA, vão equipados com 2 AIM-9L Sidewinder e 2 AIM-120D AMRAAM...

Dois AIM-120C-5. O AIM-120D ainda só é utilizado pela U.S. Navy, USAF e será também vendido brevemente à Austrália.  ;)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1670
  • Recebeu: 390 vez(es)
  • Enviou: 343 vez(es)
  • +99/-45
Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1086 em: Novembro 25, 2016, 04:33:03 pm »
Acabei de confirmar com um colega meu aqui da base de Monte Real, os 2  F-16 QRA, vão equipados com 2 AIM-9L Sidewinder e 2 AIM-120D AMRAAM...

Dois AIM-120C-5. O AIM-120D ainda só é utilizado pela U.S. Navy, USAF e será também vendido brevemente à Austrália.  ;)

CharlieJaguar mais atento que o pessoal da manutenção de armamento do F-16 de Monte Real...preocupante! O camarada do ferreira76 tem de estar mais atento (digo camarada, porque colega tem outro sentido).
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

ferreira76

  • Membro
  • *
  • 47
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +0/-4
Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1087 em: Novembro 25, 2016, 04:35:44 pm »
Acabei de confirmar com um colega meu aqui da base de Monte Real, os 2  F-16 QRA, vão equipados com 2 AIM-9L Sidewinder e 2 AIM-120D AMRAAM...

Dois AIM-120C-5. O AIM-120D ainda só é utilizado pela U.S. Navy, USAF e será também vendido brevemente à Austrália.  ;)

CharlieJaguar mais atento que o pessoal da manutenção de armamento do F-16 de Monte Real...preocupante! O camarada do ferreira76 tem de estar mais atento (digo camarada, porque colega tem outro sentido).

Vou confirmar novamente com ele... O meu camarada!!
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5375
  • Recebeu: 4014 vez(es)
  • Enviou: 9952 vez(es)
  • +8451/-245
Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1088 em: Novembro 25, 2016, 05:38:44 pm »
E entre o D e o C5 há o C7 que não chegámos a adquirir. O alcance do C5 estima-se em 65 milhas e do C7 cerca de 50 % mais. Obviamente, como com qualquer míssil lançado do ar, o alcance vai depender da altitude e velocidade da plataforma de lançamento.
Talent de ne rien faire
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11077
  • Recebeu: 2352 vez(es)
  • Enviou: 3260 vez(es)
  • +740/-1032
Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1089 em: Novembro 25, 2016, 10:46:22 pm »
Acabei de confirmar com um colega meu aqui da base de Monte Real, os 2  F-16 QRA, vão equipados com 2 AIM-9L Sidewinder e 2 AIM-120D AMRAAM...

Dois AIM-120C-5. O AIM-120D ainda só é utilizado pela U.S. Navy, USAF e será também vendido brevemente à Austrália.  ;)

CharlieJaguar mais atento que o pessoal da manutenção de armamento do F-16 de Monte Real...preocupante! O camarada do ferreira76 tem de estar mais atento (digo camarada, porque colega tem outro sentido).

Se calhar até temos Ds mas era para ser segredo. ;D
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12769
  • Recebeu: 3105 vez(es)
  • Enviou: 7611 vez(es)
  • +799/-1318
    • http://youtube.com/HSMW
Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1090 em: Novembro 26, 2016, 02:36:39 am »
Alguma vez utilizámos AIM-7?
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Johnnie

  • Analista
  • ***
  • 721
  • Recebeu: 90 vez(es)
  • Enviou: 36 vez(es)
  • +95/-88
Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1091 em: Novembro 26, 2016, 02:32:06 pm »
Alguma vez utilizámos AIM-7?

Não, mas "diz-se" que os nossos OCU´s vinham já preparados para eles
«When everything is coming your way... You are in the wrong lane!!!!"
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5375
  • Recebeu: 4014 vez(es)
  • Enviou: 9952 vez(es)
  • +8451/-245
Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1092 em: Novembro 26, 2016, 04:19:38 pm »
Os OCU são praticamente idênticos ao F-16 ADF, que tinha capacidade de operar tanto o AIM-7 como o AIM-120.  O ADF era versão de defesa aérea do F-16A, concebida exclusivamente para a ANG. Logo é bem provável que essa capacidade tenha existido na FAP, mas os mísseis nunca foram adquiridos — o que até faz sentido, visto o AMRAMM já existir à altura e ser muito superior.
Talent de ne rien faire
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12769
  • Recebeu: 3105 vez(es)
  • Enviou: 7611 vez(es)
  • +799/-1318
    • http://youtube.com/HSMW
Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1093 em: Novembro 26, 2016, 06:41:31 pm »
A principal  diferença é no custo sendo este menos de metade do AIM-120C (125.000$ para 300.000$) e na quantidade maior de explosivo (80Kg para 18Kg)
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5375
  • Recebeu: 4014 vez(es)
  • Enviou: 9952 vez(es)
  • +8451/-245
Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1094 em: Novembro 27, 2016, 03:39:24 pm »
A principal  diferença é no custo sendo este menos de metade do AIM-120C (125.000$ para 300.000$) e na quantidade maior de explosivo (80Kg para 18Kg)

A principal diferença é facto de o sistema de guiamento do Sparrow ser passivo, tornando a plataforma de lançamento vulnerável. Pelo contrário, o AMRAAM é 'fire and forget', podendo a plataforma de lançamento iniciar manobras evasivas imediatamente após o disparo. O combate aéreo é extremamente rápido e fluido, durando, por vezes, poucos segundos. Neste tipo de ambiente, ter que iluminar continuamente o alvo até o míssil o atingir (ou não) pode significar o fim do artista.
Talent de ne rien faire