Os 30 F16A/B MLU da FAP

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nelson38899

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1065 em: Setembro 19, 2016, 09:52:52 am »
cockpit do F-16 Tuga

"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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Charlie Jaguar

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1066 em: Setembro 21, 2016, 01:05:30 pm »
E um vídeo da ultima missão no Báltico.
Citar
A Força Nacional Destacada (FND) na Lituânia terminou, dia 31 de agosto, a sua participação na missão NATO BALTIC AIR POLICING 2016, após quatro meses de operação

Este vídeo ilustra bem como a FAP e tantas outras forças aéreas ocidentais utilizam hoje os pods TGP, como é o caso no nosso Litening, também como uma espécie de "Infra-Red Search and Track" (IRST) dos pobres.  :)

Na altura em que o IRST está a fazer um regresso no mundo ocidental sob a forma de pods montados em caças (o Lockheed Martin Legion nos F-15C/D Eagle, e o IRST 21 nos F/A-18E/F Super Hornet, por exemplo), ou integrados na própria aeronave como é o caso do Rafale, Eurofighter e Gripen, dado permitir detectar aeronaves quando o radar não consegue e segui-las de forma passiva - ou seja, sem alertar o alvo que está a ser perseguido -, algumas nações como Portugal utilizam o pod de designação de alvos Litening (ou Sniper) também numa vertente ar-ar que por vezes escapa despercebida.

http://foxtrotalpha.jalopnik.com/infrared-search-and-track-systems-and-the-future-of-the-1691441747


Lockheed Martin Legion Pod


F-15C Eagle com pod Sniper para operações ar-ar
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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1067 em: Novembro 22, 2016, 06:02:02 pm »
A Força Aérea divulgou hoje que na semana passada, na madrugada de quarta para quinta-feira, a parelha de alerta QRA descolou para interceptar de novo dois Tu-95 "Bear" da Força Aérea Russa.

https://www.publico.pt/2016/11/22/sociedade/noticia/forca-aerea-portuguesa-interceptou-dois-bombardeiros-russos-em-espaco-portugues-1752120
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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1068 em: Novembro 23, 2016, 03:19:20 pm »
O site do diário espanhol ABC adianta que também na passada quinta-feira os nossos F-16MLU, depois de primeiramente ter sido seguido por 2 F-18 espanhóis, terão escoltado um Sukhoi Su-35 Flanker até ao largo do Algarve quando alterou a rota e rumou de novo para Norte, tal como aconteceu com os dois Tu-95 Bear.

http://www.abc.es/espana/abci-caza-ruso-provoca-alerta-f-18-espanoles-201611220316_noticia.html
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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1069 em: Novembro 23, 2016, 04:12:30 pm »
Os nossos F-16 têm autonomia para ir apanhar o caça em questão na ponta norte do país, acompanha-lo ao longo do território e fazer novamente o mesmo percurso e ainda regressar à base? Ou foi preciso fazer substituição da parelha?
 

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1070 em: Novembro 23, 2016, 04:55:10 pm »
Raio Acção - 900 Km

7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Alvalade

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1071 em: Novembro 23, 2016, 05:28:24 pm »
Raio Acção - 900 Km

Sem os tanques externos.
 

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Charlie Jaguar

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1072 em: Novembro 23, 2016, 06:26:03 pm »
Citar
Combat Radius - 865 nmi (1,605 km) with two AIM-9, two AIM-120, two 370-gal and one 300-gal fuel tanks

http://www.aerospaceweb.org/aircraft/fighter/f16/
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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1073 em: Novembro 23, 2016, 06:45:58 pm »
Só para complementar, em tempo, o F-16 tem a autonomia de umas 3h. Mas deve ter sido suficiente.

Lembro-me que nos casos que aconteceram em 2014, num dos casos uma parelha também foi suficiente, mas no segundo caso preparou-se uma segunda parelha de F-16 (não me lembro se realmente descolou), porque os russos ainda andavam ai a passear e a primeira parelha já estava a precisar de aterrar.
 

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Crypter

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1074 em: Novembro 23, 2016, 09:57:33 pm »
Numa medição muito rasca, partindo da base de Monte Real indo em direcção Norte (Galiza) -> sagres -> Regressando para norte (supostamente o trajecto efectuado) são +/- 1800 Km... Por isso mantenho a minha dúvida. É nesta altura que um intercetor com maior alcance dava jeito  ;D
 

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Lightning

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1075 em: Novembro 23, 2016, 11:33:52 pm »
Numa medição muito rasca, partindo da base de Monte Real indo em direcção Norte (Galiza) -> sagres -> Regressando para norte (supostamente o trajecto efectuado) são +/- 1800 Km... Por isso mantenho a minha dúvida. É nesta altura que um intercetor com maior alcance dava jeito  ;D

Por mim acho que não é assim tão importante, as intercepções não deixaram de ser feitas, a FAP não tem só 2 F-16, tem mais por isso várias parelhas podem-se revesar de for necessário, o que nem tem sido o caso, que eu saiba só foi preciso uma vez.
 

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NVF

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1076 em: Novembro 24, 2016, 02:37:10 am »
Para isso, mais vale ter um reabastecedor (ou melhor, dois). Custa o mesmo que dois ou três caças, mas pode reabastecer muitos mais, múltiplas vezes; é aquilo que em inglês se designa como 'force multiplier'. 
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dc

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1077 em: Novembro 24, 2016, 12:37:47 pm »
Provavelmente iam com 3 "depósitos" e apenas 2 a 4 misseis ar-ar cada. À partida chega bem para as viagens, e o tempo que duram no ar, chega bem para preparar uma segunda parelha caso seja necessário render a parelha anterior.
O importante aqui não é necessariamente o raio de acção, mas sim a forma como a FAP consegue preparar uma segunda parelha num curto espaço de tempo assim que a parelha de alerta é lançada.

E sim, é nestes casos que um reabastecedor dava jeito, pelo sim pelo não.

Estou sim mais curioso relativamente à panóplia de armamentos com que iam equipados os F-16 interceptores. Será que continuam a usar o mesmo layout de dois sidewinder, ou nestes casos fazem como no báltico e instalam os AMRAAM?

E um Su-35 aqui? Veio de bem longe. Esse sim representa um perigo maior.
 

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NVF

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1078 em: Novembro 24, 2016, 07:16:21 pm »
O Su-35, se descolou de Kaliningrado, deve ter sido interceptado múltiplas vezes. No entanto, não se encontram referências nas notícias nacionais ou internacionais, excepto por parte do ABC espanhol. Estranho.
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Lightning

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1079 em: Novembro 24, 2016, 10:42:37 pm »
Acho estranho é ter saido de S.Petersburgo e ter sido interceptado pela Noruega e não pela parelha NATO dos Balticos.

Mas pronto, se calhar sou eu que não percebo de geografia.