Os 30 F16A/B MLU da FAP

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Charlie Jaguar

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2505 em: Julho 12, 2021, 05:36:47 pm »
CJ, sabe-me dizer que meios permitem a partilha de informação com os F-16V/F-35 é que tenho a ideia que temos pouca o nenhuma capacidade na integração de dados.

Os Data Links (penso que é assim que se chama aos protocolos/sistemas de comunicação) do P3 e das "novas" BD permitem esta integração de dados? E os subs? tem algum Data Link?

O F-16V e o F-35 comunicarão através de dispositivos avançados de Link 16, no caso do V não sei ainda a sua designação e no F-35 será o MADL (Multifunction Advanced Data Link). Os nossos P-3C CUP+ possuem capacidade Link 11 e 16, quanto às BD creio que a intenção seria dotá-las de Link 16 e 22 aquando do MLU, porém não sou a pessoa indicada para saber em que pé estará isso agora face à extrema demora na modernização dos navios.

A capacidade de Link 16 dos P-3 ]e muito reduzida. Basicamente tem um teclado que permite mandar mensagens Link 16. Por exemplo se um P-3C detectar um contacto no radar, tem de escrever uma mensagem com as coordenadas para que o F-16 possa receber o alvo.

Sim, é verdade, mas tem apesar de tudo. Deveria ser (ou será) algo adereçado aquando do MLU, caso este venha mesmo a ocorrer. 
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2506 em: Julho 12, 2021, 05:56:37 pm »
Os Tridente possuem Link 11. Os C-295 VIMAR não sei. As estações de radar e quaisquer futuras baterias AA também teriam de se ter em conta.

De qualquer das formas, mesmo que muitos dos meios em uso não possam contribuir/beneficiar com a integração/partilha de dados com os caças, não elimina a razão da modernização dos F-16 e/ou sua substituição. Mais tarde ou mais cedo, pelo menos assim se espera, as fragatas, P-3 e afins terão que ser substituídos, e aí deverá ser um dos requisitos a capacidade de partilha de dados com meios mais avançados como o F-35. Aeronaves AEW e UAVs é onde estaria o maior ganho com a partilha de dados, mas para isso era preciso tê-las (pelo menos UAV/UCAV).
 
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2507 em: Julho 12, 2021, 06:45:29 pm »
CJ, sabe-me dizer que meios permitem a partilha de informação com os F-16V/F-35 é que tenho a ideia que temos pouca o nenhuma capacidade na integração de dados.

Os Data Links (penso que é assim que se chama aos protocolos/sistemas de comunicação) do P3 e das "novas" BD permitem esta integração de dados? E os subs? tem algum Data Link?

O F-16V e o F-35 comunicarão através de dispositivos avançados de Link 16, no caso do V não sei ainda a sua designação e no F-35 será o MADL (Multifunction Advanced Data Link). Os nossos P-3C CUP+ possuem capacidade Link 11 e 16, quanto às BD creio que a intenção seria dotá-las de Link 16 e 22 aquando do MLU, porém não sou a pessoa indicada para saber em que pé estará isso agora face à extrema demora na modernização dos navios.

A capacidade de Link 16 dos P-3 ]e muito reduzida. Basicamente tem um teclado que permite mandar mensagens Link 16. Por exemplo se um P-3C detectar um contacto no radar, tem de escrever uma mensagem com as coordenadas para que o F-16 possa receber o alvo.

Pois os F-16 nesse campo têm mais capacidades, podem ver os displays uns aos outros, e aos FAC no terreno podem pelo menos, mostrar os alvos que estão a ver no Targeting Pod.

Melhor comunicação com os FAC
https://dre.pt/web/guest/pesquisa/-/search/114538747/details/normal?q=F16+mlu

Para melhor interoperabilidade com aeronaves 5a geração os F-16 já vão ser equipados com um novo sistema MIDS.
https://dre.pt/web/guest/pesquisa/-/search/144452189/details/normal?q=F16+mlu

E actualização do RWR também me parece importante.
https://dre.pt/web/guest/pesquisa/-/search/123895411/details/normal?q=F16+mlu

Além da interoperabilidade com aeronaves 5a geração saliento:

"detecção atempada de ameaças superficie-ar e ar-ar de nova geração".

"processamento de sinais radar de última geração".
« Última modificação: Julho 12, 2021, 06:46:34 pm por Lightning »
 
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2508 em: Julho 13, 2021, 10:28:04 am »
Para melhor interoperabilidade com aeronaves 5a geração os F-16 já vão ser equipados com um novo sistema MIDS.
https://dre.pt/web/guest/pesquisa/-/search/144452189/details/normal?q=F16+mlu

Tinha-me esquecido do MIDS, bem lembrado. ;)

https://www.collinsaerospace.com/what-we-do/Military-And-Defense/Communications/Tactical-Data-Links/Multifunctional-Information-Distribution-System


Entretanto...

Citar
No dia 24JUN21 foram alcançadas as 96.000 horas de voo da frota F-16 durante uma missão de treino de reabastecimento aéreo.

Este nível de desempenho operacional resulta do esforço coletivo e dedicação de uma vasta equipa de militares e civis da BA5 e da Força Aérea que torna possível, dia após dia, a concretização da Missão atribuída da Defesa Aérea de Portugal.

Alcança quem não cansa!


Isto de certificar os A330MRTT de todo o mundo, e não ter nenhum próprio já começa a cheirar mal... ::)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2509 em: Julho 13, 2021, 10:42:53 am »
Um MRTT  " nem ques fora  :mrgreen: " um 310 caía que nem gingas na nossa FAP !!

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2510 em: Julho 13, 2021, 11:50:00 am »
Em relação a modernização dos F-16 o que sabemos até agora é:
Instalado no F-16 testes:
MIDS
RWR SPS-45V5 digital
Nova TAPE

Previsto modernizar mas sem dinheiro:
SATCOM
POD EW
POR Targeting

Tudo o resto é sonhos, pois verba não existe. E a FAP quer F-35. 8)
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2511 em: Julho 13, 2021, 12:21:46 pm »
Pois era isso que me parecia, mesmo agora não estamos a explorar o F-16 em todo o seu potencial (uso domestico, missões com parceiros NATO acredito que a conversa seja outra)

Pessoalmente claro que gostava de ter os F-35, mas para uso domestico o F-16 V penso que chegaria (pelo menos por mais 10 anos), pois não temos condições para usufruir do grande trunfo dos aviões de 5 geração.

De resto há que modernizar todos os outros vetores para que possamos dar o próximo salto tecnológico.
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2512 em: Julho 13, 2021, 12:56:07 pm »
POR Targeting

Entre o querer e o poder vai um grande caminho. E antes se avançar para o Viper do que ter, aí sim, a verdadeira irrelevância face a aliados e vizinhos europeus e mediterrânicos.

Em relação ao TGP, não é líquido que seja necessário adquirir o Sniper para o Viper. O Litening G4 que operamos tem alguns modos e funções superiores ao Sniper, pelo que poderá ser actualizado e, segundo a LM, é perfeitamente integrável no F-16V. A brochura relativa à Grécia ainda continua a ser uma boa fonte de informação.

https://www.lockheedmartin.com/content/dam/lockheed-martin/aero/documents/F-16/F-16V-Geece-Exec-Sum.pdf
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2513 em: Julho 13, 2021, 01:35:01 pm »
Mesmo em caso de guerra aberta, nós com F-16V estaríamos mais que aptos para apoiar a aliança, nem todas as missões exigem um caça furtivo nem envolvem a penetração do espaço aéreo inimigo. No fim de contas, a grande maioria dos países membros, ou não possui qualquer caça de 5ªG, ou possuem apenas uma percentagem da frota total, tendo os caças de 4ª e 4.5 ainda um papel importante, e os próprios americanos vão manter caças de geração 4.5 em uso por várias décadas. Com o devido equipamento/armamento, ainda têm muito para dar.
 
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mafets

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2514 em: Julho 13, 2021, 04:51:59 pm »
Em relação a modernização dos F-16 o que sabemos até agora é:
Instalado no F-16 testes:
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Nova TAPE

Previsto modernizar mas sem dinheiro:
SATCOM
POD EW
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Tudo o resto é sonhos, pois verba não existe. E a FAP quer F-35. 8)

Eu também queria um Lamborghini Countach, mas tenho noção que guita não existe na minha conta bancária e com a trampa de estradas portuguesas ao primeiro buraco ficava com metade do carro por lá. Mas isso sou eu que sou realista...  :mrgreen: :mrgreen:



Cumprimentos
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2515 em: Julho 13, 2021, 06:45:25 pm »


Não é propriamente muito bonito, parece uma torradeira  :mrgreen:.

Eu tenho este, prefiro linhas mais arredondadas c56x1
« Última modificação: Julho 13, 2021, 06:46:18 pm por Lightning »
 
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2516 em: Julho 13, 2021, 09:10:56 pm »
Em relação a modernização dos F-16 o que sabemos até agora é:
Instalado no F-16 testes:
MIDS
RWR SPS-45V5 digital
Nova TAPE

Previsto modernizar mas sem dinheiro:
SATCOM
POD EW
POR Targeting

Tudo o resto é sonhos, pois verba não existe. E a FAP quer F-35. 8)

Eu também queria um Lamborghini Countach, mas tenho noção que guita não existe na minha conta bancária e com a trampa de estradas portuguesas ao primeiro buraco ficava com metade do carro por lá. Mas isso sou eu que sou realista...  :mrgreen: :mrgreen:



Cumprimentos

O problema é que também não existe na LPM dinheiro para uma modernização dos F-16 para V.

A solução vai sempre passar por uma engenharia financeira como a dos EH-101.

É bom lembrar que a FAP desistiu de modernizar(de verdade, não  coisas pontuais) os F-16 na negociação da LPM de 2019, pois viu que até 2025 não ia ter verbas para o fazer. E mesmo depois ia levar anos a fazer a modernização, logo ficou na posição da marinha em relação as VdG. Vale a pena investir num meio em fim da linha? Ou é melhor guardar o dinheiro para um meio novo?
 

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dc

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2517 em: Julho 13, 2021, 10:15:36 pm »
Resumindo, vai-se empurrando com a barriga e reza-se que em 2030 caia dinheiro do céu, não só para os F-35, mas também para fragatas, P-8s, e por aí fora. Se na década de 30 o único grande programa por iniciar e concluir fosse da substituição dos F-16, ainda vá, mas já todos sabemos que são pelo menos 3 programas de grande dimensão e muitos mais de pequena e média dimensão. Não estou a ver haver dinheiro para tudo.

Por outro lado, não há como comparar a situação das VdG com os F-16. As fragatas já têm 30 anos, ou seja, já estão no fim de vida, os F-16 ainda têm muitas horas de voo para dar. A fragatas mesmo com um MLU pesado, continuariam vários furos abaixo de navios aliados com 15/20 anos (como as Alvaro Bazan, DZP, etc), já os F-16V estariam praticamente ao nível dos restantes caças 4.5G que ainda representam o grosso da aviação de caça na Europa.

Temos a revisão da LPM do ano que vem, como última esperança. Se a FAP continuar agarrada ao F-35, corre o risco de ficar sem nada e em 2030 aí sim será tarde para uma solução "intermédia" como a de modernizar os F-16.
 

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NVF

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2518 em: Julho 14, 2021, 02:46:41 am »
Pois, sem reforços estruturais adicionais, as células F-16M esgotam a sua vida útil entre 2043 e 2046. Basicamente a mesma situação das VdG… not!
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2519 em: Julho 14, 2021, 09:26:22 am »
Até o valor militar dos dois meios é completamente diferente, tanto no estado actual, como pós-upgrade completo.