Votação

Que aeronave de Apoio Aéreo Próximo para a FAP? Para missões em ambiente não contestado.

AH-1Z
7 (14.9%)
A-29N
13 (27.7%)
UH-60 DAP
20 (42.6%)
AC-295
2 (4.3%)
A-10C ex-USAF
2 (4.3%)
MH-6 Little Bird
1 (2.1%)
OH58D ex-US Army
0 (0%)
H-145 H-Force
2 (4.3%)

Votos totais: 47

Votação encerrada: Junho 02, 2023, 10:29:01 pm

CAS

  • 1084 Respostas
  • 74261 Visualizações
*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1705
  • Recebeu: 407 vez(es)
  • Enviou: 356 vez(es)
  • +104/-45
Re: CAS
« Responder #750 em: Fevereiro 25, 2024, 02:10:22 pm »
Não tentem justificar os ST com a RCA, porque no curto prazo a missão da RCA vai terminar, pelo conjunto das dinâmicas no terreno.

A missão das Nações Unidas foi projetada para um prazo temporal de 10 anos...iniciou em 2014...este ano aterra nos 10 anos...os objetivos estão longe de ser cumpridos a nivel de segurança do país. Por isso, o teatro da RCA tem pernas para 2 / 3 anos e depois um ano para sair...tipo Mali.

Não é CAS...logo é off -topic, mas os tunisinos ao retirarem os seus meios aéreos do Mali (UN) vão recolocá-los na RCA (01 C-130 e 02 Blackhwak).

Por isso, tratem de arranjar outro cenário africano para o Super Tucano, por exemplo Moçambique em Cabo Delgado contra os rebeldes de matriz islâmica.
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1464
  • Recebeu: 321 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +233/-4552
Re: CAS
« Responder #751 em: Fevereiro 25, 2024, 02:11:21 pm »
Os Super tucano são uma excelente escolha.
Talvez um dia Portugal consiga conceber e fabricar drones especificos para esse tipo de missão mas enquanto esse dia não chega, temos todo o interesse em desligar do material anglo-saxão e em cimentar laços com a Lusofonia, participando em projectos comuns.

O problema, segundo percebi ,tem a vêr com a origem brasileira do aparelho, ou seja, complexos em relação a uma ex-colónia.
São uma excelente escolha porquê?

Gosto deles, são bonitos.
 

*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1399
  • Recebeu: 555 vez(es)
  • Enviou: 2242 vez(es)
  • +685/-119
Re: CAS
« Responder #752 em: Fevereiro 25, 2024, 02:15:07 pm »
Os Super tucano são uma excelente escolha.
Talvez um dia Portugal consiga conceber e fabricar drones especificos para esse tipo de missão mas enquanto esse dia não chega, temos todo o interesse em desligar do material anglo-saxão e em cimentar laços com a Lusofonia, participando em projectos comuns.

O problema, segundo percebi ,tem a vêr com a origem brasileira do aparelho, ou seja, complexos em relação a uma ex-colónia.
São uma excelente escolha porquê?

Gosto deles, são bonitos.
Sempre a somar, meu caro, sempre a somar...  :N-icon-Axe:
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 

*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1464
  • Recebeu: 321 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +233/-4552
Re: CAS
« Responder #753 em: Fevereiro 25, 2024, 02:20:38 pm »
"Vai ser escolhido" é realmente diferente de "foi escolhido".
"Foi" quer dizer que está escolhido em definitivo.
"Vai ser" é o indicativo que é essa a opção que vai ser tomada. 

Realmente grande defesa essa. Mais ainda com todo o conteúdo de discurso já feito por alguns durante estes anos acerca dessa avião, nomeadamente altos responsáveis. Até dizem pela ligação a Embraer, empresa portuguesa 65% brasileira.

Já agora uma dica, sobre o material deles e sua concepção, deviam deixar ser eles a ter voz lá na OGMA e, não outros de cá.
Parece as escolhas de material da Marinha para Navios, quando estes estão a ser intervencionados pelos outros. Assim a Responsabilidade fica bem definida. Ao contrário de tudo que envolve outros assuntos.
Amanha ainda aparece alguém deles a dizer que alguma coisa esteve menos bem, porque outros meteram o bedelho. Se calhar com razão.
(agora aquela parte que alguém podia dizer que afinal aqui o " praça" não é xenófobo. Gosta é das coisas claras.)

Sobre pessoas que se envolvem, peço desculpa não ser mais claro, por razões enfim, de principio.
Vi altas personalidades vergarem, literalmente, as costas. Vi conivências. Vi como alguns dividem os bocadinhos que caem da mesa ou se acomodam.
Sabe como estão duas empresas de construção em grande mesmo não sendo pagas pelo trabalho pelo contratante externos? Há mais pessoas que também viram isso e sabem, mas dá-lhes jeito calarem.
sabe porque temos tantas relações de...bilateralidade onde uns básica são os grandes beneficiados. E a Politica domina também outras Instituições do estado, como até vemos pelas posições dos lideres dessas instituições.

Posto isto e passando ao que interessa. Então sempre "vai ser" decido gastar 200 milhões em Tucanos
Pronto, sempre podemos cortar ou atrasar noutras coisas. A não ser que o dinheiro deixe de ser problema para o resto

Olhe Pescador, não sei que lhe responda, vc tem razão em muita coisa, não li a totalidade dos seus comentários por isso talvez me tenham escapado as soluções que vc sugeriu, tenho a certeza que são contributos muito importantes.
O caro escreve sempre num tom de revolta e de indignação e eu não sei o que escrever para o consolar das suas mágoas.

A minha "profecia"  sobre a escolha do ST ficou aqui registada e disponivel para uma consulta le moment venu  .  Choros e ranger de dentes não me comovem, lamento :)
Bom, ... vou responder a uma ou outra picardia e vou bazar deste tópico.
 

*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1464
  • Recebeu: 321 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +233/-4552
Re: CAS
« Responder #754 em: Fevereiro 25, 2024, 02:28:16 pm »
Os Super tucano são uma excelente escolha.
Talvez um dia Portugal consiga conceber e fabricar drones especificos para esse tipo de missão mas enquanto esse dia não chega, temos todo o interesse em desligar do material anglo-saxão e em cimentar laços com a Lusofonia, participando em projectos comuns.

O problema, segundo percebi ,tem a vêr com a origem brasileira do aparelho, ou seja, complexos em relação a uma ex-colónia.
São uma excelente escolha porquê?

Gosto deles, são bonitos.
Sempre a somar, meu caro, sempre a somar...  :N-icon-Axe:

O caro colega tem a contabilidade em dia, muitos parabéns, continue somando ...
Esse pobre boneco com um machado enfiado na cabeça é muito engraçado...nunca o utilizei tem piada  :)
« Última modificação: Fevereiro 25, 2024, 02:30:48 pm por legionario »
 

*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1399
  • Recebeu: 555 vez(es)
  • Enviou: 2242 vez(es)
  • +685/-119
Re: CAS
« Responder #755 em: Fevereiro 25, 2024, 02:30:28 pm »
Os Super tucano são uma excelente escolha.
Talvez um dia Portugal consiga conceber e fabricar drones especificos para esse tipo de missão mas enquanto esse dia não chega, temos todo o interesse em desligar do material anglo-saxão e em cimentar laços com a Lusofonia, participando em projectos comuns.

O problema, segundo percebi ,tem a vêr com a origem brasileira do aparelho, ou seja, complexos em relação a uma ex-colónia.
São uma excelente escolha porquê?

Gosto deles, são bonitos.
Sempre a somar, meu caro, sempre a somar...  :N-icon-Axe:

O caro colega tem a contabilidade em dia, muitos parabéns, continue somando ... :)
Não admira que precise de umas pausas do forúm de vez em quando.

Um bem haja.
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 

*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1464
  • Recebeu: 321 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +233/-4552
Re: CAS
« Responder #756 em: Fevereiro 25, 2024, 02:33:58 pm »
Os Super tucano são uma excelente escolha.
Talvez um dia Portugal consiga conceber e fabricar drones especificos para esse tipo de missão mas enquanto esse dia não chega, temos todo o interesse em desligar do material anglo-saxão e em cimentar laços com a Lusofonia, participando em projectos comuns.

O problema, segundo percebi ,tem a vêr com a origem brasileira do aparelho, ou seja, complexos em relação a uma ex-colónia.
São uma excelente escolha porquê?

Gosto deles, são bonitos.
Sempre a somar, meu caro, sempre a somar...  :N-icon-Axe:

O caro colega tem a contabilidade em dia, muitos parabéns, continue somando ... :)
Não admira que precise de umas pausas do forúm de vez em quando.

Um bem haja.

Preciso não, sou obrigado, ...por minha vontade estava aqui noite e dia a fazer-lhe companhia nos seus longos momentos de solidão, mas a sério, não posso. Asseguro-lhe no entanto que estou sempre ansioso para poder ter acesso à net para poder , finalmente, consultar as suas mensagens.
Bem haja, coragem, ok ?
 

*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1399
  • Recebeu: 555 vez(es)
  • Enviou: 2242 vez(es)
  • +685/-119
Re: CAS
« Responder #757 em: Fevereiro 25, 2024, 02:49:12 pm »
Os Super tucano são uma excelente escolha.
Talvez um dia Portugal consiga conceber e fabricar drones especificos para esse tipo de missão mas enquanto esse dia não chega, temos todo o interesse em desligar do material anglo-saxão e em cimentar laços com a Lusofonia, participando em projectos comuns.

O problema, segundo percebi ,tem a vêr com a origem brasileira do aparelho, ou seja, complexos em relação a uma ex-colónia.
São uma excelente escolha porquê?

Gosto deles, são bonitos.
Sempre a somar, meu caro, sempre a somar...  :N-icon-Axe:

O caro colega tem a contabilidade em dia, muitos parabéns, continue somando ... :)
Não admira que precise de umas pausas do forúm de vez em quando.

Um bem haja.

Preciso não, sou obrigado, ...por minha vontade estava aqui noite e dia a fazer-lhe companhia nos seus longos momentos de solidão, mas a sério, não posso. Asseguro-lhe no entanto que estou sempre ansioso para poder ter acesso à net para poder , finalmente, consultar as suas mensagens.
Bem haja, coragem, ok ?
Hehehe enfim, nada de novo. Está visto que para si tudo é picardia e ataque pessoal, debater o tópico é que está quieto. Mas pronto se é feliz assim, que seja. Só que da minha parte a partir da agora será ignorado, ad eternum.

E olhe já agora o "ok" é uma palavra anglo-saxónica, dada a sua avareza àquele grupo civilizacional/cultural sugiro que comece por deixar de usar esse tipo de expressões.  ;)
« Última modificação: Fevereiro 25, 2024, 02:50:47 pm por CruzSilva »
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 

*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1464
  • Recebeu: 321 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +233/-4552
Re: CAS
« Responder #758 em: Fevereiro 25, 2024, 03:03:05 pm »
Os Super tucano são uma excelente escolha.
Talvez um dia Portugal consiga conceber e fabricar drones especificos para esse tipo de missão mas enquanto esse dia não chega, temos todo o interesse em desligar do material anglo-saxão e em cimentar laços com a Lusofonia, participando em projectos comuns.

O problema, segundo percebi ,tem a vêr com a origem brasileira do aparelho, ou seja, complexos em relação a uma ex-colónia.
São uma excelente escolha porquê?

Gosto deles, são bonitos.
Sempre a somar, meu caro, sempre a somar...  :N-icon-Axe:

O caro colega tem a contabilidade em dia, muitos parabéns, continue somando ... :)
Não admira que precise de umas pausas do forúm de vez em quando.

Um bem haja.

Preciso não, sou obrigado, ...por minha vontade estava aqui noite e dia a fazer-lhe companhia nos seus longos momentos de solidão, mas a sério, não posso. Asseguro-lhe no entanto que estou sempre ansioso para poder ter acesso à net para poder , finalmente, consultar as suas mensagens.
Bem haja, coragem, ok ?
Hehehe enfim, nada de novo. Está visto que para si tudo é picardia e ataque pessoal, debater o tópico é que está quieto. Mas pronto se é feliz assim, que seja. Só que da minha parte a partir da agora será ignorado, ad eternum.

E olhe já agora o "ok" é uma palavra anglo-saxónica, dada a sua avareza àquele grupo civilizacional/cultural sugiro que comece por deixar de usar esse tipo de expressões.  ;)

Não fique chateado comigo, a sério !  Também tu CruzSilva ?
é injusto, não me conformo ! 
 

*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1464
  • Recebeu: 321 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +233/-4552
Re: CAS
« Responder #759 em: Fevereiro 25, 2024, 03:18:34 pm »
Ah, antes de ir embora...
Eu gostava de discutir com os carissimos colegas interessados, incluindo o CruzSilva, sobre a escolha dos equipamentos do ST.  Acham bem que se fale aqui nesse assunto, ou devo abrir um tópico ?
Muito obrigado
 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1705
  • Recebeu: 407 vez(es)
  • Enviou: 356 vez(es)
  • +104/-45
Re: CAS
« Responder #760 em: Fevereiro 25, 2024, 03:31:54 pm »
Ah, antes de ir embora...
Eu gostava de discutir com os carissimos colegas interessados, incluindo o CruzSilva, sobre a escolha dos equipamentos do ST.  Acham bem que se fale aqui nesse assunto, ou devo abrir um tópico ?
Muito obrigado

Já deve haver um tópico do super tucanito...acho eu...e aí a malta disserta à vontade, mas como nunca vamos ter um CAS digno desse nome...também se disserta aqui.

Até me admira não haver ninguém a defender o AC-130 Spectre/Sppoky/Stinger/Ghostrider...

ahh esqueçam..preço unitário do Ghostrider...US$165 milhões..
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

Pneucareca

  • Membro
  • *
  • 23
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • Enviou: 254 vez(es)
  • +7/-4
Re: CAS
« Responder #761 em: Fevereiro 25, 2024, 04:04:13 pm »
Os Super tucano são uma excelente escolha.
Talvez um dia Portugal consiga conceber e fabricar drones especificos para esse tipo de missão mas enquanto esse dia não chega, temos todo o interesse em desligar do material anglo-saxão e em cimentar laços com a Lusofonia, participando em projectos comuns.

O problema, segundo percebi ,tem a vêr com a origem brasileira do aparelho, ou seja, complexos em relação a uma ex-colónia.
São uma excelente escolha porquê?

Gosto deles, são bonitos.
Engraçado, então olha como eu também gosto muito do F-22, do A330 MRTT, do Poseidon, do Red Hawk, do Viper...por isso FAP, é fazer acontecer porque eu gosto muito!
 

*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1464
  • Recebeu: 321 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +233/-4552
Re: CAS
« Responder #762 em: Fevereiro 25, 2024, 04:43:49 pm »

Equipamentos para o nosso futuro Super Tucano, vejamos  :conf:

- para além da panóplia habitual de um avião moderno em sistemas radar , comunicações, etc
- uns canhoezitos, 2 pelo menos dos clássicos +  munições guiadas, claro
- acho que dois misseis ar-ar também podem fazer jeito,

e que mais ? ainda temos orçamento...
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7516
  • Recebeu: 982 vez(es)
  • +4621/-871
Re: CAS
« Responder #763 em: Fevereiro 25, 2024, 05:36:10 pm »
Correndo o risco de desagradar ao pessoal que não gosta de explicações, eu gostaria de lembrar que há diferenças entre operações COIN e CAS

A primeira designa operações de contra-insurgência, que em principio seriam aquelas levadas a cabo por forças destacadas, nomeadamente na RCA, onde há videos onde se conclui que há falta de apoio para as forças quando realizam operações à distância...

A segunda, a de apoio aéreo aproximado ou apoio de combate, não implica uma operação contra uma força insurgente, mas contra um inimigo mais organizado, numa linha de combate definida onde tradicionalmente as forças no terreno solicitam o apoio, quando não é viável por exemplo apoio de artilharia.

A razão pela qual eu não gosto do Tucano para o que quer que seja que não seja treino, chama-se T-6 «Texan»

Esta aeronave de treino, foi desenvolvida na década de 1930 e grande numero deles chegou a Portugal em várias versões, tendo as OGMA sido responsáveis por um programa de uniformização.

Dezenas foram enviados para os teatros de operações africanos, tendo-lhes sido adaptados lançadores de foguetes e até as metralhadoras de caças Spitfire.

Morreram mais de quarenta pilotos a bordo destas aeronaves, tanto em acidentes, como por artilharia antiaérea de 14.5mm ou mísseis basicos «Strela» fornecidos pela Russia gloriosa  às forças da tribo guerreira Balanta, que conhecemos como PAIGC.

E isto era para operações COIN, de contrainsurgência, onde a probabilidade de o inimigo estar bem armado é muito menor.


Nos dias de hoje, o que a guerra na Ucrânia nos mostra é que os aviões destinados ao apoio aéreo próximo, os Sukhoi Su-25, tanto da Ucrânia quanto da Russia, têm sido abatidos como tordos, porque os mísseis anti-aéreos evoluiram muito mais depressa que a proteção dos aviões. E os Su-25 das gerações mais recentes, receberam PROTEÇÃO BLINDADA.

Pensar que o Super Tucano é capaz de fazer qualquer coisa parecida, é ridiculo. E temos mais de quarenta nomes que nos lembram do que resulta em enviar aviões de treino leves, para combate em África.

É uma chatice, sempre uma chatice olhar para o passado.
« Última modificação: Fevereiro 25, 2024, 05:40:32 pm por papatango »
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, Duarte

*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1464
  • Recebeu: 321 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +233/-4552
Re: CAS
« Responder #764 em: Fevereiro 25, 2024, 07:06:18 pm »
 É um facto que, neste momento não existe um avião anti-guerrilha ideal, nem mesmo o A67 Dragon,  penso que é assim que se chama a cópia americana do STucano.

Para as tropas ao solo, em caso de contacto com o inimigo, por vezes é necessário ter apoio aéreo , para além disso, a vantagem de um avião a turbo-hélice é um dado adquirido, para poder patrulhar o mais lentamente possível e observar o que se passa no solo.
Por outro lado, o sistema a turbo-hélice  permite dosear melhor a potência, desde uma velocidade de cruzeiro até às acelerações brutais necessárias durante as fases de combate.

Um avião como o STucano também pode operar em missões de segurança interna,...quem não se lembra de casos relatados nos media, de avionetas terem fugido às autoridades ?

Não sei se vão fazer os nossos ST em Portugal, se for o caso, é a cereja no bolo.