Votação

Que aeronave de Apoio Aéreo Próximo para a FAP? Para missões em ambiente não contestado.

AH-1Z
7 (14.9%)
A-29N
13 (27.7%)
UH-60 DAP
20 (42.6%)
AC-295
2 (4.3%)
A-10C ex-USAF
2 (4.3%)
MH-6 Little Bird
1 (2.1%)
OH58D ex-US Army
0 (0%)
H-145 H-Force
2 (4.3%)

Votos totais: 47

Votação encerrada: Junho 02, 2023, 10:29:01 pm

CAS

  • 935 Respostas
  • 66149 Visualizações
*

Major Alvega

  • Analista
  • ***
  • 848
  • Recebeu: 978 vez(es)
  • Enviou: 612 vez(es)
  • +10721/-201
Re: CAS
« Responder #840 em: Março 13, 2024, 10:44:40 pm »
De notar que o PC-12, não cumprindo missões de CAS, poderia cumprir muitas outras missões. Desde o transporte de emergência inter ilhas, a uma versão SIGINT/COMINT, a uma versão de vigilância marítima para exportação (tendo a versão NGX do PC-12 capacidade para FLIR), como MPA low cost para países com menos posses financeiras em África, América Latina e Europa (só aqui a Albânia, Croácia, Bulgária e até os estados Bálticos seriam potenciais mercados).

Mas claro que aqui o envolvimento da indústria nacional não conta.  :mrgreen:

Dizem as más-línguas que a Pilatus terá proposto uma versão ISR do PC-12 à FAP em 2006 (muito semelhante em capacidades ao U-28A Draco), mas que o Ministério da Defesa não terá demonstrado grande interesse na sua aquisição. ::)

Aliás as fuselagens do PC-12 ou a componente principal delas são fabricadas em Portugal. E nunca ouvi ninguém a fazer pressão como fizeram com a Embraer para a FAP adquirir esta aeronave. Talvez se os suiços tivessem falado com sotaque brasileiro, talvez a FAP o pudesse ter na sua frota. Seria uma aeronave muito útil devido à capacidade de desempenhar inúmeras missões e possuir excelente capacidade de operar em pistas mal preparadas e curtas. E ter igualmente uma enorme fiabilidade e uma elevada taxa de disponibilidade e desempenhar tarefas em que o C-295 é desproporcionado para o efeito.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1686
  • Recebeu: 400 vez(es)
  • Enviou: 350 vez(es)
  • +100/-45
Re: CAS
« Responder #841 em: Março 13, 2024, 11:19:03 pm »
Isso do desproporcionado depende da situação...já veio um bebe em incubadora das ilhas em KC-390...

Porém também já existiu na FAP o Cessna FTB 337G...realmente agora abaixo (em termos de capacidade de carga) do C-295 mas noutra categoria só o Falcon 50..

Mas que missões7tarefas  é que são desproporcionais para utilização de C-295?

Atenção que as evacuações inter-ilhas nos arquipélagos têm o fator ventos fortes...já assim por vezes é um porradão quanto mais com um monomotor...
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

Major Alvega

  • Analista
  • ***
  • 848
  • Recebeu: 978 vez(es)
  • Enviou: 612 vez(es)
  • +10721/-201
Re: CAS
« Responder #842 em: Março 13, 2024, 11:40:03 pm »
Isso do desproporcionado depende da situação...já veio um bebe em incubadora das ilhas em KC-390...

Porém também já existiu na FAP o Cessna FTB 337G...realmente agora abaixo (em termos de capacidade de carga) do C-295 mas noutra categoria só o Falcon 50..

Mas que missões7tarefas  é que são desproporcionais para utilização de C-295?

Atenção que as evacuações inter-ilhas nos arquipélagos têm o fator ventos fortes...já assim por vezes é um porradão quanto mais com um monomotor...

Missões de ligação, medevac, ISTAR ou de transporte de poucos passageiros. O PC-12 não é um monomotor qualquer e opera nos ambientes meteo mais exigentes e adversos do mundo.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, raphael

*

Get_It

  • Investigador
  • *****
  • 2281
  • Recebeu: 540 vez(es)
  • Enviou: 466 vez(es)
  • +837/-827
Re: CAS
« Responder #843 em: Março 14, 2024, 09:39:27 am »
Mas que missões7tarefas  é que são desproporcionais para utilização de C-295?
Lançamento/treino de pequeno número de pára-quedistas?

Ao estilo dos alemães com o M28: Delivery to Germany (19 de Fevereiro de 2019)
EDIT: Luftwaffe M28 Skytrucks (24 de Agosto de 2017)

Vigilância costeira para a GNR/FRONTEX não estar a pedir meios comunitários e também aliviar a frota dos C-295? Embora para esta última, uns Canadair também podiam fazer fora da época de incêndios.

Cumprimentos,
« Última modificação: Março 14, 2024, 09:41:48 am por Get_It »
:snip: :snip: :Tanque:
 

*

saabGripen

  • Analista
  • ***
  • 619
  • Recebeu: 106 vez(es)
  • Enviou: 38 vez(es)
  • +285/-312
Re: CAS
« Responder #844 em: Março 14, 2024, 08:05:44 pm »
De notar que o PC-12, não cumprindo missões de CAS, poderia cumprir muitas outras missões. Desde o transporte de emergência inter ilhas, a uma versão SIGINT/COMINT, a uma versão de vigilância marítima para exportação (tendo a versão NGX do PC-12 capacidade para FLIR), como MPA low cost para países com menos posses financeiras em África, América Latina e Europa (só aqui a Albânia, Croácia, Bulgária e até os estados Bálticos seriam potenciais mercados).

Mas claro que aqui o envolvimento da indústria nacional não conta.  :mrgreen:

Dizem as más-línguas que a Pilatus terá proposto uma versão ISR do PC-12 à FAP em 2006 (muito semelhante em capacidades ao U-28A Draco), mas que o Ministério da Defesa não terá demonstrado grande interesse na sua aquisição. ::)

Aliás as fuselagens do PC-12 ou a componente principal delas são fabricadas em Portugal. E nunca ouvi ninguém a fazer pressão como fizeram com a Embraer para a FAP adquirir esta aeronave. Talvez se os suiços tivessem falado com sotaque brasileiro, talvez a FAP o pudesse ter na sua frota. Seria uma aeronave muito útil devido à capacidade de desempenhar inúmeras missões e possuir excelente capacidade de operar em pistas mal preparadas e curtas. E ter igualmente uma enorme fiabilidade e uma elevada taxa de disponibilidade e desempenhar tarefas em que o C-295 é desproporcionado para o efeito.

Nós passamos o tempo aqui no Forum porque, em parte, gostamos de falar de material de defesa.
Isso origina estes "trips".

F-35s
A-400s
MOGAMIs
ANZAKs
Fardas novas para os Fuzileiros (se são ou não boas para andar na água não interessa...)   :mrgreen:

Agora, neste tema do CAS aparece o PC-12.
E fala-se dele por um óptimo motivo --- produzido em Portugal.
Aplauso.

Só que, não posso deixar de recordar que existe um tema aqui que é "O Avião 100% Português"
E a recepção que o pobre teve aqui no Forum foi do pior.

Foi dito:
"A FAP não o quer!!!!!!!!!!!"

E agora a FAP quer este charuto?
A sério?

Já agora;
O F-35 não faz CAS?
Então não é necessário procurar mais.
« Última modificação: Março 14, 2024, 08:10:00 pm por saabGripen »
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5578
  • Recebeu: 5567 vez(es)
  • Enviou: 3670 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: CAS
« Responder #845 em: Março 15, 2024, 07:48:53 am »
IS quê?

Pronto, é ISTAR.  :P

'Tás quase a perder o meu voto para MDN. O que te safa é que a Anita não é esquisita no que se refere às várias formas de atracar. :mrgreen:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

Kalil

  • Especialista
  • ****
  • 987
  • Recebeu: 302 vez(es)
  • Enviou: 216 vez(es)
  • +87/-463
Re: CAS
« Responder #846 em: Março 15, 2024, 11:31:19 am »
A questão de um turboprop para cumprir uma série de missões tem a haver com a racionalidade na utilização de recursos, coisa à qual somos avessos.

Pode-se acionar um P-3 para apoio à PJ no mar algarvio, ou evacuar um paciente dos arquipélagos com os KC390 e C295,  mas será isso uma boa gestão?

De notar ainda que, em 2024, não estamos propriamente bem preparados em materia de vigilância de fronteiras.

Um F-35 custa o mesmo que uma pequena frota de PC12 ou KA350, que são aviões baratos de operar, e permitiam não só poupar as outras células como ampliar o nivel de vigilância e recolha de dados..

 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8569
  • Recebeu: 3917 vez(es)
  • Enviou: 723 vez(es)
  • +4988/-790
Re: CAS
« Responder #847 em: Março 15, 2024, 03:16:33 pm »
O tema do PC-12 foi trazido para a conversa, meramente por uma questão deste ser fabricado em Portugal, e portanto, seguindo a mesma retórica de que devemos comprar os KC-390 (e no maior número possível, retórica que querem replicar com o ST) porque é parcialmente fabricado cá, então esta teria que ser aplicada ao PC-12 (algo que nunca foi).

E a realidade é que seria muito mais útil para nós, ter uma pequena frota de PC-12 para missões diversas e para complementar os C-295, do que ir comprar um 6º KC só porque sim.

Se para missões de vigilância e reconhecimento, hoje em dia drones conseguem cumpri-las com facilidade, o mesmo não se pode dizer para o transporte de emergência inter-ilhas, e outras missões de transporte generalizado que não exijam um avião maior.

Voltando ao tema do CAS: se querem fabricar STs em Portugal, tudo bem, que se adquiram alguns na versão de treino (mais barata) e se esqueça o requisito CAS para esta aeronave, que continua a não ter nexo nenhum nos tempos que correm.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20285
  • Recebeu: 3001 vez(es)
  • Enviou: 2251 vez(es)
  • +1345/-3467
Re: CAS
« Responder #848 em: Março 15, 2024, 03:45:26 pm »
Mas os ST não serão fabricados cá, mas sim equipados cá...coisas muito diferentes.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Visitante123

  • Especialista
  • ****
  • 981
  • Recebeu: 339 vez(es)
  • Enviou: 188 vez(es)
  • +48/-139
Re: CAS
« Responder #849 em: Março 15, 2024, 05:03:52 pm »
Eu não pecebo é o pessoal dizer que o ST é muito fácil de abater em funções CAS (até tenho que concordar) e depois quererem uma versão armada do C-295.
 

*

Kalil

  • Especialista
  • ****
  • 987
  • Recebeu: 302 vez(es)
  • Enviou: 216 vez(es)
  • +87/-463
Re: CAS
« Responder #850 em: Março 15, 2024, 05:34:38 pm »
Eu não pecebo é o pessoal dizer que o ST é muito fácil de abater em funções CAS (até tenho que concordar) e depois quererem uma versão armada do C-295.

Eu acho que na verdade, ninguém quer uma aeronave para missão CAS, deve ser a prioridade N.° 27 na lista de equipamentos a adquirir.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8569
  • Recebeu: 3917 vez(es)
  • Enviou: 723 vez(es)
  • +4988/-790
Re: CAS
« Responder #851 em: Março 15, 2024, 06:42:07 pm »
Mas os ST não serão fabricados cá, mas sim equipados cá...coisas muito diferentes.

Já se ouviu de tudo, e a verdade é que ainda não se sabe de nada em concreto. Se não forem fabricados/montados cá, ainda menos razões há para adquirir.

Eu não pecebo é o pessoal dizer que o ST é muito fácil de abater em funções CAS (até tenho que concordar) e depois quererem uma versão armada do C-295.

O ST é fácil de abater se fizer CAS em missões/conflitos de intensidade ligeiramente mais elevada do que se vê em África (por agora). O que torna a capacidade de combate do ST completamente inútil em qualquer outro TO que não o africano ou outro similar em que se faça apenas COIN.

O C-295 ISR/AC-295 teria as mesmas debilidades, mas é uma aeronave que já está em uso em Portugal, e que pode ser adaptada `squela função por um custo relativamente reduzido, e sendo capaz de cumprir um leque muito maior de missões que o ST.

Ainda assim, a solução ideal, passa pela dupla helicóptero armado + UAV (idealmente UCAV), ambos com muita utilidade para lá dos TOs de baixa intensidade.
 

*

MMaria

  • Membro
  • *
  • 216
  • Recebeu: 28 vez(es)
  • Enviou: 58 vez(es)
  • +20/-143
Re: CAS
« Responder #852 em: Março 15, 2024, 08:07:02 pm »
Eu não pecebo é o pessoal dizer que o ST é muito fácil de abater em funções CAS (até tenho que concordar) e depois quererem uma versão armada do C-295.

Também não percebo quão grande seria a diferença em ambientes intensos, porque helicópteros ou até mesmo aviões a reação de ambos os bandos assistimos a cair como moscas desde o início do atual conflito em Ucrânia, por exemplo.

Sds
Don't feed the troll. Don't feed me, the troll.
 

*

Major Alvega

  • Analista
  • ***
  • 848
  • Recebeu: 978 vez(es)
  • Enviou: 612 vez(es)
  • +10721/-201
Re: CAS
« Responder #853 em: Março 15, 2024, 08:24:02 pm »
O tema do PC-12 foi trazido para a conversa, meramente por uma questão deste ser fabricado em Portugal, e portanto, seguindo a mesma retórica de que devemos comprar os KC-390 (e no maior número possível, retórica que querem replicar com o ST) porque é parcialmente fabricado cá, então esta teria que ser aplicada ao PC-12 (algo que nunca foi).

E a realidade é que seria muito mais útil para nós, ter uma pequena frota de PC-12 para missões diversas e para complementar os C-295, do que ir comprar um 6º KC só porque sim.

Se para missões de vigilância e reconhecimento, hoje em dia drones conseguem cumpri-las com facilidade, o mesmo não se pode dizer para o transporte de emergência inter-ilhas, e outras missões de transporte generalizado que não exijam um avião maior.

Voltando ao tema do CAS: se querem fabricar STs em Portugal, tudo bem, que se adquiram alguns na versão de treino (mais barata) e se esqueça o requisito CAS para esta aeronave, que continua a não ter nexo nenhum nos tempos que correm.

Não vale a pena deturpar a conversa. 1º o PC-12 não é fabricado em Portugal. 2º Ninguém disse que a FAP tinha de ter o PC-12 por ser "fabricado" em Portugal. Foi referido isso sim em tom de ironia. 3º Foi dito que seria uma aeronável util à FAP. E que em relação ao "Ká-Cê" foi alegada até à exaustão pelo lobby da Embraer a sua opção por ter componentes fabricados em Portugal.
Tens de saber interpretar melhor o que é escrito para as pessoas não terem de sempre vir aqui justificar-se.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Charlie Jaguar

*

saabGripen

  • Analista
  • ***
  • 619
  • Recebeu: 106 vez(es)
  • Enviou: 38 vez(es)
  • +285/-312
Re: CAS
« Responder #854 em: Março 15, 2024, 09:41:42 pm »
Interpretem isto;

O ST serve muito bem para treino.
Mas não é na versão "mais barata" como foi dito aqui.
É na mais cara - que permita uma prática intensiva de CAS antes de o instruendo passar para o SAAB Gripen.

Assim, teremos o ST a fazer CAS em Santa Margarida ou em Alcochete - dependendo de onde fizerem o aeroporto.
Pode-se mudar o nome de uma dessas áreas para "África" e - voilá - CAS em África.

Mas não esquecer:
Para fazer CAS com o Gripen, é necessário ter o que "SUPORTAR".
Preparar essas tropas é tarefa para o Exército - e todos sabemos as capacidades operacionais deles.
São as mesmas que as capacidades operacionais do CEME.
Esse vai dexar para trás uma obra do carvalho - digo-vos eu.

« Última modificação: Março 15, 2024, 09:45:28 pm por saabGripen »