Azerbaijão Vs Arménia

  • 0 Respostas
  • 1947 Visualizações
*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2093
  • +2/-4
Azerbaijão Vs Arménia
« em: Março 07, 2006, 11:17:06 pm »
Citar
Azerbaijão e Arménia acusam-se mutuamente de romper cessar-fogo

O Azerbaijão acusou hoje a Arménia de violar o cessar-fogo no enclave arménio do Nagorno-Karabakh (separatista) em território azeri, provocando a morte de um soldado, segundo um comunicado do Ministério da Defesa.


Reagindo, Erevan acusou por seu turno as forças azeris da morte de um soldado arménio no passado dia 03.

As hostilidades eclodiram de madrugada, quando tropas arménias abriram fogo na região de Terter, situada nos limites do Nagorno Karabakh, matando o soldado azeri Parviz Cahangirov, 20 anos, de acordo com o comunicado de Baku.

O Ministério da Defesa azeri acrescenta que outro soldado ficou ferido e se encontra em «estado grave».

O responsável pelos serviços de informação das forças arménias do enclave, Senor Astratian, desmentiu o comunicado azeri, insistindo em que a população local está «farta das violações periódicas da trégua» por parte de Baku.

A mesma fonte recordou que, no passado dia 03, tropas azeris alvejaram uma divisão arménia em Idjevan, no norte do país, ferindo na cabeça o miliciano Arsen Zakvossian, 19 anos, que viria a falecer no hospital.

O porta-voz do Ministério da Defesa arménio, Seiran Chakhasuvarian, frisou que o cessar-fogo tem sido sistematicamente violado pelos azeris nos últimos dias.

A disputa pelo enclave do Nagorno-Karabakh estalou entre arménios e azeris em 1990, tendo Erevan apoiado as forças locais, que auto-proclamaram a independência em 1991. Baku quer retomar o controlo do seu território.

Os confrontos cessaram com mediação russa em 1994 mas, desde então, o problema não tem podido ser resolvido pelo Grupo de Minsk (Estrados Unidos, Rússia e França) da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).

A presidência anual belga da OSCE pôs no topo das suas prioridades a resolução deste conflito, tal como o da Transdniestria (russófona, fronteiriça com a Ucrânia), que se cindiu da Moldova em 1991.

Diário Digital / Lusa

07-03-2006 16:13:00


de:
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=218141

Pode ser que esta escaramuça fronteiriça piore....esperamos para ver..