Rangers, Comandos, Paras, etc

  • 4467 Respostas
  • 1030051 Visualizações
*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10356
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4352 vez(es)
  • +8475/-1841
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #4140 em: Agosto 11, 2021, 08:52:44 am »
Nos anos 80 havia pessoal do SMO que era selecionado para Comando, agora se isso era imposto ou apenas proposto e ficava à escolha do jovem não sei.

O SMO acabou em 2004, e os Comandos renasceram em 2002, por isso ainda coexistiram, mas não acredito que nestas companhias recente teve alguém obrigado. Só se foram nos tempos do Regimento da Amadora, anos 80 e 90.

Nos anos 80 só eram aceites Praças em regime de voluntariado.
Já os oficiais e sargentos QP eram nomeados, alguns deles, para fazerem o curso CMD.

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #4141 em: Agosto 11, 2021, 05:21:49 pm »
Nos anos 80 havia pessoal do SMO que era selecionado para Comando, agora se isso era imposto ou apenas proposto e ficava à escolha do jovem não sei.

O SMO acabou em 2004, e os Comandos renasceram em 2002, por isso ainda coexistiram, mas não acredito que nestas companhias recente teve alguém obrigado. Só se foram nos tempos do Regimento da Amadora, anos 80 e 90.

Nos anos 80 só eram aceites Praças em regime de voluntariado.
Já os oficiais e sargentos QP eram nomeados, alguns deles, para fazerem o curso CMD.

Abraços

Não. Nos anos 80 ainda eu tive amigos que lá foram parar sem saberem como. Na convocatória para cumprimento do SMO surgia o regimento de comandos como unidade de apresentação e nada mais.

Agradeço as respostas.
::..Trafaria..::
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #4142 em: Agosto 11, 2021, 05:23:26 pm »
Porém, a minha dúvida prevalece. Se alguém souber agradeço que informe.
Abraços e saúde.
::..Trafaria..::
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10356
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4352 vez(es)
  • +8475/-1841
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #4143 em: Agosto 11, 2021, 05:54:32 pm »
Nos anos 80 havia pessoal do SMO que era selecionado para Comando, agora se isso era imposto ou apenas proposto e ficava à escolha do jovem não sei.

O SMO acabou em 2004, e os Comandos renasceram em 2002, por isso ainda coexistiram, mas não acredito que nestas companhias recente teve alguém obrigado. Só se foram nos tempos do Regimento da Amadora, anos 80 e 90.

Nos anos 80 só eram aceites Praças em regime de voluntariado.
Já os oficiais e sargentos QP eram nomeados, alguns deles, para fazerem o curso CMD.

Abraços

Não. Nos anos 80 ainda eu tive amigos que lá foram parar sem saberem como. Na convocatória para cumprimento do SMO surgia o regimento de comandos como unidade de apresentação e nada mais.

Agradeço as respostas.

A convocação para apresentação no Reg CMDs não quer dizer que o futuro militar fosse tirar o curso CMD.

Nos anos 80 um familiar meu assentou Praça lá para a especialidade de CAR, a Unidade formava variadíssimas especialidades para preencher as vagas, e, todas essas especialidades eram preenchidas maioritariamente por pessoal não voluntário.

Se estamos a debater se os efectivos, Praças, e CGM, do Reg CMDs para a especialidade CMD nos anos 80 eram obrigados a fazerem o curso isso não é verdade.

Em 1978, durante a minha inspecção Eu próprio fui convidado para ingressar nos Paras e recusei e, ao mesmo tempo um sarg dos CMDs andava pela sala a fazer os mesmos convites.

Os cursos das Tropas Especiais não eram impostos aos mancebos como penso que agora continuam a não ser.

Abraços
« Última modificação: Agosto 11, 2021, 06:42:11 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

2040boy

  • Membro
  • *
  • 3
  • Enviou: 4 vez(es)
  • +0/-0
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #4144 em: Agosto 18, 2021, 11:54:00 pm »
Boa noite,

Estou a pensar seriamente em ir para o Exército, no entanto tenho dúvidas ao que concorrer. Tenho uma licenciatura na área do desporto e há vagas abertas (2) para "Educação Física" no regime de oficiais contratados (penso que como técnico superior de apoio), no entanto não há muita informação sobre quais são as funções dessas vagas ao certo, alguém me consegue explicar?

Sempre tive também admiração pelas tropas especiais, e os Comandos em específico chamam-me muito a atenção, e também existem vagas disponíveis (4) para Comando oficial contratado. Gostaria de saber, no entanto, quais são as funções, na prática, de um Comando (como oficial contratado) comparando com sargentos ou mesmo praças.

Obrigado pela atenção!  :G-beer2:
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7581 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #4145 em: Agosto 19, 2021, 12:13:47 am »
Oficial de Educação física é para controlar provas físicas e organizar campeonatos desportivos.

https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: 2040boy

*

2040boy

  • Membro
  • *
  • 3
  • Enviou: 4 vez(es)
  • +0/-0
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #4146 em: Agosto 19, 2021, 05:22:34 pm »
Oficial de Educação física é para controlar provas físicas e organizar campeonatos desportivos.

Obrigado pela resposta!

E nos Comandos, sabe-me dizer, mais em termos práticos, quais são as funções dos oficiais (contratados, não sei se as funções diferem dos QP)?

Estou a pensar por Comandos como 2ª opção, mas mesmo ficando em Educação Física gostaria de tentar fazer o curso, talvez pedindo transferência depois de estar dentro do exército.
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #4147 em: Agosto 20, 2021, 03:59:06 pm »
Noutros tempos comandavam pelotões.
Agora penso que nem praças há que cheguem para os oficiais do quadro.
::..Trafaria..::
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: 2040boy

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #4148 em: Agosto 20, 2021, 04:06:21 pm »
Em teoria as funções e missões que podem ser confiadas ao oficial contratado são as mesmas do oficial do quadro.
Na pratica é outra coisa; o comando e pelotões e companhias são muito importantes do ponto de vista curricular do oficial do quadro.
::..Trafaria..::
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: 2040boy

*

2040boy

  • Membro
  • *
  • 3
  • Enviou: 4 vez(es)
  • +0/-0
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #4149 em: Agosto 20, 2021, 11:50:30 pm »
Noutros tempos comandavam pelotões.
Agora penso que nem praças há que cheguem para os oficiais do quadro.

O concurso de oficiais que está presentemente ativo (até 30 de Agosto) está a pedir 4 oficiais para a especialidade Comando, pelos vistos ainda estão à procura de mais 😅

Em teoria as funções e missões que podem ser confiadas ao oficial contratado são as mesmas do oficial do quadro.
Na pratica é outra coisa; o comando e pelotões e companhias são muito importantes do ponto de vista curricular do oficial do quadro.

E tendo em conta que o comando de pelotões e companhias são mais importantes para os oficiais do quadro, isso deixa que tipo de tarefas para os oficiais contratados?
Em termos de exercícios e treinos de tiro/combate por exemplo (não sei os nomes específicos) ou mesmo até aqueles cursos que existem agora de marksmanship e tudo mais, os oficiais também participam diretamente nesse tipo de atividades? Ou a função deles é mais "executiva" e não tão "prática"?
Só estou a tentar entender qual vai ser a minha realidade no dia-a-dia durante o curso de Comandos (penso que o curso difira em algumas partes para oficiais/sargentos e praças) e depois do curso sendo oficial, caso consiga completá-lo.

Obrigado pela resposta, abraço!
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7581 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #4150 em: Agosto 21, 2021, 12:14:30 am »
Oficial de Educação física é para controlar provas físicas e organizar campeonatos desportivos.

Obrigado pela resposta!

E nos Comandos, sabe-me dizer, mais em termos práticos, quais são as funções dos oficiais (contratados, não sei se as funções diferem dos QP)?

Estou a pensar por Comandos como 2ª opção, mas mesmo ficando em Educação Física gostaria de tentar fazer o curso, talvez pedindo transferência depois de estar dentro do exército.

O Oficias RC ficam com as funções que os Oficiais QP não querem.

Comandar o Pelotão de Serviços Gerais, Pelotão de Reabastecimento.

Em funções nos Comandos não sei bem.
« Última modificação: Agosto 21, 2021, 12:15:09 am por HSMW »
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: 2040boy

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #4151 em: Agosto 22, 2021, 02:48:05 pm »
Qual será o efectivo real e actual do batalhão de comandos?
::..Trafaria..::
 

*

Camuflage

  • Investigador
  • *****
  • 1514
  • Recebeu: 200 vez(es)
  • Enviou: 89 vez(es)
  • +247/-240
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #4152 em: Agosto 24, 2021, 04:07:52 pm »
Prontidão e disciplina. Força de elite do Exército português está instalada em Lamego

https://www.rtp.pt/noticias/pais/prontidao-e-disciplina-forca-de-elite-do-exercito-portugues-esta-instalada-em-lamego_v1343811

Com vídeo.
 

*

redkukulkane

  • Membro
  • *
  • 182
  • Recebeu: 98 vez(es)
  • Enviou: 7 vez(es)
  • +12/-56
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #4153 em: Agosto 25, 2021, 07:50:51 pm »
a tropa pára-quedistas acaba de adquirir 1 balão de ar quente com atrelado. c56x1

https://www.base.gov.pt/Base4/pt/resultados/?type=doc_documentos&id=1056104&ext=.pdf

aqui esta uma actividade que eu desconhecia das tropas pára-quedistas

https://www.operacional.pt/o-balao-publicitario-das-tropas-para-quedistas/
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #4154 em: Setembro 07, 2021, 02:31:05 am »
Nos anos 80 havia pessoal do SMO que era selecionado para Comando, agora se isso era imposto ou apenas proposto e ficava à escolha do jovem não sei.

O SMO acabou em 2004, e os Comandos renasceram em 2002, por isso ainda coexistiram, mas não acredito que nestas companhias recente teve alguém obrigado. Só se foram nos tempos do Regimento da Amadora, anos 80 e 90.

Nos anos 80 só eram aceites Praças em regime de voluntariado.
Já os oficiais e sargentos QP eram nomeados, alguns deles, para fazerem o curso CMD.

Abraços

Não. Nos anos 80 ainda eu tive amigos que lá foram parar sem saberem como. Na convocatória para cumprimento do SMO surgia o regimento de comandos como unidade de apresentação e nada mais.

Agradeço as respostas.

A convocação para apresentação no Reg CMDs não quer dizer que o futuro militar fosse tirar o curso CMD.

Nos anos 80 um familiar meu assentou Praça lá para a especialidade de CAR, a Unidade formava variadíssimas especialidades para preencher as vagas, e, todas essas especialidades eram preenchidas maioritariamente por pessoal não voluntário.

Se estamos a debater se os efectivos, Praças, e CGM, do Reg CMDs para a especialidade CMD nos anos 80 eram obrigados a fazerem o curso isso não é verdade.

Em 1978, durante a minha inspecção Eu próprio fui convidado para ingressar nos Paras e recusei e, ao mesmo tempo um sarg dos CMDs andava pela sala a fazer os mesmos convites.

Os cursos das Tropas Especiais não eram impostos aos mancebos como penso que agora continuam a não ser.

Abraços

Só para informar que ainda hoje estive com um camarada que nos anos 80 foi comando sem ser voluntário. Quis até sair, mas ameaçavam-no com presidio, chumbo de especialidade, etc...
Mas, diz ele, havia coxos, sornas, amélias, etc... que recebiam o crachá de especialidade na mesma. E para os oficiais e sargentos é treta que tivessem de arranhar como os outros, era fachada.
::..Trafaria..::
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW