A discussão nunca foi uma coisa negativa.
Nunca ninguém partiu braços ou pernas numa discussão pela Internet.
Acho que é um tipo de forum onde podemos discutir coisas que são politicamente incorrectas.
Este tipo de questões no entanto, lembram-nos de que nem tudo vai bem no reino da Ibéria. A falta de entendimento da forma portuguesa de ser e de estar, continua a ser uma barreira no entendimento entre Portugal e Espanha.
Por muito que venham primeiro-ministros dizer, a realidade é a que é. E se há coisa que não devemos, ou não podemos fazer, é pensar em cercear o direito á liberdade de cada um. Ninguém tem o direito de o fazer. Além do mais não nos ficaria bem, começar a cortar a palavra a quem quer que fosse. Se há característica portuguesa que nos distingue de outros povos no mundo, é certamente a nossa maior abertura e aceitação do direito de falar de outros, mesmo que ás vezes não gostemos do que dizem.
Mesmo que ás vezes possamos parecer impertinentes.

Existe porque os portugueses como nação têm uma memória muito grande e Olivença é algo que ocorreu quase que na semana passada.

Naturalmente ninguém tem o direito de - de alguma forma - constranger esse direito á indignação.

Só fica indignado com as afirmações do Dremanu, quem pura e simplesmente não entende como os portugueses pensam.
Caro Dremanu.
Embora eu até possa estar de acordo consigo relativamente a algumas questões, não estou relativamente a outras, principalmente porque acho que a sua irritação (que terá eventualmente justificação) não é dirigida de forma totalmente racional.
A realidade é que a integração de economias é uma realidade, pelo que problemas em Espanha, além de afectarem a Espanha, acabam sempre afectando Portugal.
Imagine se como dizem alguns dos extremistas Espanhois, um dia destes a "Ertzaina" que não sei se se escreve exactamente assim, mas que é a policia autónoma Basca, é armada com armas pesadas e o Governo Basco passa a considerar a "Ertzaina" como exército.
Logo o governo desde Madrid mandará, a Guardia Civil e o exercito para regularizar a situação.
Já reparou que os camiões portugueses que vão para a Holanda, Alemanha, França e outros países, passam no País Basco ?
Já pensou na complicação?
Cadê o investimento estrangeiro, numa país isolado da europa por problemas políticos no resto da peninsula ?
Os nosso turismo beneficiaría com problemas desse tipo num mundo onde muita gente confunde Portugal com Espanha?
Temos que ser realistas.
Eu pessoalmente, estou muito longe de ser um Iberista. Não acredito em uniões com Espanha, não só porque no fundo acredito que as nações devem reger o seu proprio destino, mas também porque acho que já demos a Espanha a possibilidade de fazer a Ibéria em 1580 e a Espanha, ou Castela, mostraram que não queriam a Iberia, que o que queriam era o império de Castela, onde se falasse o Castelhano, se escrevesse em Castelhano e se pensasse em Castelhano. Mostrámos ao que íamos, explicámos que não era assim que queríamos "brincar" e viemo-nos embora (embora fosse preciso andar á porrada durante 28 anos).
No entanto, temos que olhar para Espanha considerando as vantagens que nos oferece o relacionamento ibérico.
Aquilo que não devemos é deixar que esta interpretação da peninsula ibérica, seja mal interpretada e coloque em causa a nossa independência politica.
Essa é a razão pela qual acredito que devemos ter umas forças armadas fortes. Não para entrar em guerra com ninguém, mas apenas para que as decisões politicas tomadas pelo governo português tenham a credibilidade que têm as nações que podem agir porque têm força para tal.
Aqui há tempos num forum Espanhol, (onde naturalmente é pouco admissível que se fale noutra lingua que não o Castelhano) um tonto referiu que Portugal era mais uma autonomia espanhola.
eu achei aquilo engraçado e enviei-lhe uma mensagem privada a explicar que a diferênça entre a "autonomia Espanhola" chamada Portugal e a autonomia Espanhola chamada Galiza, é que por exemplo no caso "Prestige" a autonomia Galiza andava ao telefone a tentar encontrar o presidente da Galiza o Sr. Fraga Iribarne, e a tentar apanhar o telefone para falar com o Sr. José Maria Aznar, para decidir o que fazer.
Á autonomia chamada Portugal, bastou ter um ministro da defesa que agarrou o telefone, telefonou ao armador e disse-lhe:
"
...Ou vocês param ou nós mandamos um avião afundar o barco."
Ainda estou á espera de resposta, e nunca mais o autor da frase se referiu á questão.
Temos que manter a cabeça fria. Curiosamente, sempre conseguimos manter a cabeça fria e ser mais racionais que os "castelhanos" ou os Espanhois. Essa sempre foi a nossa mais preciosa vantagem, junto com o famoso "jeitinho" ou arte do "desenrasca", claro.
Mas a nossa indepenência não está exactamente ameaçada. Se a consideramos ameaçada do ponto de vista económico então também poderiamos recordar que essa independência também foi vendida aos ingleses com o tratado de Metween. Que ao contrario da União Europeia, funcionava praticamente só num sentido.
Não foi por termos caído na dependência económica da Inglaterra que deixámos de existir.
Portanto, acho que os comentários do Dremanu, são um pouco "desfocados" da realidade, peninsular, Europeia e mesmo Ibérica embora eu os entenda.
Cumprimentos