Brasileiros sofrem xenofobia em Portugal

  • 25 Respostas
  • 1575 Visualizações
*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6834
  • Recebeu: 969 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6834
  • Recebeu: 969 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Brasileiros sofrem xenofobia em Portugal
« Responder #1 em: Novembro 07, 2023, 07:46:23 pm »

Os xingamentos são comuns nas ruas das cidades. O país europeu nunca teve tantos brasileiros morando lá como agora. São quase 400 mil, segundo o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras português.
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6834
  • Recebeu: 969 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Brasileiros sofrem xenofobia em Portugal
« Responder #2 em: Novembro 07, 2023, 07:47:53 pm »
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6834
  • Recebeu: 969 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Brasileiros sofrem xenofobia em Portugal
« Responder #3 em: Novembro 07, 2023, 07:49:27 pm »
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6834
  • Recebeu: 969 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Brasileiros sofrem xenofobia em Portugal
« Responder #4 em: Novembro 07, 2023, 07:58:48 pm »
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6834
  • Recebeu: 969 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Brasileiros sofrem xenofobia em Portugal
« Responder #5 em: Novembro 07, 2023, 08:01:32 pm »
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20277
  • Recebeu: 2999 vez(es)
  • Enviou: 2249 vez(es)
  • +1344/-3465
Re: Brasileiros sofrem xenofobia em Portugal
« Responder #6 em: Novembro 08, 2023, 12:56:30 pm »
Sofrem, sofrem eles e sofremos nós.

Tens dúvidas? Pensa só na quantidade de emigrantes que Portugal recebeu nos últimos anos, o brutal aumento de tudo, em especial das casas. Hoje em dia é quase impossível um casal de classe média alugar um apartamento na minha zona devido à quantidade gigantesca de emigrantes por cá.

Qual é o problema? O brasileiro que vem para cá à procura de uma vida melhor para si e para os seus? Não, obviamente que não! O problema é a politica de portas abertas(escancaradas) do governo português. Uma coisa é emigrar 1000, outra coisa é emigrar 1000000!

Tem que haver um limite, senão nem para nós, nem para os emigrantes (seja de que nacionalidade for).

Ah, antes que esqueça-me, tem algumas reticências em relação ao primeiro video, porque não vimos o que está para trás, apenas as últimas cenas. As hipóteses de haver manipulação são tremendas.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, Viajante

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4295
  • Recebeu: 2429 vez(es)
  • Enviou: 1400 vez(es)
  • +7378/-4454
Re: Brasileiros sofrem xenofobia em Portugal
« Responder #7 em: Novembro 08, 2023, 04:03:00 pm »
Não sendo uma área que eu domine minimamente, a área do racismo e similares.......

Acredito que todos os estrangeiros que emigrem para outro país, seja ele qual for, sofram olhares de lado, xenofobia...... sem excepção!

Já agora Vítor, uma dúvida: As anedotas que os brasileiros contam sobre os portugueses, não é racismo e xenofobia?
É que Portugal sempre foi um país de emigrantes, e se nos anos 60 muitos portugueses emigraram para o Brasil, agora dá-se o oposto! Com uma enorme diferença, Portugal teria cerca de 5% de estrangeiros e está a chegar a 20%! Uma anormalidade!!!!!!

Já agora outro reparo que eu ouço muito nos brasileiros e agora personificado no Ministro:
Vamos lá a ver, quem explorou o ouro de uma terra que pertencia aos índios, não são os antecessores dos actuais brasileiros? O Ministro não me parece ter cara de índio!!!!!!
Portanto, quem explorou o Brasil até hoje, tem de ser indemnizado pelos portugueses actuais? OI? OI? Não estou a perceber!?

Infelizmente no século XIX, aquando das invasões Napoleónicas, Portugal perdeu todo o ouro que tinha quando a corte foi para o Brasil, deu-se a independência e que eu saiba nunca mais o ouro regressou a Portugal!!!!! O resto que ficou em Portugal, foi roubado pelos soldados de Napoleão e também pelos Ingleses!!!!!!

Vamos lá a ver, como diz o outro, os brasileiros têem de ter noção do ridículo quando reclamam. Então agora quem está em Portugal, tem de indemnizar com o ouro, os descentes brasileiros dos primeiros exploradores (sejam eles portugueses, europeus, africanos.......), que esses sim ficaram com o ouro de um país que não era deles?

Outra dúvida, os brasileiros têem a noção de que a população que vivia no Brasil em 1800 é a mesma de 1823 (depois da independência), não têem?  :mrgreen:
Passados 201 anos ainda somos os culpados da gestão (ou falta dela) no Brasil?
E já agora que o Ministro falou no ouro que Portugal cobrou a título de impostos (1/5 sobre as riquezas exploradas), o Vítor sabe que estamos a falar talvez em 800 toneladas até 1822?
E o Vítor sabe que o Brasil exporta 100 toneladas de ouro todos os anos? E os brasileiros sabem isso? Que exportam ouro como exportam café..........
« Última modificação: Novembro 08, 2023, 04:07:15 pm por Viajante »
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18294
  • Recebeu: 5541 vez(es)
  • Enviou: 5949 vez(es)
  • +7163/-9540
Re: Brasileiros sofrem xenofobia em Portugal
« Responder #8 em: Novembro 08, 2023, 05:05:10 pm »
Eu quandp visito a casa de alguém tenho de respeitar o dono da casa. É só.
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Luso, PTWolf, MMaria

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18294
  • Recebeu: 5541 vez(es)
  • Enviou: 5949 vez(es)
  • +7163/-9540
Re: Brasileiros sofrem xenofobia em Portugal
« Responder #9 em: Novembro 09, 2023, 09:02:42 am »
Os portugueses também são vitimas de xenofobia em França,  Alemanha, Suiça e por aí fora  não andamos sempre por aí a chorar armados em coitadinhos.

Já cansa a cassete.
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Luso, Cabeça de Martelo, Daniel

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7493
  • Recebeu: 973 vez(es)
  • +4596/-871
Re: Brasileiros sofrem xenofobia em Portugal
« Responder #10 em: Novembro 09, 2023, 11:24:33 am »


Pelo entendi houve uma mensagem por email enviada para uma embaixada ou consulado do Brasil a dizer que não queriamos cá pretos, brasileiros e maricas.
Também parece que mandava todos os brasileiros pretos e maricas sairem do país em poucos meses.
No entanto fiquei na dúvida se era para sairem todos os brasileiros, todos os pretos e todos os maricas, ou se era apenas para sairem os brasileiros que fossem ao mesmo tempo pretos e maricas.

Acho sinceramente que estamos a dar demasiada importância a este tipo de disparates.
Qualquer menina do Bloco de Esquerda pode enviar uma mensagem de teor racista para uma embaixada...

Quanto aos atos de xenofobia, eles sempre existiram e vão existir. Eu não os defendo nem os justifico, apenas os contextualizo.

Creio que a maior demonstração de xenofobia que conheço em língua portuguesa, encontra-se no Brasil, e está explicita numa coisa chamada "piada de português"

Em nenhum país do mundo, todo um povo, toda uma nação e toda uma cultura como a portuguesa, foram tão achincalhantes e tão insultuosas como o achincalho e o insulto racista e xenófobo contra os portugueses no Brasil.

O mais odioso da xenofobia dos brasileiros, é que além de insultarem e ridicularizaram os portugueses, ainda por cima nos exigem que nos riamos das anedotas que nos insultam. "afinau é só brincadêrinha cara".

Eu tenho familia brasileira, por isso estou relativamente à vontade para dizer estas coisas.
Há muito brasileiro imbecil, burro e xenofobo, e como eles são vinte vezes mais numerosos, é mais facil encontrar um brasileiro cretino que um português, mas da mesma forma, também há incontáveis brasileiros que são honestos, respeitadores e que não representam qualquer problema para a sociedade.

Temos que separar o trigo do joio.


É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PTWolf

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6834
  • Recebeu: 969 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Brasileiros sofrem xenofobia em Portugal
« Responder #11 em: Novembro 09, 2023, 11:31:01 am »
Os portugueses também são vitimas de xenofobia em França,  Alemanha, Suiça e por aí fora  não andamos sempre por aí a chorar armados em coitadinhos.

Já cansa a cassete.

Talvez futuramente no Brasil. Isso quando a crise econômica europeia se agravar, devido o prolongamento da invasão russa sobre o território ucraniano, atingir com muita violência as bordas frágeis como Portugal. Aí, outra vez, em direção inversa, quando a economia brasileira retomar o crescimento (todos os prognósticos econômicos apontam para isso), os lusos venham desembarcar por aqui.

O Brasil é um país de gente hospitaleira. Não se esqueçam disso.
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7493
  • Recebeu: 973 vez(es)
  • +4596/-871
Re: Brasileiros sofrem xenofobia em Portugal
« Responder #12 em: Novembro 09, 2023, 11:39:47 am »
Citação de: Vitor Santos
Talvez futuramente no Brasil. Isso quando a crise econômica europeia se agravar, devido o prolongamento da invasão russa sobre o território ucraniano, atingir com muita violência as bordas frágeis como Portugal. Aí, outra vez, em direção inversa, quando a economia brasileira retomar o crescimento

Não ...
Isso nunca poderá acontecer, e a razão é simples e resulta da aritmética.

No Brasil não existe muitas vezes a noção das proporções e por isso a questão passa em frente porque a dimensão do Brasil é tal que a questão nem se coloca.

Poderá neste momento existir em Portugal um número de Brasileiros entre legais, ilegais e mais ou menos legais, com visto de turista, que atinge quase meio milhão de pessoas.
Isto representa cerca de 5% da população portuguesa.
Um movimento inverso, que atingisse as mesmas dimensões implicaria que rumariam ao Brasil 10 milhões de portugueses, ou seja, toda a população do país (incluindo aqui imigrantes de outros pontos do mundo).

O Brasil não tem a noção do que é em pouco mais de dez anos, ter cinco por cento da população vinda de um outro país.
Se tal ocorresse, as anedotas de português seriam o problema mais simples em termos de xenofobia no Brasil.

Portanto, não há forma de haver um movimento inverso, porque mesmo que a Europa, com 500 milhões de habitantes seja invadida (não se sabe como) por uma Russia que não consegue avançar um quilometro na Ucrânia, isso nunca poderia implicar uma migração da totalide do país.

Aqui no entanto devo acrescentar que, acho que os problemas com os brasileiros são uma gota no oceano. Muitas vezes existem porque ao contrário de outras comunidades, não existe barreira linguistica e por isso a comunicação é mais facil e logo, também é mais facil o confronto.

Para mim, são mais graves os grupos de pessoas que migram de outros países, com os quais Portugal não tem absolutamente nenhum tipo de relação. Esses são potencialmente um problema maior.

E depois há sempre que dizer isto. Portugal criou o problema, com a cara risonha do primeiro ministro e do presidente da república, por detrás dos quais estão organizações ligadas a vários tipos de negócios que precisam de mão de obra barata ou baratíssima para poder continuar a ganhar dinheiro.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18294
  • Recebeu: 5541 vez(es)
  • Enviou: 5949 vez(es)
  • +7163/-9540
Re: Brasileiros sofrem xenofobia em Portugal
« Responder #13 em: Novembro 10, 2023, 08:43:58 am »
Eu saúdo o empreendedorismo de certas entidades brasileiras


https://tvi.iol.pt/noticias/videos/identificados-em-portugal-1-000-militantes-do-primeiro-comando-da-capital-a-organizacao-mais-perigosa-do-brasil/6548f8090cf265bc96878e5f


Uma expansão internacional que muitos benefícios trará a ambas as partes !
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20277
  • Recebeu: 2999 vez(es)
  • Enviou: 2249 vez(es)
  • +1344/-3465
Re: Brasileiros sofrem xenofobia em Portugal
« Responder #14 em: Novembro 10, 2023, 12:14:10 pm »
Os portugueses também são vitimas de xenofobia em França,  Alemanha, Suiça e por aí fora  não andamos sempre por aí a chorar armados em coitadinhos.

Já cansa a cassete.

Talvez futuramente no Brasil. Isso quando a crise econômica europeia se agravar, devido o prolongamento da invasão russa sobre o território ucraniano, atingir com muita violência as bordas frágeis como Portugal. Aí, outra vez, em direção inversa, quando a economia brasileira retomar o crescimento (todos os prognósticos econômicos apontam para isso), os lusos venham desembarcar por aqui.

O Brasil é um país de gente hospitaleira. Não se esqueçam disso.

A Rússia não consegue atingir qualquer dos seus objetivos reais na Ucrânia e conseguia chegar à fronteira Portuguesa?! :o

Isso é que é uma bela realidade alternativa.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.