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Substituiçao dos F-16's

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Charlie Jaguar

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2940 em: Junho 24, 2021, 08:30:22 pm »
Não sei porquê, mas cada vez me cheira mais a Blackhawks vindos do "boneyard" e reacondicionados. Será que também ficarão com a designação UH-60P? ::)


@NVF, esse papagaio tinha muita coisa entalada na garganta, não tinha? :mrgreen:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2941 em: Junho 24, 2021, 08:34:57 pm »
Não sei porquê, mas cada vez me cheira mais a Blackhawks vindos do "boneyard" e reacondicionados. Será que também ficarão com a designação UH-60P? ::)


@NVF, esse papagaio tinha muita coisa entalada na garganta, não tinha? :mrgreen:

Se for L ou V, é o mais provável.
Alguém já se apercebeu, de como é que os gregos foram buscar Chinooks, e OH-58, assim como os Eslovacos, acho que ainda vamos a tempo.
Cps,
 

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Lightning

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2942 em: Junho 24, 2021, 10:14:56 pm »
As relações já foram melhores com a Leonardo...
Cps,

Então quando mete o EH101 ao barulho, somos sempre entalados...
 
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Red Baron

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2943 em: Junho 24, 2021, 10:21:55 pm »
Citar
A prontidão dos TGP é inferior à meta prevista porque, por motivos operacionais, voaram mais horas do que estabelecido no
contrato de suporte, sem implicações na execução global do projeto.

O desenvolvimento da OFP S1.1.1 chegou ao fim em Março de 2020, com a realização do teste operacional OT&E, aceitação dos
resultados e entrega da versão final de produção da OFP S1.1.1 e documentação associada. A meta “Obter OFPs para F-16MLU
operacionalmente relevante” para 2020 foi revista para 26, por acréscimo das aeronaves que não foram equipadas em 2019 (18
de 20). Assim, foram equipadas até ao fim do ano de 2020 todas as aeronaves disponíveis com a nova OFP S1.1.1 (na quantidade
de 17), sendo que as restantes aeronaves (16) serão equipadas assim que estiverem disponíveis para o efeito. É de realçar que o
universo de aeronaves F-16 a equipar foi reduzido de 30 para 28, por motivo da segunda alienação à República da Roménia.

O subprojeto programa de modernização POD de Guerra Eletrónica foi redimensionado para aprontamento do POD de Guerra
Electrónica em virtude do montante aprovado em LPM ficar aquém do requerido para a sua modernização. Neste sentido, o objetivo
de atualizar os EW POD foi convertido em aprontar os EW POD, passando a quantidade de EW PODS atualizados para quantidade
de EW PODS prontos, nos mesmos valores (4 em 2019 e 4 em 2020). Assim, em virtude dos prazos de entrega longos e das
dificuldades em obter componentes classificados através do Governo norte-americano, não foram aprontados nenhuns EW POD
em 2019, pelo que o objetivo de 2020 passou para 8. As dificuldades foram resolvidas parcialmente, pelo que apenas foram
aprontados 4 EW POD em 2020.

O subprojeto aquisição de equipamentos de comunicações SATCOM foi adiado em favor do subprojeto Atualização de Software
operacional, sem implicações na execução global do projeto.

Subprojeto F-16MLU - Programa de modernização dos terminais de Link 16 sofreu uma alteração no calendário de fornecimento
dos terminais de comunicações Link-16 MIDS – JTRS, uma vez que a USAF comprometeu-se a avaliar a possibilidade de rever o
desenvolvimento dos requisitos para integração dos terminais na OFP S2 (fielding previsto para FEV2022), por oposição à
integração na OPF S3 (fielding previsto para SET2023), de modo a cumprir com o mandato crypto da NSA a partir de 01JAN2022.
A quantidade de terminais atualizados também foi atualizada para 30 em vez de 26. Neste sentido, em 2019 foram entregues 14
terminais em vez dos 26 previstos, pelo que em 2020 foram entregues dos 16 terminais remanescentes.

O Subprojeto F-16MLU - Atualização de Software operacional (OFP) - Compromissos Assumidos (2019 a 2021), não tem execução
física em 2020. Apenas teve expressão financeira com o pagamento do IVA alfandegário e IVA intracomunitário.

Citar
Subprojeto Regen. Motores (R3.10):.
Conforme salientado no âmbito do projecto,o financiamento atribuído ao mesmo, em sede de LPM, não é suficiente para alcançar
o objetivo de disponibilidade de motores F100 necessários para cumprir os objetivos de prontidão do SA F-16, que atualmente se
cifra em 21 motores disponíveis.
Os fundos atualmente disponíveis apenas permitirem almejar uma meta de 14 motores disponíveis, meta essa que foi possível
executar no ano de 2020.

Está bonito, está....
 

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HSMW

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2944 em: Junho 24, 2021, 11:13:48 pm »
Mais uma vez a limitação de verbas e fundos...

E ainda querem éfes trinta e cinco...
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 
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tenente

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2945 em: Junho 25, 2021, 07:07:12 am »
Mais uma vez a limitação de verbas e fundos...

E ainda querem éfes trinta e cinco...

Querem, querem, nem dinheiro para as MNT, tem quanto mais F35.

Mas o que nos safa é que já está decidido, assim já me sinto bem mais seguro.

Abr
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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Lightning

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2946 em: Junho 25, 2021, 07:08:20 am »
Está bonito, está....

Está melhor que muitos outros sistemas de armas (o que diz muito de como anda o resto), os F-16 ainda vão vendo novos softwares e equipamentos.
« Última modificação: Junho 25, 2021, 07:08:49 am por Lightning »
 

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dc

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2947 em: Junho 25, 2021, 02:03:47 pm »
Calculo que um qualquer upgrade aos F-16, que inclua o SABR, obriga à renovação do cockpit?

Isto assim é uma overdose de potenciais boas notícias, a ver se não saímos todos desapontados.
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2948 em: Junho 25, 2021, 11:01:15 pm »
Não, essa era uma ave marinha.

Arleigh Buirke?
 

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Subsea7

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2949 em: Junho 25, 2021, 11:04:17 pm »
Disse-me um passarinho, com ninho na zona de Alfrangide, que até 2025 o AN/APG-83 SABR equipará todos os 28 Viper ao serviço da FAP. Ao que parece, está igualmente assegurada a aquisição de 50 AIM-120C-8 e 50 AIM-9X Block II até 2025, com a possibilidade de se adquirir um segundo lote, com o mesmo número de mísseis, por volta de 2030. Existe ainda grande pressão dentro da FAP para a aquisição, em breve, de cerca de 20 AGM-158 JASSM, de forma a conferir maior capacidade estratégica aos F-16. E, talvez por influência da FAB, os MRTT já estiveram mais longe.
É a única maneira de ter um caça de 4.5 geração, com capacidades durante mais uns 10 anos, usando munições "stand-off", falou-se em JSOW, mas esse "byte" já se foi...
Cps,
 

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dc

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2950 em: Junho 26, 2021, 12:00:54 am »
A JSOW ainda poderia ter utilidade, pois para determinados alcances, é mais cost-effective que uma JASSM ou SLAM-ER. Para atacar alvos a 100 km, uma JSOW serve, custande cerca de metade a 1/3 de um SLAM-ER ou JASSM. Se colocarmos em cima da mesa a JSOW-ER, ainda mais vantagens tem. Por outro lado, as SDB e SDB-II, fazem quase o mesmo que a JSOW normal, podendo uma aeronave transportar muitas mais.

Seja como for, já ficávamos muitíssimo bem servidos com JASSM e SDB I e II, complementadas claro pelas Paveway e JDAM já em uso, no que diz respeito a ataque ao solo, ficando apenas a faltar um míssil anti-navio para os F-16.
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2951 em: Junho 26, 2021, 10:28:56 am »
A JSOW ainda poderia ter utilidade, pois para determinados alcances, é mais cost-effective que uma JASSM ou SLAM-ER. Para atacar alvos a 100 km, uma JSOW serve, custande cerca de metade a 1/3 de um SLAM-ER ou JASSM. Se colocarmos em cima da mesa a JSOW-ER, ainda mais vantagens tem. Por outro lado, as SDB e SDB-II, fazem quase o mesmo que a JSOW normal, podendo uma aeronave transportar muitas mais.

Seja como for, já ficávamos muitíssimo bem servidos com JASSM e SDB I e II, complementadas claro pelas Paveway e JDAM já em uso, no que diz respeito a ataque ao solo, ficando apenas a faltar um míssil anti-navio para os F-16.
Só acrescentava um "Legion Pod", IRST.
Cps,
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2952 em: Junho 27, 2021, 12:49:38 pm »
A JSOW ainda poderia ter utilidade, pois para determinados alcances, é mais cost-effective que uma JASSM ou SLAM-ER. Para atacar alvos a 100 km, uma JSOW serve, custande cerca de metade a 1/3 de um SLAM-ER ou JASSM. Se colocarmos em cima da mesa a JSOW-ER, ainda mais vantagens tem. Por outro lado, as SDB e SDB-II, fazem quase o mesmo que a JSOW normal, podendo uma aeronave transportar muitas mais.

Seja como for, já ficávamos muitíssimo bem servidos com JASSM e SDB I e II, complementadas claro pelas Paveway e JDAM já em uso, no que diz respeito a ataque ao solo, ficando apenas a faltar um míssil anti-navio para os F-16.

Mas para atacar alvos a 100 km primeiro tens de saber onde eles estão.

Esse dinheiro não era mais bem gasto num MALE ou em satélites?
 

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dc

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2953 em: Junho 27, 2021, 02:56:05 pm »
Bom, tendo em conta que uma JASSM, e outros mísseis de cruzeiro, são habitualmente usados para atacar alvos fixos, como estações de radar, torres de comunicações, hangares, pistas de bases aéreas, bunkers, e afins, não é muito difícil saber onde estão.

E os 30 milhões (ou menos) que se gastaria em 20 JASSM, deviam dar para muita coisa em termos de satélites ou UAVs MALE.  ::)
Mas até coloco duas questões:
-suponhamos que em vez de comprarmos o dito armamento para os F-16, comprávamos uma pequena constelação de satélites. E pergunto, que armamento é que tens para atacar os alvos encontrados pelos satélites? Obrigas os F-16 a sobrevoar espaço aéreo contestado, e largar JDAMs? Ou é com recurso a alguma rail gun do satélite?  ::)

-e o que é que UAVs MALE têm a ver com capacidade stand-off que algo como as JSOW e JASSM conferem a um caça? Para não falar que os actuais UAVs são limitadíssimos em velocidade e manobrabilidade, tornando a sua sobre sobrevivência em espaço aéreo contestado muito mais difícil.
 
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typhonman

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2954 em: Junho 27, 2021, 04:10:59 pm »
Bom, tendo em conta que uma JASSM, e outros mísseis de cruzeiro, são habitualmente usados para atacar alvos fixos, como estações de radar, torres de comunicações, hangares, pistas de bases aéreas, bunkers, e afins, não é muito difícil saber onde estão.

E os 30 milhões (ou menos) que se gastaria em 20 JASSM, deviam dar para muita coisa em termos de satélites ou UAVs MALE.  ::)
Mas até coloco duas questões:
-suponhamos que em vez de comprarmos o dito armamento para os F-16, comprávamos uma pequena constelação de satélites. E pergunto, que armamento é que tens para atacar os alvos encontrados pelos satélites? Obrigas os F-16 a sobrevoar espaço aéreo contestado, e largar JDAMs? Ou é com recurso a alguma rail gun do satélite?  ::)

-e o que é que UAVs MALE têm a ver com capacidade stand-off que algo como as JSOW e JASSM conferem a um caça? Para não falar que os actuais UAVs são limitadíssimos em velocidade e manobrabilidade, tornando a sua sobre sobrevivência em espaço aéreo contestado muito mais difícil.
E no futuro o JASSM e JASSM-ER vai ser integrado no F-35A.