P.S. Mesmo com 16 F35, com a taxa de disponibilidade da Fap tinhas 8 a 9 aviões disponíveis. Pagavas e continuavas a ter a espinha dorsal da Força Aérea no F16 que com 19 no total tinhas 10 a 11. Para adquirir um caça como o F35 tinha de ser no mínimo 30 unidades. E a Suíça vai comprar 36.
Em tempo de paz também não precisas de muitos mais F-35 disponíveis, já que a grande maioria das missões do dia-a-dia, ficariam entregues aos F-16, muito mais baratos de operar. Daí a lógica de ter uma frota mista de F-16 e F-35, pois não faz sentido, em termos de custos h/voo, usar F-35 (ou mesmo Typhoon ou Rafale) para QRA por exemplo.
Seja como for, com ou sem F-35, a única opção de 4.5 que deveria estar em cima da mesa devia ser o upgrade à frota de F-16 em uso. Por uns 500 milhões, modernizas todos para um padrão idêntico aos restantes caças de geração 4.5, enquanto que comprar caças novos dessa mesma geração, ficaria no mínimo a 3 ou 4 mil milhões, ou mais, dependendo do modelo, da quantidade e do pacote de extras.
Agora esta decisão precisa de ser tomada depressa, não é esperar por 2030 e ver no que dá, pois aí já será tarde para o upgrade dos Viper.