Votação

Energia Nuclear

A - Concordo plenamente
54 (62.1%)
B - Não concordo com o nuclear
33 (37.9%)

Votos totais: 83

Votação encerrada: Março 19, 2006, 12:21:35 pm

Energia Nuclear

  • 172 Respostas
  • 52815 Visualizações
*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4284
  • Recebeu: 2411 vez(es)
  • Enviou: 1394 vez(es)
  • +7332/-4424
Re: Energia Nuclear
« Responder #165 em: Abril 04, 2022, 09:32:44 pm »
Aqui na Austrália, o armazenamento em baterias tem dado bons resultados a substituir centrais geradoras a gás natural, em horas de pico: o custo de operação é mais baixo, fornecem energia mais rapidamente e ajudam a estabilizar a rede.

Tenho a noção de que é uma solução cara e problemática com grandes consumidores como a indústria (energia reactiva).

Mas a título pessoal por acaso ando a pedir orçamentos para um sistema de auto-consumo com 5 a 10Kw (painéis solares + eólica) e estou a pensar usar baterias usadas e descartadas de um eléctrico (são substituídas quando a eficiência baixa para 60 a 80%).

Mas os custos.............

Veja se a eólica compensa, eu andava há uns tempos a namorar uns geradores eólicos, depois li sobre isso e basicamente só compensa se viver numa zona muito muito ventosa (Geralmente junto à Costa Atlântica ou em zonas altas) e tem sempre o problema do barulho, foi uma opinião que li ainda me falta investigar mais mas acho que pequenas eólicas não compensa.

Vou morar a quase 800 metros de altitude, o vento não falta e tenho eólicas gigantes a talvez uns 3km de distância.
Mas o problema do barulho é real. Na casa actual, temos 1 aerogerador a 2100 metros e no verão, com as janelas abertas e o eixo alinhado comigo, o barulho ouve-se perfeitamente, principalmente à noite com mais silêncio!!!!! E estou precisamente no centro da Vila!!!!!

Já vi eólicas de eixo vertical, mas...... são as tradicionais que mais compensam......
Mas não vai ser a prioridade para já. Inicialmente vou apostar em painéis solares entre 5 a 10Kw de potência e vou ver a possibilidade de arranjar baterias usadas de um Tesla ou outro. Mesmo que na pior das hipóteses só tenham 60% da capacidade, para o que quero já é muito bom  :mrgreen:

Aqui nesta zona não é costume usarmos gás nas casas novas (apesar de ser obrigatório instalar uma conduta para a rua....... quando sabemos que o gás nunca vai passar nesta zona granítica), é tudo eléctrico...... apesar da rede ser fiável, o que me preocupa é o consumo mensal de uma casa com ....... Bomba de Calor + ar condicionado + motor do furo + focos + fogão eléctrico + forno eléctrico + arca + ...................
Mas para compensar o desfasamento do consumo (mais noturno) com o da produção solar (dia), é necessário investir também em baterias!!!!!
Mas ultrapassada esta fase (investimento), praticamente não preciso de energia da rede!!!!!
« Última modificação: Abril 04, 2022, 09:41:01 pm por Viajante »
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5327
  • Recebeu: 3962 vez(es)
  • Enviou: 9806 vez(es)
  • +8449/-245
Re: Energia Nuclear
« Responder #166 em: Abril 06, 2022, 12:00:42 pm »

Sobre a Austrália sigo este canal:

É critica política em forma de humor, daí querer saber da veracidade dos factos apresentados.

Eu também! É muito bom, mas é demasiado de esquerda para ti, oh H.  :mrgreen:

Este também é bom, mas o gajo tem um sotaque arrevesado, como oh caraças.

Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7580 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Energia Nuclear
« Responder #167 em: Abril 06, 2022, 12:23:06 pm »

Sobre a Austrália sigo este canal:

É critica política em forma de humor, daí querer saber da veracidade dos factos apresentados.

Eu também! É muito bom, mas é demasiado de esquerda para ti, oh H.  :mrgreen:


Por acaso... É.
Tenho de concordar.  :mrgreen:

Mas também digo sempre que nestes temas não nos devemos deixar levar pelo clubismo e ser o mais isentos possível.

A Direita normalmente está-se marimbando para o ambiente, pondo os interesses dos grupos económicos como prioridade.
A Esquerda normalmente está-se aproveitando do ambiente para a sua agenda política e propor medidas absurdas. 

Para mim nem uma coisa nem outra.

A energia nuclear também não é a melhor solução e se tivéssemos uma alternativa com a mesma capacidade era ir acabando com ela.

Mas para já as vantagens justificam a aposta no nuclear.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Cabeça de Martelo

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20593
  • Recebeu: 2391 vez(es)
  • Enviou: 256 vez(es)
  • +1118/-1481
Re: Energia Nuclear
« Responder #168 em: Outubro 08, 2022, 11:26:59 am »
Energia nuclear é solução para crise e para descarbonizar, defendem ativistas


A energia nuclear é uma das soluções para combater a crise energética e ao mesmo tempo descarbonizar as sociedades, defenderam hoje em Lisboa ativistas do movimento internacional “Stand Up For Nuclear”.

Numa pequena ação num jardim em Lisboa os ativistas, em declarações à Lusa, assumiram-se como ambientalistas e consideraram ser necessário desmistificar a energia nuclear, que é hoje uma energia segura e limpa e uma das soluções para resolver o problema da crise energética no mundo.

Luís Guimarães, físico, que trabalhou 15 anos em fusão nuclear, alertou que em vários países as centrais nucleares estão a ser substituídas por centrais a carvão e por gás, o que em nada contribui para resolver o problema das emissões de gases com efeito de estufa.

“Devemos ser agnósticos em relação às várias tecnologias e sendo agnósticos a energia nuclear tem imensas vantagens”, disse, afirmando que não é contra as energias eólica e solar, ainda que tenham um uso intensivo de metais pelo que nesse caso a energia nuclear é mais limpa, mas é antes a favor do uso de todas elas.

Em Portugal, como no resto do mundo, “a transição energética tem sido muito lenta” e “advogamos que o nuclear tem lugar com outras energias e pode contribuir para nos livrarmos dos combustíveis fósseis”, afirmou.

João Neves, engenheiro de minas, outro dos ativistas, salientou que é importante diferenciar a energia nuclear de armamento nuclear e pediu que as pessoas se informem por elas, não se deixando influenciar. “Pensar em energia nuclear em função de armas nucleares é como pensar em eletricidade em função de uma cadeira elétrica”, acrescentou Luís Guimarães.

Os dois garantiram que a energia nuclear é mais limpa do que qualquer energia renovável e também necessita de menos matéria, “diminuindo a necessidade de explorar a natureza”. “Excluindo a armas nucleares e os testes o impacto que a energia nuclear tem na natureza é diminuto”, disse à Lusa Luís Guimarães.

Questionado sobre se não é admissível que as pessoas tenham medo de possíveis acidentes, como aconteceu em Chernobil em 1986, ou de uma explosão na central de Zaporíjia, na Ucrânia, em zona de guerra, ou mesmo na central de Almaraz, em Espanha e perto de Portugal, Luís Guimarães assegurou que não há qualquer perigo nas centrais em questão mas admitiu que na atualidade as pessoas “têm medo” do nuclear.

“O que aconteceu em Chernobil não podia acontecer em Almaraz e também não pode em Zaporíjia”, disse.

Quer Luís Guimarães quer João Neves defendem que a energia nuclear é uma das soluções para descarbonizar a Europa, e mesmo em Portugal, que está “a fazer uma transição energética miserável”, devia fazer-se esse debate de construção de centrais nucleares pequenas.

O movimento “Stand Up For Nuclear” nasceu nos Estados Unidos e defende a proteção e continuação da energia nuclear, solução para um “futuro energético limpo e sustentável”.

Na sua página na internet o movimento fala do “forte movimento antinuclear” que começou nos anos 1970, levando a atenção para as energias renováveis, e diz que hoje a situação é outra, que a descarbonização só acontece com energia nuclear, referindo que estão a ser construídos no mundo 52 reatores.


 :arrow: https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/energia-nuclear-e-solucao-para-crise-e-para-descarbonizar-defendem-ativistas
« Última modificação: Outubro 08, 2022, 11:27:42 am por Lusitano89 »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PTWolf

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7580 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Energia Nuclear
« Responder #169 em: Janeiro 17, 2023, 01:12:18 am »
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20593
  • Recebeu: 2391 vez(es)
  • Enviou: 256 vez(es)
  • +1118/-1481
Re: Energia Nuclear
« Responder #170 em: Outubro 16, 2023, 02:37:09 pm »
Conferência Intermédia Ano OE Energia e Clima | Análise Estratégica da Energia Nuclear part1


 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20593
  • Recebeu: 2391 vez(es)
  • Enviou: 256 vez(es)
  • +1118/-1481
Re: Energia Nuclear
« Responder #171 em: Outubro 18, 2023, 06:56:38 pm »
Conferência Intermédia Ano OE Energia e Clima | Análise Estratégica da Energia Nuclear part2


 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20593
  • Recebeu: 2391 vez(es)
  • Enviou: 256 vez(es)
  • +1118/-1481
Re: Energia Nuclear
« Responder #172 em: Março 27, 2024, 10:15:17 am »
Luís Guimarães - “O Nuclear é uma das soluções para a transição energética?”