F-35A Lightning II na FAP

  • 579 Respostas
  • 37643 Visualizações
*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1423
  • Recebeu: 570 vez(es)
  • Enviou: 2256 vez(es)
  • +687/-122
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #570 em: Hoje às 01:22:08 pm »
O CEMFA faz bem em lançar o assunto para a esfera pública, mas duvido que a curto prazo haja algum desenvolvimento referente a este dossier.

Sem dúvida: o MO é "empurrar com a barriga". Passar a batata quente para o próximo até a coisa estourar.
É a democracia abrileira a funcionar!

Luso, quando a guerra rebentou em Angola que tropas tinhas treinadas e equipadas para aquele tipo de guerra tirando as Companhias de Caçadores Especiais e as Companhias de Caçadores Paraquedistas?
O quê que uma coisa tem a ver com a outra?

O comentário sobre a "Democracia Abrileira"...
Correndo risco de ser rotulado de "salazarista" e aqui confesso que posso estar errado porque o que li/estudei/pesquisei sobre a guerra colonial já foi há muito tempo...

...o Estado Novo antecipou os movimentos separatistas e posicionou forças militares nas provincias ultramarinas (Angola penso eu, visto que onde foi previsto começar a guerra). Essas forças eram as CCE (desconhecia que as CCP também lá estavam).

As CCE tiveram formação baseada na guerra colonial de França na Argélia.

Obviamente nenhuma das forças tinha experiência naquele tipo de guerra (Portugal já não fazia guerra de contra-guerrilha desde o século 19 ou 18).

O problema do Estado Novo foi mais grave, foi no nível estratégico - a estratégia para a guerra pura e simplesmente não permitia a vitória. Agora que existiram contra-medidas para o separatismo, isso existiu.
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8577
  • Recebeu: 1667 vez(es)
  • Enviou: 702 vez(es)
  • +960/-7367
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #571 em: Hoje às 01:40:22 pm »
O CEMFA faz bem em lançar o assunto para a esfera pública, mas duvido que a curto prazo haja algum desenvolvimento referente a este dossier.

Sem dúvida: o MO é "empurrar com a barriga". Passar a batata quente para o próximo até a coisa estourar.
É a democracia abrileira a funcionar!

Luso, quando a guerra rebentou em Angola que tropas tinhas treinadas e equipadas para aquele tipo de guerra tirando as Companhias de Caçadores Especiais e as Companhias de Caçadores Paraquedistas?

E então?
Não era para ser melhor?
Não era para agir de forma mais transparente e eficiente de forma a resolver problemas?
Ou foi só para roubar com enquadramento "jurídico-cultural" da palheta?
Ao menos agora sempre se pode assistir às peças de Brecht, aprender na escola como levar no pacote ou mudar de sexo.
E estar-se completamente livres para falar-se do que se quiser sem ter medo de nada.
Está-se melhor.
Alías a dívida pública assim o demonstra. Tal como o funcionamento dos serviços públicos.
Vamos vai ser como vão ficar certas ilusões se as coisas derem tragicamente para o torto, e despesas não fofinhas tiverem de ser feitas. Com a dívida que já temos.
É. É um país livre e soberano.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

Sintra

  • Perito
  • **
  • 501
  • Recebeu: 54 vez(es)
  • Enviou: 23 vez(es)
  • +18/-0
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #572 em: Hoje às 02:22:33 pm »
O CEMFA faz bem em lançar o assunto para a esfera pública, mas duvido que a curto prazo haja algum desenvolvimento referente a este dossier.

Sem dúvida: o MO é "empurrar com a barriga". Passar a batata quente para o próximo até a coisa estourar.
É a democracia abrileira a funcionar!

Luso, quando a guerra rebentou em Angola que tropas tinhas treinadas e equipadas para aquele tipo de guerra tirando as Companhias de Caçadores Especiais e as Companhias de Caçadores Paraquedistas?
O quê que uma coisa tem a ver com a outra?

O comentário sobre a "Democracia Abrileira"...
Correndo risco de ser rotulado de "salazarista" e aqui confesso que posso estar errado porque o que li/estudei/pesquisei sobre a guerra colonial já foi há muito tempo...

...o Estado Novo antecipou os movimentos separatistas e posicionou forças militares nas provincias ultramarinas (Angola penso eu, visto que onde foi previsto começar a guerra). Essas forças eram as CCE (desconhecia que as CCP também lá estavam).

As CCE tiveram formação baseada na guerra colonial de França na Argélia.

Obviamente nenhuma das forças tinha experiência naquele tipo de guerra (Portugal já não fazia guerra de contra-guerrilha desde o século 19 ou 18).

O problema do Estado Novo foi mais grave, foi no nível estratégico - a estratégia para a guerra pura e simplesmente não permitia a vitória. Agora que existiram contra-medidas para o separatismo, isso existiu.

Sim, o Estado Novo tinha a infeliz mania de encaminhar tropas pessimamente equipadas para locais que se transformavam em cenários de guerra.
A malta que foi para Goa e Angola em 61 que o digam.
Os Caçadores em 1961 acabaram a enfrentar massas humanas com K98.

« Última modificação: Hoje às 02:24:51 pm por Sintra »
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20410
  • Recebeu: 3048 vez(es)
  • Enviou: 2279 vez(es)
  • +1394/-3472
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #573 em: Hoje às 02:33:49 pm »
O meu pai foi servir já nos anos 70 e sempre que eu falava da minha semana de instrução ele até ria...mas não por ter tido uma instrução muito mais dura ou completa, muito pelo contrário. Segundo ele, só quando foi para a FAP (com a respectiva Recruta e Especialidade feita no Exército) é que conheceu o que era "tropa a sério".

Hoje em dia há muito endeusamento/embelezamento do Estado Novo, quando na prática o regime estava a cair de pobre. Isso não sou eu nascido nos anos 70 já no pós-25 de Abril, mas o que eu retiro das conversas que os meus pais/avós/tios contavam desse tempo.

Se há Comandos é porque os altos responsáveis do Exército quiseram acabar com as Companhias de Caçadores Especiais devidamente formadas dos primeiros tempos e disseram que eram todos "especiais" e passaram todos a envergarem a Boina Castanha dos Caçadores Especiais/Rangers.

Se os Paraquedistas foram formados na FAP, foi porque o Exército não percebia a necessidade de haver "elites".

As questões LGBT e restantes letras é algo que pessoalmente não me afecta. Gostam de saltar ao pé cochinho enquanto uma moçoila dá um valente pontapé nos tintins? Força companheiros, desde que as pessoas envolvidas sejam maior e vacinadas e estejam todas a participar de livre vontade, por quem sois.

Estão a ensinar nas escolas...a minha filha aprende a distinguir o certo do errado em casa. Ela é ensinada a respeitar toda a gente, desde que essas pessoas a respeitem e a defender-se sempre que a sua integridade física, emocional esteja a ser posta em causa. Ela sabe que os pais eram os primeiros a irem ter com quer quem seja para "resolver" a questão. Se todos fizermos o mesmo, acho que teremos um país bem melhor.
« Última modificação: Hoje às 02:36:40 pm por Cabeça de Martelo »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Bubas

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8577
  • Recebeu: 1667 vez(es)
  • Enviou: 702 vez(es)
  • +960/-7367
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #574 em: Hoje às 03:05:12 pm »
Estão a ensinar nas escolas...a minha filha aprende a distinguir o certo do errado em casa. Ela é ensinada a respeitar toda a gente, desde que essas pessoas a respeitem e a defender-se sempre que a sua integridade física, emocional esteja a ser posta em causa. Ela sabe que os pais eram os primeiros a irem ter com quer quem seja para "resolver" a questão. Se todos fizermos o mesmo, acho que teremos um país bem melhor.

Dizes isso porque és um pai de elite, oh Martelo!
Depois ainda estou para ver qual seria o outro pai que se meteria contigo!

Agora, em relação à outra senhora: é verdade o que dizem em relação aos decisores militares da época. E isso merecia bem um estudo!
É a canga que nos colocaram.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8742
  • Recebeu: 4074 vez(es)
  • Enviou: 739 vez(es)
  • +5022/-807
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #575 em: Hoje às 03:36:36 pm »
P.S. Os Francius tem a soberania em risco, não têm F35. Assim como os Suecos e turcos. Enfim... ::)

Os franceses não têm F-35 por uma questão de ego. Não me surpreendia que houvesse algum tipo de narrativa dentro das FA francesas, de modernizar os Mistral para receber F-35B.
Os suecos vão tentar desenvolver o seu próprio caça... ou um caça em conjunto com alguém, que a brincadeira fica cara. Claramente concluíram que o Gripen não chega, e precisam de dar o salto geracional.
Os turcos bem queriam o F-35, mas foram bloqueados à pala da compra dos S-400. Agora entraram em modo "coping" a dizer que o Kaan é superior.

 :mrgreen:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Bubas

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20410
  • Recebeu: 3048 vez(es)
  • Enviou: 2279 vez(es)
  • +1394/-3472
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #576 em: Hoje às 03:43:16 pm »
Estão a ensinar nas escolas...a minha filha aprende a distinguir o certo do errado em casa. Ela é ensinada a respeitar toda a gente, desde que essas pessoas a respeitem e a defender-se sempre que a sua integridade física, emocional esteja a ser posta em causa. Ela sabe que os pais eram os primeiros a irem ter com quer quem seja para "resolver" a questão. Se todos fizermos o mesmo, acho que teremos um país bem melhor.

Dizes isso porque és um pai de elite, oh Martelo!
Depois ainda estou para ver qual seria o outro pai que se meteria contigo!

Eu elite?! Diz isso à minha mulher que ela diz logo que eu e a nossa pequena andamos a "conspirar". Sim, somos grandes compinchas, apesar dos gostos musicais dela... :N-icon-Axe:

O pai que se metia comigo? Quase todos, acredita que estou longe de ser o estereotipo do "Action Man". A minha "Maria" mete mais respeito do que eu, no alto dos seus 1,50m. e muito mau feitio.



Citar
Agora, em relação à outra senhora: é verdade o que dizem em relação aos decisores militares da época. E isso merecia bem um estudo!
É a canga que nos colocaram.

O meu "estudo" era estar em casa dos meus avós quando o meu avô recebia os seus amigos...tudo com umas valentes riscas aos ombros quando estavam uniformizados e tudo veterano de guerra. Um deles até comandou um contingente Português num certo já neste século no outro lado do mundo.

Recordando o que eles diziam, faz-me lembrar o Exército Russo na Ucrânia, mas com menos Artilharia, Aviação e muito mais Infantaria e sem dúvida com mais respeito pela vida alheia, a começar pelo dos próprios subordinados (nenhum era ou foi Comando). Mas a Instrução dos Praças...muito básica e muito amadora!
« Última modificação: Hoje às 03:45:30 pm por Cabeça de Martelo »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

goncalobmartins

  • Membro
  • *
  • 191
  • Recebeu: 70 vez(es)
  • Enviou: 171 vez(es)
  • +21/-2
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5676
  • Recebeu: 5685 vez(es)
  • Enviou: 3802 vez(es)
  • +10073/-2653
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #578 em: Hoje às 05:32:17 pm »
Onde isto já vai...

https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/governo-avancou-com-a-compra-de-cacas-f-35-para-a-forca-aerea-portuguesa/

Vai ser o novo caso dos submarinos. Passará a servir de arma de arremesso para tudo e mais alguma coisa.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4236
  • Recebeu: 2752 vez(es)
  • Enviou: 2317 vez(es)
  • +5719/-2849
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #579 em: Hoje às 05:39:47 pm »
Se for o novo caso dos submarinos alguém com tomados dos casos da TAP e e Bancos e em como o caso dos submarinos afinal nos deu a única coisa de jeito na marinheca