Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP

  • 916 Respostas
  • 178112 Visualizações
*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5658 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #645 em: Julho 07, 2020, 11:50:52 pm »
Só para lembrar que o helicóptero que o AW119 veio substituir também era nono-motor.

Muita sorte temos de ainda ter-mos helicóptero de instrução e de não termos de fazer a instrução nos privados.

Red baron,

Só para relembrar que o antecessor do Kuala, foi operado pela FAP, durante mais de meio século !!!!

Isso confirma  duas coisas a experiência acumulada dos pilotos nesta aeronave e a falta de visão das chefias da FAP, em adquirirem um meio com maiores/melhores  capacidades.

As diferenças em termos de instrumentação das duas aeronaves são enormes, porque não se optou por acompanhar essa evolução também na sua motorização?

A situação do borrego da recolha não se terá devido à orografia mas sim à meteo, factor que afectaria também o AL III, se fosse empenhado nessa missão.

Conclusao em termos de helis ligeiros a FAP, continua com a mesma limitação, de motorização, que tinha em 1963, há 57 anos !!!

Cumprimentos
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5658 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #646 em: Julho 07, 2020, 11:54:19 pm »
Só para lembrar que o helicóptero que o AW119 veio substituir também era nono-motor.

Muita sorte temos de ainda ter-mos helicóptero de instrução e de não termos de fazer a instrução nos privados.

Mas o Alouette III, que eu saiba, nunca se aventurou em resgates nos penhascos do Gerês, ou pelo menos em tempos mais recentes. Por isso ter usado o Koala pode ter sido de facto excesso de confiança e/ou mau planeamento por parte da FAP. Sempre que têm ocorrido acidentes ou desaparecimentos por lá quem ia sempre normalmente era o Merlin, há inclusivé vídeos desses salvamentos por essa net afora. Podem de facto ter sobrestimado as capacidades do aparelho e as suas limitações tornaram-se então óbvias neste caso.

Em 2017 o Alouette III ainda fazia resgate em áreas difíceis.


Nos últimos anos poucas horas de voo havia disponíveis.

Podes ter a certeza que se existirem factores meteo adversos, tais como ventos mais fortes, o ALIII, reage como o 119 reagiu, não executa a missão.

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5658 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #647 em: Julho 07, 2020, 11:58:10 pm »
Só para lembrar que o helicóptero que o AW119 veio substituir também era nono-motor.

Muita sorte temos de ainda ter-mos helicóptero de instrução e de não termos de fazer a instrução nos privados.

Mas o Alouette III, que eu saiba, nunca se aventurou em resgates nos penhascos do Gerês, ou pelo menos em tempos mais recentes. Por isso ter usado o Koala pode ter sido de facto excesso de confiança e/ou mau planeamento por parte da FAP. Sempre que têm ocorrido acidentes ou desaparecimentos por lá quem ia sempre normalmente era o Merlin, há inclusivé vídeos desses salvamentos por essa net afora. Podem de facto ter sobrestimado as capacidades do aparelho e as suas limitações tornaram-se então óbvias neste caso.

A falta que uma dezena de Blackhawks fazia. Até nos combates aos fogos faziam melhor figura!

Sem dúvida, se se tivessem comprado C-130J usados tinhamos capital para comprar 10 a 14 UH-60M novos em folha.

Cada vez mais se nota a falta de um heli médio.

Eu não optaria pelo J, a FAP necessita de cargueiro com maiores capacidades de carga e raio de ação, já quanto aos H60, completamente de acordo se viessem dez ainda seriam poucos !

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1631 vez(es)
  • +8536/-4167
Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #648 em: Julho 07, 2020, 11:59:51 pm »
Só para lembrar que o helicóptero que o AW119 veio substituir também era nono-motor.

Muita sorte temos de ainda ter-mos helicóptero de instrução e de não termos de fazer a instrução nos privados.

Mas o Alouette III, que eu saiba, nunca se aventurou em resgates nos penhascos do Gerês, ou pelo menos em tempos mais recentes. Por isso ter usado o Koala pode ter sido de facto excesso de confiança e/ou mau planeamento por parte da FAP. Sempre que têm ocorrido acidentes ou desaparecimentos por lá quem ia sempre normalmente era o Merlin, há inclusivé vídeos desses salvamentos por essa net afora. Podem de facto ter sobrestimado as capacidades do aparelho e as suas limitações tornaram-se então óbvias neste caso.

A falta que uma dezena de Blackhawks fazia. Até nos combates aos fogos faziam melhor figura!

Sem dúvida, se se tivessem comprado C-130J usados tinhamos capital para comprar 10 a 14 UH-60M novos em folha.

Cada vez mais se nota a falta de um heli médio.

Eu não optaria pelo J, a FAP necessita de cargueiro com maiores capacidades de carga e raio de ação, já quanto aos H60, completamente de acordo se viessem dez ainda seriam poucos !

Abraços

Eu também não, mas sim pelo A-400M, no entanto era melhor não vir o KC e virem "Juliets" ex RAF por exemplo e comprar helis médios com capacidade.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5658 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #649 em: Julho 08, 2020, 12:16:17 am »
Só para lembrar que o helicóptero que o AW119 veio substituir também era nono-motor.

Muita sorte temos de ainda ter-mos helicóptero de instrução e de não termos de fazer a instrução nos privados.

Mas o Alouette III, que eu saiba, nunca se aventurou em resgates nos penhascos do Gerês, ou pelo menos em tempos mais recentes. Por isso ter usado o Koala pode ter sido de facto excesso de confiança e/ou mau planeamento por parte da FAP. Sempre que têm ocorrido acidentes ou desaparecimentos por lá quem ia sempre normalmente era o Merlin, há inclusivé vídeos desses salvamentos por essa net afora. Podem de facto ter sobrestimado as capacidades do aparelho e as suas limitações tornaram-se então óbvias neste caso.

A falta que uma dezena de Blackhawks fazia. Até nos combates aos fogos faziam melhor figura!

Sem dúvida, se se tivessem comprado C-130J usados tinhamos capital para comprar 10 a 14 UH-60M novos em folha.

Cada vez mais se nota a falta de um heli médio.

Eu não optaria pelo J, a FAP necessita de cargueiro com maiores capacidades de carga e raio de ação, já quanto aos H60, completamente de acordo se viessem dez ainda seriam poucos !

Abraços

Eu também não, mas sim pelo A-400M, no entanto era melhor não vir o KC e virem "Juliets" ex RAF por exemplo e comprar helis médios com capacidade.

sim também concordo entre o 390 e o J, preferiria o J, os quatro motores dos J´s, dão muito mais confiança para quem tem de percorrer, cerca de 1500 kms até aos açores e quase 1000 até á Madeira.

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4964/-781
Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #650 em: Julho 08, 2020, 09:51:42 am »
Como acho impossível descartar agora o KC, eu alterava era o contrato de 5 para 3, e sempre sobrava algum dinheiro da actual LPM para outras prioridades. No fim de contas, os C-130 após o upgrade ainda duram uns anos, portanto podem complementar os KC até 2030.

Já os UH-60. Eu nem dizia novos, porque comprar 10 meninos desses bem equipados não ficava abaixo dos 400 milhões (valor pelo qual fazias o belo upgrade aos F-16 do PA I), tentava sim aumentar dos 53 para os 100 milhões o orçamento dos helis, e ia buscar 10 UH-60 usados. País pobre não se pode dar ao luxo de querer tudo brinquedo novo.
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5400
  • Recebeu: 5336 vez(es)
  • Enviou: 3518 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #651 em: Julho 08, 2020, 05:52:15 pm »
FAP desmente e repudia afirmações da associação de bombeiros quanto ao resgate, supostamente considerado deficiente, em Ponte da Barca no passado dia 9 de Junho.

https://ominho.pt/forca-aerea-desmente-associacao-de-bombeiros-sobre-resgate-em-ponte-da-barca/
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente, wyldething

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2862
  • Recebeu: 576 vez(es)
  • Enviou: 353 vez(es)
  • +153/-469
Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #652 em: Julho 08, 2020, 07:41:21 pm »
FAP desmente e repudia afirmações da associação de bombeiros quanto ao resgate, supostamente considerado deficiente, em Ponte da Barca no passado dia 9 de Junho.

https://ominho.pt/forca-aerea-desmente-associacao-de-bombeiros-sobre-resgate-em-ponte-da-barca/

Estão a ver seus más línguas, era fake news... :mrgreen: :mrgreen:

É apenas o primeiro passo na guerra contra a passagem dos meios de combate aos fogos para as mãos da FAP. Os próximos anos prometem...
 

*

wyldething

  • Membro
  • *
  • 154
  • Recebeu: 68 vez(es)
  • Enviou: 94 vez(es)
  • +8/-36
Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #653 em: Julho 09, 2020, 03:09:38 pm »
Só para lembrar que o helicóptero que o AW119 veio substituir também era nono-motor.

Muita sorte temos de ainda ter-mos helicóptero de instrução e de não termos de fazer a instrução nos privados.

Red baron,

Só para relembrar que o antecessor do Kuala, foi operado pela FAP, durante mais de meio século !!!!

Isso confirma  duas coisas a experiência acumulada dos pilotos nesta aeronave e a falta de visão das chefias da FAP, em adquirirem um meio com maiores/melhores  capacidades.

As diferenças em termos de instrumentação das duas aeronaves são enormes, porque não se optou por acompanhar essa evolução também na sua motorização?

A situação do borrego da recolha não se terá devido à orografia mas sim à meteo, factor que afectaria também o AL III, se fosse empenhado nessa missão.

Conclusao em termos de helis ligeiros a FAP, continua com a mesma limitação, de motorização, que tinha em 1963, há 57 anos !!!

Cumprimentos

O Koala foi comprado com o objectivo primário de instrução de pilotos em asas rotativas. Por essa razão, uma das especificações principais era ser o mais barato de adquirir e operar e por essas razão era preferível ser monomotor.
Tudo o resto que possa desempenhar é aproveitamento da frota para missões secundárias.

Se devíamos ter outra frota intermédia entre o Koala e o Merlin, em números decentes, isso já é outra conversa.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo, JohnM

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5658 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #654 em: Julho 09, 2020, 03:48:32 pm »
Só para lembrar que o helicóptero que o AW119 veio substituir também era nono-motor.

Muita sorte temos de ainda ter-mos helicóptero de instrução e de não termos de fazer a instrução nos privados.

Red baron,

Só para relembrar que o antecessor do Kuala, foi operado pela FAP, durante mais de meio século !!!!

Isso confirma  duas coisas a experiência acumulada dos pilotos nesta aeronave e a falta de visão das chefias da FAP, em adquirirem um meio com maiores/melhores  capacidades.

As diferenças em termos de instrumentação das duas aeronaves são enormes, porque não se optou por acompanhar essa evolução também na sua motorização?

A situação do borrego da recolha não se terá devido à orografia mas sim à meteo, factor que afectaria também o AL III, se fosse empenhado nessa missão.

Conclusao em termos de helis ligeiros a FAP, continua com a mesma limitação, de motorização, que tinha em 1963, há 57 anos !!!

Cumprimentos

O Koala foi comprado com o objectivo primário de instrução de pilotos em asas rotativas. Por essa razão, uma das especificações principais era ser o mais barato de adquirir e operar e por essas razão era preferível ser monomotor.
Tudo o resto que possa desempenhar é aproveitamento da frota para missões secundárias.

Se devíamos ter outra frota intermédia entre o Koala e o Merlin, em números decentes, isso já é outra conversa.

Lamento informá-lo mas está equivocado quando afirma que :

O Koala foi comprado com o objectivo primário de instrução de pilotos em aeronaves de asa(s) rotativa(s). Por essa razão, uma das especificações principais era ser o mais barato de adquirir e operar e por essas razão era preferível ser monomotor.
Tudo o resto que possa desempenhar é aproveitamento da frota para missões secundárias.


De acordo com a FAP o 119 foi adquirido para desempenhar cinco missões e nenhuma delas é considerada primária/secundária:

https://www.emfa.pt/esquadra-51-esquadra-552-zangoes

MISSÃO

Executar operações de transporte aéreo, apoio tático e geral e ministrar instrução básica e avançada de helicópteros.

e também aqui:

https://www.emfa.pt/aeronave-60-aw119mkii-koala

TIPOS DE MISSÃO

Evacuação Sanitária
Instrução Básica
Instrução Complementar
Vigilância e Reconhecimento
Busca e Salvamento

Trata-se de um helicóptero extremamente versátil, capaz de operar em ambiente noturno com a utilização de óculos de visão noturna e cumprindo um leque bastante alargado de missões como sejam: instrução básica e avançada de voo, busca e salvamento, evacuação sanitária, patrulhamento e observação e apoio ao combate aos incêndios rurais.

Está equipado com um trem de aterragem do tipo "patins", com capacidade de instalação de flutuadores para a missão de busca e salvamento sobre ambiente marítimo. Para esta missão em particular, pode ainda ser equipado com guincho e farol de busca.

Tem a capacidade de transportar até sete passageiros (além do piloto), ou uma maca e cinco passageiros, ou ainda 1400Kg em carga suspensa, onde se inclui um balde para o combate aos incêndios rurais.


Em lado nenhum a FAP refere qual a missão primária do 119, até porque para existir uma missão primária atribuída, teria forçosamente de existir um numero maior de unidades, e não apenas cinco para as cinco missões.

Abraços
« Última modificação: Julho 09, 2020, 03:55:11 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

wyldething

  • Membro
  • *
  • 154
  • Recebeu: 68 vez(es)
  • Enviou: 94 vez(es)
  • +8/-36
Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #655 em: Julho 09, 2020, 04:00:18 pm »
E o 109 - estou a partir do principio que tudo o resto é igual ao 119 - pode operar desligando 1 motor? Porque a "grande" poupança, segundo percebi, de termos escolhido o 119 era os custos de operar um meio com apenas 1 motor; claro que haveria a manutenção de outro motor, mas se fosse possível utilizar na maior parte do tempo com apenas 1...

Pode, o PMD permite tal operação.
o nosso 119 monomotor a turbina em questão é mais potente, só podia, que cada uma do 109 ou do 119 bimotor.
Por exemplo o 101 opera geralmente, com duas turbinas ligadas, a terceira serve como backup, mas pode ser accionada ao mesmo tempo, convém não esquecer que o menino tem mais de 15 Tons, de peso máximo.

Abraços

O Merlin pode voar operacionalmente com duas turbinas. Já a generalidade dos helis bi-motor apenas podem operar com uma turbina em procedimentos de emergência da aeronave, não   como procedimento operacional comum.
 

*

wyldething

  • Membro
  • *
  • 154
  • Recebeu: 68 vez(es)
  • Enviou: 94 vez(es)
  • +8/-36
Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #656 em: Julho 09, 2020, 04:32:57 pm »
Só para lembrar que o helicóptero que o AW119 veio substituir também era nono-motor.

Muita sorte temos de ainda ter-mos helicóptero de instrução e de não termos de fazer a instrução nos privados.

Red baron,

Só para relembrar que o antecessor do Kuala, foi operado pela FAP, durante mais de meio século !!!!

Isso confirma  duas coisas a experiência acumulada dos pilotos nesta aeronave e a falta de visão das chefias da FAP, em adquirirem um meio com maiores/melhores  capacidades.

As diferenças em termos de instrumentação das duas aeronaves são enormes, porque não se optou por acompanhar essa evolução também na sua motorização?

A situação do borrego da recolha não se terá devido à orografia mas sim à meteo, factor que afectaria também o AL III, se fosse empenhado nessa missão.

Conclusao em termos de helis ligeiros a FAP, continua com a mesma limitação, de motorização, que tinha em 1963, há 57 anos !!!

Cumprimentos

O Koala foi comprado com o objectivo primário de instrução de pilotos em asas rotativas. Por essa razão, uma das especificações principais era ser o mais barato de adquirir e operar e por essas razão era preferível ser monomotor.
Tudo o resto que possa desempenhar é aproveitamento da frota para missões secundárias.

Se devíamos ter outra frota intermédia entre o Koala e o Merlin, em números decentes, isso já é outra conversa.

Lamento informá-lo mas está equivocado quando afirma que :

O Koala foi comprado com o objectivo primário de instrução de pilotos em aeronaves de asa(s) rotativa(s). Por essa razão, uma das especificações principais era ser o mais barato de adquirir e operar e por essas razão era preferível ser monomotor.
Tudo o resto que possa desempenhar é aproveitamento da frota para missões secundárias.


De acordo com a FAP o 119 foi adquirido para desempenhar cinco missões e nenhuma delas é considerada primária/secundária:

https://www.emfa.pt/esquadra-51-esquadra-552-zangoes

MISSÃO

Executar operações de transporte aéreo, apoio tático e geral e ministrar instrução básica e avançada de helicópteros.

e também aqui:

https://www.emfa.pt/aeronave-60-aw119mkii-koala

TIPOS DE MISSÃO

Evacuação Sanitária
Instrução Básica
Instrução Complementar
Vigilância e Reconhecimento
Busca e Salvamento

Trata-se de um helicóptero extremamente versátil, capaz de operar em ambiente noturno com a utilização de óculos de visão noturna e cumprindo um leque bastante alargado de missões como sejam: instrução básica e avançada de voo, busca e salvamento, evacuação sanitária, patrulhamento e observação e apoio ao combate aos incêndios rurais.

Está equipado com um trem de aterragem do tipo "patins", com capacidade de instalação de flutuadores para a missão de busca e salvamento sobre ambiente marítimo. Para esta missão em particular, pode ainda ser equipado com guincho e farol de busca.

Tem a capacidade de transportar até sete passageiros (além do piloto), ou uma maca e cinco passageiros, ou ainda 1400Kg em carga suspensa, onde se inclui um balde para o combate aos incêndios rurais.


Em lado nenhum a FAP refere qual a missão primária do 119, até porque para existir uma missão primária atribuída, teria forçosamente de existir um numero maior de unidades, e não apenas cinco para as cinco missões.

Abraços

Nessas páginas as missões não estão descriminadas entre primárias e secundárias.

Independentemente disso, na Mais Alto nº437, em artigo escrito pelo Program Manager do processo de aquisição dos Koala, TCOr. Hugo Sentieiro está descrita a razão fundamental para a preferência de um monomotor e que se prende com a missão primária de treino:

"Foram analisadas diversas opções no que diz respeito à tipologia do helicóptero, entre o monomotor e o bimotor e até mesmo uma combinação de ambos, das quais resultaram a decisão sobre a manutenção da opção monomotor da qual resultaria como mais adequada para a missão de treino, assim como a solução mais económica atendendo ao orçamento disponível."
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5658 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #657 em: Julho 09, 2020, 04:34:42 pm »
E o 109 - estou a partir do principio que tudo o resto é igual ao 119 - pode operar desligando 1 motor? Porque a "grande" poupança, segundo percebi, de termos escolhido o 119 era os custos de operar um meio com apenas 1 motor; claro que haveria a manutenção de outro motor, mas se fosse possível utilizar na maior parte do tempo com apenas 1...

Pode, o PMD permite tal operação.
o nosso 119 monomotor a turbina em questão é mais potente, só podia, que cada uma do 109 ou do 119 bimotor.
Por exemplo o 101 opera geralmente, com duas turbinas ligadas, a terceira serve como backup, mas pode ser accionada ao mesmo tempo, convém não esquecer que o menino tem mais de 15 Tons, de peso máximo.

Abraços

O Merlin pode voar operacionalmente com duas turbinas. Já a generalidade dos helis bi-motor apenas podem operar com uma turbina em procedimentos de emergência da aeronave, não   como procedimento operacional comum.

isso sei eu já há muito anos, meu caro.
e já tinha referido no meu post.

« Última modificação: Julho 09, 2020, 04:40:46 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5658 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #658 em: Julho 09, 2020, 04:39:52 pm »
Só para lembrar que o helicóptero que o AW119 veio substituir também era nono-motor.

Muita sorte temos de ainda ter-mos helicóptero de instrução e de não termos de fazer a instrução nos privados.

Red baron,

Só para relembrar que o antecessor do Kuala, foi operado pela FAP, durante mais de meio século !!!!

Isso confirma  duas coisas a experiência acumulada dos pilotos nesta aeronave e a falta de visão das chefias da FAP, em adquirirem um meio com maiores/melhores  capacidades.

As diferenças em termos de instrumentação das duas aeronaves são enormes, porque não se optou por acompanhar essa evolução também na sua motorização?

A situação do borrego da recolha não se terá devido à orografia mas sim à meteo, factor que afectaria também o AL III, se fosse empenhado nessa missão.

Conclusao em termos de helis ligeiros a FAP, continua com a mesma limitação, de motorização, que tinha em 1963, há 57 anos !!!

Cumprimentos

O Koala foi comprado com o objectivo primário de instrução de pilotos em asas rotativas. Por essa razão, uma das especificações principais era ser o mais barato de adquirir e operar e por essas razão era preferível ser monomotor.
Tudo o resto que possa desempenhar é aproveitamento da frota para missões secundárias.

Se devíamos ter outra frota intermédia entre o Koala e o Merlin, em números decentes, isso já é outra conversa.

Lamento informá-lo mas está equivocado quando afirma que :

O Koala foi comprado com o objectivo primário de instrução de pilotos em aeronaves de asa(s) rotativa(s). Por essa razão, uma das especificações principais era ser o mais barato de adquirir e operar e por essas razão era preferível ser monomotor.
Tudo o resto que possa desempenhar é aproveitamento da frota para missões secundárias.


De acordo com a FAP o 119 foi adquirido para desempenhar cinco missões e nenhuma delas é considerada primária/secundária:

https://www.emfa.pt/esquadra-51-esquadra-552-zangoes

MISSÃO

Executar operações de transporte aéreo, apoio tático e geral e ministrar instrução básica e avançada de helicópteros.

e também aqui:

https://www.emfa.pt/aeronave-60-aw119mkii-koala

TIPOS DE MISSÃO

Evacuação Sanitária
Instrução Básica
Instrução Complementar
Vigilância e Reconhecimento
Busca e Salvamento

Trata-se de um helicóptero extremamente versátil, capaz de operar em ambiente noturno com a utilização de óculos de visão noturna e cumprindo um leque bastante alargado de missões como sejam: instrução básica e avançada de voo, busca e salvamento, evacuação sanitária, patrulhamento e observação e apoio ao combate aos incêndios rurais.

Está equipado com um trem de aterragem do tipo "patins", com capacidade de instalação de flutuadores para a missão de busca e salvamento sobre ambiente marítimo. Para esta missão em particular, pode ainda ser equipado com guincho e farol de busca.

Tem a capacidade de transportar até sete passageiros (além do piloto), ou uma maca e cinco passageiros, ou ainda 1400Kg em carga suspensa, onde se inclui um balde para o combate aos incêndios rurais.


Em lado nenhum a FAP refere qual a missão primária do 119, até porque para existir uma missão primária atribuída, teria forçosamente de existir um numero maior de unidades, e não apenas cinco para as cinco missões.

Abraços

Nessas páginas as missões não estão descriminadas entre primárias e secundárias.

Independentemente disso, na Mais Alto nº437, em artigo escrito pelo Program Manager do processo de aquisição dos Koala, TCOr. Hugo Sentieiro está descrita a razão fundamental para a preferência de um monomotor e que se prende com a missão primária de treino:

"Foram analisadas diversas opções no que diz respeito à tipologia do helicóptero, entre o monomotor e o bimotor e até mesmo uma combinação de ambos, das quais resultaram a decisão sobre a manutenção da opção monomotor da qual resultaria como mais adequada para a missão de treino, assim como a solução mais económica atendendo ao orçamento disponível."

epá o sr parece que gosta de repetir o que eu afirmo :

por mim:
De acordo com a FAP o 119 foi adquirido para desempenhar cinco missões e nenhuma delas é considerada primária/secundária:

Por si:
Nessas páginas as missões não estão descriminadas entre primárias e secundárias.

Cumprimentos

Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

wyldething

  • Membro
  • *
  • 154
  • Recebeu: 68 vez(es)
  • Enviou: 94 vez(es)
  • +8/-36
Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #659 em: Julho 09, 2020, 05:51:01 pm »
Só para lembrar que o helicóptero que o AW119 veio substituir também era nono-motor.

Muita sorte temos de ainda ter-mos helicóptero de instrução e de não termos de fazer a instrução nos privados.

Red baron,

Só para relembrar que o antecessor do Kuala, foi operado pela FAP, durante mais de meio século !!!!

Isso confirma  duas coisas a experiência acumulada dos pilotos nesta aeronave e a falta de visão das chefias da FAP, em adquirirem um meio com maiores/melhores  capacidades.

As diferenças em termos de instrumentação das duas aeronaves são enormes, porque não se optou por acompanhar essa evolução também na sua motorização?

A situação do borrego da recolha não se terá devido à orografia mas sim à meteo, factor que afectaria também o AL III, se fosse empenhado nessa missão.

Conclusao em termos de helis ligeiros a FAP, continua com a mesma limitação, de motorização, que tinha em 1963, há 57 anos !!!

Cumprimentos

O Koala foi comprado com o objectivo primário de instrução de pilotos em asas rotativas. Por essa razão, uma das especificações principais era ser o mais barato de adquirir e operar e por essas razão era preferível ser monomotor.
Tudo o resto que possa desempenhar é aproveitamento da frota para missões secundárias.

Se devíamos ter outra frota intermédia entre o Koala e o Merlin, em números decentes, isso já é outra conversa.

Lamento informá-lo mas está equivocado quando afirma que :

O Koala foi comprado com o objectivo primário de instrução de pilotos em aeronaves de asa(s) rotativa(s). Por essa razão, uma das especificações principais era ser o mais barato de adquirir e operar e por essas razão era preferível ser monomotor.
Tudo o resto que possa desempenhar é aproveitamento da frota para missões secundárias.


De acordo com a FAP o 119 foi adquirido para desempenhar cinco missões e nenhuma delas é considerada primária/secundária:

https://www.emfa.pt/esquadra-51-esquadra-552-zangoes

MISSÃO

Executar operações de transporte aéreo, apoio tático e geral e ministrar instrução básica e avançada de helicópteros.

e também aqui:

https://www.emfa.pt/aeronave-60-aw119mkii-koala

TIPOS DE MISSÃO

Evacuação Sanitária
Instrução Básica
Instrução Complementar
Vigilância e Reconhecimento
Busca e Salvamento

Trata-se de um helicóptero extremamente versátil, capaz de operar em ambiente noturno com a utilização de óculos de visão noturna e cumprindo um leque bastante alargado de missões como sejam: instrução básica e avançada de voo, busca e salvamento, evacuação sanitária, patrulhamento e observação e apoio ao combate aos incêndios rurais.

Está equipado com um trem de aterragem do tipo "patins", com capacidade de instalação de flutuadores para a missão de busca e salvamento sobre ambiente marítimo. Para esta missão em particular, pode ainda ser equipado com guincho e farol de busca.

Tem a capacidade de transportar até sete passageiros (além do piloto), ou uma maca e cinco passageiros, ou ainda 1400Kg em carga suspensa, onde se inclui um balde para o combate aos incêndios rurais.


Em lado nenhum a FAP refere qual a missão primária do 119, até porque para existir uma missão primária atribuída, teria forçosamente de existir um numero maior de unidades, e não apenas cinco para as cinco missões.

Abraços

Nessas páginas as missões não estão descriminadas entre primárias e secundárias.

Independentemente disso, na Mais Alto nº437, em artigo escrito pelo Program Manager do processo de aquisição dos Koala, TCOr. Hugo Sentieiro está descrita a razão fundamental para a preferência de um monomotor e que se prende com a missão primária de treino:

"Foram analisadas diversas opções no que diz respeito à tipologia do helicóptero, entre o monomotor e o bimotor e até mesmo uma combinação de ambos, das quais resultaram a decisão sobre a manutenção da opção monomotor da qual resultaria como mais adequada para a missão de treino, assim como a solução mais económica atendendo ao orçamento disponível."

epá o sr parece que gosta de repetir o que eu afirmo :

por mim:
De acordo com a FAP o 119 foi adquirido para desempenhar cinco missões e nenhuma delas é considerada primária/secundária:

Por si:
Nessas páginas as missões não estão descriminadas entre primárias e secundárias.

Cumprimentos

O facto de nessas páginas não estar discriminado entre missões primárias e secundárias, não significam que essa distinção não exista. Fui mais claro agora?