Notei a questão dos C-212-300 e dos aviões de vigilância marítima.
E há um assunto sobre o qual gostaría de ouvir opiniões.
Na comparação que fiz, entre o CASA C-295 e o C-27J, resultou uma clara superioridade do avião da Lockeed.
A superioridade do C-27J, tem especialmente a ver com a sua vertente de avião de transporte. Portanto, o C-27J ganha ao CASA C-295 em práticamente tudo. Chega mais longe, transporta mais carga, e transporta veículos ligeiros, o que para avião de transporte é crucial.
Já na questão de avião de vigilância, tenho duvidas sobre as vantagens do C-27J sobre o C-295.
Uma das maiores diferenças entre as duas aeronaves, é o seu peso em vazio. Ou seja, no chão, sem combustível, o C-295 pesa pouco mais de metade do peso do C-27J, que é uma aeronave mais robusta e feita de raiz a pensar no transporte militar.
Para avião de vigilância marítima, o C-27J é muito mais pesado, e consome muito mais que o C-295, porque entre outras coisas, tem que carregar com quase vinte toneladas de peso do próprio avião. Aliás, esta grande diferença é a principal razão de o C-27J ter motores muito mais potentes que o C-295.
Cinco dos doze aviões a adquirir, significa 42% da frota. Ou seja, o C-27J, é mais caro (mas é melhor para transporte militar) mas é demasiado grande e pesado (17 toneladas), para andar de um lado para o outro sobre o mar, apenas com equipamentos electrónicos e uma tripulação reduzida.
A minha tese:
O C-27J, não é o melhor avião para patrulha marítima e gasta demais. Será provavelmente demasiado caro (especulação minha) para a função.
O CASA C-295 é superior ao C-27J para a função de patrulha. É mais leve e, para carregar relativamente pouca carga (equipamentos electrónicos), serve tanto, ou melhor que o avião da Lockeed.
A situação fica complicada, porque, se o concurso fosse apenas para um avião de transporte, o C-27J ganhava destacado (quase sem contestação), mas quase metade da frota destina-se a uma função em que o C-27J não ganha com a mesma vantagem.
Confesso que a escolha ficou complicada. Opiniões e argumentos são bem vindos.
Cumprimentos