Substituição dos Alpha-jet

  • 1890 Respostas
  • 350216 Visualizações
*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2869
  • Recebeu: 580 vez(es)
  • Enviou: 355 vez(es)
  • +153/-469
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #885 em: Março 29, 2021, 10:37:09 pm »

Ainda é o meu preferido. c56x1
 

*

Miguel

  • Investigador
  • *****
  • 2490
  • Recebeu: 45 vez(es)
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +461/-579
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #886 em: Março 29, 2021, 10:49:32 pm »
Deve de existir interesses en vender sucatas da Embraer para a Aeronautica Portuguesa.
A FAP deixou de existir.
Ao aceitar negociadas destas.
Os KC vao ser um fiasco.
O substituicao devia ter sido o A400 ou C130J
E agora isto de STs
Algums vao ficar com tâchos.
A Franca nao pode estar por traz.
Nesse caso apontava para o Tigre por exemplo.
Pobre Portugal.
Vergonha.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8565
  • Recebeu: 3915 vez(es)
  • Enviou: 722 vez(es)
  • +4988/-790
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #887 em: Março 29, 2021, 11:01:53 pm »
Chamar de sucata parece-me exagerado. O ST num Portugal em que os restantes programas estivessem em andamento, e não houvesse lacunas graves por resolver, nem as constantes faltas de investimento, seria um meio interessante (sobretudo porque livrava os F-16 da função de CAS em TOs de baixa intensidade). O problema aqui é que surge numa fase complicada, onde não se arranja dinheiro para coisas básicas, mas para isto já há dinheiro.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman, tenente

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5354
  • Recebeu: 739 vez(es)
  • Enviou: 732 vez(es)
  • +509/-2608
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #888 em: Março 30, 2021, 10:44:06 am »
Chamar de sucata parece-me exagerado. O ST num Portugal em que os restantes programas estivessem em andamento, e não houvesse lacunas graves por resolver, nem as constantes faltas de investimento, seria um meio interessante (sobretudo porque livrava os F-16 da função de CAS em TOs de baixa intensidade). O problema aqui é que surge numa fase complicada, onde não se arranja dinheiro para coisas básicas, mas para isto já há dinheiro.

EU apoio a compra dos Supertucanos, são um excelente avião não só para treinos, os britânicos tiveram-no, como para proteção das nossas fronteiras terrestres,

Tanto no Alentejo como no Algarve é muito usual ver avionetas a voarem de Marrocos para cá, para aterrar em pistas improvisadas e descarregarem fardos de droga.

Ir atrás destas avionetas com um F16 além de muito caro é muito complicado, logo a existência do supertucano estacionado no Alentejo permitirá ser mais uma barreira para os traficantes.

Ao contrário dos helis, o supertucano tem capacidade de bombardear e manter-se mais horas sobre o local de combate que um F16, além de ser mais barato.

Por isso acho que a FAP ao adquirir este avião está de parabéns.   
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: mafets

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8684
  • Recebeu: 3263 vez(es)
  • Enviou: 1002 vez(es)
  • +4063/-6488
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #889 em: Março 30, 2021, 11:01:12 am »
Deve de existir interesses en vender sucatas da Embraer para a Aeronáutica Portuguesa.
Pronto, chegou o Miguel. :mrgreen: Depois do projeto revolucionário do mini lpd, cá está para espalhar charme pelo FD. Sucata? Então mas o  meu caro acha que os Américas andam a usar sucata no Afeganistão e a avaliar sucata, tendo uma fabrica de sucata no seu solo, a competir directamente com o At-6? Veja lá isso bem... :mrgreen:

https://www.cavok.com.br/tag/sierra-nevadaembraer-a-29-super-tucano




A FAP deixou de existir.
Ao aceitar negociadas destas.

A sério? Ou seja, a FAP tendo parte dos meios encaixotadas para v.exma existe, e só deixa de existir quando compra Embraer? Aquela compra dos Koalas foi uma Maravilha.  ::) Já agora, como estão os Merlin Csar e os P3? Todos activos? Se então compararmos a FAP com Marinha concluímos que é como comprarar o seu NPO-Mini LPD com um WASP.   :mrgreen:






Os KC vao ser um fiasco.
O substituicao devia ter sido o A400 ou C130J

Agora é vidente? Ou foi à Bruxa?  :mrgreen: Por acaso, da Embraer fracassos não estou a ver, desde o Brasília ao AMX. Aliás, este último, embora em consorcio com os Italianos só não foi mais vendido porque as linhas de crédito e a pressão made in USA destruiu alguns negócios. Daí que não perceba a frase, excetuando a parte do A400 ou do C130J, com os quais até concordo, quer por questões de projecção de forças mas também devido à manutenção pois é padrão nato. Mas não foi, e prefiro o KC a estar como a Marinha sem abastecedor e sem navios com menos de 20 anos (tirando os NPO).. ::)




E agora isto de STs
Algums vao ficar com tâchos.

Meu caro, desculpe que lhe diga (e estima à parte, apesar do desacordofrequente), mas anda distraído ou tem de mudar de lentes. Em primeiro lugar porque os Caracóis voam a secretárias à 2 anos, depois porque a FAB executa formação avançada com o aparelho, o qual veio substituir o Xavante, e não vejo acidentes todos os dias. Mesmo em CSAR/Coin, trata-se dos aparelhos mais vendidos e que é usado desde o Afeganistão, passando pelos conflitos em Africa, acabando no Líbano. Quanto a tachos, Alfeite, TAP, novo banco ? V.exma teve uma UALE durante 20 anos, a formar gente para 2 helis diferentes e preocupa-se com 200 milhões para uns ST? E com os tachos, quando o Tachometro bancário vai nos 11 mil milhões de Euros? Ora meu caro, se vier por um preço lógico e comparticipado, ficamos com formação e capacidade Coin . Já é alguma coisa, goste-se ou não (e a vinda do 346 para aquela empresa privada? Cheira-me a PPP, e não vale a pena lhe explicar o quanto as ppp foram nocivos para o país)...  ;)



A Franca nao pode estar por traz.
Nesse caso apontava para o Tigre por exemplo.

Não me diga. E o Tigre custa quanto? Em termos de aquisição e operação? Dá formação no Tigre? Olhe, dou-lhe uma novidade (uma fonte ontem telefonicamente disse-me outra coisa. Inclusive que iriamos ter mais novidades, mas acredita quem quer)...  :mrgreen:



Pobre Portugal.
Vergonha.

Vergonha, em termos de F.A. é como chegou a Marinha (ou a FAP no caso dos Merlin Csar). Navios desarmados, falta um abastecedor, lanchas com no mínimo 20 anos, MLU a levar anos, feito com o mais baratinho possível, e pior: Falta de perspectivas de aquisição seja do que for. Isso é que é vergonhoso. E se o meu caro tomar atenção verifica que nem o LPD já é falado a serio. Pois a prioridade será sempre o abastecedor e tornar os meios existentes minimamente operacionais como os Tejo. A fap, mal ou bem, até agora não está nesse caminho. Porque compra, moderniza mesmo vendendo, indica um caminho, mesmo com F35 e outras ideias que me parecem inalcançáveis, e organiza uns colóquios e umas palestras (a marinha não, aliás sobre as FREMM é só corredores). Executa erros? Sim, Koala e quem sabe o Kc390. ERJ, ST, AMX T e por aí fora, não considero, pois vêm colmatar falhas da FAP. Outras prioridades? Com certeza, caso dos 6 helis de assalto, mas sendo os mesmos para serem usados pelo Exercito, este querem Airbus e a FAP Leonardo. E por isso é mais fácil avançar outras situações, em que cabe à FAP e ao poder político decidir. Simples (e quem me dera que tudo nas F.A. se passasse assim).  ;)





Cumprimentos
« Última modificação: Março 30, 2021, 11:08:35 am por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #890 em: Março 30, 2021, 11:28:00 am »
Mas que maravilha !!!!
Eu trocava já os cinco 390 por 12 ST, essas aeronaves, ditas " sucatas " da EMB, e com o diferencial comprava dois A400, e seis helis de sete Tons para o apoio ás FT, ontem já era tarde !!!!!

Vejam bem o que se podia comprar com os 827 milhões  dos cinco 390:
300 milhões para 12 ST, ( e respectivo armamento ) + 400 milhões para dois A400 + 120 milhões para seis helis, devidamente equipados.
Tudo aeronaves novas !

ainda sobravam sete milhões para duas marlin....... :mrgreen:

Abraços
« Última modificação: Março 30, 2021, 11:29:53 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #891 em: Março 30, 2021, 11:35:13 am »
Deve de existir interesses en vender sucatas da Embraer para a Aeronáutica Portuguesa.
Pronto, chegou o Miguel. :mrgreen: Depois do projeto revolucionário do mini lpd, cá está para espalhar charme pelo FD. Sucata? Então mas o  meu caro acha que os Américas andam a usar sucata no Afeganistão e a avaliar sucata, tendo uma fabrica de sucata no seu solo, a competir directamente com o At-6? Veja lá isso bem... :mrgreen:

https://www.cavok.com.br/tag/sierra-nevadaembraer-a-29-super-tucano

A FAP deixou de existir.
Ao aceitar negociadas destas.

A sério? Ou seja, a FAP tendo parte dos meios encaixotadas para v.exma existe, e só deixa de existir quando compra Embraer? Aquela compra dos Koalas foi uma Maravilha.  ::) Já agora, como estão os Merlin Csar e os P3? Todos activos? Se então compararmos a FAP com Marinha concluímos que é como comprarar o seu NPO-Mini LPD com um WASP.   :mrgreen:

Os KC vao ser um fiasco.
O substituicao devia ter sido o A400 ou C130J

Agora é vidente? Ou foi à Bruxa?  :mrgreen: Por acaso, da Embraer fracassos não estou a ver, desde o Brasília ao AMX. Aliás, este último, embora em consorcio com os Italianos só não foi mais vendido porque as linhas de crédito e a pressão made in USA destruiu alguns negócios. Daí que não perceba a frase, excetuando a parte do A400 ou do C130J, com os quais até concordo, quer por questões de projecção de forças mas também devido à manutenção pois é padrão nato. Mas não foi, e prefiro o KC a estar como a Marinha sem abastecedor e sem navios com menos de 20 anos (tirando os NPO).. ::)

E agora isto de STs
Algums vao ficar com tâchos.

Meu caro, desculpe que lhe diga (e estima à parte, apesar do desacordofrequente), mas anda distraído ou tem de mudar de lentes. Em primeiro lugar porque os Caracóis voam a secretárias à 2 anos, depois porque a FAB executa formação avançada com o aparelho, o qual veio substituir o Xavante, e não vejo acidentes todos os dias. Mesmo em CSAR/Coin, trata-se dos aparelhos mais vendidos e que é usado desde o Afeganistão, passando pelos conflitos em Africa, acabando no Líbano. Quanto a tachos, Alfeite, TAP, novo banco ? V.exma teve uma UALE durante 20 anos, a formar gente para 2 helis diferentes e preocupa-se com 200 milhões para uns ST? E com os tachos, quando o Tachometro bancário vai nos 11 mil milhões de Euros? Ora meu caro, se vier por um preço lógico e comparticipado, ficamos com formação e capacidade Coin . Já é alguma coisa, goste-se ou não (e a vinda do 346 para aquela empresa privada? Cheira-me a PPP, e não vale a pena lhe explicar o quanto as ppp foram nocivos para o país)...  ;)

A Franca nao pode estar por traz.
Nesse caso apontava para o Tigre por exemplo.

Não me diga. E o Tigre custa quanto? Em termos de aquisição e operação? Dá formação no Tigre? Olhe, dou-lhe uma novidade (uma fonte ontem telefonicamente disse-me outra coisa. Inclusive que iriamos ter mais novidades, mas acredita quem quer)...  :mrgreen:



Pobre Portugal.
Vergonha.

Vergonha, em termos de F.A. é como chegou a Marinha (ou a FAP no caso dos Merlin Csar). Navios desarmados, falta um abastecedor, lanchas com no mínimo 20 anos, MLU a levar anos, feito com o mais baratinho possível, e pior: Falta de perspectivas de aquisição seja do que for. Isso é que é vergonhoso. E se o meu caro tomar atenção verifica que nem o LPD já é falado a serio. Pois a prioridade será sempre o abastecedor e tornar os meios existentes minimamente operacionais como os Tejo. A fap, mal ou bem, até agora não está nesse caminho. Porque compra, moderniza mesmo vendendo, indica um caminho, mesmo com F35 e outras ideias que me parecem inalcançáveis, e organiza uns colóquios e umas palestras (a marinha não, aliás sobre as FREMM é só corredores). Executa erros? Sim, Koala e quem sabe o Kc390. ERJ, ST, AMX T e por aí fora, não considero, pois vêm colmatar falhas da FAP. Outras prioridades? Com certeza, caso dos 6 helis de assalto, mas sendo os mesmos para serem usados pelo Exercito, este querem Airbus e a FAP Leonardo. E por isso é mais fácil avançar outras situações, em que cabe à FAP e ao poder político decidir. Simples (e quem me dera que tudo nas F.A. se passasse assim).  ;)

Cumprimentos

Parabéns meu caro, na mouche !!!!
Venham os ST, eu preferia os Pc21 e os Helis em simultâneo, senão antes, mas enfim.......
Agora aqui para nós que ninguém nos lê que é que vem aí mais ????
Algum A400 ????

Abraço
« Última modificação: Março 30, 2021, 11:36:14 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2869
  • Recebeu: 580 vez(es)
  • Enviou: 355 vez(es)
  • +153/-469
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #892 em: Março 30, 2021, 11:41:58 am »
Isso dos ST está agora na ordem do dia pelo que se passou na semana passada em Moçambique, mas daqui a um mês já minguem se lembra e volta novamente para a gaveta.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8565
  • Recebeu: 3915 vez(es)
  • Enviou: 722 vez(es)
  • +4988/-790
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #893 em: Março 30, 2021, 11:52:03 am »
EU apoio a compra dos Supertucanos, são um excelente avião não só para treinos, os britânicos tiveram-no, como para proteção das nossas fronteiras terrestres,

Tanto no Alentejo como no Algarve é muito usual ver avionetas a voarem de Marrocos para cá, para aterrar em pistas improvisadas e descarregarem fardos de droga.

Ir atrás destas avionetas com um F16 além de muito caro é muito complicado, logo a existência do supertucano estacionado no Alentejo permitirá ser mais uma barreira para os traficantes.

Ao contrário dos helis, o supertucano tem capacidade de bombardear e manter-se mais horas sobre o local de combate que um F16, além de ser mais barato.

Por isso acho que a FAP ao adquirir este avião está de parabéns.

Mas para os ST executarem essas missões, precisas de ter aeronaves em QRA, o que não sendo uma má ideia, não estou a ver acontecer, ainda por cima tendo um número reduzido de aeronaves, e contando que alguns estariam destacadas em TOs no estrangeiro, outros parados para manutenção, outros para treinar tripulações e afins, é difícil vislumbrar a disponibilidade para ter uma parelha em QRA, e muito menos uma parelha de reserva como sucede com os F-16.

Para a função concreta de interceptar avionetas da droga, não existirão meios mais adequados? Se calhar um Tiltrotor ou algo como o Sikorsky S-97 seriam mais adequados, já que não só acompanham a típica avioneta, como podem aterrar em qualquer lugar e, transportando uma equipa (PJ, PSP, GNR, ou o que seja), podem fazer a apreensão de imediato.

Agora, será que fica mesmo mais barato? É que os F-16 em QRA, quando fazem as intercepções, aproveitam para fazer horas de voo, treinos, etc, logo seriam gastos que teriam de ser feitos de qualquer das maneiras, em QRA com mísseis reais, ou em configuração de treino. Em vez disso, a FAP teria de gastar na mesma dinheiro com os F-16, para treinar e manter o mínimo de h/voo, como ainda tinha de gastar dinheiro num segundo QRA.

Quanto ao ST em si, não sou contra a aeronave, acho é que vem num momento mau, e onde se têm visto programas a ser adiados até nunca mais por falta de verba, e para isto surge 200 milhões. É suspeito, e pelo menos a mim, faz-me recear que se vai cortar noutro lado, quiçá algum "génio" se lembra de vender mais F-16.  :bang:
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8684
  • Recebeu: 3263 vez(es)
  • Enviou: 1002 vez(es)
  • +4063/-6488
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #894 em: Março 30, 2021, 12:04:01 pm »
Isso dos ST está agora na ordem do dia pelo que se passou na semana passada em Moçambique, mas daqui a um mês já minguem se lembra e volta novamente para a gaveta.

https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/mocambique-santos-silva-confirma-envio-de-60-militares-portugueses-720038?fbclid=IwAR1JCEBNNhhogskUl9NCLWrGEXGZN2AoXSFOd_eqj84FJNP2FF0yrPHaN5k

Citar
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, garantiu que Portugal vai enviar militares portugueses para Moçambique de forma a ajudar a população local com os ataques terroristas.

Em entrevista à RTP, Augusto Santos Silva explicou que “Portugal vê como muita preocupação e sobretudo com muita solidariedade  com o povo e as autoridade moçambicanas e por isso temos trabalhado estreitamente com o Governo de Moçambique no sentido de incrementar a nossa cooperação técnica ou militar a nível bilateral que existe e que produz efeitos”.

Citar
Parabéns meu caro, na mouche !!!!
Venham os ST, eu preferia os Pc21 e os Helis em simultâneo, senão antes, mas enfim.......
Agora aqui para nós que ninguém nos lê que é que vem aí mais ????
Algum A400 ????

Abraço

Helis, ganhando força a opção Leonardo

Cumprimentos
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5385
  • Recebeu: 4029 vez(es)
  • Enviou: 10039 vez(es)
  • +8453/-245
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #895 em: Março 30, 2021, 12:12:40 pm »
Esse tipo de intercepções — a avionetas, ou helis, com droga — costumam ser efectuadas com helicópteros, que levam a bordo equipas tácticas policiais. Pelo menos nos países avançados, com helis suficientes nas suas FFAA e FS é o que se faz. Não só interceptam, com podem aterrar e apreender a droga e os traficantes que se encontram em terra. Eventualmente, uma aeronave de asa fixa pode ser utilizado para coordenação e suporte, mas não é, certamente, um avião COIN.

A única coisa que tenho contra o ST é que é caro para avião de treino e nós não necessitamos de aviões COIN. Necessitamos, e muito, de helis médios, entre as 07 e as 10 ton — como já foi aqui referido abundantemente.

Agora, se a EMB oferecesse uma variante do ST, despida dos sistemas de combate e ao preço do PC-21, até eu entrava com 10 euros para ajudar a FAP.
Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, Charlie Jaguar, tenente, dc

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8565
  • Recebeu: 3915 vez(es)
  • Enviou: 722 vez(es)
  • +4988/-790
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #896 em: Março 30, 2021, 12:20:15 pm »
Eu acho que no meio disto tudo se criou uma grande confusão. Com a escola privada a avançar, escolhendo hipoteticamente o M-346, os ST não serão utilizados para treino. Mais uma vez deve ser uma aquisição de "improviso". É curioso que, durante 2 anos em que a 103 esteve parada, não houve preocupação nenhuma em arranjar uma nova aeronave (nem sequer havia verba na LPM feita em 2019). Agora, na mesma semana em que o M-346 foi testado em Portugal, de repente surge interesse (ou melhor, movimentações) em ter ST na FAP? Ninguém acha isto estranho?
« Última modificação: Março 30, 2021, 12:21:48 pm por dc »
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8684
  • Recebeu: 3263 vez(es)
  • Enviou: 1002 vez(es)
  • +4063/-6488
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #897 em: Março 30, 2021, 12:49:31 pm »
E será que a escola de treino vai mesmo avançar? O ST de quando em vez anda por cá, é certo que também andou o 346 e no passado os 109, também. Certo é que Portugal vai estando mais activo em Africa, e pressões para que ainda exista um maior envolvimento vêm de diversos campos, com o MNE a assumir 60 militares para Moçambique. Agora, fala-se de várias hipóteses sendo os Helis, os ST e mesmo os 346 assuntos em cima da mesa, e isto numa nação que tem a Marinha que é somente o ramo com mais carência e com uma área maior de acção, mesmo com a GNR nos calcantes, a investir em Drive Range para o Golfe, já espero tudo. O que será, se mais palavrado ou alguma certeza, nesta nação já não digo nada. Aliás, cada vez que atendo o Tlm é mais axás para a fogueira, pelo que sou vou partilhando...  :mrgreen:

https://cartamz.com/index.php/politica/item/6721-vem-ai-tropa-portuguesa-para-cabo-delgado



Cumprimentos

O ST é vendido entre os 9-14 milhões USD. Não me parece ser um preço por aí além, tendo em conta outros segmentos. Por 180M teriamos a versão mais básica, obviamente sem tudo o resto. Era minha primeira opção? Não, iria sempre para os helis, mas tendo em conta o que se passa neste bananal, não me parece ser de todo descabido. Um Drive Range é mais e já temos a terraplanagem feita.  :mrgreen:

https://newsavia.com/fap-avalia-eventual-aquisicao-dos-embraer-super-tucano-a-29/

« Última modificação: Março 30, 2021, 01:02:06 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8565
  • Recebeu: 3915 vez(es)
  • Enviou: 722 vez(es)
  • +4988/-790
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #898 em: Março 30, 2021, 01:20:07 pm »
Se vai avançar ou não, só os senhores do poder é que sabem. E como por cá reina a confidencialidade, só se sabe das coisas quando já é tarde demais. Mas não deixa de ser caricato o timing da conversa do ST, como se viesse na consequência da (expectável) vitória do M-346 para a escola privada. Depois há outra questão, nas chefias dos ramos e do MDN, ninguém se decide. Uns falam no ST para treino, outros da escola privada, e quem paga estes devaneios é o contribuinte, e no fim, vamos ver que se vai gastar dinheiro na escola privada, mais o dinheiro que se gastou nos ST.

Quanto ao preço dos ST, ontem ou anteontem coloquei aqui uma notícia com o preço pago pelos Afegãos para apenas meia dúzia, de cerca de 174 milhões de dólares. É certo que serão numa versão totalmente de combate, mas não deixa de ser algo caro. Para nós, serão em maior número, logo o valor poderá rondar os 200 milhões de euros. Mas o problema nem é o preço, é que neste último ano, não se arranjou 1/4 desse valor para comprar o Wave, nem se arranjou uns 8 milhõezitos para as duas Marlin...

Não me importava que fossem feitas mais aquisições destas, desde que bem pensadas, sem burocracias à mistura e a preços justos. Mas cheira-me que é uma vez sem exemplo, porque é Embraer, se fosse de outra empresa "não há dinheiro".
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8537/-4167
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #899 em: Março 30, 2021, 01:57:53 pm »
Esqueçam os Tiger Australianos, nunca atingiram a IOC, com constantes problemas de fumo tóxico no cockpit, entre outros.

Quanto aos AH-1Z e UH-1Y, seriam uma boa hipótese, para operar no futuro LPD/LHD, no entanto, os números que irão para o AMARG serão, de 24 unidades de cada, sendo que já deve haver muitos na fila para os comprar.

Agora, COMO É QUE NÃO HÁ DINHEIRO PARA COMPRAR 6 HELIS DE EVACUAÇÃO, E DE REPENTE HÁ PARA SUPER TUCANOS, VINDOS DA EMBRAER?

Alguém explica ?

Nós também só precisamos de 6 Viper e 6/8 Venom (óbvio que 8 a 10 de cada era o ideal, mas sem devaneios). Mas é pela urgência nos presentes TOs, e pela grande procura que eles terão, que era bom o MDN fazer movimentações nesse sentido ASAP, antes de andar com esta conversa de STs.

Até agora não há explicação para a compra dos STs. É dinheiro que aparentemente surge do nada, e que nunca houve para outros programas mais urgentes.

Mas é via Embraer ou é via Sierra Nevada?

Essa informação em concreto não se sabe. Mas nem sequer fazia sentido ser via Sierra Nevada, já que nós temos ligações com a Embraer e não com esses.

Vocês sonham...

ST estacionados em Beja a fazer QRA, contra avionetas?...

O caro nelson defende a sua compra porque é material Embraer, não é ?