Substituição dos Alpha-jet

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Lightning

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1515 em: Janeiro 30, 2023, 12:36:04 pm »
Opa com todo o respeito aos caracóis, se eles não são necessários então podem ir dar uma curva
Comprar o glorioso ST só para lhes fazer o favor de voltarem é só ridículo

Alguém aqui já tinha dito que o tal PC-21 tem a capacidade de cumprir todos os nossos requisitos de treino, exceto o treino lá fora que já se faz penso, portanto não percebo mesmo o porquê de não fazer isto e arrumar o chipmunk e tb-30 para o museu

Um dos problemas de fazer cada vez mais "treino lá fora", é que estamos dependentes da vontade de quem dá o treino. A qualquer momento podem ter mais interesse em formar pilotos de outro pais e nós perdermos lugares, imaginem que no ano passado enviamos 10 pilotos para formar nos EUA, este ano os EUA podiam dizer, por causa de formar pilotos ucranianos Portugal só fica com 5 lugares, digo ucranianos mas pode ser qualquer país que melhore a cooperação com os EUA, pode ser India, algum do medio-oriente, etc.
« Última modificação: Janeiro 30, 2023, 12:36:38 pm por Lightning »
 
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1516 em: Janeiro 30, 2023, 03:43:42 pm »
A solução pode ate passar pela solucao de ter algum radar por ali,ou mesmo atraves de voos de patrulhamento feitos por drones.
De qualquer forma a marinha a fap e a Gnr terao sempre que trabalhar em conjunto,obviamente com a guardia civil .

Agora nao so patrulhamento aereo,garante 100% de eficacia tambem tera de haver mais ações de controle terrestre e obviamente maritimas.

Sim, só meios moveis é complicado. Numa primeira fase tem de existir sempre meios fixos colocados estrategicamente para detectar situações.
Muitas vezes eles sabem que determinado avião se dirige para cá. Aí é uma questão de o acompanhar, mas claro com radares em aviões e navios. No caso de navios dada as diferentes velocidades claro que é mais limitado. Mas é importante quando se trate de embarcações.
Por isso comentei que seria talvez mais importante ter meios aéreos capacitados, como aproveitar o C295, para não ter mais logística diferente e, colocar algum tipo de radar que tenha essa capacidade de seguir alvos à distancia.
Ter meios para os interceptar abatendo não vale de nada, quando não se pode fazer só porque apetece. E se não os detectar também nada servem.
E claro, falamos aqui no caso de drogas, mas seria um meio interessante para todas as situações, militares ou civis, assimétricas ou como quiserem chamar.

O ST armado lá no Brasil ou afins tem interesse, porque além dessa opção de permitirem o abate mesmo só no âmbito de drogas ou outros tráficos, o espaço terrestre é imenso e as capacidades de detecção e seguimento por radar é dificultado pelo relevo e capacidade dessas avionetas voarem baixo e terem muito local onde aterrar e se esconder.
Diferente do território nacional, com um imenso mar antes de cá chegarem e depois a área terrestre não é tão grande.

Estar a usar os meios meios e a mesma estratégia para coisas bem diferentes não parece ser correcto

A solução, na parte da detecção, sobretudo para aeronaves que voem baixo, dificeis de detectar por parte das estações de radar fixa, pode ser solucionada, total ou parcialmente, recorrente a radares móveis em terra, à semelhança do que é feito com os radares de vigilância marítima da AMN. Existem opções, desde radares de longo alcance montados em camiões (Giraffe 4A e 8A por exemplo), a radares de médio alcance rebocados que normalmente fazem parte de baterias anti-aéreas (Giraffe AMB, Sentinel, entre outros).

Fossem adquiridas baterias AA de médio alcance, e estas colocadas em pontos estratégicos (BA11 e BA5, Porto Santo, por exemplo), poderiam colmatar esta lacuna, podendo um radar destes ser movido da BA em que está inserido, para um local adequado (um monte ou uma serra).

Opa com todo o respeito aos caracóis, se eles não são necessários então podem ir dar uma curva
Comprar o glorioso ST só para lhes fazer o favor de voltarem é só ridículo

Alguém aqui já tinha dito que o tal PC-21 tem a capacidade de cumprir todos os nossos requisitos de treino, exceto o treino lá fora que já se faz penso, portanto não percebo mesmo o porquê de não fazer isto e arrumar o chipmunk e tb-30 para o museu

Um dos problemas de fazer cada vez mais "treino lá fora", é que estamos dependentes da vontade de quem dá o treino. A qualquer momento podem ter mais interesse em formar pilotos de outro pais e nós perdermos lugares, imaginem que no ano passado enviamos 10 pilotos para formar nos EUA, este ano os EUA podiam dizer, por causa de formar pilotos ucranianos Portugal só fica com 5 lugares, digo ucranianos mas pode ser qualquer país que melhore a cooperação com os EUA, pode ser India, algum do medio-oriente, etc.

É o principal, senão único, problema dessa solução. No entanto, e como tudo é feito de riscos, compensa mais esse risco, ou ter que gastar várias vezes mais dinheiro para ter capacidade própria de treino? E se, como não há grande vontade de aumentar o orçamento de nada nas FA, começarem a cortar noutros lados (perda de autonomia noutras capacidades operacionais), para conseguir financiar a capacidade autónoma de treino?

Daí que o cenário ideal, seria uma escola internacional, cá ou noutro país qualquer da Europa, onde todos comparticipem e os custos das aeronaves seja distribuído.
 

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1517 em: Fevereiro 02, 2023, 01:30:33 pm »
Talvez não seja o tópico mais correto mas como tem se falado deles aqui, parece que, pelo menos, 4 PC-21 franceses vieram cá fazer "uma visita" , é habitual?
 

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1518 em: Fevereiro 02, 2023, 01:54:17 pm »
Talvez não seja o tópico mais correto mas como tem se falado deles aqui, parece que, pelo menos, 4 PC-21 franceses vieram cá fazer "uma visita" , é habitual?

É frequente entre países vizinhos e/ou aliados sim, como é o nosso caso. Ainda ontem estiveram por Espanha, é aquilo a que se chama de treino de navegação cross-country.

Os instructores trazem os pilotos em formação para que aprendam a voar em locais diferentes e mais desafiantes do que aqueles aos quais já estão acostumados (desafiantes tanto no que se refere a pontos de referência, corredores aéreos, condições atmosféricas, etc), e no caso de Portugal até com mais áreas de treino/trabalho com espaço aéreo livre. A nossa Esq. 103 também o fazia com o T-33, T-38 e Alpha Jet. ;)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1519 em: Fevereiro 02, 2023, 02:09:29 pm »
Só para completar, já agora: das últimas vezes que me recordo dos PC-21 do Armée de l'Air cá terem estado foi na BA1, em Setembro de 2019.

(Fotos: Rui Bruno)













Que máquinas!  c56x1
Saudações Aeronáuticas,
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1520 em: Fevereiro 02, 2023, 07:36:18 pm »
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4x Fuerza Aérea Francesa PC-21 709FK, 709FH, 709FO y 709FC despegan desde Salamanca a donde llegaron hace unas horas procedentes de Lisboa, y con rumbo NE regresan a Francia



A España servir hasta morir
 
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1521 em: Fevereiro 02, 2023, 07:42:33 pm »
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4x Fuerza Aérea Francesa PC-21 709FK, 709FH, 709FO y 709FC despegan desde Salamanca a donde llegaron hace unas horas procedentes de Lisboa, y con rumbo NE regresan a Francia



Quanto a mim a melhor escolha, a mais acertada e mais barata para a FAP substituir os A-Jet.
Três em Um !!!!

Abraços
« Última modificação: Fevereiro 02, 2023, 07:44:29 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1522 em: Fevereiro 02, 2023, 07:57:05 pm »
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4x Fuerza Aérea Francesa PC-21 709FK, 709FH, 709FO y 709FC despegan desde Salamanca a donde llegaron hace unas horas procedentes de Lisboa, y con rumbo NE regresan a Francia



Quanto a mim a melhor escolha, a mais acertada e mais barata para a FAP substituir os A-Jet.
Três em Um !!!!

Abraços

Ya he comentado que en el Ejército del Aire está, encantados con el PC 21,de hecho se ha hecho otro pedido por 16 mas.

Si Portugal lo compra, tendría comunalidad de mantenimiento, instrucción y repuestos con España y Francia.
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1523 em: Fevereiro 02, 2023, 09:38:50 pm »
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4x Fuerza Aérea Francesa PC-21 709FK, 709FH, 709FO y 709FC despegan desde Salamanca a donde llegaron hace unas horas procedentes de Lisboa, y con rumbo NE regresan a Francia



Quanto a mim a melhor escolha, a mais acertada e mais barata para a FAP substituir os A-Jet.
Três em Um !!!!

Abraços

Os Socata queres tu dizer?
 

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1524 em: Fevereiro 02, 2023, 11:06:19 pm »
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4x Fuerza Aérea Francesa PC-21 709FK, 709FH, 709FO y 709FC despegan desde Salamanca a donde llegaron hace unas horas procedentes de Lisboa, y con rumbo NE regresan a Francia



Quanto a mim a melhor escolha, a mais acertada e mais barata para a FAP substituir os A-Jet.
Três em Um !!!!

Abraços

Ya he comentado que en el Ejército del Aire está, encantados con el PC 21,de hecho se ha hecho otro pedido por 16 mas.

Si Portugal lo compra, tendría comunalidad de mantenimiento, instrucción y repuestos con España y Francia.

No fundo, fazer aquilo que já tinha dito, ao invés de ir comprar o outro modelo que ninguém usa na Europa.  ::)
 
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1525 em: Fevereiro 02, 2023, 11:45:32 pm »
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4x Fuerza Aérea Francesa PC-21 709FK, 709FH, 709FO y 709FC despegan desde Salamanca a donde llegaron hace unas horas procedentes de Lisboa, y con rumbo NE regresan a Francia



Quanto a mim a melhor escolha, a mais acertada e mais barata para a FAP substituir os A-Jet.
Três em Um !!!!

Abraços

Ya he comentado que en el Ejército del Aire está, encantados con el PC 21,de hecho se ha hecho otro pedido por 16 mas.

Si Portugal lo compra, tendría comunalidad de mantenimiento, instrucción y repuestos con España y Francia.

No fundo, fazer aquilo que já tinha dito, ao invés de ir comprar o outro modelo que ninguém usa na Europa.  ::)

Também ninguém na Europa compra uma esquadra para treinar um ou no máximo dois pilotos por ano.

 

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1526 em: Fevereiro 03, 2023, 06:08:13 am »
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4x Fuerza Aérea Francesa PC-21 709FK, 709FH, 709FO y 709FC despegan desde Salamanca a donde llegaron hace unas horas procedentes de Lisboa, y con rumbo NE regresan a Francia



Quanto a mim a melhor escolha, a mais acertada e mais barata para a FAP substituir os A-Jet.
Três em Um !!!!

Abraços

Ya he comentado que en el Ejército del Aire está, encantados con el PC 21,de hecho se ha hecho otro pedido por 16 mas.

Si Portugal lo compra, tendría comunalidad de mantenimiento, instrucción y repuestos con España y Francia.

No fundo, fazer aquilo que já tinha dito, ao invés de ir comprar o outro modelo que ninguém usa na Europa.  ::)

Só não vê ou sabe isso quem não quer, ou pior aquejes que acham que as FFAA podem continuar  a esbanjar centenas de milhões em compras completamente desnecessárias.

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1527 em: Fevereiro 03, 2023, 10:43:01 am »
Há que dar mama aos amigos
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1528 em: Fevereiro 03, 2023, 01:15:30 pm »
Também ninguém na Europa compra uma esquadra para treinar um ou no máximo dois pilotos por ano.



Então mas não andavas a dizer que a FAP além dos ST, também queria M-346?  :mrgreen:

Comprar uma esquadra de PC-21 para formar tão poucos pilotos por ano? Não!
Comprar uma esquadra de ST e depois outra de M-346 para formar os mesmos pilotos por anos? SIM!!!!!

"Ah mas estou a falar de uma escola internacional", sim, escola internacional essa que beneficiava muito mais com o PC-21, já usado por outros países aqui ao lado e que também se poderiam juntar, do que com a compra de um avião que ninguém usa na Europa.
 

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1529 em: Fevereiro 03, 2023, 02:02:02 pm »
Agora com o yes man da Força Aérea na frente da tropa toda, vai ser compras no brasil a alinhar com os políticos. Vai ser um enredo tipo o fisco das telecomunicações no passado