Mais uma vez a cegueira ideológica molda o raciocínio.
O problema é serem declarações de um deputado do Chega, por isso rapidamente o começou a apelidar.
Por mim até podiam ser declarações do PAN ou do Livre, pois refletem exatamente a realidade.
Meu caro, pela boca morre o peixe como é comum dizer.

Para ser objetivo, bastaria esquecer o viés partidário e
verificar que não é a primeira nem a segunda vez que neste fórum eu afirmo exactamente a mesma coisa:
Os fogos podem reacender-se de noite SIM, ao contrario do que este deputado imbecil cuspiu a partir do seu assento parlamentar, criticando-o como o fiz a outros que fizeram o mesmo.
Ficamos portanto com a impressão de que o HSMW só fica tocado, porque a critica se dirige a um deputado da dita agremiação. A haver um problema de cariz politico-ideologico, não será seguramente meu ...

A minha critica é maior, quanto maior é a responsabilidade das pessoas que produzem a mentira. Quando este Tílí andava a mentir e a insultar a toda a gente - e algumas vezes às forças armadas - na internet era apenas um blogger, agora é um deputado e produz mentiras a partir da bancada de um partido no parlamento.
Por aqui verificará que seria muito, mas muito mais facil e apropriado dizer que há gente moldada pela cegueira e pelo fanatismo. Mas dificilmente seria eu.
Os Factos, A Ciência, a Técnica, a Razão, não podem ser cegueira ideológica. E estamos mal se acharmos isto.
Foi assim que começou a idade das trevas.A missão prioritária dos militares deve ser a vigilância antes e após incêndios.
Desculpe ?

A missão prioritária e única dos militares, é defender a Pátria, garantir a inviolabilidade das fronteiras contra potências estranhas e garantir assim a liberdade dos cidadãos.
Não é seguramente fazer de Zé da Esquadra.
E esta é mais uma razão para me sentir indignado com as palavras da peça, porque além de afirmar que os fogos são todos postos por incendiários noturnos, (
o que é uma mentira, mas não é exclusiva do camarada Tílí ) ele
quer colocar a tropa numa patética caça aos gambuzinos noturnos.
Isto é no mínimo ridiculo, e só para não desagradavel...
Para a presença dos militares funcionar, ele tinha que colocar metade do efetivo do total do exército português em Seia ou na região sul do distrito de Viseu. Mesmo que resultasse, os supostos incendiários aproveitavam para incendiar outros lugares.
Colocar as forças armadas a fazer de policia, não dá resultado nunca, e para tal disparate funcionar, os militares precisariam passar grande parte do ano a fazer trabalho de policia, deslocados, fora das suas unidades.
Meter a tropa a fazer trabalho de policia NÃO FUNCIONA NUNCA. É um disparate e as forças militares não têm vocação nem foram feitas para tal coisa.
Na serra da Arrábida, por exemplo, tanto quanto me lembro, quando os telemoveis se tornaram comuns, colocaram miudos (adolescentes dos 17 aos 21 anos) a fazer vigilânica e com um telemovel na mão para alertar os bombeiros se houvesse qualquer indicio de fogo. Não se chamou tropa nenhuma. Já ocorreram incendios, mas houve décadas em que a defesa da floresta pelos civis funcionou.
Tem sempre que ser a sociedade civil e os municipios a assumir a responsabilidade.
E em zonas pouco habitadas, tem que ser a população a fazer a vigilância. Não há outra forma de resolver o problema.
Afirmar que os fogos são todos resultado dos incendiários tem além disso um efeito secundário terrível, que é baixar a guarda por parte das populações das várias áreas afetadas.Se a Dona Maria ou o Ti Zé perceberem que afinal os fogos são todos postos pelos bandidos incendiários, (
os gajos que parece que andam aí) o mais lógico é que não limpem as terras, não rocem o terreno, não tenham precauções.
Se a culpa é dos incendiários, então "eles" ou seja o Estado, que resolvam o problema ...
E este baixar da guarda é a pior coisa que pode acontecer num país que arde no verão.
E mais, num país em que toda a gente faz queimadas que podem sair fora de controlo forçando os autores a chamar os bombeiros se não forem capazes de controlar as chamas.
Quando os bombeiros chegam, apagam o fogo e perguntam como é que aquilo começou, você acha que alguém se acusa ?A verdade é que mesmo que tenha sido eu o autor da queimada, vou sempre dizer que foi
um gajo que anda por aí, a quem ninguém viu a cara nem a cor da roupa...
Quantos serão os casos, que são atribuidos a incendiários, porque os donos das terras têm medo de dizer que foi uma queimada, com medo das consequências ?
Quantos ?Fui desencantar um dos posts em que falei na questão dos reacendimentos:
https://www.forumdefesa.com/forum/index.php?topic=9414.msg384536#msg384536
Eu disse na altura, e tinha-me esquecido, que o termo reacendimento é incorreto, porque na prática o fogo não chega a ser apagado.
Eu insurjo-me contra os mentirosos e os manipuladores, como no caso do presidente da câmara da Guarda, que caracterizei há mais de dois anos, da mesma forma que o deputado Tílí.