MLU ou Grippen?

  • 79 Respostas
  • 24818 Visualizações
*

balburdio

  • Perito
  • **
  • 306
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #45 em: Janeiro 03, 2008, 07:13:14 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Citação de: "balburdio"
Citação de: "Cabeça de Martelo"
E foi por isso que a FAP escolheu as Galil para o CTP em vez das M-16? Foi por isso que a FAP escolheu os Merlim?  :?

eu disse "É" não disse que sempre foi.
as galil foram escolhidas no tempo do botas e os merlim não tem rival americano comparável.

As Galil foram adquiridas nos anos 80, os Merlim tb tiveram um oponente da Sikorsky que inclusive era mais barato.


os páras tinham autonomia para escolher a arma, só n consideraram a M-16 porque n havia $$$

o Sikorsky era uma boa porcaria
 

*

Johnnie

  • Analista
  • ***
  • 721
  • Recebeu: 90 vez(es)
  • Enviou: 36 vez(es)
  • +95/-88
(sem assunto)
« Responder #46 em: Janeiro 03, 2008, 07:22:02 pm »
Não me parece que a Galil seja mais barata que a serie M  :roll:  mas posso estar enganado.
«When everything is coming your way... You are in the wrong lane!!!!"
 

*

lurker

  • Perito
  • **
  • 427
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #47 em: Janeiro 03, 2008, 10:41:32 pm »
Eu não sou moderador mas a titulo pessoal e enquanto utilizador interessado no fórum aqui fica a minha opinião: as opiniões do balburdio são toldadas por um anti-americanismo fundamentalista e o discurso dele é o de um perfeito troll, incluindo os ataques ad hominem substituir os argumentos racionais (como afirmar que a FAP está cheia de americanófilos).
Sugiro muita ponderação ao envolverem-se num troca de palavras com ele para não contribuirem para o nivel de ruido do fórum.

Dito isto, lembro que a decisão de adquirir os F-16 para a FAP foi consumada em 1990, um mero ano depois da queda do muro de Berlin.
Na altura, a aquisição de equipamento russo era completamente inequacionável.
As alternativas europeias então eram o Mirage 2000 e o Panavia Tornado.
São boas aeronaves mas o F-16 estava meio passo à frente e era barato.
 

*

Johnnie

  • Analista
  • ***
  • 721
  • Recebeu: 90 vez(es)
  • Enviou: 36 vez(es)
  • +95/-88
(sem assunto)
« Responder #48 em: Janeiro 03, 2008, 11:33:59 pm »
Na época também teria sido ponderada a compra dos IAI Kfir aos Israelitas se não fosse possivel a aquisição dos desejados "Viper"  c34x
«When everything is coming your way... You are in the wrong lane!!!!"
 

*

balburdio

  • Perito
  • **
  • 306
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #49 em: Janeiro 04, 2008, 01:12:57 am »
Citar
Eu não sou moderador mas a titulo pessoal e enquanto utilizador interessado no fórum aqui fica a minha opinião: as opiniões do balburdio são toldadas por um anti-americanismo fundamentalista e o discurso dele é o de um perfeito troll, incluindo os ataques ad hominem substituir os argumentos racionais (como afirmar que a FAP está cheia de americanófilos).
a) se fosse fundamentalista andava a meter bombas nas embaixadas americanas.

b)o único fundamentalismo que aceito é o de me opor a todo o tipo de asneiras que aqui leio.

c)não exisatem trolls

d) a FAP é essencialmente americanófila, a doutrina é americana e não inglesa ou europeia, os pilotos fazem tirocínio nos EUA, os manuais sã americanos, etc. etc.

Citar
Sugiro muita ponderação ao envolverem-se num troca de palavras com ele para não contribuirem para o nivel de ruido do fórum.
sem ruido não há comunicação (Douglas Coupland)


As alternativas europeias então eram o Mirage 2000 e o Panavia Tornado.
São boas aeronaves mas o F-16 estava meio passo à frente e era barato.[/quote]
o tal meio passo é na realidade um passo double: a dança dos dólares e da pressão politica.
o mirage-2000 tinha a vantagem de se poder adquirir em maior quantidade na altura com preços que desciam à medida que a encomenda aumentasse, era e é um aparelho superior, uma maior escola de caça, um avanço no treino inter-europeu de pilotos (sempre quero ver como é que vamos meter no mesmo saco futuros pilotos de typhoon, f-16, mirage-2000, rafale, gripen, etc.)
 

*

Daniel

  • Investigador
  • *****
  • 3136
  • Recebeu: 417 vez(es)
  • Enviou: 208 vez(es)
  • +645/-8603
(sem assunto)
« Responder #50 em: Janeiro 04, 2008, 06:08:37 am »
balburdio
Citar
era e é um aparelho superior


A minha pergunta como não poderia deixar de ser é, será isso verdade :lol:  c34x
 

*

Ricardo Nunes

  • Investigador
  • *****
  • 1256
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +3/-0
    • http://www.falcoes.net/9gs
(sem assunto)
« Responder #51 em: Janeiro 04, 2008, 10:31:14 am »
Citação de: "balburdio"
d) a FAP é essencialmente americanófila, a doutrina é americana e não inglesa ou europeia, os pilotos fazem tirocínio nos EUA, os manuais sã americanos, etc. etc.


Exemplos por favor. E, se esse fosse o caso, em que é que isso influenciaria a aquisição de armamento?
Ricardo Nunes
www.forum9gs.net
 

*

Johnnie

  • Analista
  • ***
  • 721
  • Recebeu: 90 vez(es)
  • Enviou: 36 vez(es)
  • +95/-88
(sem assunto)
« Responder #52 em: Janeiro 04, 2008, 10:37:20 am »
O Mirage 2000 melhor que o "Viper"? Não é isso que os gregos dizem balburdio  :roll:
«When everything is coming your way... You are in the wrong lane!!!!"
 

*

ShadIntel

  • Investigador
  • *****
  • 1509
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #53 em: Janeiro 04, 2008, 10:40:16 am »
Citação de: "Daniel"
balburdio
Citar
era e é um aparelho superior
A minha pergunta como não poderia deixar de ser é, será isso verdade :lol:  c34x

É algo que não se pode verificar em simulações, exercícios, e muito menos com afirmações gratuitas, mas sim em situações de combate real. A meu ver, a principal vantagem dos equipamentos de origem americana sobre a maioria dos outros é precisamente que foram testados com sucesso nessas situações.
A minha pergunta é como se pode fazer este tipo de comparações de forma objectiva ? Porque obviamente que um Mirage 2000-5F com um bom piloto e armamento de última geração sempre será superior aos F-16A/B mais antigos. Mas o mesmo é com certeza verdade para um F-16C/D/I frente a um Mirage 2000C.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20210
  • Recebeu: 2980 vez(es)
  • Enviou: 2229 vez(es)
  • +1324/-3459
(sem assunto)
« Responder #54 em: Janeiro 04, 2008, 01:32:28 pm »
Citar
d) a FAP é essencialmente americanófila, a doutrina é americana e não inglesa ou europeia, os pilotos fazem tirocínio nos EUA, os manuais sã americanos, etc. etc.


Os que vão para os caças, o resto faz cá em Portugal. Acho que essa situação perfeitamente natural, afinal os nossos caças são Americanos e a escola deles está mais do que comprovada. Em relação ao resto da FAP, a nossa forma de fazer SAR é completamente diferente da dos Americanos, cá não vez ninguém a saltar para a água como lá, que eu saiba a nossa escola de SAR é mais ao estilo Britânico. A Rescom aprendeu muito com a EZAPAC Espanhola e com a Resco Francesa, não com os PJ Americanos. A nossa escola de helis é muito mais influênciada pelos Franceses do que por outros...

Continuo à espera de encontrar sinais da dita americanófila, e que a doutrina seja essencialmente Americana (quando as evidências ditam o contrário).

Video da Resco: http://www.dailymotion.com/video/xx4gf_ ... co_extreme

Ezapac: http://www.dailymotion.com/video/x38s6f_ezapac_tech
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

balburdio

  • Perito
  • **
  • 306
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #55 em: Janeiro 04, 2008, 03:58:20 pm »
Citação de: "Ricardo Nunes"
Citação de: "balburdio"
d) a FAP é essencialmente americanófila, a doutrina é americana e não inglesa ou europeia, os pilotos fazem tirocínio nos EUA, os manuais sã americanos, etc. etc.

Exemplos por favor. E, se esse fosse o caso, em que é que isso influenciaria a aquisição de armamento?


exemplos??!!!? a própria FAP assume isso!

seguir a doutrina de alguém é por definição ser influenciado por esse alguém
 

*

balburdio

  • Perito
  • **
  • 306
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #56 em: Janeiro 04, 2008, 04:00:36 pm »
Citação de: "Johnnie"
O Mirage 2000 melhor que o "Viper"? Não é isso que os gregos dizem balburdio  :roll:


os gregos não dizem nada na realidade, mas demonstraram-no quando um dos seus mirage-2000 abateu um f-16 turco
 

*

balburdio

  • Perito
  • **
  • 306
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #57 em: Janeiro 04, 2008, 04:10:38 pm »
Citação de: "ShadIntel"
Citação de: "Daniel"
balburdio
Citar
era e é um aparelho superior
A minha pergunta como não poderia deixar de ser é, será isso verdade :lol:  c34x
É algo que não se pode verificar em simulações, exercícios, e muito menos com afirmações gratuitas, mas sim em situações de combate real. A meu ver, a principal vantagem dos equipamentos de origem americana sobre a maioria dos outros é precisamente que foram testados com sucesso nessas situações.
A minha pergunta é como se pode fazer este tipo de comparações de forma objectiva ? Porque obviamente que um Mirage 2000-5F com um bom piloto e armamento de última geração sempre será superior aos F-16A/B mais antigos. Mas o mesmo é com certeza verdade para um F-16C/D/I frente a um Mirage 2000C.


aconteceu:
em 96 um mirage-2000EG(similar ao C) grego enfrentou um f-16D turco e abateu-o após um curto "dogfight", aparentemente o mirage é mais manobravel e mais rápido que o f-16 e os magic II largamente superiores aos sidewinder
 

*

Ricardo Nunes

  • Investigador
  • *****
  • 1256
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +3/-0
    • http://www.falcoes.net/9gs
(sem assunto)
« Responder #58 em: Janeiro 04, 2008, 04:20:18 pm »
Citação de: "balburdio"
Citação de: "Ricardo Nunes"
Citação de: "balburdio"
d) a FAP é essencialmente americanófila, a doutrina é americana e não inglesa ou europeia, os pilotos fazem tirocínio nos EUA, os manuais sã americanos, etc. etc.

Exemplos por favor. E, se esse fosse o caso, em que é que isso influenciaria a aquisição de armamento?

exemplos??!!!? a própria FAP assume isso!

seguir a doutrina de alguém é por definição ser influenciado por esse alguém


Assume? Onde? Pela boca de quem? Exemplos concretos?

Em relação a dois factos aqui referidos:

Tem sido hábito recentemente os alunos piloto provenientes da academia efectuarem o seu tirocínio nos EUA, independentemente do seu destino ( que, evidentemente, não está definido aquando do início do mesmo ).

Quando à questão grega, uma curiosidade: os melhores pilotos da força aérea grega são, geralmente, atribuídos ao Mirage 2000.
Pode parecer cliché, mas por vezes o mais importante no combate aéreo é o piloto, não a aeronave que opera.

Cumprimentos,
Ricardo Nunes
www.forum9gs.net
 

*

balburdio

  • Perito
  • **
  • 306
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #59 em: Janeiro 04, 2008, 05:01:06 pm »
Citar
Os que vão para os caças, o resto faz cá em Portugal.

todos acabam por ir aos EUA mais tarde ou mais cedo.
mesmo os que voam aviocar vão fazer especializações lá

Citar
Acho que essa situação perfeitamente natural, afinal os nossos caças são Americanos e a escola deles está mais do que comprovada.

é precisamente o facto de serem americanos que está em causa!!
e se se refere ao topo gun tenho grandes duvidas, na coreia e no vietname tiveram grandes problemas apesar de uma superioridade numerica abissal.

Citar
Em relação ao resto da FAP, a nossa forma de fazer SAR é completamente diferente da dos Americanos, cá não vez ninguém a saltar para a água como lá, que eu saiba a nossa escola de SAR é mais ao estilo Britânico. A Rescom aprendeu muito com a EZAPAC Espanhola e com a Resco Francesa, não com os PJ Americanos. A nossa escola de helis é muito mais influênciada pelos Franceses do que por outros...

isso não é bem assim, mesmo na america só se salta para a água em última instância, como cá aliás
quanto ao resto são suposições, a origem da nossa SAR é inglesa e americana

e o Rescom/NFOT/NAFP é treinado pelos Rangers, mais cóboi que isso é dificil!!!

quanto aos helis, por acaso a escola de instrução basica é mesmo a americana, com os novos aparelhos merlim a instrução é concluida em inglaterra


Citar
Continuo à espera de encontrar sinais da dita americanófila, e que a doutrina seja essencialmente Americana (quando as evidências ditam o contrário).

oh sim claro!!! pois!