Vamos a ver se desta vez vai correr tudo bem. Antes queria explicar o que eran as colunas.
A ligação entre a Rodésia (agora Zimbawe) e o Malawi era através de Moçambique. O transito era mais ou menos livre até à minha companhia e daí, até à fronteira com o Malawi, as viaturas formavam uma coluna e eram escoltadas até à fronteira. Nós, a princípio, escoltavamo-las desde Moatize até ao cruzamento para Caldas Xavier e aí, entregavamos a coluna à companhia do Zobué. Mais tarde, foi colocada outra companhia a meio do caminho, em Capirizange (já não me lembro se é assim que se escreve) e nós passámos a ir até aí e fazermos a entrega da coluna ao Zobué em Capirizange. A coluna passou a realizar-se num dia em vez dos habituais 2. O trajecto era todo feito em picada (só para o fim a estrada começou a ser esfaltada) e tinha que ser feito todo com 4 picadores à frente à procura de minas. Só para ficarem com uma ideia, um dia encontramos 4 minas anti-carro e mais de 40 anti-pessoal.
As colunas eram formadas muitas vezes por mais de 100 viaturas comerciais e ligeiras. Para escoltarmos todos estes carros muitas vezes só dispunhamos de uma Berliet à frente, e um Unimog à retaguarda. As Berliets, como iam à frente, eram protegidas com sacos de areia para resistirem às minas. Depois começámos também a colocar água nas camaras de ar, o que minimizava os efeitos das explosões. Quando dispunhamos de 3 Berliets, colocava 1 à frente com cinco homens (era a rebenta minas), depois vinha a 2ª com o grosso das forças e a terceira vinha na retaguarda com a força de reacção e perseguição. Vou-vos mostrar agora as viaturas de uma coluna.
Berliet preparada com sacos de areia
Imagem parcial da viatura da frente
Rebentamento controlado de uma mina anti-carro
Unimog da retaguarda da coluna
Espero que não tenha abusado da vossa paciência
Cumptos