Galil - Dúvidas

  • 5 Respostas
  • 3697 Visualizações
*

alphaiate

  • Membro
  • *
  • 196
  • Recebeu: 21 vez(es)
  • Enviou: 3 vez(es)
  • +0/-0
Galil - Dúvidas
« em: Maio 17, 2009, 11:35:28 pm »
Caros foristas,

Dirijo-me a vós, mais uma vez, em busca de ajuda.
Recentemente, no decurso de um trabalho de documentação que eu e um colega estamos a efectuar, no ambito da nossa associação de recriação e reencenação (ainda bem na infância da sua existencia) deparamos com algumas duvidas relativas às tropas paraquedisas.
Aquando do surgimento das galil, é bastante raro encontrar fotos com porta carregadores especificos, apenas mais tarde com os coletes tacticos.

Apelo aos senhores foristas em busca de ajuda nesse tema! Quais eram os porta carregadores usados com o correame para a galil? quantos carregadores suportavam? quantos porta carregadores transpotava cada homem?

o meu maior e antecipado obrigado

Jorge Alfaiate
 

*

paraquedista

  • Membro
  • *
  • 274
  • Recebeu: 40 vez(es)
  • Enviou: 30 vez(es)
  • +2/-0
(sem assunto)
« Responder #1 em: Maio 17, 2009, 11:53:30 pm »
Nao sou neste momento a pessoa mais indicada para lhe dar a informacao que procura, pois ja la vao 10 anos desde que sai dos Paras...mas lembro-me que havia pelo menos 2 tipos de carregadores, os de 35 e os de 50 municoes. Os de 50 eram normalmente para as armas com bipe.

Em treino cada homem tinha 3 carregadores (1 na arma e 2 no cinturao), mas em situacao real este numero podia ser maior, dependia da dotacao que era atribuida.

Sobre os coletes, nao sei quantos carregadores levam...eles nao existiam na altura.
 

*

alphaiate

  • Membro
  • *
  • 196
  • Recebeu: 21 vez(es)
  • Enviou: 3 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #2 em: Maio 18, 2009, 12:04:29 am »
obrigadíssimo caro paraquedista.

É exactamente a sua altura de serviço que interessa! a altura "pre" colete táctico!

por favor, se tiver fotos com o correame por envie-me uma mensagem pessoal, que disponibilizo-lhe o meu e-mail.

peço desde já desculpa pela maçada!
 

*

voador

  • 218
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #3 em: Maio 19, 2009, 12:39:05 am »
A esp aut galil em uso no exercito portugues é oriunda do ex-ctp e consta essencialmente de 2 modelos versão AR (assault rifle) que tem 2 variantes (com e sem adaptador para alça hensoldt) e versão ARM (assault rifle machine gun) mais popularmente dita bipé

Normalmente a versão AR usa 5 carregadores de 35 mun e a ARM 5 carregadores de 50 mun.
existem ainda carregadores especiais de 12 mun (possuem um risco branco vertical) destinados a usarem muniçoes especiais.

Os porta carregadores que se referem são duplos quer seja para os de 35 ou de 50 mun, de lona verde (os originais), posteriormente foram feitos em portugal outros de materia sintetica (ambos ainda se usam no serviço interno)
Porém, aquando em combate urbano é normal usar se carregadores de 50 mun em tds as armas pois o consumo é mto mais elevado.
Os carregadores de 50 mun tbm sao usados para transporte das dotações de reserva.

É verdade o nome correcto é bandoleira mm lol.
As originais são em lona beje, mas  existem em nylon verde (de fraca qualidade, fabricadas nas OGFE e pretas adquiridas ainda na FAP, de mt boa qualidade)

Existem ainda acessorios tais como estojos de limpeza, adaptadores para hensoldt e an pvs 4 e ainda algumas alças holograficas especificas p as galil.
 

*

alphaiate

  • Membro
  • *
  • 196
  • Recebeu: 21 vez(es)
  • Enviou: 3 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #4 em: Maio 19, 2009, 05:41:18 pm »
seria possivel conseguir algumas fotografias dos artigos em questão?
ou mesmo um dos porta carregadores para documentação?
 

*

Miguel Silva Machado

  • Perito
  • **
  • 485
  • +1/-0
    • http://www.operacional.pt/
(sem assunto)
« Responder #5 em: Maio 21, 2009, 08:00:16 pm »
Bem sei que não é muito prático - o arquivo não está na net -  mas julgo que a Revista "Boina Verde" é um bom local de pesquisa:
Revista Boina Verde
Escola de Tropas Pára-quedistas
Estrada Nacional 3
2260-263 Praia do Ribatejo
Miguel Silva Machado
http://www.operacional.pt/