AM-Academia Militar (ingresso Oficiais dos QP)

  • 273 Respostas
  • 158760 Visualizações
*

brunopinto90

  • 159
  • +0/-0
Re: AM-Academia Militar (ingresso Oficiais dos QP)
« Responder #210 em: Outubro 21, 2013, 07:38:55 pm »
Citar
Citar
O mínimo que tens de ter a Matemática é 9,5 valores. A nota mínima de candidatura (média do secundário + prova(s) de ingresso) é que é de ser de 14 valores. Portanto, por absurdo, se tivesses feito o secundário com 20 valores e tivesses apenas 9,5 valores na prova de Matemática, dava 20 + 9,5 = 29,5. 29,5 a dividir por dois dá 14,75 valores!

Bem me parecia. Também fiquei com a ideia que era necessário pelo menos 14 a Matemática no secundário.

Citar
Em relação às notas mínimas por curso podes encontrar aqui:

http://www.academiamilitar.pt/images/st ... imas13.pdf

Sim, eu sei que o mínimo é de 14 valores. Eu perguntei qual a nota do último classificado, mas essa informação não deve estar disponível.

Citar
As vantagens em concorrer como candidato militar são mínimas...

Citar
Os militares também podem concorrer à Academia Militar?

Também os militares podem concorrer à Academia e as condições gerais de admissão são iguais às dos concorrentes civis embora com algumas especificidades próprias. A Academia Militar envia às Unidades / Orgãos e Estabelecimentos Militares do Exército, para divulgação, folhetos com as condições de admissão do concurso.
Portanto, é semelhante concorrer dos dois modos, apenas havendo preferência pelo militar sobre o civil em caso de igualdade na classificação.
 
http://www.academiamilitar.pt/perguntas-frequentes.html

E verifica ainda aqui: http://www.academiamilitar.pt/condicoes ... issao.html

Citar
Admissão aos quadros de pessoal das Forças Armadas (art.33º)

Militares com pelo menos 3 anos em RC

Nos 2 anos subsequentes à cessação do contrato beneficiam de um contingente mínimo de 30% do número total de vagas quer ao conjunto dos cursos para ingresso nos QP das FA quer nos concursos para ingresso nos respectivos quadros de pessoal civil. Direito de preferência, em caso de igualdade de classificação, nas vagas que ultrapassem as anteriormente referidas.

Os avisos de concursos estão disponíveis nas U/E/O bem como no sítio do Ministério da Defesa Nacional (MDN).

http://www.exercito.pt/sites/recrutamen ... ntivos.pdf

Obrigado pelas respostas. Fiquei mais esclarecido. Só tenho mais uma dúvida. Caso eu concorra à Academia e falhe, não por testes médicos, mas por média baixa, posso ingressar no exército para Escola de Sargentos no mesmo ano? Caso não possa, posso tentar novamente para o ano seguinte? Só tenho mais estas dúvidas.

Muito obrigado.
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
Re: AM-Academia Militar (ingresso Oficiais dos QP)
« Responder #211 em: Outubro 21, 2013, 09:15:24 pm »
Em princípio sim. Desde que respeites os limites de idade e as outras condições pedidas. Em relação à segunda pergunta...

Citar
2. Requisitos de admissão
a. Requisitos gerais

[...]

(12) Não ter sido abatido ao efetivo de outros estabelecimentos de ensino militar, por motivos disciplinares.
(13) Não ter desistido da frequência de qualquer CFS para o QP.
(14) Não ter sido abatido ao efetivo da ESE por falta de aproveitamento escolar.

http://www.exercito.pt/sites/ESE/Formac ... ea_A_B.pdf

http://www.exercito.pt/sites/ESE/Formac ... s/744.aspx
 

*

brunopinto90

  • 159
  • +0/-0
Re: AM-Academia Militar (ingresso Oficiais dos QP)
« Responder #212 em: Outubro 22, 2013, 11:10:00 am »
Citação de: "PereiraMarques"
Em princípio sim. Desde que respeites os limites de idade e as outras condições pedidas. Em relação à segunda pergunta...

Citar
2. Requisitos de admissão
a. Requisitos gerais

[...]

(12) Não ter sido abatido ao efetivo de outros estabelecimentos de ensino militar, por motivos disciplinares.
(13) Não ter desistido da frequência de qualquer CFS para o QP.
(14) Não ter sido abatido ao efetivo da ESE por falta de aproveitamento escolar.

http://www.exercito.pt/sites/ESE/Formac ... ea_A_B.pdf

http://www.exercito.pt/sites/ESE/Formac ... s/744.aspx

Portanto, se não ingressar na Academia por média baixa, não é considerado "abatido ao efetivo de outros estabelecimentos de ensino militar, por motivos disciplinares" ou
"Não ter desistido da frequência de qualquer CFS para o QP". Eu não fico devido às vagas disponíveis, portanto posso concorrer no ano seguinte?
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
Re: AM-Academia Militar (ingresso Oficiais dos QP)
« Responder #213 em: Outubro 22, 2013, 12:22:09 pm »
Podes concorrer simultaneamente a ambos os estabelecimentos de ensino e em vários anos. Se tiveres interesse noutro ramos das Forças Armadas até podes concorrer simultaneamente à Escola Naval e à Academia da Força Aérea.
 

*

brunopinto90

  • 159
  • +0/-0
Re: AM-Academia Militar (ingresso Oficiais dos QP)
« Responder #214 em: Outubro 22, 2013, 06:25:17 pm »
Citação de: "PereiraMarques"
Podes concorrer simultaneamente a ambos os estabelecimentos de ensino e em vários anos. Se tiveres interesse noutro ramos das Forças Armadas até podes concorrer simultaneamente à Escola Naval e à Academia da Força Aérea.

Obrigado pela resposta.
 

*

rfcd123

  • 1
  • +0/-0
(Dúvida) Academia Militar
« Responder #215 em: Dezembro 22, 2013, 08:25:29 pm »
Boa noite.

Seria possível esclarecerem-me as seguintes dúvidas:

- Como é que se calcula a nota de candidatura à academia militar (curso de formação de oficiais da GNR)
- Qual têm sido as notas de candidatura mais baixas para este curso nos últimos anos? (Sei que este ano a nota do último candidato colocado foi de 13 valores).


Eu tenho uma média de 14.8-15 valores. Se tirar no mínimo 14 valores nos exames de matemática e português, será o suficiente?


Obrigado
 

Medias para AM
« Responder #216 em: Março 17, 2014, 02:09:34 pm »
Boa tarde,

Estou no 12º ano de escolaridade e pretendo seguir uma carreira militar, tenciono concorrer à Academia militar mas não sei se a minha média é suficiente.
Devo acabar o ensino secundario com uma media de 13,5 valores. Acham que é suficente ? Nesta media ainda não juntei a nota do exame de Mat.

Se por acaso não conseguir entrar na academia militar posso concorrer a ESE ?

Quais a principais diferenças entre um oficial e um sargento ?
 

*

TiagoGante

  • 2
  • +0/-0
Re: AM-Academia Militar (ingresso Oficiais dos QP)
« Responder #217 em: Junho 24, 2014, 01:26:33 am »
Boa noite! Tenho uma certa duvida em relação à inspecção médica, quem tiver renite alérgica ou asma é automaticamente excluído do concurso de admissão?

Aguardo resposta, Obrigado!
 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1617
  • Recebeu: 358 vez(es)
  • Enviou: 326 vez(es)
  • +97/-42
Re: AM-Academia Militar (ingresso Oficiais dos QP)
« Responder #218 em: Junho 24, 2014, 05:46:17 pm »
Citação de: "TiagoGante"
Boa noite! Tenho uma certa duvida em relação à inspecção médica, quem tiver renite alérgica ou asma é automaticamente excluído do concurso de admissão?

Aguardo resposta, Obrigado!

Consulte:
http://www.exercito.pt/sites/recrutamen ... ao1999.pdf

alínea a) Tabela Geral A, nº2, alinea a), Anexo A, página 6232, capítulo XI....Rinite alérgica - IN (inaptidão).
« Última modificação: Agosto 21, 2014, 10:59:33 am por raphael »
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

TiagoGante

  • 2
  • +0/-0
Re: AM-Academia Militar (ingresso Oficiais dos QP)
« Responder #219 em: Julho 19, 2014, 09:07:21 pm »
Quando começa a chegar o momento, aparecem cada vez mais dúvidas ahah

Boas pessoal, queria saber como é que se faz para concorrer à academia só na segunda fase, basta mandar a ficha ENES com as notas da 2ªfase? ou é preciso enviar a de 1ª fase também?

Aguardo resposta e desde já obrigado!  :D
 

*

Diogo Samuel

  • 1
  • Enviou: 3 vez(es)
  • +0/-0
Re: AM-Academia Militar (ingresso Oficiais dos QP)
« Responder #220 em: Julho 27, 2014, 01:17:54 pm »
Olá companheiros,

Depoir de fazer leituras que foram aconselhadas por um moderador, e finalmente posso colocar questões e no sitio certo. Tomei a decisão e tracei o objetito de um dia fazer parte do DAE dos Fuzileiros e a minha questão é, que caminho devo tomar na academia militar ou outro establecimento que seja direcinado para os fuzileiros a quadro permanente e com o objetivo de chegar ao DAE a quadro permanete se existir. Basta o ensino básico ou secundário ou será mesmo preciso recorrer a establecimentos como a academia militar?

Por fim se for necessário que tipo de curso teria de seguir dentro da mesma? Obrigado
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
Re: AM-Academia Militar (ingresso Oficiais dos QP)
« Responder #221 em: Julho 27, 2014, 06:24:54 pm »
Bem, como estou com muita paciência vou explicar tudo "tintim por tintim".

1.º A Academia Militar serve para formar os Oficiais do Exército e da GNR, logo, qualquer questão aqui colocada sobre o DAE ou o Corpo de Fuzileiros não faz qualquer sentido, uma vez que ambos pertencem a Armada.

2.º As Forças Armadas são uma organização fortemente hierarquizada com três grandes grupos ou categorias profissionais, a saber: Oficiais, Sargentos e Praças.

3.º O Corpo de Fuzileiros e o DAE são constituídos, obviamente, por Oficiais, Sargentos e Praças.

4.º Existem 3 formas de prestação de serviço: RV - Regime de Voluntariado: um ano de serviço (praticamente não utilizado); RC - Regime de Contrato: dois a seis anos de serviço; QP - Quadro Permanente: praticamente toda a vida ativa de uma pessoa, ou seja, 30 e mais anos de serviço.

5.º Para ser puder pertencer ao DAE tem de se ser já Fuzileiro. Ou seja, não admite entradas directas de candidatos civis, nem de candidatos militares que tenham outras especialidades que não Fuzileiro.

6.º O nível de habilitações literárias do candidato implicam a sua colocação numa das três categorias profissionais referidas.

Com habilitações mínimas ao nível do 9.º ano de escolaridade: Praça Fuzileiro do Regime de Contrato  :arrow: http://recrutamento.marinha.pt/PT/Concu ... leiro.aspx

Existem ainda concursos internos para Praças e Sargentos Fuzileiros do Quadro Permanente a que podem concorrer Praças Fuzileiro do Regime de Contrato.

Os candidatos civis ou mesmo os candidatos militares podem ainda concorrer ao concurso para a Escola Naval (i.e. Universidade da Armada) para posterior ingresso na categoria de Oficial Fuzileiro do Quadro Permanente.  :roll:

PS: ver se para a próxima consegue dar com o tópico certo! Boas leituras!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Get_It, Lightning, raphael, HSMW, Diogo Samuel

*

Mkman

  • 5
  • +0/-0
Duvida Mobilidade
« Responder #222 em: Agosto 05, 2014, 12:55:25 am »
Pretendo ingressar na academia, mas disseram me que depois do curso posso ir calhar para qualquer lado de Portugal,mas isso não me incomoda muito, mas também me disseram que não ficarei nesse quartel sempre, posso andar a saltar de quartel em quartel ate a acabar a minha carreia. Isto é verdade? Se isto for como é que conseguem manter uma família se andam sempre de um lado para o outro?

Abraço
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11011
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3203 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Duvida Mobilidade
« Responder #224 em: Agosto 05, 2014, 11:49:49 am »
Citação de: "Mkman"
Pretendo ingressar na academia, mas disseram me que depois do curso posso ir calhar para qualquer lado de Portugal,mas isso não me incomoda muito, mas também me disseram que não ficarei nesse quartel sempre, posso andar a saltar de quartel em quartel ate a acabar a minha carreia. Isto é verdade? Se isto for como é que conseguem manter uma família se andam sempre de um lado para o outro?

Abraço

Quando estás no quartel perto de casa estás bem, quando estás no quartel longe de casa vens a casa ao fim d semana e ao fim de uns anos podes ter possibilidade de regressar ao quartel perto de casa ou então podes mesmo mudar de casa para perto de novo quartel, como fazem os Americanos, eles tem bases por todo o mundo e levam as familias atrás, Alemanha, Japão, Açores, etc.