Mergulhadores-Sapadores

  • 64 Respostas
  • 39835 Visualizações
*

SSK

  • Investigador
  • *****
  • 1519
  • Recebeu: 15 vez(es)
  • +11/-0
(sem assunto)
« Responder #15 em: Janeiro 12, 2009, 11:41:32 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Citação de: "zocuni"
Excelente esse texto.Quantos mergulhadores a Armada Portuguesa possui?

Abraços,

Dois Destacamentos...mais a escola, lembro-me de ter uma revista espanhola em casa em que diziam que tinhamos uns 100 MS, mas já não me lembro com detalhes.


E com uma possível DMS3 aí à porta...
"Ele é invisível, livre de movimentos, de construção simples e barato. poderoso elemento de defesa, perigosíssimo para o adversário e seguro para quem dele se servir"
1º Ten Fontes Pereira de Melo
 

*

SICKs

  • 3
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #16 em: Janeiro 12, 2009, 11:44:49 pm »
Citação de: "SSK"
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Citação de: "zocuni"
Excelente esse texto.Quantos mergulhadores a Armada Portuguesa possui?

Abraços,

Dois Destacamentos...mais a escola, lembro-me de ter uma revista espanhola em casa em que diziam que tinhamos uns 100 MS, mas já não me lembro com detalhes.

E com uma possível DMS3 aí à porta...



Possivel não já existe no papel...
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1227/-3447
(sem assunto)
« Responder #17 em: Janeiro 13, 2009, 11:07:58 am »
Mergulhadores da Armada participaram no Exercício DEEP DIVEX 2008

2008-12-27



O Destacamento de Mergulhadores Sapadores nº 1 (DMS1) da Marinha Portuguesa participou, entre 17 e 28 de Novembro, no exercício internacional de mergulho profundo – DEEP DIVEX 2008 realizado nas Antilhas Holandesas (Curacao), organizado pela Marinha Holandesa.

Além de Portugal, que participou com uma equipa de mergulhadores do DMS1 constituída por sete militares, participaram também mais seis países, onde se inclui a Noruega, Itália, Estados Unidos da América, Finlândia, Estónia e Holanda.

O DEEP DIVEX é um exercício anual organizado de forma rotativa pelos países participantes que tem como principais objectivos o treino das equipas de mergulho profundo na área militar da Guerra de Minas, Inactivação de Engenhos Explosivos e Salvamento Submarino e na área de serviço público, nomeadamente no combate ao narcotráfico e colaboração com outras entidades em acidentes.

A participação no exercício foi uma excelente oportunidade de treino em cenários diversificados, permitindo cimentar e validar a capacidade de mergulho profundo da Marinha Portuguesa, assim como fomentar o intercâmbio de conhecimentos e a cooperação entre as várias Marinhas participantes.[/quote]

Fotos:

http://www.marinha.pt/NR/rdonlyres/82A2 ... W__003.JPG

http://www.marinha.pt/NR/rdonlyres/82A2 ... ay_340.JPG
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
Re: Mergulhadores-Sapadores
« Responder #18 em: Janeiro 29, 2010, 11:54:36 am »
Não sabia que havia três Destacamentos de Mergulhadores-Sapadores...

 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1227/-3447
Re: Mergulhadores-Sapadores
« Responder #19 em: Janeiro 29, 2010, 12:20:00 pm »
Cada destacamento tem a sua função especifica, certo?
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Mergulhadores-Sapadores
« Responder #20 em: Março 09, 2010, 11:54:46 pm »
Andava eu pelo "Barco à Vista" (a aprender alguma coisa :mrgreen: ) e encontro isto

http://barcoavista.blogspot.com/2009/09 ... minas.html

Aqui sobre os mergulhadores-sapadores em geral.

Citar
De frisar que os Mergulhadores Sapadores são de momento a única unidade que a Marinha de Guerra Portuguesa dispõe com capacidade de contramedidas de minas (MCM) em "Very Shallow Waters" (águas fluviais), "Shallow Waters" (águas costeiras) e em "Deep Waters" (águas profundas), sendo uma unidade de referência na NATO!
          De acordo com as indicações do GCRM - Grupo de Coordenação do Programa de Reequipamento das Unidades de Mergulhadores [Despacho CEMA n.º 28/96 de 11 de Abril], no sentido de poderem operar até 91 metros de profundidade, está previsto realizarem o Curso de Pára-quedismo Militar, como o escopo de poderem ser inseridos de forma mais rápida na zona de operações, melhorando substancialmente o seu potencial operativo.

E aqui sobre o 3º DMS.

Citar
O GCRM, no prosseguimento da edificação da capacidade de Guerra de Minas, prevista no Sistema de Forças Nacional e observando os "Requisitos Operacionais do Destacamento de Guerra de Minas com Emprego de AUV's" (POA 15), no dia 12 de Junho de 2008 foi constituído um 3.º DMS [Despacho CEMA n.º 21/08 de 18 de Junho], especialmente vocacionado para a incorporação operacional de novos conceitos e técnicas, nomeadamente sistemas AUV's ("Autonomous Underwater Vehicles") GAVIA e respectivo equipamento de apoio (cujo processo de aquisição ocorreu recentemente).
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1227/-3447
Re: Mergulhadores-Sapadores
« Responder #21 em: Março 10, 2010, 09:58:34 am »
Em relação ao curso de Pára-quedismo e à "especialização" do 3º DSM já eu sabia, o que eu não sei é em relação aos outros 2 DMS. Será que há uma especialização para cada DMS?
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Mergulhadores-Sapadores
« Responder #22 em: Março 10, 2010, 02:47:30 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Em relação ao curso de Pára-quedismo e à "especialização" do 3º DSM já eu sabia, o que eu não sei é em relação aos outros 2 DMS. Será que há uma especialização para cada DMS?

Talvez sim ou talvez não, pode ser simplesmente por já ser um efectivo grande demais para ser só um DMS, é como os dois BIParas, são dois mas não quer dizer que sejam diferentes um do outro.

Ou então um dos DMS deve ser uma unidade secreta de Black Ops :twisted:
http://en.wikipedia.org/wiki/Black_operation
 

*

booba

  • 1
  • +0/-0
Re: Mergulhadores-Sapadores
« Responder #23 em: Maio 13, 2010, 12:40:00 pm »
boas a todos,

Vi este blogue por acaso e vejo que muitos de voces tem a suas duvidas em relaçao ao mergulhadores sapadores da armada!
 Pertenço ao DMS1, o qual esta virado para as vertentes de inactivaçao de engenhos explosivos (I.E.E), o DMS2, para a salvaçao maritima e resgates, e enfim o DMS3 para a guerra de minas com os AUV´S (GAVIAS). Em relaçao ao curso de paraquedismo!!!! nao sabemos de nada, já se tem falado a algum tempo, mas ate agora nada.
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Mergulhadores-Sapadores
« Responder #24 em: Maio 13, 2010, 02:26:21 pm »
Citação de: "booba"
boas a todos,

Vi este blogue por acaso e vejo que muitos de voces tem a suas duvidas em relaçao ao mergulhadores sapadores da armada!
 Pertenço ao DMS1, o qual esta virado para as vertentes de inactivaçao de engenhos explosivos (I.E.E), o DMS2, para a salvaçao maritima e resgates, e enfim o DMS3 para a guerra de minas com os AUV´S (GAVIAS). Em relaçao ao curso de paraquedismo!!!! nao sabemos de nada, já se tem falado a algum tempo, mas ate agora nada.

É pessoal do DMS2 que faz salvamentos a partir dos Lynx?
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
Re: Mergulhadores-Sapadores
« Responder #25 em: Maio 13, 2010, 04:15:23 pm »
Citação de: "booba"
Pertenço ao DMS1, o qual esta virado para as vertentes de inactivaçao de engenhos explosivos (I.E.E), o DMS2, para a salvaçao maritima e resgates, e enfim o DMS3 para a guerra de minas com os AUV´S (GAVIAS).

Particularmente útil este esclarecimento porque realmente não fazia sentido haver 3 DMS distintos, se tivem todos a mesma missão/especialização.
 

*

Upham

  • Perito
  • **
  • 503
  • +0/-0
Re: Mergulhadores-Sapadores
« Responder #26 em: Maio 14, 2010, 03:49:53 pm »
Boa tarde!

Gostaria de saber, se alguem me poder informar, que tipo de habilitações a nivel técnico possuem os mergulhadores militares. Como a minha referência e as minhas habilitações são o mergulho recreativo (até 40 m e é um pau mesmo assim), tenho curiosidade em saber por exemplo que tipo de limites têm no mergulho militar (penso que as tabelas de descompressão serão diferentes), que tipo de misturas respiram (porque um mergulho a 81 m é já considerado um mergulho técnico), que tipo de equipamentos usam (certamente para alguns tipos de mergulhos terão que usar rebreather), se utilizam coletes comuns ou tipo asa, etc etc.

Cumprimentos
"Nos confins da Ibéria, vive um povo que não se governa, nem se deixa governar."

Frase atribuida a Caio Julio César.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1227/-3447
Re: Mergulhadores-Sapadores
« Responder #27 em: Maio 14, 2010, 04:03:41 pm »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1227/-3447
Re: Mergulhadores-Sapadores
« Responder #28 em: Maio 14, 2010, 04:05:59 pm »
Citação de: "Upham"
Boa tarde!

Gostaria de saber, se alguem me poder informar, que tipo de habilitações a nivel técnico possuem os mergulhadores militares. Como a minha referência e as minhas habilitações são o mergulho recreativo (até 40 m e é um pau mesmo assim), tenho curiosidade em saber por exemplo que tipo de limites têm no mergulho militar (penso que as tabelas de descompressão serão diferentes), que tipo de misturas respiram (porque um mergulho a 81 m é já considerado um mergulho técnico), que tipo de equipamentos usam (certamente para alguns tipos de mergulhos terão que usar rebreather), se utilizam coletes comuns ou tipo asa, etc etc.

Cumprimentos

 :arrow: http://www.forum-mergulho.com/index.php ... de-record/
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20613
  • Recebeu: 2392 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1118/-1481
Re: Mergulhadores-Sapadores
« Responder #29 em: Junho 20, 2010, 06:48:58 pm »
Mergulhadores da Armada executam 50 missões de inactivação de engenhos explosivos por ano


O destacamento de mergulhadores sapadores n.º 1 da Armada, responsável por inactivar engenhos explosivos no mar e em terra, leva a cabo cerca de 50 missões por ano para garantir a segurança em toda a linha da costa portuguesa.

O comandante do agrupamento de mergulhadores, Duarte da Conceição, explicou que «a missão destes mergulhadores é tornar seguros para a população engenhos explosivos convencionais terrestres, submarinos e improvisados que surjam na área de jurisdição da Marinha».

Na prática, resumiu, «o engenho explosivo aparece numa praia, num canal, num porto ou num navio e é identificado, inactivado e transportado para uma área onde possa ser destruído em segurança».

Uma operação deste tipo, acrescentou o comandante, pode ser activada por um cidadão comum: «Sempre que alguém encontre um engenho destes deve alertar quem está perto para que não mexa no objecto e telefonar de imediato para o posto da polícia marítima ou para a capitania de porto que estiver mais próxima».

A partir daqui as autoridades tomam conta da ocorrência e o comando naval activa os meios. Neste caso, entra em acção o destacamento n.º1 dos mergulhadores da Armada.

Anualmente, este destacamento leva a cabo cerca de 50 missões de inactivação de engenhos explosivos em toda a costa portuguesa.

Oitenta por cento são no âmbito da pirotecnia e de suspeitas de engenhos explosivos improvisados, e as restantes são originadas pelo aparecimento de engenhos provenientes de exercícios navais, do Exército ou da Força Aérea.

O comandante Duarte da Conceição sublinhou que, «apesar destes números, até hoje não aconteceu nenhum acidente».

O sucesso das missões depende muito do treino. É regular a criação de cenários em que os mergulhadores simulam situações de perigo real.

«São missões quase todas reais, o treino é real, manuseia-se sempre com explosivos, faz-se sempre mergulho e não há mergulho simulado nem há brincadeiras com explosivos», assegurou.

«Estas equipas têm que actuar em todas as áreas para as quais estão qualificadas. Por isso, o plano de treino contempla, entre outras valências, a área de guerra de minas, inactivação de engenhos explosivos, operações de defesa dos portos e de assalto e limpeza das praias», acrescentou.

Entre os meios utilizados nestas missões, o comandante garantiu que a tecnologia é de ponta mas reconheceu que «em algumas ocasiões o quantitativo de material e equipamento pode não ser suficiente».

«O investimento de que sentimos necessidade prende-se essencialmente com a quantidade, mas, de qualquer das maneiras, posso afirmar que com o que temos actualmente podemos responder aos desafios levantados pelas missões», afirmou.

Por ano participam em vários exercícios NATO no âmbito da guerra de minas, entre eles o DEEP DIVER – exercício de mergulho profundo (81 metros) -, o ALCUNDRA/SPIMMEX – exercício realizado em Espanha e o OLIVE NOIR, que se realiza em França.

Os mergulhadores da Armada foram criados em 1899 pelo rei D.Carlos I para actuarem na área do socorro e salvamento.

Foi durante a Guerra Colonial, nos anos 60, que esta unidade adquiriu potencialidades e valências militares na área da inactivação de engenhos explosivos.

Lusa