"Presas fáceis de mercenários"

  • 86 Respostas
  • 53413 Visualizações
*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1445
  • Recebeu: 319 vez(es)
  • Enviou: 338 vez(es)
  • +224/-4412
(sem assunto)
« Responder #60 em: Maio 21, 2008, 07:30:57 pm »
Nalguns paises como a França, existe um quadro de praças, e é encorajada uma longa permanencia nas fileiras ; alias, o pessoal tem uma reforma ao fim de 15 anos de serviço e medidas de reconversao à vida civil (que nem sempre funcionam).

Ser militar é uma das mais velhas profissoes do mundo, e muitos paises usam forças ditas mercenarias, incluindo os EUA com os Marines , onde muitos dos soldados sao estrangeiros que se alistaram para ter a cidadania americana...

Nao ha nada de errado em se ser militar mercenario ; existe mal, é quando os militares faltam à sua deontologia e ao seu codigo de honra : pilhagens, massacres e bombardeamentos de civis, violaçoes...como fazem hoje em dia muitos paises ditos democraticos!

No nosso pais, existe um desperdicio de recursos humanos nas FA's; o pessoal é muitas vezes impedido de continuar a servir apesar de ter uma preciosa experiencia e formaçao.
 

*

zecouves

  • Perito
  • **
  • 345
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #61 em: Maio 22, 2008, 05:29:43 pm »
Estamos perante um problema nacional que não se circunscreve unicamente aos que são ou foram militares.

O que se quer efectivamente das Forças Armadas? Qual o papel que deve desempenhar neste País? Como devem estar organizadas? Por mim até é licíto discutir se elas são, ou não, necessárias. Este é um debate que devia ser alargado a todas as esferas da sociedade civil.

Deste debate e das suas conclusões devia resultar uma decisão pragmática.

Confiamos a defesa da nossa integridade territorial a outros? A Islândia já fez isso.

Queremos Forças Armadas só para o cumprimento dos nosso compromissos internacionais e para isso basta um punhado de mercenários bem treinados. Sai caro para poupa dores de cabeça a algumas pessoas ..., mas se for consensual ...

Queremos Forças Armadas que sejam também um forte vector de valorização técnico-profissional da juventude nacional e portanto contribuindo decisivamente para a competitividade da mão-de-obra portuguesa? Como consequencia teriamos Forças Armadas como um factor estratégico de coesão e valorização nacional. ... À semelhança do futebol ...

Um amigo meu perguntou-me no fim-de-semana passado para que gastávamos tanto dinheiro em F-16? Eu respondi que para ele poder voar em voo comercial de Lisboa para Londres (ele faz este voo com frequencia) era necessário assegurar que o nosso espaço aéreo era seguro , logo ... F-16 Tugas. Em alternativa a Força Aérea Espanhola podia desempenhar exactamente esse papel... ele pensou um pouco e disse F**** espanhóis?? Venham F-16 Tugas!! ... Outros opinaram o contrário desde que tal opção não pese muito na sua carteira como contribuintes :cry:

Infelizmente os portuguese só se mobilizam na véspera dos Europeus e Mundiais de Futebol.

Alguns lucram bastante com a nossa ignorancia e apatia.

Alguns lá vão tentando sacudir o satus quo bem hajam
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8511
  • Recebeu: 1612 vez(es)
  • Enviou: 666 vez(es)
  • +928/-7195
(sem assunto)
« Responder #62 em: Maio 22, 2008, 05:55:43 pm »
Citação de: "zecouves"
Outros opinaram o contrário desde que não pese na sua carteira como contribuintes :cry:


O primarismo desses últimos opinantes  - e que eu também já ouvi - demonstra a nulidade dos seus autores. Como seres humanos integrados numa sociedade, é de se esperar que um adulto responsável que opta por assumir uma nacionalidade, podere um mínimo sobre a razão de ser de um País e das funções mínimas de um Estado. Afinal devem-se pagar impostos sabendo de antemão que destino é que estes mesmo impostos devem ter. Não meditar um pouco nesta problemática é prescindir da sua cidadania.
De acordo com um raciocínio que "postei" na Área Livre, as pessoas, em democracia terão a liberdade de direito de ser inconsequêntes, vãs e irrelevantes.
Mas será mesmo assim?
Na prática sim e isso vê-se, caso contrário este "postal" e o anterior não teriam sentido.
Isto implica dizer que a democracia é muito preversa porque relativiza o verdadeiro e o falso, o virtuoso e o corrupto, o interessado e o desinteressado.
Pessoalmente começo a ficar farto de um regime que dá o mesmo valor ao voto de um ignorante idiota de um cidadão honesto e interessado. É obsceno.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

ShadIntel

  • Investigador
  • *****
  • 1509
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #63 em: Maio 22, 2008, 06:36:23 pm »
Citação de: "Luso"
Pessoalmente começo a ficar farto de um regime que dá o mesmo valor ao voto de um ignorante idiota de um cidadão honesto e interessado. É obsceno.

Se me permite uma pequena correção, ainda que torne a realidade mais depriminte: o voto dos tais ignorantes idiotas tem muito mais valor do que o dos "bons" cidadãos. Essa outra versão dos "idiotas úteis" (onde será que eu já vi isso... :roll: ) é que pode ser manipulada, os cidadãos honestos e interessados (espécie em via de extinção, talvez devêssemos criar uma associação de proteção...) não passam de uma dor de cabeça para o regime, como crianças a quem se diz "isto é conversa de adultos, vai mas é brincar com os pitbulls do vizinho...".
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1631 vez(es)
  • +8536/-4167
(sem assunto)
« Responder #64 em: Maio 22, 2008, 07:17:09 pm »
Citação de: "zecouves"
Estamos perante um problema nacional que não se circunscreve unicamente aos que são ou foram militares.

O que se quer efectivamente das Forças Armadas? Qual o papel que deve desempenhar neste País? Como devem estar organizadas? Por mim até é licíto discutir se elas são, ou não, necessárias. Este é um debate que devia ser alargado a todas as esferas da sociedade civil.

Deste debate e das suas conclusões devia resultar uma decisão pragmática.

Confiamos a defesa da nossa integridade territorial a outros? A Islândia já fez isso.

Queremos Forças Armadas só para o cumprimento dos nosso compromissos internacionais e para isso basta um punhado de mercenários bem treinados.

Queremos Força Armadas sejam também um forte vector de valorização técnico-profissional da juventude nacional e portanto contribuindo decisivamente para a competitividade da mão-de-obra portuguesa?

Um amigo meu perguntou-me no fim-de-semana passado para que gastávamos tanto dinheiro em F-16? Eu respondi que para ele poder voar em voo comercial de Lisboa para Londres (ele faz este voo com frequencia) era necessário assegurar que o nosso espaço aéreo era seguro , logo ... F-16 Tugas. Em alternativa a Força Aérea Espanhola podia desempenhar exactamente esse papel... ele pensou um pouco e disse F**** espanhóis?? Venham F-16 Tugas!!
Outros opinaram o contrário desde que não pese na sua carteira como contribuintes :cry:


Disse o repito, a nossa sociedade só se mobiliza em relação ao futebol, e em relação aos DEUSES que são os jogadores da selecção e os seus lideres supremos.
Já tive várias discussões e tertulias acerca da utilidade das forças armadas e os objectivos delas, mas é inutil, acabo sempre por encontrar uma parede de ignorância extrema.

As pessoas protestam muito quando se fazem compras militares, ou afins mas toda a gente se calou, quando se fizeram 10 estádios de utilidade duvidosa, e que seriam o veiculo para a atracção de turistas para Portugal.. O nosso país, ou melhor a nossa sociedade começa a maçar-me  e a cansar-me.
 

*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1445
  • Recebeu: 319 vez(es)
  • Enviou: 338 vez(es)
  • +224/-4412
(sem assunto)
« Responder #65 em: Maio 22, 2008, 07:17:46 pm »
Com tanta rétorica, os veteranos e militares em geral, escusam de ficar descansados!

E portanto este topico é muito pertinente. Os militares nao sao kleenex's, que se usa e deita fora...é uma nobre profissao e quem a exerce merece a melhor das atençoes por parte do poder politico.

O pessoal que passa à disponibilidade, sobretudo aquele que efectuou varias missoes exteriores deve beneficiar de medidas de reconversao e de acompanhamento na vida civil...

Por outro lado, o pessoal, mesmo praça, que deseje fazer da vida militar a sua profissao, deve ter a oportunidade de o fazer...o pais so tera a ganhar com a experiencia destes homens e mulheres.
As médias de idades em muitos dos melhores regimentos profissionais da europa sao relativamente elevadas, o que constitui uma garantia segura em termos de experiencia, competencia, resistência ao stress em situaçoes de combate...etc

A Europa esta a caminhar para um exército comum, e vamos ter que rever muita coisa em matéria de doutrina militar...
Dentro de 20 ou 30 anos, a maior parte das naçoes europeias fera confiança numa força militar unificada baseada nos "chapeus de chuva nucleares" da GBR e França.

Provavelmente Portugal e a maior parte das naçoes europeias, so conservarao as gendarmerias (GNR, Carabineri, Guardia civil...) como unicas forças (para-) militares nacionais.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20065
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
(sem assunto)
« Responder #66 em: Maio 23, 2008, 11:09:14 am »
O Reino Unido?! Mas esses estão mais para serem mais um estado dos EUA do que um membro da UE.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1445
  • Recebeu: 319 vez(es)
  • Enviou: 338 vez(es)
  • +224/-4412
(sem assunto)
« Responder #67 em: Maio 23, 2008, 12:18:55 pm »
Tambem penso que o R.U. sera sempre uma especie de "quinta coluna" dos americanos na europa...

Por isso, sou muito mais favoravel ao reforço dos laços entre os paises lusofonos !  Se assim nao for, Portugal tendera a diluir-se face à pressao cultural (economica, militar...) dos paises anglo-saxoes.

Voltando ao topico : a funçao militar, por diversas razoes que pessoas mais esclarecidas que eu poderao explicar, é uma funçao que tem algo de sagrado . A Historia de cada um dos Estados independentes que hoje existem, esta ligada à sua Historia militar.  

Os homens e mulheres que servem e sao a ossatura da Instituiçao Militar nem sempre vêm a sua dedicaçao retribuida . Mandar para a rua um militar que quer continuar a servir porque essa é a sua vocaçao, e que para alem disso, possui reais competencias ...é, entre outras coisas, um desperdicio e uma estupidez.
 

*

Joana_41

  • 14
  • +0/-0
Testes escritos PSP
« Responder #68 em: Junho 01, 2008, 09:44:56 pm »
Boa noite a todos.

Candidatei me à PSP e neste momento sinto me um pouco baralhada acerca dos exames escritos. Alguem me pode dar umas "luzes" sobre o tipo de perguntas que poderá sair?

Sei que seremos avaliados nas àreas de Portugues, Matematica, Historia e Geografia.

Se alguem me conseguir dar uma ajuda, agradeço bastante!

Boa semana
"Audaces Fortuna Juvat"
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
(sem assunto)
« Responder #69 em: Junho 01, 2008, 09:54:54 pm »
Esse tipo de questões devem ser colocadas no tópico corresponde:

"Ingresso nas Forças de Segurança":
 :arrow: http://www.forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?t=6241
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20065
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
(sem assunto)
« Responder #70 em: Junho 06, 2008, 10:39:41 am »
Eu por acaso fui contactado num outro fórum por uns bacanos de uma empresa do género...mandei-os dar uma volta.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1445
  • Recebeu: 319 vez(es)
  • Enviou: 338 vez(es)
  • +224/-4412
(sem assunto)
« Responder #71 em: Junho 06, 2008, 11:42:27 am »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Eu por acaso fui contactado num outro fórum por uns bacanos de uma empresa do género...mandei-os dar uma volta.


Porquê ? eles nao pagavam bem ? :):)
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5318
  • Recebeu: 717 vez(es)
  • Enviou: 713 vez(es)
  • +497/-2603
(sem assunto)
« Responder #72 em: Junho 06, 2008, 11:49:30 am »
Citação de: "legionario"
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Eu por acaso fui contactado num outro fórum por uns bacanos de uma empresa do género...mandei-os dar uma volta.

Porquê ? eles nao pagavam bem ? :):)


Esta não é a minha area, mas e que tal depois de acabar a "tropa", não tirar um curso profissional ou até um curso Universitário, não será isso mais vantajoso para o nosso país, do que ir morrer por outro país.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20065
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
(sem assunto)
« Responder #73 em: Junho 06, 2008, 11:51:45 am »
Eu dei-me como voluntário para as Forças Armadas do meu país...esse tipo de "empresas" dão-me calafrios. Acho que os Norte-Americanos estão a usar muito estas empresas porque têm que dar Jobs para os seus Boys, neste caso trabalhos para a ala mais radical do partido Republicano (que apoiou o Bush).
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1445
  • Recebeu: 319 vez(es)
  • Enviou: 338 vez(es)
  • +224/-4412
(sem assunto)
« Responder #74 em: Junho 06, 2008, 12:12:09 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Eu dei-me como voluntário para as Forças Armadas do meu país...esse tipo de "empresas" dão-me calafrios. Acho que os Norte-Americanos estão a usar muito estas empresas porque têm que dar Jobs para os seus Boys, neste caso trabalhos para a ala mais radical do partido Republicano (que apoiou o Bush).


Nao sao so os americanos que pagam a mercenarios...
Na europa, temos tambem os espanhois , franceses, ingleses, ...que recrutam soldados nao nacionais...
assim como outros paises como : quase todos os paises do golfo Persico, a Singapura, o Brunei, a Libia...

Aqui à tempos falei com um destes "affreux" , e interpelei-o com as razoes morais e éticas do costume . Respondeu-me com um conhecido leitmotiv anarquista : " numa sociedade que destruiu a aventura, a unica aventura que resta é destruir a sociedade" . Isto sim, da calafrios !