Os 30 F16A/B MLU da FAP

  • 3256 Respostas
  • 611571 Visualizações
*

JohnM

  • Especialista
  • ****
  • 936
  • Recebeu: 505 vez(es)
  • Enviou: 312 vez(es)
  • +77/-25
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2640 em: Outubro 12, 2021, 02:16:57 pm »
Como é óbvio do meu post, para quem consegue ler e viu os emojis, a observação (sarcástica…) foi feita para apenas mostrar que quem pode vai para o F-35… esqueçam aviões de 4a ou 4.5a gerações… quem está no jogo a sério escolhe F-35… dado o backlog de encomendas (estranho, estarem a produzir 150 aviões defeituosos por ano e ainda por cima haver lista de espera …), qualquer encomenda feita agora só tem lugar na linha de produção lá para 2028, altura em que já vai estar em produção a versão definitiva Block 4, que vai começar a ser produzida em 2023… se fôssemos atores sérios e empenhados encomendávamos já 24 Block 4 + 2 Block 3i/F usados para treino e 2 simuladores completos, tudo para entrega entre 2028 e 2030…  qualquer outra opção coloca-nos na 2a divisão… se entretanto quiserem fazer o update aos radares dos F-16 para os manter minimamente atualizados o resto da década, tudo bem, mas neste cenário não seria feito grande investimento na frota atual…

Dito isto, é claro que sem uma mudança de filosofia ao nível político e reforço orçamental, isto não vai acontecer tão cedo, porque primeiro era preciso arranjar 2500 milhões para 24 aviões (e eventualmente mais 2 de blocos iniciais que ficariam nos States como contribuição para a frota de treino) e infra-estrutura associada, e depois é preciso arranjar dinheiro para os colocar e manter a voar… assim por alto, se cerca de 30 pilotos tiverem que fazer um mínimo de 120 a 150 horas de voo por ano, estamos a falar de cerca de 4000 horas de voo, mais coisa menos coisa… a 20000 €/hora, são 80 milhões por ano… boa sorte achar que isso alguma vez vai acontecer…
« Última modificação: Outubro 12, 2021, 03:22:46 pm por JohnM »
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2641 em: Outubro 12, 2021, 04:22:59 pm »
Acho que qualquer número igual ou superior a 20 F35 será "impossível"...Pensem antes na parelha de QRA, parelha de reserva, 4 para o BAP e outros 4 a 6 em reserva/manutenção/instrução (portanto 12 a 14 aeronaves).
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1631 vez(es)
  • +8536/-4167
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2642 em: Outubro 12, 2021, 04:57:15 pm »
Acho que qualquer número igual ou superior a 20 F35 será "impossível"...Pensem antes na parelha de QRA, parelha de reserva, 4 para o BAP e outros 4 a 6 em reserva/manutenção/instrução (portanto 12 a 14 aeronaves).

Como já disse aqui muitas vezes, 14 F-35A e 20 F-16V, 34 aeronaves, um mimo.
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2643 em: Outubro 12, 2021, 05:51:37 pm »
Mas se não há orçamento para manter os atuais 30 F16, quanto mais duas frotas diferentes e que representam um número maior de aeronaves?!

Isto é sempre a diminuir, tal com os 90 M60A3 viraram 37 Leopard2A6, os 3 Albacora viram 2 U209PN, etc., etc...E as 5 fragatas provavelmente virarão 3...
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2862
  • Recebeu: 576 vez(es)
  • Enviou: 353 vez(es)
  • +153/-469
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2644 em: Outubro 13, 2021, 10:26:13 am »
A boa noticia até já é que no orçamento de estado de 2022 estão verbas para a regeneração dos motores das aeronaves F-16.
Programa que estava a ficar atrasado devido a falta de verbas. Sendo assim torna a ser possível conseguirmos chegar a 2024 com toda a frota operacional.

Agora é esperar que venham em 2023 verbas para a melhoria do RWR e do SATCOM.
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5398
  • Recebeu: 5336 vez(es)
  • Enviou: 3516 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2645 em: Outubro 13, 2021, 11:12:05 am »
A boa noticia até já é que no orçamento de estado de 2022 estão verbas para a regeneração dos motores das aeronaves F-16.
Programa que estava a ficar atrasado devido a falta de verbas. Sendo assim torna a ser possível conseguirmos chegar a 2024 com toda a frota operacional.

Agora é esperar que venham em 2023 verbas para a melhoria do RWR e do SATCOM.

Pois, é um Viper "às mijinhas", para depois mais tarde concretizarem o que apregoavam em 2017: a tal modernização de sistemas e sensores das 30 aeronaves por 500M€. ::)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4964/-780
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2646 em: Outubro 13, 2021, 12:24:25 pm »
Mais valia assumirem logo o compromisso do upgrade, e ver se se podia pagar a 10 anos. Vai dar ao mesmo e no fim, tínhamos a frota completamente modernizada.
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2862
  • Recebeu: 576 vez(es)
  • Enviou: 353 vez(es)
  • +153/-469
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2647 em: Outubro 13, 2021, 12:25:54 pm »
A boa noticia até já é que no orçamento de estado de 2022 estão verbas para a regeneração dos motores das aeronaves F-16.
Programa que estava a ficar atrasado devido a falta de verbas. Sendo assim torna a ser possível conseguirmos chegar a 2024 com toda a frota operacional.

Agora é esperar que venham em 2023 verbas para a melhoria do RWR e do SATCOM.

Pois, é um Viper "às mijinhas", para depois mais tarde concretizarem o que apregoavam em 2017: a tal modernização de sistemas e sensores das 30 aeronaves por 500M€. ::)

Ainda não é o "Viper" é apenas o plano de sustentação/regeneração/modernização até 2024. Até 2025 é que temos de ter uma decisão em relação ao futuro dos F.
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5398
  • Recebeu: 5336 vez(es)
  • Enviou: 3516 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2648 em: Outubro 13, 2021, 02:25:35 pm »
Pois, é um Viper "às mijinhas", para depois mais tarde concretizarem o que apregoavam em 2017: a tal modernização de sistemas e sensores das 30 aeronaves por 500M€. ::)

Ainda não é o "Viper" é apenas o plano de sustentação/regeneração/modernização até 2024. Até 2025 é que temos de ter uma decisão em relação ao futuro dos F.

Pronto, deixa-me lá então reformular: é uma espécie de Viper "às mijinhas" encapotado, primeiro com o RWR digital, depois o MIDS, as SATCOM, a regeneração dos motores (o plano original de 2017 não contemplava a aquisição do F100-PW-229, por exemplo), etc, etc. No fundo, é preparar gradualmente a frota para a modernização Viper, sem avançarem para a mesma no imediato. Pura perda de tempo, coisas à portuguesa. ::)
« Última modificação: Outubro 13, 2021, 03:37:55 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Stalker79

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5398
  • Recebeu: 5336 vez(es)
  • Enviou: 3516 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2649 em: Outubro 14, 2021, 10:00:49 am »
Algumas imagens do destacamento BAP. ;)



Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning, HSMW, dc

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5398
  • Recebeu: 5336 vez(es)
  • Enviou: 3516 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2650 em: Outubro 21, 2021, 09:52:28 am »
Aterrou na passada sexta-feira, dia 15 de outubro, na Base Aérea de Siauliai, na Lituânia, a 2ª rotação da Força Aérea Portuguesa, da Força Nacional Destacada (FND) neste país, no âmbito da missão de policiamento aéreo nos Países Bálticos, “Enhanced Air Policing 2021”. A FND, agora composta por 84 militares e quatro aeronaves F-16M, irá dar continuidade às missões de defesa aérea nos países bálticos (Lituânia, Estónia e Letónia), até ao próximo dia 30 de novembro, cumprindo com o objetivo de proteger a integridade do espaço aéreo destes países da NATO.

Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW

*

goldfinger

  • Investigador
  • *****
  • 3354
  • Recebeu: 2280 vez(es)
  • Enviou: 696 vez(es)
  • +1389/-485
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2651 em: Outubro 21, 2021, 10:24:35 am »
Aterrou na passada sexta-feira, dia 15 de outubro, na Base Aérea de Siauliai, na Lituânia, a 2ª rotação da Força Aérea Portuguesa, da Força Nacional Destacada (FND) neste país, no âmbito da missão de policiamento aéreo nos Países Bálticos, “Enhanced Air Policing 2021”. A FND, agora composta por 84 militares e quatro aeronaves F-16M, irá dar continuidade às missões de defesa aérea nos países bálticos (Lituânia, Estónia e Letónia), até ao próximo dia 30 de novembro, cumprindo com o objetivo de proteger a integridade do espaço aéreo destes países da NATO.



AMRAAM C7... :G-Ok:
A España servir hasta morir
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5327
  • Recebeu: 3962 vez(es)
  • Enviou: 9808 vez(es)
  • +8449/-245
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2652 em: Outubro 21, 2021, 11:47:55 pm »
Pode ser C5.
Talent de ne rien faire
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5398
  • Recebeu: 5336 vez(es)
  • Enviou: 3516 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2653 em: Outubro 25, 2021, 09:20:28 am »
Pode ser C5.

É o mais provável, muito embora no ano passado a NSPA tenha noticiado que Portugal fazia parte do lote de países da Aliança que iriam adquirir mais AIM-120. Porém, com o véu de secretismo que existe em torno do AMRAAM na FAP, só mesmo estando ao lado do míssil para saber qual a sua designação correcta. ::)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

Tikuna

  • Membro
  • *
  • 258
  • Recebeu: 151 vez(es)
  • Enviou: 50 vez(es)
  • +72/-2405
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2654 em: Outubro 27, 2021, 05:05:41 pm »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW