Os 30 F16A/B MLU da FAP

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Charlie Jaguar

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2625 em: Outubro 07, 2021, 10:24:39 am »
Prossegue em Monte Real o esforço de regeneração operacional da frota F-16.

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Mês 10 – 10ª Inspeção de Fase de 2021!

Menos de 15 dias após a saída da última aeronave, a nossa Manutenção terminou a Inspeção de Fase ao F-16BM #15119, alcançando dessa forma a regeneração de 3.000 horas de potencial de voo em 2021. Esta aeronave bi-lugar irá contribuir para o esforço de qualificação dos novos pilotos de F-16, cujo curso terá início ainda este mês.

Continuamos fortes!!!

Alcança quem não cansa!
#TeamBA5



Começa o curso este mês e nada de substitutos para os Alpha-Jet no horizonte, depois da tão propalada possível vinda dos Super Tucano ter até agora resultado numa mão cheia de nada.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2626 em: Outubro 07, 2021, 02:04:05 pm »
Prossegue em Monte Real o esforço de regeneração operacional da frota F-16.

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Mês 10 – 10ª Inspeção de Fase de 2021!

Menos de 15 dias após a saída da última aeronave, a nossa Manutenção terminou a Inspeção de Fase ao F-16BM #15119, alcançando dessa forma a regeneração de 3.000 horas de potencial de voo em 2021. Esta aeronave bi-lugar irá contribuir para o esforço de qualificação dos novos pilotos de F-16, cujo curso terá início ainda este mês.

Continuamos fortes!!!

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Começa o curso este mês e nada de substitutos para os Alpha-Jet no horizonte, depois da tão propalada possível vinda dos Super Tucano ter até agora resultado numa mão cheia de nada.

Continua tudo em águas de bacalhau, com este PM e MDN, e com o CEMGFA do lado deles, nada acontecerá....
 
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2627 em: Outubro 08, 2021, 09:41:48 pm »
Prossegue em Monte Real o esforço de regeneração operacional da frota F-16.

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Mês 10 – 10ª Inspeção de Fase de 2021!

Menos de 15 dias após a saída da última aeronave, a nossa Manutenção terminou a Inspeção de Fase ao F-16BM #15119, alcançando dessa forma a regeneração de 3.000 horas de potencial de voo em 2021. Esta aeronave bi-lugar irá contribuir para o esforço de qualificação dos novos pilotos de F-16, cujo curso terá início ainda este mês.

Continuamos fortes!!!

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Começa o curso este mês e nada de substitutos para os Alpha-Jet no horizonte, depois da tão propalada possível vinda dos Super Tucano ter até agora resultado numa mão cheia de nada.

Com saída dos Turcos do projecto F-35 a coisa ficou mais fácil.

Mas temos de esperar pela nova LPM.
 

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typhonman

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2628 em: Outubro 08, 2021, 10:17:05 pm »
Não entendi...
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2629 em: Outubro 09, 2021, 11:32:39 am »
Vamos ter F-35 para treino?  :mrgreen:
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2630 em: Outubro 10, 2021, 01:01:18 am »
Mas, em contrapartida, com a entrada dos suíços as coisas complicaram-se.
Talent de ne rien faire
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2631 em: Outubro 10, 2021, 08:21:43 am »
Mas, em contrapartida, com a entrada dos suíços as coisas complicaram-se.

Além dos polacos, e mesmo dos gregos que estão a negociar afincadamente com os norte-americanos a compra de 24 aparelhos para substituir os F-4E, que serão abatidos em 2027. E, neste último caso, sem falar do bónus de poder humilhar Ankara, claro.
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2632 em: Outubro 10, 2021, 10:39:15 am »
Mas, em contrapartida, com a entrada dos suíços as coisas complicaram-se.

Não sei se vão ter preferência em relação a nós nas vagas da ENJJPT.

Se conseguirmos manter a colocação de dois pilotos por ano, até o Power by the Hour deixa de fazer muito sentido.
 

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typhonman

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2633 em: Outubro 10, 2021, 11:47:00 am »
Mas, em contrapartida, com a entrada dos suíços as coisas complicaram-se.

Além dos polacos, e mesmo dos gregos que estão a negociar afincadamente com os norte-americanos a compra de 24 aparelhos para substituir os F-4E, que serão abatidos em 2027. E, neste último caso, sem falar do bónus de poder humilhar Ankara, claro.

Metam aí os Checos com 18 a 24 aparelhos e os Romenos com 20, e eventualmente os Espanhóis, mas estes na versão B.
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2634 em: Outubro 12, 2021, 04:33:55 am »
Não percebo… então os F-35 não são caros demais, pouco desenvolvidos e cheios de bugs, caríssimos de operar, lentos, com partes que caem acima de Mach 1.6 e outras limitações que claramente os tornam inadequados para a FAP segundo 80% do povo especialista daqui do FD e agora esta gente toda vai ou está a comprá-los? Tenho pena desta gente toda, são todos estúpidos, só  pode ser… deviam vir aqui ao FD e aprender que deviam comprar Gripens, Rafales, Su-35, Typhoons ingleses em 2a mão, F-16 Block 70… qualquer coisa menos esses inúteis dos F-35… vá, venha de lá  o ódio, meninos… :mrgreen: love you guys  ;D
« Última modificação: Outubro 12, 2021, 04:43:46 am por JohnM »
 
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LM

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2635 em: Outubro 12, 2021, 10:13:36 am »
Nem 8 nem 80... se comprarmos já os F-35 iremos ter que gerir os "problemas" (normais e anormais) de um projecto recente e, tendo em conta os valores em cima da mesa, esgotar o orçamento para investimento da FAP e dos restantes ramos; se, em alternativa, optarmos por fazer upgrade dos F16 para versão V (pelo menos do PAI) temos mais margem de manobra, tanto em orçamento como em tempo para serem outros a gerir "juventude" do projecto.

Alternativa ao F-35 a 10 anos não parece haver - mas podemos sempre analisar outras hipóteses, tendo em conta o custo / beneficio.   
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2636 em: Outubro 12, 2021, 10:29:53 am »
Nem 8 nem 80... se comprarmos já os F-35 iremos ter que gerir os "problemas" (normais e anormais) de um projecto recente e, tendo em conta os valores em cima da mesa, esgotar o orçamento para investimento da FAP e dos restantes ramos; se, em alternativa, optarmos por fazer upgrade dos F16 para versão V (pelo menos do PAI) temos mais margem de manobra, tanto em orçamento como em tempo para serem outros a gerir "juventude" do projecto.

Alternativa ao F-35 a 10 anos não parece haver - mas podemos sempre analisar outras hipóteses, tendo em conta o custo / beneficio.   

É por essas e por outras que a solução intermédia deveria ser o "Full Viper", ou pelo menos uma actualização das melhores células com as características e equipamentos mais importantes introduzidos no F-16V (além do armamento, naturalmente).

Pelo menos até 2025, o orçamento da Força Aérea estará sempre hipotecado devido ao "eucalipto" KC-390, e é também por isso que a aquisição de novos sistemas de armas estão a ser chutadas para a metade final desta década. O F-35 seria um segundo (e maior) "eucalipto", secando tudo na FAP e restantes ramos por uns bons anos, fazendo assim com que outros projectos mais urgentes fossem atirados eventualmente para meados dos anos 30, senão mesmo para o final desse decénio.

A Força Aérea precisa de uma capacidade moderna e credível no que diz respeito a combate aéreo e missões anti-superfície, mas gastar tudo num telhado novo quando todo o edifício necessita de obras e melhoramentos, não faz sentido.
« Última modificação: Outubro 12, 2021, 10:33:07 am por Charlie Jaguar »
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2637 em: Outubro 12, 2021, 11:06:46 am »
Nem 8 nem 80... se comprarmos já os F-35 iremos ter que gerir os "problemas" (normais e anormais) de um projecto recente e, tendo em conta os valores em cima da mesa, esgotar o orçamento para investimento da FAP e dos restantes ramos; se, em alternativa, optarmos por fazer upgrade dos F16 para versão V (pelo menos do PAI) temos mais margem de manobra, tanto em orçamento como em tempo para serem outros a gerir "juventude" do projecto.

Alternativa ao F-35 a 10 anos não parece haver - mas podemos sempre analisar outras hipóteses, tendo em conta o custo / beneficio.   

É por essas e por outras que a solução intermédia deveria ser o "Full Viper", ou pelo menos uma actualização das melhores células com as características e equipamentos mais importantes introduzidos no F-16V (além do armamento, naturalmente).

Pelo menos até 2025, o orçamento da Força Aérea estará sempre hipotecado devido ao "eucalipto" KC-390, e é também por isso que a aquisição de novos sistemas de armas estão a ser chutadas para a metade final desta década. O F-35 seria um segundo (e maior) "eucalipto", secando tudo na FAP e restantes ramos por uns bons anos, fazendo assim com que outros projectos mais urgentes fossem atirados eventualmente para meados dos anos 30, senão mesmo para o final desse decénio.

A Força Aérea precisa de uma capacidade moderna e credível no que diz respeito a combate aéreo e missões anti-superfície, mas gastar tudo num telhado novo quando todo o edifício necessita de obras e melhoramentos, não faz sentido.

Dizem que os F15EX têm metade dos custos de operação do f35 e uma vida útil de 20.000 horas.
Numa perspectiva abstrata, uma vez que sou completamente céptico a qualquer investimento em "letalidade melhorada" com a geringonça fofinha e inclusiva, faria sentido o F15EX?
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2638 em: Outubro 12, 2021, 12:36:56 pm »
Claro que faz, mas sem carcanhol, sem visão estratégica e sem coluna vertebral não se faz nada.

A minha visão:

- upgrade imediato dos F-16 para full Viper. Phasing out entre 2040 e 2045;
- aquisição de 25 F-15EX entre 2025 e 2030. Phasing out entre 2095 e 2000;
- aquisição de 25 F-35D (eventual futura versão do Alpha ou do Charlie) entre 2040 e 2045. Phasing out entre 2075 e 2080;
- aquisição de 25 caças 7G entre 2075 e 2080;
- aquisição de 50 UCAV a partir de 2090.
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2639 em: Outubro 12, 2021, 12:38:29 pm »
Dizem que os F15EX têm metade dos custos de operação do f35 e uma vida útil de 20.000 horas.
Numa perspectiva abstrata, uma vez que sou completamente céptico a qualquer investimento em "letalidade melhorada" com a geringonça fofinha e inclusiva, faria sentido o F15EX?

Pessoalmente, e se a decisão me coubesse, sem dúvida que o Eagle II seria uma forte hipótese, mesmo não sendo de 5ª geração.

Além da justa fama de interceptor imbatível, já viram o que seria se pudéssemos também fazer como os sauditas recentemente fizeram com os seus F-15SA, e andássemos a "passear" pelo nosso triângulo estratégico com uma ou duas parelhas armadas com Harpoon? Russos, chineses, argelinos, iranianos, etc, pensariam certamente duas vezes antes cruzarem as águas à nossa responsabilidade, e a anos-luz da parelha de A-7P armados com Maverick que era preciso ficar em alerta quando nos anos 80 passavam navios soviéticos.




No entanto, com a aversão que existe por cá a caças bimotores - que é quase comparável à do FLIR -, muito dificilmente o F-15EX será uma opção concreta e realista para substituir os F-16... gostava de estar enganado.
« Última modificação: Outubro 12, 2021, 06:36:10 pm por Charlie Jaguar »
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