Mais uma proposta da Thyssen-Krupp - HDW

  • 27 Respostas
  • 9834 Visualizações
*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7484
  • Recebeu: 962 vez(es)
  • +4581/-871
Mais uma proposta da Thyssen-Krupp - HDW
« em: Setembro 27, 2006, 10:27:38 pm »


Esta é uma interessante visão artística da proposta da empresa que vai fabricar os submarinos para a marinha portuguesa.

Lembra vagamento o modelo anteriormente divulgado, só que parece neste caso ter uma maior capacidade e tamanho.

O desenho anterior, parecia ter muitos espaços abertos e perder espaço para a colocação de acomodações, em contrapartida este desenho parece ser mais alto e ter muito mais espaço para colocar quer os militares quer os equipamentos. Além disso, tem um deck quase totalmente corrido e uma capacidade muito maior para helicóipteros NH-90 (11 contra 6 no modelo Galicia/Rotterdam).

Este navio poderia corresponder às especificações da marinha portuguesa, ao contrário de alguns outros dos estaleiros holandeses que não parecem ter essa capacidade.

Trata-se de mais uma proposta de um tipo de navio que se vai transformar em norma nas marinhas do mundo.

Length over all : 182,00 m
Length in waterline: 174,00 m
Beam: 26,50 m
Depth to main deck : 16,85 m
Design draught:    6,00 m
Displacement (full load): 15,000 t
Propulsion plant: 2 x 11MW
Speed max: 22 kts
Range:    8,000 nm / 16,5 kts
Complement:    142 Crew / 776 militares


cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8525
  • Recebeu: 1621 vez(es)
  • Enviou: 681 vez(es)
  • +934/-7259
(sem assunto)
« Responder #1 em: Setembro 27, 2006, 10:35:14 pm »
E que tal um linquinho, PT?
É que eu perco-me com facilidade na página da HDW...
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7484
  • Recebeu: 962 vez(es)
  • +4581/-871
(sem assunto)
« Responder #2 em: Setembro 27, 2006, 10:37:21 pm »
Ei-lo
http://www.tk-marinesystems.de/index.php?level=4&CatID=101&inhalt_id=177&product=30&subprod=1&detail=7


= = =

Na verdade, o deslocamento de 15.000 toneladas parece-me pequeno para um navio com a capacidade de transporte indicada.

Há sempre a dúvida sobre se se trata de deslocamento máximo ou deslocamento vazio, e no caso destes navios às vezes os valores do deslocamento maximo são considerados com a doca inundada, o que complica os dados.

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8525
  • Recebeu: 1621 vez(es)
  • Enviou: 681 vez(es)
  • +934/-7259
(sem assunto)
« Responder #3 em: Setembro 27, 2006, 10:40:54 pm »
Quero 2... :wink:
E já agora os respectivos LCAC.
Este navio é um LHD, certo?
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7484
  • Recebeu: 962 vez(es)
  • +4581/-871
(sem assunto)
« Responder #4 em: Setembro 27, 2006, 10:56:06 pm »
Bom, com um deslocamento de 15000 toneladas creio que será um LPD, mas na realidade a designação a dar a estes navios é cada vez mais dificil.

Tanto são navio militares como de apoio a catástrofes.  :shock:
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8525
  • Recebeu: 1621 vez(es)
  • Enviou: 681 vez(es)
  • +934/-7259
(sem assunto)
« Responder #5 em: Setembro 27, 2006, 11:04:53 pm »
Citação de: "papatango"
Bom, com um deslocamento de 15000 toneladas creio que será um LPD, mas na realidade a designação a dar a estes navios é cada vez mais dificil.

Tanto são navio militares como de apoio a catástrofes.  :shock:  :oops:

Desculpem-me: é um humanista e solidário NAC ou CSS.
A bem da cooperação entre as nações precisamos afinal de uns 4 NAC, não vos parece?
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7484
  • Recebeu: 962 vez(es)
  • +4581/-871
(sem assunto)
« Responder #6 em: Setembro 27, 2006, 11:30:21 pm »
Se há problemas nos Açores, precisamos de um.
Se há problemas na madeira e é preciso evacuar pessoas do Funchal precisamos de outro.
No mundial de Futebol na África do Sul, acho que deveriamos ter um navio de apoio e fomento desportivo (Navdepor) para proteger convenientemente a seleção nacional, e claro deveria haver um de reserva  :mrgreen:

Estes navios são extremamente úteis
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

Leonidas

  • Analista
  • ***
  • 618
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +1/-3
(sem assunto)
« Responder #7 em: Setembro 28, 2006, 01:38:03 am »
Saudações guerreiras

Citar
Ao mesmo tempo há os jogos na China e aquele deck vem mesmo a calhar para o Obikwelo treinar os 100metros.


 :lol:  :no:  Com a velocidade que consegue alcançar, até ultrapassa nas resprises a chita mais saudável. Tem que ser um convéns maior, que chatice.

----------------------

Parece-me uma excelente ideia. Agora é fazer as contas, em termos de custos de manutenção, e compará-los com o tipo de embarcação que foi apresentado ao público para ver se é compativel com as posses dos portuguas ao longo da vida útil.

Parece-me não ser aconselhável andar a trocar muita coisa, As contas já tão feitas, digo eu. até porque para convencer os políticos que temos, a alterar/aceitarem uma janela a mais ou a menos, mesmo que nos traga vantagens inegáveis sob todos os pontos de vista, o projeto estaria eventualmente em risco de ser rejeitado. Outro mais sério, claro, suponhamos: é caro de se obter, mas é mais barato ao longo da sua vida útil do que um outro "convencional". Acho melhor ficarmos mesmo pelo projeto apresentado. Ao menos sabemos que já tem aceitação. Pelo menos para esse já estão mentalisados e para mim será suficiente.    

Tavez seja mais fácil á Marinha apresentar um projecto de TGV com ligação inter-ilhas. Talvez assim seria mais certo a sua concretização. Seriamos os primeiros a utilizar um conceito de Marinha sobre carris. Ouro sobre azul.

 :D
E eu a julgar que vinha do lado da margem sul ... do Tejo  :D

Cumprimentos
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18199
  • Recebeu: 5496 vez(es)
  • Enviou: 5865 vez(es)
  • +7126/-9512
(sem assunto)
« Responder #8 em: Setembro 28, 2006, 09:07:57 am »
Citação de: "Leónidas"
Ao menos sabemos que já tem aceitação. Pelo menos para esse já estão mentalisados e para mim será suficiente.



Mas aceitação por parte de quem?

Do pessoal aqui do forum ou mesmo dos mandantes da Marinha? :lol:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Rui Elias

  • Investigador
  • *****
  • 1696
  • +2/-2
(sem assunto)
« Responder #9 em: Setembro 28, 2006, 09:52:09 am »
Esse desenho parece-me muito interessante, mas para competir nos mercados internacionais com os da DCN, que construiram o Mistral eventualmente com a NAVANTIA que desenhou o futuro BPE.

É que esse tipo de navios parecem ter cada vez mais procura nos mercados internacionais.

Por exempolo, recentemente um jornal espanhol atá falou no eventual, interesse da África do Sul um navio desse tipo e referiu de caminho a Malásia.

Não sei se será para Portugal.

Um navio com 182 metro parece-me muita fruta   :?

E acredito que acabaremos por ter um navio em tudo muito parecido com os Galícia/Roterdam, eventualmente e com sobre o 2º Rotterdam, mais longo.

Não que me desagradasse um LHD, mas nem sei se teríamos helis em quantidade para justificar um tão grande deck.

No entanto as 15.000 ton parecem-me interessantes pelo que poderia permitir o transporte de mais tropas, pelo menos os 650 homens, mais viaturas diversas, etc., e isto quer para missões eminentemente militares, quer para acções de carácter humanitário.

O preço é que não deverá ser nada meigo.

E se se trata de um desenho para que a partir daí se possa pensar em modelos esse navio, creio que não será esse o navio português, a menos que de repente o Estado português o quisesse muito.

Acho que a HDW está já a desenhar e projectar o nosso LPD e portanto o desenho e concepção do projecto podem já ter a suas formas, aguardando apenas e só luz verde para aprovação e arrranque da construção, que aliás só deverá acontecer lá para 2009 ou mais um ano.
 

*

pedro

  • Investigador
  • *****
  • 1435
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #10 em: Setembro 28, 2006, 01:49:30 pm »
Seria bom mas e dificil que aconteca.
Cumprimentos
 

*

Miguel

  • Investigador
  • *****
  • 2490
  • Recebeu: 45 vez(es)
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +461/-579
(sem assunto)
« Responder #11 em: Setembro 28, 2006, 07:58:18 pm »
Vamos ter um Porta Aviões, com capacidades anfibias c34x  a descolar do Porta Aviões Infante Henriques....

Carago..... :twisted:
 

*

Get_It

  • Investigador
  • *****
  • 2270
  • Recebeu: 527 vez(es)
  • Enviou: 466 vez(es)
  • +836/-827
(sem assunto)
« Responder #12 em: Setembro 28, 2006, 08:03:47 pm »
Infante Henriques? Que raio de nome, o nome do nosso LHD vai ser D. Sebastião... até que é um nome que fica apropriado, visto que nunca o vamos ver depois desta discussão.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

*

Leonidas

  • Analista
  • ***
  • 618
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +1/-3
(sem assunto)
« Responder #13 em: Setembro 28, 2006, 11:55:03 pm »
Citação de: "P44"
Citação de: "Leónidas"
Ao menos sabemos que já tem aceitação. Pelo menos para esse já estão mentalisados e para mim será suficiente.
Mas aceitação por parte de quem?

Do pessoal aqui do forum ou mesmo dos mandantes da Marinha?  :lol:  


Bem... É certo, realmente, ele ainda não existe. Não há nada em concreto, mas não podemos ignorar o que já foi feito para que ele tenha uma existência física e pelo que se ouve dizer, valendo o que vale, poderá ser difícil voltar atrás, apesar dos esforços no  sentido oposto, provavelmente. Acho que se regista um empate.  :wink:  

Cumprimentos
 

*

Rui Elias

  • Investigador
  • *****
  • 1696
  • +2/-2
(sem assunto)
« Responder #14 em: Setembro 29, 2006, 09:54:04 am »
Eu também acho que mais vale um bom LPD com bom espaço, "crescido" que um LHD nesta fase em que poucos helis teriamos para embarcar.

Só se fossem os futuros NH-90   :?

E que para além do LPD, houvesse vontade para adquiri um outro navio de projecção e apoio logístico, estilo LST, e ainda um bom AOR, mais moderno, não ncessariamente novo.

Em qualquer caso, julgo que esse desenho representa um embrião de um projecto mais concreto a desenvolver para HWD para que possa apresentar nos meracados um concorrente às soluções francesas e espanholas.