As João Belo, creio que calavam 4.5m, as Vasco da Gama 6m, as Bartolomeu Dias 6.2m (calado das Karel Doorman, porque há lugares em que o calado das BD aparece como sendo de 4m, o que é irrealista.)
Um LPD da glasse Galicia tem um calado de aproximadamente 6m. O NRP Bérrio calava mais de 7 metros.
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informação alterada, com cartas novas
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O cais de Troia (marinha) tem uma profundidade de 8.4m a 9m na área de atracagem.
A manobra é considerada potencialmente mais complicada com corrente.
A manobra é segura se for feita com maré alta. Quando a maré está a encher é mais complicado porque a corrente pode empurrar as embarcações para as áreas menos fundas, mas navios militares, têm potência para dar e vender. Os navios pequenos, é que podem ter problemas com a corrente.
A posição de atracagem de um NPO, chamou-se a atenção, porque estava atracado a estibordo, com a proa para nascente, pelo que fui verificar melhor.
Portanto, para embarcações com o calado das fragatas e mesmo um LPD não parece haver nenhum impecilho à utilização daquele ponto de apoio.
A profundidade é suficiente, ainda que, uns mil ou dois mil metros mais para nascente, já possa haver problemas.
De qualquer forma, o rio Sado embora pareça largo, nem na realidade dois canais. É como se fossem dois rios. Há muitos baixios e a largura do estuario é enganadora.