Navio com capacidade para estar no mar muitos dias e não ir a terra, e sem inventar a roda. Espaço não falta até para os Drones... 


Saudações 
Mas no inventar é que está o gasto e não se sabe para onde.
"O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no capítulo dedicado ao Mar e ao desenvolvimento da chamada "economia azul", prevê a criação de um "Centro de Operações de Defesa do Atlântico e Plataforma Naval" no valor de 112 milhões de euros."
Operações de defesa, mas defesa com que o quê? brinquedos? Mandam patinhos de borracha teleguiados
"Outro dos investimentos que será levado a cabo pela Marinha e pelo Governo através das verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) é a "aquisição de um navio de natureza multifuncional para ser empregue em missões de natureza científica e de contributo para a proteção e vigilância dos oceanos"."
Vigiam e depois fazem o quê sem meios de soberania credíveis?
Entretanto algo tão em falta como o Abastecedor. Esse Wave que até conquista opiniões convergentes, é demasiado novo se calhar. Só quando tiver 30 e precisar de ficar 4 anos a fazer um mluzinho.
Até lá ilhas, bimbys com drones da fnac para dizem, operações de vigilância e defesa. Porque é disruptivo e altamente avançado(como os NPO)