"Emprestadado" do twitter de um amigo

Em maior tamanho:

Depois de ler a peça quase que se pode colocar de imediato a seguinte questão: o tempo das fragatas na Marinha estará prestes a chegar ao fim? 
Será ??
CG, O CEMA é fan do modelo crossover, li num artigo que escreveu qq coisa a esse respeito, esperemos que ao menos essa admiração não caia em saco roto, pois a meu ver vai ser a única esperança que restará á marinha fofinha, como possiveis substitutas das VdG.
Como CEMA, não terá tempo, o para ver o " seu Navio FazTudo " Operacional, pois daqui a sensivelmente dois anos será substituido e, a não ser que o futuro CEMA tenha poder, mas mesmo muito poder, para que a marinha venha, num futuro muito próximo, a substituir as VdG, tal o estado operacional a que esta classe chegou, eu não estou a ver nos próximos quinze anos Portugal a ter Fragatas Novas, o que vai deixar a marinha Holistica com apenas duas/três fragatas e os quatro, quando muito serão construídos mais dois NPO no activo, como frota de superficie.
O Zero Naval, em termos de unidades de combate de superficie já foi atingido desde que se optou por nada de relevante ser feito na classe VdG, e não será concerteza com Unidades polivalentes, que de polivalência real como apoio ás unidades de combate,
que este futuro modelo possuirá, que este ciclo de afundamento das capacidades de combate da marinha, se vai inverter.
Apostar a verba que conhecemos, 130 milhões,
o custo de dois NPO,
numa marinha que nem verba tem para fazer a MNT das LFC, nem verba para duas Marlin sequer conseguiu arranjar para armar dois NPO já vai fazer quatro anos, já para não falar mais afundo numa marinha no seu actual estado em termos de unidades de combate, numa unidade com as caracteristicas que esta tem, é um erro,
um ENORME ERRO, que Portugal irá pagar muito caro, mas esse erro deve-se apenas a uma futura situação politica que se adivinha num futuro próximo e que todos bem sabemos qual é !
Seria um erro menor se ao menos se priorizasse,
pois já vi que quanto a fragatas não há vontade de as construir, a construção de um par de NPO's MKIII,
convirá não esquecer que as duas corvetas estão a dar o peido, melhor equipados e armados, para minimizar a falta de navios de patrulha que temos e poderem em acções de baixa intensidade serem empregues em vez de uma fragata,
o que venho defendendo há anos, e então modificar um dos actuais NPO desarmados, NRP SINES ou Setubal, de modo a serem utilizados como este Navio FazTudo.
Deixo apenas duas perguntas :
Que meios de defesa própria, contra misseis/torpedos este futuro meio naval possuirá ?
Não necessitará, quando empregue num TO,
nem sei se a construção do dito navio, é uma construção semelhante a um navio de combate ou a um NPO, e, se permitirá utilizá-lo em acções de média intensidade, mas dizia eu,
de um navio que lhe dê cobertura AAW/ASW/ASuW ?
Siga a marinha, " FOFINHA ", que se afunda a todo o Vapor !!!
Grande Abraço