Crise sísmica nos Açores

  • 1 Respostas
  • 1323 Visualizações
*

JNSA

  • Analista
  • ***
  • 833
  • +1/-2
Crise sísmica nos Açores
« em: Outubro 31, 2004, 11:00:40 am »
Citar
Açores: Crise sísmica está a diminuir de intensidade - Sistema de Vigilância

 
Ponta Delgada, 31 Out (Lusa) - A crise sísmica, que se verifica desde a noite de sábado na ilha de São Miguel, está a diminuir de intensidade, com o último sismo sentido pela população às 07:46 locais (08:46 de Lisboa).

O responsável do Sistema de Vigilância Sísmica dos Açores (SIVISA) adiantou à agência Lusa que, desde as 22:30 de sábado (23:30 de Lisboa, foram sentidos na zona centro da ilha de São Miguel dez sismos dos cerca de 500 registados.

Segundo João Luís Gaspar, os epicentros dos sismos, que não provocaram danos pessoais ou materiais, localizam-se numa zona da maior ilha açoriana que tem registado uma frequente actividade sísmica nos últimos anos.

Adiantou, ainda, que os sismos atingiram uma intensidade máxima de III-IV na escala de Mercalli modificada, com as últimas horas a indicarem um "padrão decrescente" no número de eventos registados.

João Luís Gaspar disse não se ter registado pânico nas populações do concelho de Vila Franca do Campo, Lagoa e Ribeira Grande, tendo em conta que "já estão habituadas" a este tipo de fenómenos que têm ocorrido com alguma frequência nos últimos anos.

Apesar disso, o SIVISA recebeu alguns telefonemas durante a madrugada de pessoas que pretenderam "saber como estava a evoluir" a crise.

PC.

Lusa/Fim

 


fonte: http://www.lusa.pt
 

*

JNSA

  • Analista
  • ***
  • 833
  • +1/-2
(sem assunto)
« Responder #1 em: Outubro 31, 2004, 11:02:37 am »
Citar
Terra treme nos Açores

A terra não pára de tremer nos Açores. de acordo com a TSF, desde a noite de sábado, a ilha de S. Miguel já sentiu dez sismos de grau III e IV na escala modificada de Mercalli, o último dos quais já na manhã deste domingo, quando eram 7:40 horas em Lisboa. O Serviço de Protecção Civil já decretou um alerta laranja.



Em declarações à rádio, João Luís Gaspar do Serviço de Vigilância Sismológica dos Açores adiantou que se tratou de uma «crise» com «uma actividade sísmica acima do normal», desde as 22:30 (hora local) de sábado, e que se manteve até às 03:00 (locais) de domingo, com epicentro na zona da lagoa do Fogo. A situação já estará «normalizada» acrescenta.
O abalo mais forte aconteceu perto das 00:40 de domingo, que, explicou o especialista, atingiu o grau 4 na escala modificada de Mercalli. de acordo com João Luís Gaspar, os sismos desta intensidade fazem-se já sentir de alguma forma nas habitações, sendo possível ouvir os vidros a tremer e objectos a cair.

31-10-2004 10:18:05


fonte: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=145770

Felizmente, até agora não houve nenhum abalo de grande intensidade... Esperemos que a situação acalme depressa.