Brigada de Intervenção

  • 101 Respostas
  • 24036 Visualizações
*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10365
  • Recebeu: 5667 vez(es)
  • Enviou: 4362 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Brigada de Intervenção
« Responder #90 em: Fevereiro 17, 2023, 08:20:28 am »
substitutos para os M114. :mrgreen:

https://morana.excaliburarmy.cz/

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

Drecas

  • Investigador
  • *****
  • 1513
  • Recebeu: 468 vez(es)
  • Enviou: 177 vez(es)
  • +311/-191
Re: Brigada de Intervenção
« Responder #91 em: Setembro 10, 2023, 07:14:12 pm »
Umas questões

Alguém tem noção da organização mais ou menos direitinha do Grupo de Reconhecimento?

Segundo, um pelotão de reconhecimento no GRec é igual aos PelRec dos Batalhões de Infantaria?

Terceiro, estarei correto em assumir que a composição do comando das companhia de Infantaria é igual ao comando do Batalhão? (1 Pandur e 2 VTL)

Acho que é tudo por agora, obrigado pela ajuda
 

*

Raptor1234

  • Membro
  • *
  • 10
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
Re: Brigada de Intervenção
« Responder #92 em: Setembro 11, 2023, 09:26:09 pm »
Olá boa noite,
Alguém me sabe dizer a diferença operacional entre o RI14(2BIMecRodas) e o RI13(1BIMecRodas) em termos de atividade operacional? (não sei se uns são destacados para uma missão e outros para outra ou se vão trocando um como outro nas FNDs, e se ambos possuem exatamente o mesmo equipamento e investimento)
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20210
  • Recebeu: 2980 vez(es)
  • Enviou: 2229 vez(es)
  • +1324/-3459
Re: Brigada de Intervenção
« Responder #93 em: Setembro 12, 2023, 02:26:55 pm »
Olá boa noite,
Alguém me sabe dizer a diferença operacional entre o RI14(2BIMecRodas) e o RI13(1BIMecRodas) em termos de atividade operacional? (não sei se uns são destacados para uma missão e outros para outra ou se vão trocando um como outro nas FNDs, e se ambos possuem exatamente o mesmo equipamento e investimento)

São exactamente iguais.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Raptor1234

  • Membro
  • *
  • 10
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
Re: Brigada de Intervenção
« Responder #94 em: Setembro 12, 2023, 11:41:49 pm »
Olá boa noite,
Alguém me sabe dizer a diferença operacional entre o RI14(2BIMecRodas) e o RI13(1BIMecRodas) em termos de atividade operacional? (não sei se uns são destacados para uma missão e outros para outra ou se vão trocando um como outro nas FNDs, e se ambos possuem exatamente o mesmo equipamento e investimento)

São exactamente iguais.

Obrigado meu caro
 

*

Drecas

  • Investigador
  • *****
  • 1513
  • Recebeu: 468 vez(es)
  • Enviou: 177 vez(es)
  • +311/-191
Re: Brigada de Intervenção
« Responder #95 em: Setembro 18, 2023, 11:35:29 pm »
Entretanto noutras andanças
Vamos lá ver até quando dura o M114, porque começo a acreditar que vamos chegar a 2030 e lá vai ele estar  :mrgreen:

Sweden has signed a contract for 48 Archer SPG’s with BAE for a cost of 450 million dollars or 5 billion Swedish Krona.
Not much more is known including the chassis, Sweden has however shown interest in possibly in mounting the system on Rheinmetall’s new line of truck chassis, the HX
https://www.di.se/live/forsvaret-koper-archerpjaser-fran-bofors-for-5-miljarder-kronor/


 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7484
  • Recebeu: 962 vez(es)
  • +4581/-871
Re: Brigada de Intervenção
« Responder #96 em: Setembro 20, 2023, 10:17:31 pm »
Na Europa, que eu saiba, apenas a França possui sistemas de artilharia autoproulsada em veiculos de lagartas (AuF-1, baseado no AMX-30) e os sistemas CAESAR.

De resto, os restantes países, ou possuem artilharia autopropulsada sobre rodas ou sobre lagartas. Claro que a Ucrânia tem, mas as razões estão à vista.

O que se deve considerar é para que serve a unidade e qual é, ou a que tipo de doutrina se deverá adequar, o que -  acredito eu - implicaria a necessidade de peças de artilharia tão leves quanto possível e aerotransportadas.

Logo, uma unidade que substituisse os M114 por peças autopropulsadas de grandes dimensões, serviria automaticamente para outra função distinta.
Os M114 foram retirados de deposito para formar uma unidade de artilharia que serviria de apoio a uma brigada de intervenção, ou seja com capacidade para ser projetada com alguma facilidade.

Portanto, sistemas autopropulsados de artilharia, só se for para substituir o M109A5.
Já para substituir as peças de museu de 155mm do modelo M114, o mais adequado seria algo como o M777. ainda que como já aqui vimos existam outras opções. A opção pelos americanos normalmente decorre de eles terem sempre peças de reposição para tudo o que está ao serviço e pouco mais.

« Última modificação: Setembro 20, 2023, 10:18:59 pm por papatango »
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8467
  • Recebeu: 3849 vez(es)
  • Enviou: 714 vez(es)
  • +4985/-786
Re: Brigada de Intervenção
« Responder #97 em: Setembro 20, 2023, 11:02:10 pm »
A verdadeira questão é se, para umas FA pequenas como as nossas, faz sentido ter dois tipos de sistemas AP de 155mm, sabendo que as brigadas que é suposto apoiarem respectivamente, são pequenas, mal equipadas e incapazes de operar de forma verdadeiramente independente.

-Sabendo que a probabilidade de se ter um destacamento de M-109 é mais baixa do que um destacamento dos hipotéticos sistemas AP de rodas (Caesar, Archer ou ATMOS).
-Sabendo que mais depressa se usa a BrigInt do que a BrigMec numa operação militar ou de manutenção de paz.
-Sabendo que a BrigMec está bastante desfalcada, com falta de quantidade e qualidade a todos os níveis, portanto sistemas AP de lagartas serão forçosamente subaproveitados.
-Sabendo que modernizar toda a BrigMec, custaria bem perto de uns 1000 milhões ou mais.
-Sabendo que a nossa BrigMec nunca terá números suficientes de meios e pessoal para conseguir ser verdadeiramente independente, sendo portanto necessário recorrer às restantes unidades e brigadas para a apoiarem.

Com base nisto, faz sentido ter um sistema de lagartas? Não faz mais sentido ter um sistema de rodas (em maior número) que, em operações de armas combinadas, sirva para apoiar ambas as brigadas? Não faz mais sentido então, em vez de ter que se investir em dois modelos de 155mm AP, ter-se apenas um modelo, e depois investir num MLRS (HIMARS ou PULS)?

Eu acho que, dado ser irrealista termos uma BrigMec verdadeiramente bem equipada ao ponto de ser independente, mais valia fazer como os dinamarqueses, e comprar ATMOS e PULS (se possível no mesmo chassis), e ganhamos muito mais capacidade.

Já o M-777, faz sentido ou como complemento do sistema AP de rodas na BrigInt, ou como complemento/substituto das LG da BRR.
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7926
  • Recebeu: 1260 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5169/-235
Re: Brigada de Intervenção
« Responder #98 em: Setembro 21, 2023, 10:42:46 am »
Já se percebeu que a médio prazo é para fundir a BrigMec com a BrigInt podendo, eventualmente, subsistir um Agrupamento Mecanizado de Lagartas.
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8467
  • Recebeu: 3849 vez(es)
  • Enviou: 714 vez(es)
  • +4985/-786
Re: Brigada de Intervenção
« Responder #99 em: Setembro 21, 2023, 01:44:46 pm »
E era uma alternativa viável, em que se mantinham os CCs, mais uns IFVs também de lagartas, e veículos de engenharia baseados nos Leopard. O resto das capacidades teriam que ser asseguradas pelos meios de rodas da BrigInt.

É que não estou a ver gastarem tanto dinheiro a reconstruir a BrigMec, com mais Leos, IFVs e novo APC, porta-morteiros, veículos de engenharia, SPH de lagartas, sistemas AA montados em lagartas, etc.
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10365
  • Recebeu: 5667 vez(es)
  • Enviou: 4362 vez(es)
  • +8478/-1842
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2867
  • Recebeu: 579 vez(es)
  • Enviou: 354 vez(es)
  • +153/-469
Re: Brigada de Intervenção
« Responder #101 em: Fevereiro 02, 2024, 07:51:29 pm »
Um Excelente sistema de artilharia para substituir o M114 do GAC da Brigada.

https://www.forces.net/services/army/flame-and-snow-royal-artillery-fires-new-archer-howitzer-first-time-swedish-lapland?fbclid=IwAR3K_dEleSik-Gw02ZpPiWn25IfWkzwoev8_48BLDUATk__9B62_Wwpvvas

Abraços

Parece que a versão britânica em 8x8 resolve alguns problemas de manutenção  que tinha o sistema ARCHER.
Mas o problema do autoloader ainda se mantém.