Modernização dos Lynx Mk95A

  • 140 Respostas
  • 18327 Visualizações
*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 5243
  • Recebeu: 1618 vez(es)
  • Enviou: 406 vez(es)
  • +337/-243
Re: Modernização dos Lynx Mk95A
« Responder #60 em: Fevereiro 19, 2021, 01:24:32 pm »
Vai uma apostinha que só volta em Maio, à boleia da BD? ::)

Dizem as más-línguas, dizem, que até poderás estar mais certo do que aquilo que imaginas, e que a intenção seria precisamente essa, fazendo um brilharete para o Dia da Marinha em Maio. Pelo menos no que diz respeito ao 19204 e BD. c56x1

"Brilharete" com mastro oco e helicóptero sem FLIR. Só mesmo cá.  ::)
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 8582
  • Recebeu: 3906 vez(es)
  • Enviou: 2688 vez(es)
  • +3672/-441
Re: Modernização dos Lynx Mk95A
« Responder #61 em: Fevereiro 19, 2021, 02:20:12 pm »
Vai uma apostinha que só volta em Maio, à boleia da BD? ::)

Dizem as más-línguas, dizem, que até poderás estar mais certo do que aquilo que imaginas, e que a intenção seria precisamente essa, fazendo um brilharete para o Dia da Marinha em Maio. Pelo menos no que diz respeito ao 19204 e BD. c56x1


Re: Yeovil (Westland) Sightings Autumn/Winter 2020/21
Post by Freeman Lowell » Fri Feb 19, 2021 10:58 am

Typeflyer wrote: ↑Thu Feb 18, 2021 8:36 pm

ZH584 showing as up on ADS-B this evening. No call sign - HEX as reported by Freeman.
From memory, about the time of the Mars landing last night, ZH584 was showing a callsign of K1PPERTD. Perhaps the work isn't going too well and the engineers are having to work late?

Freeman

às tantas como se não chegasse o atraso dos MLU dos lynx, se aparecem neste segundo heli, mais problemas, então é que o nosso 19205, nem lá para as calendas Romanas, chega á Marinha.

Abraços

Logo após o Natal contaram-me que há problemas de corrosão e não só em pelo menos duas células, pelo que o anúncio da possível entrega de todas as 5 aeronaves ainda no decorrer deste ano poderá ter sido prematuro. Além disso - e esta parte agora não posso confirmar, classificando-a de rumor -, há relatos de que a maior potência dos motores poderia estar a causar um maior stress na fuselagem do que o inicialmente previsto, pelo que seria necessário um maior reforço estrutural da célula a nível interno, consequentemente levando a mais atrasos.

Lá está, com tanto especialista ninguem pensou que poderia acontecer o mesmo que aos Puma, se fossem remotorizados ?
Espectáculo!!!!

Abraços
« Última modificação: Fevereiro 19, 2021, 02:21:07 pm por tenente »


Quando um Povo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 6832
  • Recebeu: 1750 vez(es)
  • Enviou: 800 vez(es)
  • +3136/-2235
Re: Modernização dos Lynx Mk95A
« Responder #62 em: Fevereiro 19, 2021, 02:44:56 pm »
Das 5? Se entregarem um ou dois em 2021 já é bom, agora os 5... :mrgreen: :mrgreen:



Outra que os génios cá do sítio esqueceram-se. Com toda a gente na NATO a aposentar os Lynx, não aumentarem e reforçaram o deck das M. Quero ver o que nos vão emprestar da próxima, por exemplo os alemães...  :o :o



Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 5243
  • Recebeu: 1618 vez(es)
  • Enviou: 406 vez(es)
  • +337/-243
Re: Modernização dos Lynx Mk95A
« Responder #63 em: Fevereiro 19, 2021, 03:35:27 pm »
Metem para lá um UAV VTOL, algo como o Camcopter S100, e está bom. Estrangeiro claro, porque nós não temos cá disso!
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 3704
  • Recebeu: 2790 vez(es)
  • Enviou: 1687 vez(es)
  • +3741/-1791
Re: Modernização dos Lynx Mk95A
« Responder #64 em: Fevereiro 19, 2021, 05:42:42 pm »
Vai uma apostinha que só volta em Maio, à boleia da BD? ::)

Dizem as más-línguas, dizem, que até poderás estar mais certo do que aquilo que imaginas, e que a intenção seria precisamente essa, fazendo um brilharete para o Dia da Marinha em Maio. Pelo menos no que diz respeito ao 19204 e BD. c56x1


Re: Yeovil (Westland) Sightings Autumn/Winter 2020/21
Post by Freeman Lowell » Fri Feb 19, 2021 10:58 am

Typeflyer wrote: ↑Thu Feb 18, 2021 8:36 pm

ZH584 showing as up on ADS-B this evening. No call sign - HEX as reported by Freeman.
From memory, about the time of the Mars landing last night, ZH584 was showing a callsign of K1PPERTD. Perhaps the work isn't going too well and the engineers are having to work late?

Freeman

às tantas como se não chegasse o atraso dos MLU dos lynx, se aparecem neste segundo heli, mais problemas, então é que o nosso 19205, nem lá para as calendas Romanas, chega á Marinha.

Abraços

Logo após o Natal contaram-me que há problemas de corrosão e não só em pelo menos duas células, pelo que o anúncio da possível entrega de todas as 5 aeronaves ainda no decorrer deste ano poderá ter sido prematuro. Além disso - e esta parte agora não posso confirmar, classificando-a de rumor -, há relatos de que a maior potência dos motores poderia estar a causar um maior stress na fuselagem do que o inicialmente previsto, pelo que seria necessário um maior reforço estrutural da célula a nível interno, consequentemente levando a mais atrasos.

Lá está, com tanto especialista ninguem pensou que poderia acontecer o mesmo que aos Puma, se fossem remotorizados ?
Espectáculo!!!!

Abraços

Há uma outra questão ainda, mas desta feita mais secundária e que foi rapidamente resolvida no 04: sem o sistema FLIR no nariz do aparelho, o centro de gravidade ficou um pouco mais desequilibrado face ao maior peso dos novos motores, no entanto isso era algo já antecipado pela Leonardo dado o facto de não estar prevista a instalação de um dispositivo IR na nossa modernização, e não houve problemas de maior. Desnecessariamente, claro está.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"I'll miss the sea, but a person needs new experiences. They jar something deep inside, allowing him to grow. Without change something sleeps inside us, and seldom awakens. The sleeper must awaken."
Duke Leto Atreides (Dune, Frank Herbert)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW

*

Pescador

  • Analista
  • ***
  • 622
  • Recebeu: 464 vez(es)
  • Enviou: 222 vez(es)
  • +259/-926
Re: Modernização dos Lynx Mk95A
« Responder #65 em: Fevereiro 19, 2021, 08:23:53 pm »
Vai uma apostinha que só volta em Maio, à boleia da BD? ::)

Dizem as más-línguas, dizem, que até poderás estar mais certo do que aquilo que imaginas, e que a intenção seria precisamente essa, fazendo um brilharete para o Dia da Marinha em Maio. Pelo menos no que diz respeito ao 19204 e BD. c56x1


Re: Yeovil (Westland) Sightings Autumn/Winter 2020/21
Post by Freeman Lowell » Fri Feb 19, 2021 10:58 am

Typeflyer wrote: ↑Thu Feb 18, 2021 8:36 pm

ZH584 showing as up on ADS-B this evening. No call sign - HEX as reported by Freeman.
From memory, about the time of the Mars landing last night, ZH584 was showing a callsign of K1PPERTD. Perhaps the work isn't going too well and the engineers are having to work late?

Freeman

às tantas como se não chegasse o atraso dos MLU dos lynx, se aparecem neste segundo heli, mais problemas, então é que o nosso 19205, nem lá para as calendas Romanas, chega á Marinha.

Abraços

Logo após o Natal contaram-me que há problemas de corrosão e não só em pelo menos duas células, pelo que o anúncio da possível entrega de todas as 5 aeronaves ainda no decorrer deste ano poderá ter sido prematuro. Além disso - e esta parte agora não posso confirmar, classificando-a de rumor -, há relatos de que a maior potência dos motores poderia estar a causar um maior stress na fuselagem do que o inicialmente previsto, pelo que seria necessário um maior reforço estrutural da célula a nível interno, consequentemente levando a mais atrasos.

Lá está, com tanto especialista ninguem pensou que poderia acontecer o mesmo que aos Puma, se fossem remotorizados ?
Espectáculo!!!!

Abraços

Há uma outra questão ainda, mas desta feita mais secundária e que foi rapidamente resolvida no 04: sem o sistema FLIR no nariz do aparelho, o centro de gravidade ficou um pouco mais desequilibrado face ao maior peso dos novos motores, no entanto isso era algo já antecipado pela Leonardo dado o facto de não estar prevista a instalação de um dispositivo IR na nossa modernização, e não houve problemas de maior. Desnecessariamente, claro está.

Não há palavras!!!!!!

Metam lastro, não metem sensores e armas, metam pedragulhos.
Nos "Tejo" fizeram, embora uma cave de vinhos fizesse mais sentido.

Tudo preso era pouco

« Última modificação: Fevereiro 19, 2021, 08:29:33 pm por Pescador »
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 3704
  • Recebeu: 2790 vez(es)
  • Enviou: 1687 vez(es)
  • +3741/-1791
Re: Modernização dos Lynx Mk95A
« Responder #66 em: Fevereiro 19, 2021, 09:48:36 pm »
Não há palavras!!!!!!

Metam lastro, não metem sensores e armas, metam pedragulhos.
Nos "Tejo" fizeram, embora uma cave de vinhos fizesse mais sentido.

Sim, foi isso mesmo. A Leonardo foi buscar experiência e conhecimento ao caso dos Super Lynx 300 da Marinha Real Tailandesa que, tal como os nossos aparelhos, não usam sistema FLIR. A diferença está em que o modelo 300 já vinha de fábrica com reforço estrutural integrado.



Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"I'll miss the sea, but a person needs new experiences. They jar something deep inside, allowing him to grow. Without change something sleeps inside us, and seldom awakens. The sleeper must awaken."
Duke Leto Atreides (Dune, Frank Herbert)
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 4810
  • Recebeu: 586 vez(es)
  • Enviou: 1084 vez(es)
  • +1850/-2206
Re: Modernização dos Lynx Mk95A
« Responder #67 em: Fevereiro 19, 2021, 10:28:40 pm »
Se fossemos uma nação decente, tinhamos já ao serviço SH-60 ou NH-90N, e fragatas novas.


 ::)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Charlie Jaguar

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 12158
  • Recebeu: 2126 vez(es)
  • Enviou: 2779 vez(es)
  • +1720/-3732
Re: Modernização dos Lynx Mk95A
« Responder #68 em: Fevereiro 20, 2021, 02:42:19 pm »
Hey Charlie tens andado desaparecido

Pois é, em Maio vão finalmente mostrar o mastro oco ao mundo! Não está mal pensado

Enquanto Isso:

https://defencebelgium.com/2021/02/20/une-derniere-mission-de-prestige-pour-lalouette-iii-avant-son-retrait/
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 8582
  • Recebeu: 3906 vez(es)
  • Enviou: 2688 vez(es)
  • +3672/-441
Re: Modernização dos Lynx Mk95A
« Responder #69 em: Março 18, 2021, 01:27:16 pm »
Enquanto isso por terras de Sua majestade, em Yeovil, o nosso 19204 voou mais uma vez.

Flying this morning:
AW101 ZJ995 WHE05
Lynx ZH583 WHE03

Abraços


Quando um Povo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 3704
  • Recebeu: 2790 vez(es)
  • Enviou: 1687 vez(es)
  • +3741/-1791
Re: Modernização dos Lynx Mk95A
« Responder #70 em: Março 18, 2021, 02:14:19 pm »
Enquanto isso por terras de Sua majestade, em Yeovil, o nosso 19204 voou mais uma vez.

Flying this morning:
AW101 ZJ995 WHE05
Lynx ZH583 WHE03

Abraços

O 05 (ZH584) é que não há maneira de fazer o primeiro voo...
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"I'll miss the sea, but a person needs new experiences. They jar something deep inside, allowing him to grow. Without change something sleeps inside us, and seldom awakens. The sleeper must awaken."
Duke Leto Atreides (Dune, Frank Herbert)
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 5243
  • Recebeu: 1618 vez(es)
  • Enviou: 406 vez(es)
  • +337/-243
Re: Modernização dos Lynx Mk95A
« Responder #71 em: Março 18, 2021, 02:23:22 pm »
Estão na dúvida se instalam o FLIR.  :mrgreen:
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 8582
  • Recebeu: 3906 vez(es)
  • Enviou: 2688 vez(es)
  • +3672/-441
Re: Modernização dos Lynx Mk95A
« Responder #72 em: Março 27, 2021, 10:40:16 am »
Yeovilton Thursday 25th March

Lynx or wildcat departed by road at midday

To confirm first flights
ZJ992/AB Merlin mk4a Friday 19th March
ZZ112 AW101 MK612 Tuesday 23rd March
Delivery
ZH843 Merlin HMA 2 we understand was delivered back to Culdrose this week possibly late Tuesday
G-RBHF AW139 back to Owners on Tuesday

Estou a tentar saber que heli saiu de Yeovil por estrada !

Abraços


Quando um Povo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7369
  • Recebeu: 739 vez(es)
  • Enviou: 267 vez(es)
  • +811/-9
Re: Modernização dos Lynx Mk95A
« Responder #73 em: Abril 01, 2021, 10:54:47 pm »
Citar
------- Despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, n.º 17/21, de 31
de março:
EQUIPA DE ACOMPANHAMENTO E FISCALIZAÇÃO DO PROJETO DE MODERNIZAÇÃO
DO SIMULADOR LYNX MK95 PARA A VERSÃO MK95A (EAF-SIMLYNX).
Considerando que, com a modernização dos helicópteros Lynx Mk95, foi identificada a
necessidade de modernizar o simulador1
instalado em Nordholz, Alemanha, adequando-o à
formação, treino e certificação das tripulações para o Lynk MK95A.
Considerando que o treino dos pilotos da Marinha Portuguesa em simulador do
helicóptero Lynx MK95A é fundamental, a partir de 2024, para a segurança na operação e
no emprego tático destas aeronaves, assim como para a gestão das qualificações das
tripulações de voo e dos níveis de proficiência necessários.
Considerando os trabalhos desenvolvidos pelo Grupo de Trabalho para a Negociação
da Solução de Treino em Simulador Lynx MK95A (GT-SIMLYNX), criado através do despacho
do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, n.º 23/18, de 4 de junho.
Considerando, ainda, a necessidade de garantir os interesses da Marinha na
prestação de serviços para modernizar a atual configuração do simulador do Joint Lynx
Simulator Training Establishment para a configuração MK95A, bem como o
acompanhamento dos aspetos técnicos, administrativos e financeiros junto das diferentes
entidades envolvidas, nacionais e internacionais.
Assim, ao abrigo do disposto na alínea a) do n.º 1 do artigo 17.º da Lei Orgânica de
Bases da Organização das Forças Armadas (LOBOFA), aprovada pela Lei Orgânica n.º
1-A/2009, de 7 de julho, alterada e republicada pela Lei Orgânica n.º 6/2014, de 1 de
setembro, determino:
1. É criada, na dependência do contra-almirante Diretor de Navios, a Equipa de
Acompanhamento e Fiscalização do Projeto de Modernização do Simulador Lynx Mk95
para a versão Mk95A (EAF-SIMLYNX).
2. A EAF-SIMLYNX é chefiada por um capitão-de-mar-e-guerra da Direção de Navios e
tem a seguinte constituição:
a. Núcleo:
i. Comandante da Esquadrilha de Helicópteros;
ii. Chefe do Departamento Jurídico Económico e Contratual, da Direção
Jurídica;
iii. Chefe da Divisão de Helicópteros, da Direção de Navios;
iv. Chefe da Divisão Administrativa e Financeira, da Direção de Navios.
b. Peritos:
i. Segundo Comandante da Esquadrilha de Helicópteros;
ii. Chefe do Serviço de Simulador, da Esquadrilha de Helicópteros;
iii. Diretor Técnico-Pedagógico do Centro de Instrução de Helicópteros;
iv. Qualified Helicopter Instructor do Centro de Instrução de Helicópteros;
v. Helicopter Warfare Instructor do Centro de Instrução de Helicópteros;
vi. Sonar Operator Instructor do Centro de Instrução de Helicópteros.
c. Representantes de outras entidades ou outros elementos, quando tal for
considerado necessário.
3. Compete ao chefe da EAF-SIMLYNX:
a. Chefiar e dirigir os recursos humanos atribuídos ou agregados à equipa;
b. Propor superiormente a inclusão de outros elementos que venham a ser
necessários ao projeto, bem como as ações a desenvolver no âmbito do
planeamento, da execução e do controlo do projeto;
c. Coordenar a atividade da equipa e o relacionamento com as diferentes entidades
envolvidas no projeto, nacionais e internacionais;
d. Identificar e propor as medidas complementares ou alternativas que considere
necessárias e adequadas à execução do projeto;
e. Assegurar que a coordenação e o controlo sejam efetuados em conformidade
com as boas práticas e a doutrina para a gestão de projetos em vigor na
Marinha;
f. Manter o contra-almirante Diretor de Navios informado sobre a evolução da
execução do projeto, de acordo com o plano de comunicação que for aprovado.
4. Compete à EAF-SIMLYNX:
a. Definir, planear, executar e controlar o projeto de modernização, concretizando
as ações tendentes à criação e desenvolvimento, no âmbito do material, tendo
em vista o acompanhamento e fiscalização do desenvolvimento do projeto e o
apoio à North Atlantic Treaty Organization Support and Procurement Agency
(NSPA) no processo de contratação;
b. Promover a obtenção de eventuais bens e serviços não contratados e que se
revelem indispensáveis à concretização do programa, nos limites financeiros
aprovados;
5. A EAF-SIMLYNX é apoiada administrativamente pela Direção de Navios.
6. Os encargos associados às atividades da EAF-SIMLYNX são suportados pela Lei de
Programação Militar e/ou por outra fonte de financiamento que venha a ser
determinada.
7. Com a criação da EAF-SIMLYNX é extinto o GT-SIMLYNX, à data do presente
despacho.
8. A EAF-SIMLYNX extingue-se automaticamente um mês após a aceitação definitiva dos
trabalhos de modernização do Simulador Lynx Mk95 para a versão Mk95A.
9. O presente despacho produz efeitos na data da sua assinatura.

1 O simulador é operado pela Marinha Portuguesa, enquanto participante do consórcio Joint Lynx Simulator
Training Establishment (JLSTE), juntamente com a Marinha Alemã, e é gerido pelo Joint Executive Committee
(JEC)
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 8582
  • Recebeu: 3906 vez(es)
  • Enviou: 2688 vez(es)
  • +3672/-441
Re: Modernização dos Lynx Mk95A
« Responder #74 em: Maio 11, 2021, 07:52:15 pm »
Enquanto por cá, a marinheca, continua em Mar chão com ventos de feição, em terras de Sua Majestade, ontem, o nosso 19204, lá fez mais um voo de certificação de pessoal de voo, digo eu ::).

MONDAY 10TH May

ZZ415 WILDCAT HMA
ZZ517 WILDCAT HMA
ZZ102 AW101 MK612
ZH864/70 Merlin HMA AEW
ZH584/04 Lynx MK95A
I-RAIU AW189
G-SKNG Sea King XZ597/M
G-WSEX Wessex

Abraços
« Última modificação: Maio 11, 2021, 07:57:21 pm por tenente »


Quando um Povo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!