Política em Portugal

  • 2184 Respostas
  • 172663 Visualizações
*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2483
  • Recebeu: 906 vez(es)
  • Enviou: 3128 vez(es)
  • +581/-75
Re: Política em Portugal
« Responder #285 em: Janeiro 18, 2021, 10:57:39 am »
Quem tem ADSE não é chulo, como é óbvio. É mais estranho é quem tem ADSE e defende com "unhas e dentes" o actual modelo de SNS - repito, este modelo não é o único que permite uma cobertura universal de saúde e até é minoritário na Europa; nem é o que apresenta melhores resultados e tem tendência para começar a decair em qualidade e a aumentar os custos.

Agora temos de considerar "interessante" que os FP, que gerem o SNS, não o usarem e terem ADSE.

PS - Tb sou saloio, por residência desde que nasci... bem perto do ex-vizinho "amigo" do CdM  ;)   
« Última modificação: Janeiro 18, 2021, 11:02:00 am por LM »
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20226
  • Recebeu: 2983 vez(es)
  • Enviou: 2233 vez(es)
  • +1327/-3461
Re: Política em Portugal
« Responder #286 em: Janeiro 18, 2021, 11:07:26 am »
Quem tem ADSE não é chulo, como é óbvio. É mais estranho é quem tem ADSE e defende com "unhas e dentes" o actual modelo de SNS - repito, este modelo não é o único que permite uma cobertura universal de saúde e até é minoritário na Europa; nem é o que apresenta melhores resultados e tem tendência para começar a decair em qualidade e a aumentar os custos.

Agora temos de considerar "interessante" que os FP, que gerem o SNS, não o usarem e terem ADSE.

Não usam? Tens a certeza? Eu felizmente tenho desde clinicas até hospitais privados nas imediações (raio de 30 km), mas tenho colegas de curso que não têm essa opção nas suas regiões. A minha filha também tem ADSE e no entanto no passado (período pré-Covid) usou tanto o público como o privado, sempre foi acompanhada pelos dois sistemas. Eu como felizmente sou saudável já não meto os pés num hospital a não ser para levar a pequena à anos e anos, mas da última vez que fui às urgências foi ao Centro de Saúde da minha zona.

Querem falar em mudar o nosso sistema, força nisso, não tenho tabus em relação a isso, mas tenham noção que se é para mudar, que seja para melhor!

https://en.wikipedia.org/wiki/Euro_Health_Consumer_Index#Euro_Health_Consumer_Index_2018

7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4292
  • Recebeu: 2419 vez(es)
  • Enviou: 1394 vez(es)
  • +7369/-4444
Re: Política em Portugal
« Responder #287 em: Janeiro 18, 2021, 11:41:43 am »
Eu como o Fox sou saloio, ao contrário do Fox eu sou FP.

Sim tenho ADSE, antes disso fui militar e antes disso trabalhei numa grande empresa nacional onde davam-me como regalia seguro privado. Ou seja, desde que comecei a trabalhar que pouco uso o SNS.

Já estive em ambos os lados da barricada e sei perfeitamente que a dicotomia privado vs publico é alimentada pelos nossos caríssimos políticos, independentemente da cor que estiver no poleiro.

Estão a falar do combate ao Covid e pronto lá vem a ADSE e os chulos dos FP à baila, estão a falar de tremoços e pronto lá vem a ADSE e os chulos dos FP à baila, antes que digam algo, chamaram-me num almoço de família (da minha mulher) isso mesmo, chulo! Ó seja, aqui o "je" trabalha desde os 18, depois da tropa fui estudar à noite para exercer a minha actual profissão durantes dois anos e gastei largos milhares de euros em propinas e outros gastos, fui a um concurso publico onde eramos mais de 200 para 20 vagas e por ter ADSE sou automaticamente um chulo.

Sim, continuem atacar o FP e não vejam as porcarias que os nossos caríssimos políticos fazem e as manipulações dos mesmos. Estive eu e os meus colegas a trabalhar como voluntários durante o confinamento para o bem publico e mesmo assim ainda somos aquela matéria defecante que pouco ou nada faz.

Caro Cabeça, eu não estou a insultar ninguém. Conheço essa realidade desde sempre, tenho bastantes familiares Funcionários públicos, desde a minha mãe, irmão, etc. Quando refiro a diferença de tratamento refiro como uma das causas dos problemas que tem o SNS e ao disparate que eu ouço, principalmente da actual Ministra da Saúde, que tanto ataca os privados, mas depois e a começar por ela, tem um sistema como a ADSE que mais não é do que um seguro para dar dinheiro a ganhar aos privados. Isso é hipocrisia levada ao extremo.

Caro CM eu sei perfeitamente as diferenças, a começar por mim mesmo, somos 3 colegas com o mesmo salário e a mesma responsabilidade, um tem direito à ADSE e eu e uma colega não temos, sei perfeitamente o que é discriminação.

Mas a ADSE permite outra coisa perversa muito mais grave, que acontece quando alguém trabalha no SNS e no sistema privado em simultâneo e com o descarado desvio de doentes. Só se fala do Grupo Melo e pouco mais, mas há milhentas de clínicas espalhadas por este país a fora com médicos e outros colaboradores que funcionam e ganham dinheiro nos 2 sistemas

Porque é que a ADSE não é por exemplo aberta a todos os portugueses? Ou então extingue-se e está resolvido o problema da discriminação!

E podia falar também da CGA/Segurança Social. Aí podia contar-lhe o caso caricato do meu pai, ex-combatente no Ultramar (2,5 anos lá e ano e meio cá), descontou sempre para a Segurança Social 5 anos antes de um tio meu que entrou para a GNR (e que nunca andou no Ultramar). Esse meu tio reformou-se, salvo erro, 10 anos mais cedo que o meu pai (ao todo descontou menos 15 anos, mas obteve a reforma sem penalizações) e o meu pai reformou-se com 62 anos e 42 anos de descontos e levou uma penalização de 3 anos que tinha em falta para os 65 e por extinção do posto de trabalho, não foi por vontade própria!
« Última modificação: Janeiro 18, 2021, 11:45:55 am por Viajante »
 

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2483
  • Recebeu: 906 vez(es)
  • Enviou: 3128 vez(es)
  • +581/-75
Re: Política em Portugal
« Responder #288 em: Janeiro 18, 2021, 11:46:27 am »
Quando disse "não usam" quero dizer que não estão obrigados a usar, como os utentes do SNS - claro que haverá quem use as "instalações" do SNS, em especial que está longe dos grandes centros.

Mas, fora as excepções, a maioria pode escolher... e poder escolher é uma vantagem muito boa, em especial com o aumento da quantidade e qualidade dos privados nos últimos 15 anos.

E, já agora, a "pureza ideológica" à esquerda - incluindo a equipa da Saúde - que combatem os privados para utentes SNS sempre que podem (e também na pandemia) custam vidas.       
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Viajante

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4292
  • Recebeu: 2419 vez(es)
  • Enviou: 1394 vez(es)
  • +7369/-4444
Re: Política em Portugal
« Responder #289 em: Janeiro 18, 2021, 12:10:56 pm »
Quando disse "não usam" quero dizer que não estão obrigados a usar, como os utentes do SNS - claro que haverá quem use as "instalações" do SNS, em especial que está longe dos grandes centros.

Mas, fora as excepções, a maioria pode escolher... e poder escolher é uma vantagem muito boa, em especial com o aumento da quantidade e qualidade dos privados nos últimos 15 anos.

E, já agora, a "pureza ideológica" à esquerda - incluindo a equipa da Saúde - que combatem os privados para utentes SNS sempre que podem (e também na pandemia) custam vidas.     

Exactamente!
O que não faz sentido é atacar o sector privado, mas ao mesmo tempo é o sistema que usa para não estar meses ou anos à espera de uma consulta!
Até parece que a Marta Temido tomou posse como Ministra do SNS e não da Saúde!!!!!!!

Faz algum sentido os Hospitais públicos andarem aflitos e estarem no máximo da sua capacidade, quando temos bastantes hospitais privados sub-aproveitados!!!!??!?!?!?!

A ideologia está à frente de uma vida?
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20226
  • Recebeu: 2983 vez(es)
  • Enviou: 2233 vez(es)
  • +1327/-3461
Re: Política em Portugal
« Responder #290 em: Janeiro 18, 2021, 12:11:22 pm »
A ADSE é uma regalia dos FP. Querem tirar essa regalia? Ok, já se fala nisso à anos, como não o fazem têm andado a cortar nas percentagens pagas nas consultas, ou seja, eu vou à CUF, pago X e o resto é com a ADSE, se vocês forem pagam a consulta/análises no preço completo. Quando trabalhei no privado tinha seguro pela empresa e que o principio era semelhante.

Digo-vos desde já, sem a ADSE uma boa parte dessas clinicas privadas fechavam.

Querem impedir o médico/enfermeiro de levar os seus pacientes para o privado? Porreiro, proíbam eles trabalharem dos dois lados da barricada, não sei é se iam gostar de ver a sangria que isso ia causar nos recursos humanos do SNS.

Querem mudar o sistema? Porreiro, não tenho qualquer tabu em relação a isso, podem privatizar à vontade, mas espero que não seja como em tantas privatizações onde o cidadão foi completamente fornicado e onde perdeu qualidade no serviço e os preços só aumentaram.

A última por aqui foi entregaram a recolha de lixo a uma empresa privada e o resultado final é o lixo acumular-se dias e dias sem qualquer recolha.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20226
  • Recebeu: 2983 vez(es)
  • Enviou: 2233 vez(es)
  • +1327/-3461
Re: Política em Portugal
« Responder #291 em: Janeiro 18, 2021, 12:12:57 pm »
Não havia uma discrepância entre o que o estado paga por paciente no SNS e o que os privados querem receber? Acho que li algures algo do género.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4292
  • Recebeu: 2419 vez(es)
  • Enviou: 1394 vez(es)
  • +7369/-4444
Re: Política em Portugal
« Responder #292 em: Janeiro 18, 2021, 12:25:11 pm »
A ADSE é uma regalia dos FP. Querem tirar essa regalia? Ok, já se fala nisso à anos, como não o fazem têm andado a cortar nas percentagens pagas nas consultas, ou seja, eu vou à CUF, pago X e o resto é com a ADSE, se vocês forem pagam a consulta/análises no preço completo. Quando trabalhei no privado tinha seguro pela empresa e que o principio era semelhante.

Digo-vos desde já, sem a ADSE uma boa parte dessas clinicas privadas fechavam.

Querem impedir o médico/enfermeiro de levar os seus pacientes para o privado? Porreiro, proíbam eles trabalharem dos dois lados da barricada, não sei é se iam gostar de ver a sangria que isso ia causar nos recursos humanos do SNS.

Querem mudar o sistema? Porreiro, não tenho qualquer tabu em relação a isso, podem privatizar à vontade, mas espero que não seja como em tantas privatizações onde o cidadão foi completamente fornicado e onde perdeu qualidade no serviço e os preços só aumentaram.

A última por aqui foi entregaram a recolha de lixo a uma empresa privada e o resultado final é o lixo acumular-se dias e dias sem qualquer recolha.

A ADSE não é exclusiva dos FP, como lhe disse, trabalho numa SA (privada), mas onde um Município tem 49,5% + 50% do capital, e uma parte dos funcionários pode ter ADSE (acordo privado, mas só para pessoal docente) e os outros só têem Segurança Social. O pagamento e co-pagamentos são iguais aos da FP.
 

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2483
  • Recebeu: 906 vez(es)
  • Enviou: 3128 vez(es)
  • +581/-75
Re: Política em Portugal
« Responder #293 em: Janeiro 18, 2021, 12:29:59 pm »
Tenho ideia que as "negociações" com privados até tinham um valor abaixo do custo SNS... mas a questão é de a equipa da saúde não querer privados no SNS - destrói as PPP, mesmo quando tudo indica serem melhores para o SNS, declarações onde dizem que o SNS não necessita dos privados para nada, etc.

Eu não quero retirar ADSE aos FP! Mas vou tirar algo que funciona para eles ficarem piores...? Posso achar graça a que muitos defensores do sistema do nosso SNS serem FP com ADSE, mas não quero que termine; quero que se estude hipótese de alterar o SNS, à imagem da maioria da Europa (Canadá, etc).     
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ocastilho

*

FoxTroop

  • Investigador
  • *****
  • 1845
  • Recebeu: 669 vez(es)
  • Enviou: 389 vez(es)
  • +336/-6302
Re: Política em Portugal
« Responder #294 em: Janeiro 18, 2021, 01:35:47 pm »
Caro LM temo que esteja errado, aliás o grande questão prende-se mesmo com o facto do Estado só estar disposto a pagar aos privados o mesmo que um paciente custa no SNS, coisa que os privados recusam!

A máfia, pois não tem outro nome que não seja esse, instalada, "desvia" doentes que dão "lucro" do SNS para as privadas e atiram para o SNS os doentes que dão "prejuízo". Casos de doenças crónicas graves ou quando procedimento relativamente simples, correm mal, vai de chutar os desgraçados para o SNS.

Pessoalmente sou contra a ADSE, assim como não percebia para que raio era o ADMA (tive isso durante toda a minha vida militar). Sou apologista de um único sistema publico de acesso universal para o qual todos descontamos.
Privados, por mim tudo bem, mas sem acordos ou parcerias e se por algum motivo a seguradora chutar-te do sistema privado para o SNS porque "esgotaste o plafond", que o Estado possa cobrar à mesma todos os custos da admissão desse paciente no sistema SNS. Não é só mamar à conta do mesmo porque isto de privados e seguros de saúde é tudo muito bonito enquanto se é saudável.

Quanto a outros modelos, conheço 3 outros modelos. Em Espanha nunca cheguei a usar, como tal não posso dar uma opinião fundamentada, mas na Alemanha tenho o AOK e na Holanda tenho Hollandzorg. O sistema alemão é bastante razoável, embora continue a preferir e ache que o nosso sistema é melhor. Já o holandês é tipo esterco e muito abaixo daquilo que o nosso SNS oferece.

 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12770
  • Recebeu: 3105 vez(es)
  • Enviou: 7612 vez(es)
  • +800/-1318
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Política em Portugal
« Responder #295 em: Janeiro 18, 2021, 11:27:32 pm »
Quem é fascista?

‘Fascismo’ é hoje um libelo que os inimigos da liberdade usam para intimidar os que não se submetem. ‘Fascistas’ passaram a ser todos os que não aceitam as imposições do extremismo nas variantes estalinista ou trotskista.

Anátema multiplicado por idiotas úteis sem a mínima ideia do que foi o fascismo real, usada mesmo contra os que combateram ativamente a Ditadura.

O fascismo preconiza um regime de partido único, o culto do chefe com a concentração de todos os poderes nas suas mãos – político, económico e cultural.
O fascismo é nacionalista, arregimentador das massas cujos interesses pretende ‘diretamente’ representar (e determinar), expansionista, repressivo de todas as correntes de pensamento, das liberdades.
É uma ideologia que não preconiza o fim das classes mas obriga à cooperação de todas para aquilo que o ditador decide ser o bem comum.*

Se fosse possível hoje o fascismo histórico, não seriam as propostas de André Ventura que o realizariam nem o seu discurso que o anunciaria. Já as propostas e o discurso do BE e do PCP estão perto dos fascismos históricos.
Designadamente, pelo anticapitalismo, o ódio ao mercado, fonte de liberdade, a obsessão coletivizadora, o nacionalismo e o antieuropeísmo militantes.
Tal como se identificam boçalmente com o fascismo, claro, as assombrações de uma assumida extrema-direita que a extrema-esquerda faz tudo para acordar no túmulo.

André Ventura afirma-se europeísta, defendendo reformas na União Europeia que outros reconhecidos europeístas preconizam.
O BE e o PCP, pelo contrário, são anti-União Europeia e compreende-se porquê: esta impede a revolução com que, iludidamente, eles sonham chegar ao poder.


O resto em:
https://sol.sapo.pt/artigo/706749/quem-e-fascista-?fbclid=IwAR1HsoV1uJhiZ4rxc-Mh-arNUvqR9sVVfuRXqtTkCg8ZPn2FvF-jv2w5kJ0
« Última modificação: Janeiro 18, 2021, 11:28:24 pm por HSMW »
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8467
  • Recebeu: 3850 vez(es)
  • Enviou: 714 vez(es)
  • +4985/-786
Re: Política em Portugal
« Responder #296 em: Janeiro 20, 2021, 02:57:20 pm »
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20226
  • Recebeu: 2983 vez(es)
  • Enviou: 2233 vez(es)
  • +1327/-3461
Re: Política em Portugal
« Responder #297 em: Janeiro 20, 2021, 03:56:47 pm »
https://www.dn.pt/edicao-do-dia/20-jan-2021/salarios-presidenciais-pr-suico-no-topo-marcelo-no-fim-da-lista-13251397.html

Não sei se será este o tópico adequado. Mas interessante a comparação.

Sou solidário com o Presidente Marcelo, coitadito que não deve ter dinheiro para as sandes de couratos.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8467
  • Recebeu: 3850 vez(es)
  • Enviou: 714 vez(es)
  • +4985/-786
Re: Política em Portugal
« Responder #298 em: Janeiro 20, 2021, 04:48:12 pm »
Eu fico mais chocado é com o "salário médio", que é claramente inflacionado pelo quanto ganham os lugares de topo na sociedade portuguesa.
 

*

Daniel

  • Investigador
  • *****
  • 3136
  • Recebeu: 417 vez(es)
  • Enviou: 208 vez(es)
  • +645/-8606
Re: Política em Portugal
« Responder #299 em: Janeiro 20, 2021, 08:40:23 pm »
https://www.dn.pt/edicao-do-dia/20-jan-2021/salarios-presidenciais-pr-suico-no-topo-marcelo-no-fim-da-lista-13251397.html

Não sei se será este o tópico adequado. Mas interessante a comparação.

Cada presidente deve ganhar segundo a riqueza do seu país, se Portugal é um país pobre, logo o Selfie não pode ganhar tanto, ainda assim para o que ele faz ganha muito, igualmente o PM.