Sim, o problema da defesa nacional são 600 sacos de leite em pó oferecidos a Cabo Verde.
É sim um problema, quando se acha que os meios existentes são suficientes, para entregar leite em pó.
CPS
Um não invalida o outro
Entregar 600 sacos de leite em pó não é o que nos está a impedir de comprar um carrier strike group
Custa a perceber?
Para quem decide, o que existe serve está perfeitamente válido, é difícil entender ??
Quando me perguntam porque é que eu digo que fazer um evento custa milhares de euros, depois tenho de explicar como se estivesse a falar para crianças a quantidade de pessoas envolvidas, horas gastas (que não podem ser usadas noutras tarefas.......).
Neste caso nem sei o navio e a quantidade de pessoas, mas basta ver os custos fixos do navio por hora (combustível, refeições, taxas de atracagem?, e depois de chegarmos aos custos fixos dos dias todos que o navio vai estar a circular, multiplicam por 2 a contar com a manutenção do mesmo. Faço isso com as viaturas, se uma viatura custa 0,20€ por km realmente, tenho de somar outro tanto para manutenção como pneus, revisões, óleo, etc.....
E por fim os custos humanos! Quanto é que custa cada um dos marinheiros embarcados por hora? A fórmula é esta: (Salário x 12) / (52 semanas x 35 horas) e temos o custo por hora. Temos ainda de somar as refeições e mais pelo menos 23,75% para Segurança Social/CGA.
Por isso, representa seguramente dezenas de milhares de euros, mesmo que seja só uma semana!
Eu até percebo porque querem que vão lá entregar "em mão". Tenho a certeza que foram os políticos que decidiram isso (os políticos sempre que dão um subsídio, prenda ou o que for, querem registar fotograficamente e se possível fazer uma festa para serem lembrados)
Mas é preciso recordar que não há meios que cheguem e estes são muito caros de manter!
Atenção, não aconselho a dizerem que não fazemos isso, mas antes, temos de ser ressarcidos de alguma forma ou na entrada de umas fragatas novas.......