Reforma do Exército

  • 121 Respostas
  • 16512 Visualizações
*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 8583
  • Recebeu: 3907 vez(es)
  • Enviou: 2695 vez(es)
  • +3687/-441
Re: Reforma do Exército
« Responder #120 em: Janeiro 02, 2021, 03:14:35 pm »
Parece que o Batalhão de Infantaria da BrigMec passou a ser designado de BIPes (Batalhão de Infantaria Pesada)

https://www.exercito.pt/pt/quem-somos/estrutura



Só mesmo para rir !!!!
Parece que estamos novamente num exercito da Antiguidade a seguir teremos a cavalaria ligeira, média e a pesada, que será esta ultima representada pelo GCC(-).
Em vez dos ditos responsaveis perderem o seu tempo em resolverem por exemplo a falta cronica de Praças  desse batalhao, com o levantamento da terceira CAt,  gastam-no em arranjar nova designação ao BiMec, pois vai ser muito util ao Batalhão.
Deve ser para não se confundirem com os BiMec(R).
Gostava de saber o porquê de Pesada? Será por terem morteiros 107/120 ??
😂😂😂😂😂

Abraços
« Última modificação: Janeiro 02, 2021, 03:24:46 pm por tenente »


Quando um Povo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman, LM, HSMW

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 8583
  • Recebeu: 3907 vez(es)
  • Enviou: 2695 vez(es)
  • +3687/-441
Re: Reforma do Exército Novo
« Responder #121 em: Maio 11, 2021, 11:10:45 pm »
Será esta uma das reformas do Exército ??

O Apoio de Fogos ao Agrupamento Mecanizado da “Very High Readiness Joint Task Force 22” (AgrMec VJTF22) é garantido pelo Pelotão de Morteiros Pesados 120 mm, em aprontamento no Regimento de Infantaria 13 (Vila Real).

Este Pelotão é guarnecidos por militares do Regimento de Cavalaria 6 (Braga), do Regimento de Infantaria 14 (Viseu) e do Regimento de Artilharia 5 (Vendas Novas).

https://www.facebook.com/ExercitoPortuguesPRT/

Para os que desconhecem coloco aqui alguma info sobre a constituição dos PelmortPes, e deste modo podem ver o ridiculo que é ter de se recorrer a três unidades escalão regimento, só de nome, para se constituir uma força, que não tem mais de trinta homens e três ou quatro Morteiros !!!

CAPITULO II – UNIDADES DE ESCALÃO BATALHÃO


Actualmente Portugal está organizado em três Brigadas, que são as seguintes: Brigada de Intervenção, Brigada Mecanizada e Brigada de Reacção Rápida.
Estas Brigadas são constituídas por Unidades de várias armas, serviços e com diferentes escalões. Os Quadros Orgânicos Número 24.0.11, aprovados a 15-Fev-06 determinam a articulação dos Batalhões de Infantaria das três Brigadas. Mas é necessário ter presente que estas orgânicas não são as mesmas que os Batalhões têm nas Missões (Exemplos de QO das FND – ANEXO C). No entanto é importante verificar que nas Orgânicas “base”, todos os Batalhões de Infantaria possuem Pelotão de Morteiros Pesados.
Quando se fala em Quadros Orgânicos, deve-se sempre pensar nestes, como estruturas flexíveis e variáveis. Pois vários factores podem condicioná-los, como a Missão e sua natureza, o terreno, as dificuldades de projecção, entre outros.
As Unidades de Escalão Batalhão são forças militares de escalão Batalhão (Infantaria), Grupo (Cavalaria e Artilharia) ou Agrupamento (unidades de Infantaria com unidades de Cavalaria), estes podem ser fortes em Infantaria, fortes em Cavalaria ou equilibrados, quando o número de unidades de Infantaria é igual ao número de unidades de Cavalaria.

1.   BI/ BrigInt

1.1. Orgânica
O Batalhão de Infantaria  da Brigada de Intervenção tem a Companhia de Comando e Serviços, três Companhias de Atiradores e uma Companhia de Apoio de Combate. Para o estudo em causa, importa verificar onde se encontram as Unidades de Morteiros. Assim, nas Companhias de Atiradores temos o Comando e Secção de Comando, uma Secção de Manutenção, três Pelotões de Atiradores e o Pelotão de Apoio. Neste Pelotão encontra-se uma Secção de Morteiros Pesados, a duas Esquadras e uma Secção Canhão, também a duas Esquadras.
Na Companhia de Apoio de Combate temos o Pelotão de Morteiros Pesados a três Secções

1.1. Armamento (Morteiros)
No Pelotão de Apoio das Companhias de Atiradores a Secção de Morteiros Pesados, a duas Esquadras, equipadas com o Morteiro Pesado 120mm . O Pelotão de Morteiros Pesados da Companhia de Apoio de Combate tem as 3 Secções, equipada cada uma também com o Morteiro Pesado 120mm.

2.   BIMec/ Brig Mec

2.1.1. Orgânica
O Batalhão de Infantaria Mecanizada  da Brigada Mecanizada tem a Companhia de Comando e Serviços, três Companhias de Atiradores e uma Companhia de Apoio de Combate, de um modo geral igual ao da Brigada de Intervenção.
As Companhias de Atiradores (3), articulam-se da mesma forma que as do Batalhão de Infantaria da Brigada de Intervenção, tendo o Pelotão de Apoio uma Secção de Morteiros Médios a 3 Esquadras, tal como 3 Secções Anti-Carro a 2 Esquadras.
Na Companhia de Apoio de Combate encontra-se o Pelotão de Morteiros Pesados, a quatro Secções.

2.1.2. Armamento (Morteiros)
Existem 4 Morteiros Pesados 107mm , no Pelotão de Morteiros Pesados da Companhia de Apoio ao Combate. Nas Companhias de Atiradores, o Pelotão de Apoio tem 3 Morteiros Médios 81mm.

3.   BIPQ/ BRR

3.1. Batalhão de Infantaria Pára-Quedista

3.1.1. Orgânica
No Batalhão de Infantaria Pára-Quedista , temos uma Companhia de Comando e Apoio e três Companhias de Atiradores Pára-quedistas. Os Morteiros encontram-se na Companhia de Comando e Apoio, na qual se encontra o Pelotão de Morteiros Médios , a 2 Secções.
O apoio de combate por parte de Morteiros, pode ser dado pelo Pelotão de Morteiros Pesados  que se encontra na Companhia de Apoio de Combate, do Batalhão de Apoio e Aeroterrestre . Este Pelotão é constituído por quatro Secções.

3.1.2. Armamento (Morteiros)
Nos Batalhões de Infantaria Pára-Quedista, os Morteiros Tampela 60mm C-06 equipam os Pelotões de Apoio (2 Morteiros por Pelotão) das Companhias de Atiradores Aerotransportadas. No Pelotão de Morteiros da Companhia de Apoio ao Combate encontram-se 4 Morteiros 81mm L16A2  (1 Morteiro por Secção).


Abraços
« Última modificação: Maio 11, 2021, 11:25:55 pm por tenente »


Quando um Povo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo