Estive ausente e acredito que os militares políticos e os seus seus afilhados, bem como os mercenários empregados de empresas insultuosas a soberania, tiveram um alivio.
Mas volto que e noto que está tudo na mesma. É caro, vamos pelo barato ou nada arrastando.
Sim é algo caro ter segurança, é algo caro tomar conta do nosso quintal, mas mais caro e completamente inútil é sustentar parasitas. E o que é um parasita? É algo que se alimenta do sistema. No caso , um devidamente montado com esse efeito.
Não temos EO nos NPO porque é caro, não temos ESSM porque é caro, os sensores são caros, etc Nada. Temos o básico e então andamos no ridículo. E o ridículo é achar que é com uns NPO desequipados ou fragatas absoletas fazem algo de jeito. Fingimos, andamos a arrastar atrás de navios russos ou um dia destes outros, que fazem o que bem entenderem nas nossas águas, perante barquinhos com malta cheia de vontade mas inúteis.
Fazemos negociatas com empresas que colocam alguns cabecilhas ou afilhados e marias deles na sua lista de contabilidade empresarial. Depois glorifica-se a treta.
Fragatas: Então continua a saga de ser difícil de escolher. Não, difícil é tomar a decisão.
Valores sabemos que tem muito a ver com mais ou menos munições. Os sistemas podem lá estar integrados, os VLS podem estar a 40% ou a 30%. Nada de novo
Se não tivermos meios modernos serve para quê a Marinha? Para sustentar carreiras
A Marinha e os outros
Afinal queremos FA para quê? garantir empregos e melhor, garantir empresas onde muitos militares estão envolvidos.
Só fazem sentido se forem capazes. E não basta ter unidades de Operações Especiais bem equipadas para andar em missões. É preciso assegurar a integridade do território com valências sofisticadas e dissuasoras. E isso não acontece.
Não falem de drones patéticos e outras "descobertas La Palice" de feiticeiros locais. É preciso ser sério
É preciso mais que isso, É preciso perceber que sem meios REAIS Hoje e já Amanhã, nada podem obviar que alguém faça o que lhe apetecer. Outros Países tem mais capacidade é nem assim é fácil, mas pelo menos conseguem fazer avisos credíveis.
Não vai ser um projecto experimental D João que resolver o que é preciso para tomar conta do Mar. Os culpados têm sido os que sempre esconderam a miséria e, com novo governo já dão recados. Patético
Muitos aqui disseram que esta década era preciso estar equipado com plataformas navais modernas credíveis. Em vez disso estudos que se arrastaram e ainda arrastam, chegam a conclusões de escolher remendos.
Isto na Marinha, mas também os bonecos da FAP e seus negócios.
O exército tem feito algo pelas Forças Especiais, mas o resto é para constar.
Então o País, que somos todos, militares e civis, pode acreditar nos seus lideres militares? Nos políticos não e, os militares vão por arrasto e conveniência.
Entretanto alguns andam felizes com os negócios e é o que importa.
AH 140, Meko 200A, FREEM, etc, difícil escolher 2 +1 navios para substituir as VdG que serão durante muitos anos 2 coxas e juntar a 2 irrelevantes
O gabinete de trabalho já acordou? Perguntem a alguém, tipo os polacos, gregos, sei lá, alguém com vontade e sem tretas