Racional é haver concurso... preferencialmente sem submarinos, porque já será "complexo" mesmo assim e não vamos aumentar... mas mesmo bom era um "acordo entre Estados" e vinham as ("minhas") ASWF (mesmo que com um radar mais acessível e "Mk 41 VLS" já com capacidade para "Aster 30 Block 1" - para haver misseis europeus no "mix" )
Bom dia,Eu, que não conto para o totobola, já me contentava com umas corvetas modernas, com bom armamento, pelo menos já faziam alguma impressão a quem passa pelas nossas aguas....
Com os estaleiros europeus e turcos assoberbados como estão, só daqui a +10 anos é que teríamos fragatas novas. E isto, se contratadas entretanto. Podíamos era fazer como os polacos, se ainda tivessemos estaleiros navais..
Citação de: Kalil em Janeiro 25, 2025, 02:10:00 pmCom os estaleiros europeus e turcos assoberbados como estão, só daqui a +10 anos é que teríamos fragatas novas. E isto, se contratadas entretanto. Podíamos era fazer como os polacos, se ainda tivessemos estaleiros navais..Não temos? Onde é que vão ser construídos os NPO? Na Galiza?A Navantia está a entregar os navios segundo é contratualizado e penso que os Sauditas estão tão satisfeitos que até fizeram novo contrato de aquisição de mais Corvetas. Em relação às outras opções, ainda estou a tentar ler algo que diga que não dá para contratualizar algo com os mesmos.
Citação de: LM em Janeiro 25, 2025, 11:29:17 amRacional é haver concurso... preferencialmente sem submarinos, porque já será "complexo" mesmo assim e não vamos aumentar... mas mesmo bom era um "acordo entre Estados" e vinham as ("minhas") ASWF (mesmo que com um radar mais acessível e "Mk 41 VLS" já com capacidade para "Aster 30 Block 1" - para haver misseis europeus no "mix" ) Isso nunca foi feito, nem sei se é possível. Os VLS das Aster 30 Block 1 NT e futuramente das Aster 30 Block 2 BMD são as A50/70 VLS.
Como alguém escreveu aqui recentemente (e bem): "Steel is cheap, air is free"... sensores e armamento é caro tanto em corvetas como em fragatas; com o nosso Atlântico terá de ser fragatas (mesmo que "ligeiras" como as "classe Tamandaré" brasileiras) - depois podemos, como de costume, poupar nos sensores e armamento.
Penso que o mais racional seria haver um único concurso para as fragatas e pelo menos um submarino. Quantas empresas é que conseguiriam concorrer num programa destes?- Thyssenkrupp;- Navantia;- Naval;- FincantieriNão estou a ver mais outra capaz de fazer tudo.