Uma questão, de pura curiosidade: no concurso na NSPA (FFGH MLU/OPV SEWACO Acquisition, Install, Integration & ILS ) a ASELSAN pede a STANAG 4451; a resposta é:
"STANAG 4451 is a classified document. To obtain it, you can address your request to your National authorities, in this case the Turkish MoD, specifically to the department “MSB/ Teknik Hizmetler Genel Müdürlüğü”. "
Como é que a Elbit - que está a estudar o "Request For Proposal" - tem acesso ao documento? Através dos seus "subcontractor/suppliers" que sejam de países NATO? Isso implica que um país "não-NATO" (Israel) tenha acesso... e eu sei que a MOSSAD também o arranja, não é esse o ponto. 
Que a NSPA e/ou a Marinha Portuguesa não tenha autorização para passar uma cópia "pirata" de uma Norma classificada a terceiros não admira nada.
Não me admirava ser "ilegal" um oficial qualquer da Marinha Portuguesa passar esta norma a um colega da US Navy, fazendo um pdf e enviando por email.
Isso não quer dizer que uma empresa de Israel não tenha "clearance" para a obter pelos meios oficiais.
Mesma coisa com a empresa turca.
Pagando.
É que Normas Internacionais custam dinheiro para criar e manter.
Há normas da Indústria Automóvel, por exemplo, que não podem ser dadas a "amigos".
Têm que ser compradas no site do organismo internacional que as criou e as gere.
Durante uma auditoria, não se pode mostrar uma "cópia pirata" de uma norma.
Será sempre bom pedir uma segunda opinião sobre isto que estou a dizer.
Recomendo o Charlie Jaguar.