Estes dizem que, se continua a conversa de fragatas Turcas, deixam de "dar voltas no caixão" e vão é falar com quem tem essa teoria... 

Se ele visse uns Crossover também ficaria chocado, ainda pior se visse o NRP D. João II!
A Marinha de Guerra ainda vai ser só turca e holandesa, a de paz... tudo corrido com NPC e NPO made in Portugal. 

1)
No desenho do NPO3, podemos ver a representação de umas "asas", abaixo da linha de água e mais ou menos a meio do comprimento.
Estas devem ser "estabilizadores", usados em mares agitados para a estabilização da inclinação do navio, especialmente aquando do disparo de armamento ou do pouso de um helicóptero. Algumas são "activas", ou seja, móveis.
Alguém sabe se os primeiros 4 tinham este sistema?
Se não tinham e estes (realmente) tiverem, é sinal de navios combatentes ou "com capacidades combatentes (bastante) acrescidas". Isto foi comunicado pela Marinha.
2)
Um forista disse aqui que conheceu a ponte de um NPO e não tinha espaço para uma consola.
Eu posso estar enganado, mas os novos NPO vão ter uma sala completa de "gestão de combate" com várias consolas e eu apostaria que estará algures por baixo da ponte.