Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama

• 5144 Respostas
  • 761843 Visualizações
*

LM

• Investigador
  • 3003
  • Recebeu: 1306 vez(es)
  • Enviou: 3892 vez(es)
  • +1879/-85
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #4680 em: Dezembro 30, 2024, 10:39:35 am »
A "chave" da substituição (com ou sem "modernização") é a revisão da LPM; ajuda muito saber nessa altura o que o Ramo(s) querem.
Quidquid latine dictum sit, altum videtur

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, LightningBolt

*

legionario

• Investigador
  • 1686
  • Recebeu: 374 vez(es)
  • Enviou: 385 vez(es)
  • +338/-6552
« Responder #4681 em: Dezembro 30, 2024, 12:47:21 pm »
O problema com as LPM é que são pensadas tão lentamente que entretanto os seus propósitos se vêm ultrapassados muito rapidamente pelas novas realidades do campo de batalha.
Espero que as novas chefias da Armada sejam tão clarividentes como o meu almirante preferido que infelizmente abandona as suas funções, este sim, consegue vêr ao longe.
"De joelhos diante de Deus, de pé diante dos homens"
António Ferreira Gomes, bispo

*

P44

• Investigador
  • 21014
  • Recebeu: 6743 vez(es)
  • Enviou: 7746 vez(es)
  • +7989/-12305
« Responder #4682 em: Dezembro 30, 2024, 01:08:50 pm »
O problema com as LPM é que são pensadas tão lentamente que entretanto os seus propósitos se vêm ultrapassados muito rapidamente pelas novas realidades do campo de batalha.
Espero que as novas chefias da Armada sejam tão clarividentes como o meu almirante preferido que infelizmente abandona as suas funções, este sim, consegue vêr ao longe.

Sim, o artista que dizia que as fragatas iam acabar  :mrgreen:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, LightningBolt

*

legionario

• Investigador
  • 1686
  • Recebeu: 374 vez(es)
  • Enviou: 385 vez(es)
  • +338/-6552
« Responder #4683 em: Dezembro 31, 2024, 09:25:14 am »

E não vão ?
"De joelhos diante de Deus, de pé diante dos homens"
António Ferreira Gomes, bispo

*

LightningBolt

• Membro
  • *
  • 108
  • Recebeu: 52 vez(es)
  • Enviou: 393 vez(es)
  • +13/-39
« Responder #4684 em: Dezembro 31, 2024, 12:04:46 pm »

E não vão ?

Não, não vão. O que se tem assistido é a um reforço destes meios, por parte da maioria das Marinhas de guerra.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

Duarte

• Investigador
  • 3179
  • Recebeu: 419 vez(es)
  • Enviou: 1514 vez(es)
  • +2374/-909
« Responder #4685 em: Dezembro 31, 2024, 03:32:16 pm »

Se desse para cancelar a modernização da treta das casco e despachá-las, entrando num consórcio de novas fragatas para as substituir, já era mais que bom!

Mas tendo em conta a tendência de "apenas mudam as moscas", não espero nada ...

Já se chegou ao ponto em que se tem que fazer ambas as coisas. Comprar já 2+1 fragatas e modernizar as VdG. Fragatas novas vão levar anos a construir. As VdG vão ter que aguentar mais 5-8 anos (ou mais). Qualquer modernização, especialmente em material que poderá ser retirado mais tarde e usado noutros navios (CIWS, RWS 12,7mm, etc..) vale a pena fazer. O barato sai caro. "Penny wise, Pound foolish".
« Última modificação: Dezembro 31, 2024, 03:34:03 pm por Duarte »
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"
The Only Good Fascist Is a Dead Fascist
Trump é o novo Neville Chamberlain, mas com o intelecto de quem não conseguiu completar a 4a classe.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, Subsea7

*

P44

• Investigador
  • 21014
  • +7989/-12305
« Responder #4686 em: Dezembro 31, 2024, 06:55:11 pm »

Se desse para cancelar a modernização da treta das casco e despachá-las, entrando num consórcio de novas fragatas para as substituir, já era mais que bom!

Mas tendo em conta a tendência de "apenas mudam as moscas", não espero nada ...

Já se chegou ao ponto em que se tem que fazer ambas as coisas. Comprar já 2+1 fragatas e modernizar as VdG. Fragatas novas vão levar anos a construir. As VdG vão ter que aguentar mais 5-8 anos (ou mais). Qualquer modernização, especialmente em material que poderá ser retirado mais tarde e usado noutros navios (CIWS, RWS 12,7mm, etc..) vale a pena fazer. O barato sai caro. "Penny wise, Pound foolish".

Tendo em conta que nenhuma das meko já navega, na prática temos 2 fragatas, pelo que ter 3 monos encostados ou nada enquanto se começa a construir novas vai dar no mesmo

Eu falo em tentar vende-las no sentido de que talvez ainda valham alguma coisa e haja algum país da América latina ou asiático que esteja interessado

Porque tê-las encostadas 10 anos e depois manda-las para Alhos Vedros , como se fez com as pereira da silva, não deve render muito
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LightningBolt

*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 6606
  • Recebeu: 7199 vez(es)
  • Enviou: 4873 vez(es)
  • +10162/-2822
« Responder #4687 em: Dezembro 31, 2024, 08:02:51 pm »
Tendo em conta que nenhuma das meko já navega, na prática temos 2 fragatas, pelo que ter 3 monos encostados ou nada enquanto se começa a construir novas vai dar no mesmo

Estou a fazer confusão, ou a AC não andou a acompanhar recentemente movimentos navais russos perto da nossa costa?
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)

*

sivispacem

• Investigador
  • 1374
  • Recebeu: 760 vez(es)
  • Enviou: 736 vez(es)
  • +392/-391
« Responder #4688 em: Dezembro 31, 2024, 08:38:48 pm »

Estou a fazer confusão, ou a AC não andou a acompanhar recentemente movimentos navais russos perto da nossa costa?

Nenhuma confusão, andou mesmo. Mas resta saber em que condições. E com que tripulação.

Aliás acho muito suspeito o crescente número de "acompanhamentos" que são feitos pela FAP. E uma questão, que pode ser parva mas que fica aqui na mesma: para "acompanhar" à distância um navio não poderia isso ser feito com drones? Com os que a FAP já tem e/ou outros adquiridos para o efeito, se necessário???
É que com navios da Armada ou muito me engano ou a crise vai aumentar nos proximos tempos....
« Última modificação: Dezembro 31, 2024, 08:45:55 pm por sivispacem »
Cumprimentos,

*

Drecas

• Investigador
  • 2221
  • Recebeu: 906 vez(es)
  • Enviou: 199 vez(es)
  • +525/-211
« Responder #4689 em: Dezembro 31, 2024, 08:45:14 pm »

Foi a Corte-Real, mas sim

*

mafets

• Investigador
  • 9706
  • Recebeu: 3845 vez(es)
  • Enviou: 1158 vez(es)
  • +4110/-6992
« Responder #4690 em: Dezembro 31, 2024, 09:12:13 pm »
Pelo menos os Russos viram algo armado. Quando mandaram o NRP Setúbal e o NRP Sines as 12,7mm só de binóculos.  :mrgreen:

https://www.jm-madeira.pt/nacional/marinha-acompanha-tres-navios-russos-na-zona-economica-exclusiva-do-continente-LA15629002

O NRP Setúbal foi um dos navios da Armada portuguesa que acompanhou os russos.

Saudações e bom ano

P.S. Bem, no caso do NRP Tejo nem o viram pois não saiu do porto.  :mrgreen:

https://madeira.rtp.pt/sociedade/nrp-mondego-falha-acompanhamento-de-navio-russo-audio/

« Última modificação: Dezembro 31, 2024, 09:44:22 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/

*

P44

• Investigador
  • 21014
  • +7989/-12305
« Responder #4691 em: Dezembro 31, 2024, 09:31:17 pm »

Eu vi uma foto no Facebook mas fiquei naquela se era atual ou de arquivo 😞📁

*

P44

• Investigador
  • 21014
  • +7989/-12305
« Responder #4692 em: Dezembro 31, 2024, 09:32:03 pm »

Podia jurar que era a Cabral na foto

*

RABN

• Membro
  • *
  • 167
  • Recebeu: 190 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +42/-37
« Responder #4693 em: Dezembro 31, 2024, 09:49:46 pm »
Que 2025 seja o ano em que vemos a Marinha a avançar para a substituição das fragatas Vasco da Gama.

A todos os meus colegas deste fórum desejo um bom ano, com alegria e saúde junto dos seus. Um abraço e bem hajam!

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, P44, Duarte, Charlie Jaguar, mafets, PTWolf, LightningBolt

*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 6606
  • Recebeu: 7199 vez(es)
  • Enviou: 4873 vez(es)
  • +10162/-2822
« Responder #4694 em: Dezembro 31, 2024, 10:01:01 pm »

Podia jurar que era a Cabral na foto

Foi mesmo a F331. :)

(Foto retirada da página de Facebook do "Espada & Escudo")

O que não deixa de ser curioso dado ser apontado que a AC será a fragata da classe VdG que não será alvo de modernização.

Bom Ano Novo para todos, pessoal!  :G-beer2:
« Última modificação: Dezembro 31, 2024, 10:06:41 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, Duarte, mafets, LightningBolt