As modificações devem ser consideráveis, levando a cálculos complexos para garantir a estabilidade do navio.
Por isso para os ingleses, para ser mais rápido, o mais simples é agarrar nos estudos do PA-2 e construir o Prince of Wales a partir dele.
as modificaçoes podem mesmo ser inviaveis!
A estabilidade de um navio esta dependente de duas forças o cemtro de gravidade (peso) e centro de empuxo (agua)
Depende também do ponto de aplicação dessas forças. A força peso é aplicada no centro de gravidade (CG), que é fixo e o empuxo é aplicado no centro de empuxo (CE), que é variável.
O centro de gravidade do corpo localiza-se no centro de aplicação do seu peso. Quando a distribuição de massa de um objeto é homogênea, o seu centro de gravidade coincide com o seu centro de massa. Se o corpo não é homogêneo ou tem forma irregular, seu centro de gravidade não coincide com o seu centro de massa. É possível localizar o CG do corpo pendurando-o livremente. O CG do corpo fica no ponto de cruzamento das verticais que passam pelo ponto de sustentação.
Já o centro de empuxo CE está localizado no centro de gravidade do líquido deslocado pelo corpo.
A posição do centro de gravidade CG, então não se altera em relação ao corpo. Já o centro de empuxo do navio CE muda de acordo com a forma do volume do líquido deslocado, já que está localizado no centro de gravidade do líquido deslocado.
O navio é projetado para em caso de oscilações laterais, retornar a posição inicial. Para isso, seu centro de gravidade CG fica abaixo do centro de empuxo CE, , de modo que temos uma situação de equilíbrio estável. O momento das forças e é que faz com que o navio volte à posição inicial.
O CG no caso de uma embarcação, não pode coincidir com o CE, pois quando o CG coincide com o CE, o corpo imerso fica em equilíbrio indiferente, ou seja, se qualquer perturbação fizer o corpo se mover lateralmente, ele não retorna a posição de equilíbrio.
o CE muda de posição quando o barco se movimenta, o que altera a situação de equilíbrio. Essa mudança depende da forma do casco, já que o CE está localizado no centro de gravidade do líquido deslocado.
Para obter-se maior estabilidade possível, a distribuição de cargas no interior do navio é feita de tal modo que o centro de gravidade se situa o mais próximo possível do fundo do navio.
quando se adiciona um peso vamos alterar o centro de gravidade
De maneira geral, pesos adicionados em posição superior ao centro de gravidade terão efeitos de diminuir a estabilidade, e quando dispostos abaixo terão efeito contrário. A exceção a esses casos recai naqueles em que há grande variação das propriedades hidrostáticas do casco devido a mudança de deslocamento. Naturalmente, se o centro de gravidade deixa de estar no plano de centro o sistema flutuante operará com banda e a curva de estabilidade estática será não simétrica.
Quando uma carga é embarcada, o que se quer é conhecer as novas condições de flutuação e estabilidade da embarcação. Os parâmetros a serem determinados são: deslocamento, banda e calados.
O peso adicionado significa uma nova força no sistema. Levará ao aparecimento de uma nova parcela de empuxo para manter o equilíbrio. A nova parcela de empuxo surgirá no centro do volume da fatia do navio que sofrer afundamento. Como se quer afundamento paralelo essa fatia terá espessura constante. Se o peso for adicionado numa vertical que passa por esse ponto, o novo par de forças terá momento nulo e o navio não tomará nem trim nem banda.
É necessária então a determinação desse centro de volume.