Desactivação da Base aérea nº 6 do Montijo

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tenente

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Re: Desactivação da Base aérea nº 6 do Montijo
« Responder #390 em: Setembro 17, 2019, 06:49:33 pm »
No meu entender acho que se deve ponderar sim o Aeroporto do montijo mas e so para as Low cost + Cargas e descargas de Mercadorias isto no imediato e pensar seriamente em se construir um Aeroporto de raiz e a meu ver seria e sempre BA 1 em sintra e mudar estes efectivos tanto da BA1 tanto BA 6 para Beja so uma ideia minha e nao percebo muito disto mas tenho minhas conviccoes que em Beja seria perfeito ter uma  BASE  onde se daria escola/voo  tanto para helis como para asa fixa e se criar ali a base permanente de todos as esquadras de avioes e Helis...
abraxo

Onde colocas em Sintra um aeroporto com duas pistas com 3800/4000 metros ?????
Sabes quais as dimensões mínimas mandatórias, das áreas de servidão e segurança para tal infra estrutura aeroportuária ??

O apeadeiro do Montijo a ser construído obrigará a que o aeroporto da Portela exista sempre !
O plano/ideia inicial é construir um aeroporto para substituir o de Lisboa essa ideia do aeroporto complementar é igual a meter-mos o pé na poça deitarmos á rua umas centenas largas de milhões de euros e não resolvermos coisa alguma, tanto no aeroporto de lisboa pelo facto de se encontrar completamente saturado como no apeadeiro pois quando iniciar a operação como está previsto para uma capacidade de sete a dez milhões pax encontra-se logo á partida no limite da sua capacidade.

O facto de se construir um aeroporto complementar obriga a que os Agentes de Handling, a MNT de aeronaves, a PSP, o SEF, a Alfandega, o Catering, o GOC, as Companhias abastecedoras de combustível, e todos os restantes operadores aeroportuários, tenham de colocar o seu equipamento de placa, restantes viaturas e pessoal nos dois aeroportos e posso garantir que esses custos serão enormes e muito dificilmente comportáveis.

Por exemplo em Lisboa apenas o facto de o SEF ter de garantir pessoal para o Terminal 02 para processar os pax não Schengen, já é uma dor de cabeça em termos de gestão de pessoal, quanto mais multiplicarmos essas necessidades humanas e de materiais para os dois aeroportos, por todos os restantes operadores.

Obrigará também a que muitas companhias aéreas possuam tripulantes e restante staff nos dois aeroportos para a a operação das suas aeronaves, por exemplo os wide bodies não poderão operar no Montijo nos seus PMD e como tal essas aeronaves terão que operar apenas em Lisboa, então quando houver pax em ligação transportados em companhias que operam no Montijo como se faz a ligação para Lisboa tanto para os pax como para as suas bagagens carga e correio ?

Luis Simões o problema de se construir um apeadeiro com estas limitações é bem mais complexo de se resolver do que andarmos aqui com ideias de se fazer um aeroporto onde achamos conveniente e engraçado.

Por exemplo, o aeroporto de Beja inicialmente foi concebido para apenas processar carga, sim apenas carga!
As cabecinhas pensadores que pariram tal ideia esqueceram-se que a maioria das nossas unidades produtoras estão bem mais a norte e muito afastadas de Beja e sem vias de comunicação credíveis para lá serem depositadas atempadamente, nada feito.
Onde está o dito aeroporto de carga ??
Em lado nenhum !!
Qual é o volume de  aeronaves e pax em Beja ??
Quase nulo, nem para o break even está a ser suficiente.

Abraços
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luis simoes

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Re: Desactivação da Base aérea nº 6 do Montijo
« Responder #391 em: Setembro 18, 2019, 12:41:35 am »
tenente gosto muito de debater estes assuntos por aqui eu honestamente nao percebo nada de aeroportos quais  as medidas das pistas que terao uma coisa eu sei e so existe uma pista onde o A380 pode aterrar e acredita nao nao porto lisboa e faro nao conseguem e verdade so mesmo em beja e esta ...vamos la saber porque mas sabes os Alemaes nao brincam em servico ...
abraxo
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asalves

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Re: Desactivação da Base aérea nº 6 do Montijo
« Responder #392 em: Setembro 18, 2019, 09:45:21 am »
tenente gosto muito de debater estes assuntos por aqui eu honestamente nao percebo nada de aeroportos quais  as medidas das pistas que terao uma coisa eu sei e so existe uma pista onde o A380 pode aterrar e acredita nao nao porto lisboa e faro nao conseguem e verdade so mesmo em beja e esta ...vamos la saber porque mas sabes os Alemaes nao brincam em servico ...
abraxo

Desculpem a minha insistência, mas mais uma vez temos Alcochete podiam ter umas 10 pistas iguais às de Beja, já temos 1 ponte ao pé, basta construir os acessos que tanto quanto conheço a zona aquilo é uma zona plana
 

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tenente

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Re: Desactivação da Base aérea nº 6 do Montijo
« Responder #393 em: Setembro 18, 2019, 10:17:57 am »
tenente gosto muito de debater estes assuntos por aqui eu honestamente nao percebo nada de aeroportos quais  as medidas das pistas que terao uma coisa eu sei e so existe uma pista onde o A380 pode aterrar e acredita nao nao porto lisboa e faro nao conseguem e verdade so mesmo em beja e esta ...vamos la saber porque mas sabes os Alemaes nao brincam em servico ...
abraxo

O sr Simões está redondamente enganado com que então o 380 não consegue aterrar em Lisboa, a pista não o permite, sim senhor não fale do que não sabe, fica-lhe melhor que dizer patacoadas !
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tenente

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Re: Desactivação da Base aérea nº 6 do Montijo
« Responder #394 em: Setembro 18, 2019, 10:20:09 am »
tenente gosto muito de debater estes assuntos por aqui eu honestamente nao percebo nada de aeroportos quais  as medidas das pistas que terao uma coisa eu sei e so existe uma pista onde o A380 pode aterrar e acredita nao nao porto lisboa e faro nao conseguem e verdade so mesmo em beja e esta ...vamos la saber porque mas sabes os Alemaes nao brincam em servico ...
abraxo

Desculpem a minha insistência, mas mais uma vez temos Alcochete podiam ter umas 10 pistas iguais às de Beja, já temos 1 ponte ao pé, basta construir os acessos que tanto quanto conheço a zona aquilo é uma zona plana

É a meu ver a única hipótese viável e credível com capacidade de crescer para se conseguir processar até uns 100 milhões pax/ano assim haja vontade mas as negociatas do sr chamussa e dos amigos froggies são outra coisa, tem outro peso é melhor ir fazendo vários aeroportos as empresas de construção do grupo Vinci agradecem.

Abraços
« Última modificação: Setembro 18, 2019, 10:21:24 am por tenente »
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Re: Desactivação da Base aérea nº 6 do Montijo
« Responder #395 em: Setembro 18, 2019, 10:50:39 am »
tenente quantos A380 ja aterraram ai em Lisboa???? zero zerinho vai ate ao youtuve passa por la e poe A380 em Beja e ouve com muita atencao a peca um abraxo----
aterrar ate pode o problema e que o aeroporto de Lisboa  nao tem condicoes infraestruturas para os receber mas passa la pelo canal youtube e ve o que a peca diz.
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Re: Desactivação da Base aérea nº 6 do Montijo
« Responder #396 em: Setembro 18, 2019, 12:40:33 pm »
tenente quantos A380 ja aterraram ai em Lisboa???? zero zerinho vai ate ao youtuve passa por la e poe A380 em Beja e ouve com muita atencao a peca um abraxo----
aterrar ate pode o problema e que o aeroporto de Lisboa  nao tem condicoes infraestruturas para os receber mas passa la pelo canal youtube e ve o que a peca diz.

Sr Simões, é a última vez que lhe vou responder porque já me apercebi que o sr se esquece muito depressa do que escreve.
leia lá o que escreveu, sff.

tenente gosto muito de debater estes assuntos por aqui eu honestamente nao percebo nada de aeroportos quais  as medidas das pistas que terao uma coisa eu sei e so existe uma pista onde o A380 pode aterrar e acredita nao nao porto lisboa e faro nao conseguem e verdade so mesmo em beja e esta ...vamos la saber porque mas sabes os Alemaes nao brincam em servico ...
abraxo

então mas afinal é a pista ou como agora escreve as infraestruturas ??
Os motivos pelo quais o 380 não aterrou em LIS foram, a largura dos TWY, os stands de estacionamento e mais importante o tempo que a aeronave iria permanecer estacionada.
sr Simões eu trabalho em operações de voo em LIS há mais de trinta anos não me venha com as patranhas de youtube.

Até sempre
« Última modificação: Setembro 19, 2019, 02:26:56 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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Lightning

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Re: Desactivação da Base aérea nº 6 do Montijo
« Responder #397 em: Setembro 19, 2019, 08:26:25 am »
Youtuve? E outras...

O Luís Simoes ou é um descontraído da gramática portuguesa ou está a dar baile ao pessoal, é com cada teoria.
 

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Daniel

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Re: Desactivação da Base aérea nº 6 do Montijo
« Responder #398 em: Setembro 19, 2019, 12:25:48 pm »
Organizações ambientais dão parecer negativo a novo aeroporto no Montijo
https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/organizacoes-ambientais-dao-parecer-negativo-a-novo-aeroporto-no-montijo


Citar
Várias organizações não-governamentais de ambiente dão parecer negativo ao Estudo de Impacte Ambiental (EIA) para o novo aeroporto no Montijo, considerando que existe uma "pressão política inaceitável" para a execução da obra.“As organizações não-governamentais (ONG) de ambiente GEOTA, LPN, FAPAS, SPEA e A Rocha dão parecer negativo ao projeto do aeroporto do Montijo e respetivo Estudo de Impacte Ambiental, considerando que este falha em todas as vertentes relacionadas com a avaliação de impactes, a mitigação e as medidas compensatórias”, referem num comunicado conjunto, no dia em que termina a consulta pública.

No documento, estas associações ambientalistas consideram que o EIA está em desconformidade com “diretivas europeias, legislação nacional e compromissos assumidos pelo Estado português perante tratados internacionais”, no que diz respeito à conservação do património natural e ao desenvolvimento sustentável.

O local apontando para a construção do novo aeroporto é a Base Aérea n.º 6, que se situa entre o Montijo e Alcochete, no distrito de Setúbal.

As organizações ambientais apresentam diversas falhas ao documento, considerando que não demonstra que esta seja a única solução, além de que “não avalia os impactos na qualidade de vida e na saúde pública das populações que vivem nas áreas que passarão a ser sobrevoadas por aeronaves”.

No comunicado conjunto, é ainda referido que o EIA desconsidera “habitats e espécies prioritários, bem como áreas protegidas”, acrescentando que “não pondera suficientemente” os riscos de colisão com aves.
As organizações frisam que o estudo falha ao propor “medidas de mitigação e compensação de impactes que não o são efetivamente, pois não são proporcionais aos impactos do projeto”, lembrando que a zona proposta de implementação do aeroporto está “na região de maior risco sísmico e de ‘tsunami’ do país”.

“Este Estudo de Impacto Ambiental, nas suas fragilidades, vem no seguimento de uma falha com origens mais profundas: considerar projetos desta natureza sem uma Avaliação Ambiental Estratégica é de uma irresponsabilidade que nos dias de hoje não se pode aceitar”, salientam, defendendo que sejam estudadas e comparadas todas as alternativas possíveis.

As ONG destacam que, além das falhas, o EIA “não apresenta argumentos que expliquem em que medida este projeto irá responder a necessidades nacionais”.

As organizações consideram ainda que existiu uma “pressão política” para a construção do novo aeroporto no Montijo.

“A pressão política exercida publicamente para a execução da obra Aeroporto do Montijo e Respetivas Acessibilidades é inaceitável, colocando em causa todo o processo de avaliação ambiental, incluindo a participação pública justa e informada. A assinatura do Acordo entre o Governo de Portugal e ANA [Aeroportos de Portugal] para a construção do novo aeroporto do Montijo, ainda antes da elaboração do Estudo de Impacte Ambiental e do parecer da Comissão de Avaliação, é uma forma de ingerência política em processos de avaliação ambiental que consideramos inaceitável num Estado de direito”, conclui.

A consulta pública do EIA do novo aeroporto no Montijo termina hoje, tendo a Câmara da Moita (PCP) dado parecer negativo, enquanto os municípios do Barreiro e Montijo (ambos liderados pelo PS) aprovaram a construção da nova infraestrutura naquele local.

O Estudo de Impacte Ambiental, que foi divulgado em julho e está em consulta pública até hoje, tem apontado diversas ameaças para a avifauna e efeitos negativos sobre a saúde da população por causa do ruído, o que se fará sentir, sobretudo, “nos recetores sensíveis localizados no concelho da Moita e Barreiro”.

No passado dia 10, o presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Nuno Lacasta, disse no parlamento já ter “toda a informação necessária” para a avaliação do EIA, com mais de 1.000 contribuições diretas, adiantando que a decisão será conhecida no final de outubro
 

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PereiraMarques

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Re: Desactivação da Base aérea nº 6 do Montijo
« Responder #399 em: Setembro 30, 2019, 10:36:49 am »
Despacho n.º 8609/2019 - Diário da República n.º 187/2019, Série II de 2019-09-30
Ato da Série II
Defesa Nacional - Gabinete do Ministro
Subdelegação de competências no General Chefe do Estado-Maior da Força Aérea - transferência das Esquadras de Voo 101 e 552

https://dre.pt/application/conteudo/125014311
 

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Charlie Jaguar

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Re: Desactivação da Base aérea nº 6 do Montijo
« Responder #400 em: Outubro 19, 2019, 09:48:10 pm »
Cada vez é maior o coro de vozes que se levanta contra a instalação do aeroporto complementar na BA6. Eu só pergunto uma coisa: se a coisa não for adiante como fica a questão da transferência da 502 para Beja e da 751 para Sintra? Não fará qualquer sentido, sobretudo com a ida da 552 para a BA1 e a quase certeza activação da opção de compra de mais dois Koalas.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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typhonman

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Re: Desactivação da Base aérea nº 6 do Montijo
« Responder #401 em: Outubro 20, 2019, 02:04:30 pm »
Cada vez é maior o coro de vozes que se levanta contra a instalação do aeroporto complementar na BA6. Eu só pergunto uma coisa: se a coisa não for adiante como fica a questão da transferência da 502 para Beja e da 751 para Sintra? Não fará qualquer sentido, sobretudo com a ida da 552 para a BA1 e a quase certeza activação da opção de compra de mais dois Koalas.

É, o poder político esquece-se que a transferência implica com a vida das pessoas ( familiares dos miltiares).

Ao mesmo tempo pergunto-me, porque é que não se transferem esquadras para Ovar ( BA 13?), lá ninguém irá chatear com aeroportos e afins.

Se fosse nos anos 80 não sei se seria assim tão fácil.

Cumprimentos,
 

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Charlie Jaguar

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Re: Desactivação da Base aérea nº 6 do Montijo
« Responder #402 em: Outubro 31, 2019, 08:23:38 pm »
Um processo que nunca foi isento só podia ter este desfecho.

https://observador.pt/2019/10/30/agencia-do-ambiente-da-luz-verde-ao-aeroporto-do-montijo-com-condicoes-que-custam-48-milhoes/?fbclid=IwAR3dkDRfiNbWTwZ-60hUQ08bLgAGqom-VHM16nJUBv7YLQpBMgfI8CNRykk


O curioso foi ver a Quercus de acordo com a decisão, e recomendações, da Agência Portuguesa do Ambiente, enquanto os dissidentes que vieram a formar a Associação Zero estão frontalmente contra.  ::)
Saudações Aeronáuticas,
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Re: Desactivação da Base aérea nº 6 do Montijo
« Responder #403 em: Outubro 31, 2019, 08:44:01 pm »
Eu estou cá para ver o que isto ainda vai dar, mas que é uma decisão errada e que foi manipulada não só pelo Governo mas e também pelo gestor Aeroportuário lá isso foi!

Os riscos que existem para a aviação, com os grandes bandos de pássaros que ali nidificam e não só, são enormes mas pelo que parece nem a ANA nem os operadores parecem ter preocupações a esse nível !

Aguardo para ver o que vai acontecer depois do apeadeiro inaugurado e a funcionar, e receio que, quando um voo se esbardalhar  carregado de pax e tivermos dezenas de vitimas devido a um BS, não haja responsáveis, por esta decisão de instalar um aeroporto numa zona altamente frequentada pela passarada, mas é como digo, se Deus quiser estarei cá para ver, mas que vai dar para o torto, lá isso vai !!

Abraços
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zocuni

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Re: Desactivação da Base aérea nº 6 do Montijo
« Responder #404 em: Outubro 31, 2019, 09:09:31 pm »
Eu sou contra a desativação da BA6 pelo menos opinião posso ter já que poder não tenho absolutamente nenhum.Mais um disparate entre tantos outros.
zocuni