Quanto ao AlfaJet não sei já não é adequado para a função que desempenha. Gasta muito? Com dois motores deve gastar e ser mais caro de manter que um Super Tucano.
Eu votei na
Subst. dos Alpha - mas por Super Tucano (ou tem de ser mesmo uma aeronave a reacção para o treino avançado dos pilotos?)
Pessoalmente vejo isso do Super Tucano como um fetiche que muitas pessoas têm. Volto a tocar o mesmo disco: Substituía os Alpha-Jet e os Epsilon pelo PC-21.
UAVs - e UCAV para acabar com o lobby dos pilotos, mas parece que esta recente tecnologia ainda não tem muitos adeptos cá no fórum.
Lobby dos pilotos? Seria preciso na mesma pilotos para operar os UAVs. Não percebi bem isso. Agora, é preciso é ver que UAVs iríamos comprar. Se fossem UAVs pequenos para reconhecimento e observação talvez fosse mais indicado coloca-los no Exército. Claro que também não há assim tantos problemas em coloca-los na FAP quando ao contrário de outros países não temos assim tantos problemas com a colaboração entre os ramos. Há que notar também que a Academia da Força Aérea já tem projectos para o desenvolvimento de UAVs
made in Portugal. Devíamos sem dúvida dotar a FAP com os fundos necessários para talvez até participar em projectos europeus, seja com os franceses, alemães ou espanhóis. Contudo em vez de se saltar já para um UAV primariamente para ataque-ao-solo deveria-se tentar desenvolver no país algo com uma autonomia decente e sensores de jeito que fosse capaz de fazer patrulha marítima, vigilância da fronteira terrestre, detecção de fogos florestais e que pudesse também ser enviado para participar lado-a-lado com o Exército e os fuzileiros em missões no estrangeiro.
Cumprimentos,